simplesmente delícia

7 de maio de 2013

  • Eu vou falar bem baixinho para que ninguém lá em cima me ouça e resolva mudar a situação: estou adorando esse tempo frio e feio no Rio de Janeiro. E claro, frio para mim é um sinal de que podemos abrir a Temporada das Sopas. Sim, porque apesar de adorar sopas, não sou muito fã das versões frias. Ok, ok, eu nunca disse que era uma pessoa fácil nem razoável. Quer saber o quê mais?
  • Todo mundo adora o Rio de Janeiro com sol, sinônimo de praia cheia, mar azul, montanhas verdes, um monte de guarda-sóis nas areias brancas, agua de coco (que alias, aqui entre nós, eu não consigo gostar), sacos de Biscoito GLOBO, etc. e tal, mas eu tenho um enorme carinho pela chuva. Adoro chuva, adoro ver o mar escuro, adoro tempestade no céu, adoro tempestade no mar, adoro dormir ouvindo o barulho da chuva e acho graça em andar sem guarda-chuva (é serio). Falando nisso, também adoro desastres naturais. Sou capaz de passar horas navegando na internet vendo filmes de tsunamis, ondas gigantes capazes de engolir um navio cargueiro, vulcões diabólicos que acordam de repente, terremotos e outras catástrofes que assolam essa nossa Terra tão abusada por nós.
  • Mas voltando a assuntos mais ‘terrestres’, eu faço essa sopa aqui em casa há algo perto de 20 anos. Ok, talvez sejam mesmo uns 15 anos, mas parecem 20. É um clássico nosso. Não posso nem dizer que faço substituições nela porque não é o caso. Raramente desvio da receita; talvez um curry diferente de vez em quando, e é só. É sempre a mesma sopa, servida do mesmo jeito, para os dois filhos que a adoram.
  • x
  • x
  • x
  • PS: quando fui postar essa receita, o sol já havia voltado. Definitivamente há alguma conspiração contra mim…
  • ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher de chá de curry
  • 1 colher de chá de páprica
  • ¼ copo de farinha de trigo
  • 2 copos de caldo de legumes
  • 2 copos de leite (integral ou desnatado)
  • Raspas de ½ limão
  • 1 lata de milho doce de 300 gramas
  • 1 lata de atum ao natural, de 170 gramas
  • Salsinha (opcional)
  • modo de preparo

  • 1.       Pique a cebola. Ponha o azeite numa panela grande (ou uma boa panela media) e leve ao fogo baixo. Refogue a cebola até ela amolecer e ficar transparente, procurando não deixar a cebola dourar.  Junte então o curry, a páprica e a farinha. Mexa por um ou dois minutos até a cebola estar bem envolta das especiarias. Adicione então, devagar, o caldo de legumes, mexendo sem parar, e deixe levantar fervura.
  • 2.       Quando ferver, junte o leite, as raspas de limão e o milho escorrido. Deixe ferver em fogo baixo por uns 5 a 8 minutos. Mexa de vez em quando para ter certeza que não está grudando no fundo da panela.
  • 3.        Adicione então o atum escorrido e mexa para quebrar os pedaços do peixe. Ferva por mais 5 a 8 minutos em fogo medio/baixo. Sirva quente com salsinha picada.
Outras Boas Ideias: Sopa Cremosa de Tomates e Sopa de Almondegas com Massa

 

12 comentários

  1. lili disse

    08 mai 2013, 9:54 am

    Fomos separadas no nascimento. Também AAAMOOO tempestades sobre o mar! Praias lavadas pela chuva, mar cinza chumbo. Só não sou muito fã de sopas: prefiro vinho, queijo e pão saído do forno.

  2. Evelyn disse

    08 mai 2013, 8:58 pm

    Adoro sol, adoro praia, adoro calor, adoro verão. Adorava o Rio calorento. Mas confesso: adoro muito mais chuva, frio, ventinho gelado de outono, solzinho fraco de manhã, mar revolto. E adoro sopa. Como até no verão escaldante. Sério, não tenho paciência pra saladinhas, etc. E nunca comi sopa fria. Dá até um certo asco, rs…

    Agora, nunca vi sopa de atum em conserva, hahahaha Essa é realmente nova!

    Que tal postar MUITAS receitas de sopas aqui e inaugurar a temporada das sopas? :)

  3. flaviapantoja disse

    08 mai 2013, 10:52 pm

    Oi Evelyn! Já tem varias receitas de sopa aqui no Simplesmente Delicia: dá uma olhada a direita da pagina principal, na parte de “Receitas’, tem um index só de sopas. Um beijo! Flavia

  4. Laís Carvalho disse

    11 mai 2013, 3:38 pm

    Fiz para o almoço, mesmo lá fora estando com a temperatura proibitiva de 32°, e comemos em dois a porção para quatro!
    Usei talos de cebolinha no lugar da cebola (que estava em falta), milho congelado já que todos os supermercados da cidade resolveram me boicotar tirando meu milho preferido das gôndolas, e fui um tiquinho mais generosa na medida de curry.
    Ficou perfeita!

    Só senti falta na receita da medida de sal, que usei somente na finalização.

    Bjs e um ótimo fim de semana

  5. Ana Cantalice disse

    20 mai 2013, 6:11 pm

    Flávia, uma dúvida: eu posso passar no liquidificador a cebola, junto com as especiarias e farinha e caldo de legumes apos levantar fervura? Odeio cebola… mas triturado eu como. kkkkk…
    Aí eu voltaria tudo novamente a panela e continuaria o processo da sopa.
    Daria certo?
    Obrigada pela atenção,

    Mil bjos
    P.S: Vc arrasa!!

  6. flaviapantoja disse

    20 mai 2013, 8:15 pm

    Oi Ana, sim, voce pode triturar tudo! Um bj, Flavia

  7. Ana Cantalice disse

    22 mai 2013, 1:31 pm

    Eu fiz a sopa ontem a noite. Foi um sucesso! Eu ameeeei. Muito gostosa!
    Obrigada, Bjos

  8. isadora salomao disse

    27 mai 2013, 9:53 pm

    Flavia, sou obrigada a confessar que adaptei a receita… Tenho bode de enlatados e o atum já foi demais para mim. Ao invés do milho em lata, usei o fresco, cru. Debulhei 6 espigas e refoguei depois da cebola. Adicionei as especiarias, caldo, leite. Nao precisou da farinha! Ficou deliciosa!!

  9. flaviapantoja disse

    28 mai 2013, 8:37 am

    Isadora, que bom que adaptou a receita! Quanto a farinha, a sopa funciona sem ela, claro, mas nõa fica cremosa. De qualquer forma, o sabor é o mesmo! Que bom que voce gostou! Um bj, Flavia

  10. Mariana disse

    02 mai 2014, 9:32 pm

    Acabei de fazer, é deliciosa!

  11. Beto disse

    03 jun 2014, 8:46 pm

    fazia muito tempo que uma receita não me surpreendia tanto.
    e o melhor, é bastante simples.

  12. FoodGeekGraze disse

    18 abr 2015, 6:37 am

    i am always looking for ways to use tuna. my tummy is dancing now :-)

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem