simplesmente delícia

29 de abril de 2013

  • Não sei se é devido aos atuais intensos movimentos dos astros no céu, ou se é devido ao fato de que estou reduzindo a quantidade de açúcar refinado na minha dieta- e portanto o organismo está testando exaustivamente meu autocontrole, mas quando vi essa receita, me deparei como um impasse. Ou eu fazia a receita, ou eu fazia a receita. E nem era uma questão de ‘quando’ (fiz a receita no dia seguinte que a vi apenas porque não tinha chocolate branco em casa).
  • Veja bem, como eu já contei aqui anteriormente múltiplas vezes, eu tenho um fraco, um gigantesco fraco, por caramelo e sal, de preferencia na mesma frase. Isto combinado com chocolate e um crocante então é uma dose de prazer que não tem nome. E essa barra de chocolate é altamente sedutora, eternamente prazerosa, perpetuamente deliciosa. Por favor, seja feliz e indulgente com sua dieta. Se necessário, jogue a culpa em mim.
  • Este é um caso clássico aonde a copia é melhor que o original. Bem melhor.
  • Receita do Leite’s Culinaria
  • ingredientes

  • 300 gramas de chocolate ao leite
  • 1 copo de açúcar (200 gramas)
  • 80 ml de agua
  • 100 ml de creme de leite (eu uso o creme de leite fresco)
  • 230 gramas de chocolate branco
  • ½  colher de chá de sal
  • 150 gramas de amendoins salgados
  • modo de preparo

  • 1.       Unte uma vasilha de 20 X 20 cm com um pouco de manteiga. Forre com papel manteiga ou papel alumínio e unte levemente com mais um pouco de manteiga. Reserve.
  • 2.       Pique o chocolate ao leite e ponha numa vasilha. Ponha essa vasilha em cima de uma panela com quatro dedos de agua e derreta o chocolate em banho-maria (não deixe o fundo da vasilha encostar na agua fervente). Quando o chocolate estiver derretido, derrame a metade dele  na vasilha preparada, espalhando uniformemente com uma espátula. Leve ao freezer por pelo menos 40 minutos.
  • 3.       Após a camada de chocolate ao leite estar firme, faça a camada de caramelo e amendoins. Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e reserve. Ponha o açúcar e a agua numa pequena panela. Leve ao fogo médio até derreter o açúcar. Aumente então o fogo para médio/alto e não misture mais com a colher! Após 3 a 5 minutos, a calda vai começar a caramelizar nas bordas. Mexa então a panela de um lado para o outro para que o açúcar caramelize por igual. Cozinhe por mais 2 a 3 minutos até o caramelo ficar cor de âmbar escuro. Atenção:  Não desgrude o olho da panela pois o caramelo queima muito, muito rápido e nesse caso, não há jeito além de descarta-lo e recomeçar pois ele fica rapidamente amargo.
  • 4.       Retire a panela do fogo e junte o creme de leite devagar (cuidado, pode espirrar!). Mexa até derretê-lo totalmente e acrescente o chocolate branco picado, os amendoins e o sal. Misture bem e deixe esfriar cinco minutos. Quando a calda estiver mais fria,  derrame-a na vasilha em cima da camada de chocolate ao leite. Leve ao freezer (ou geladeira, mas tem que deixar mais tempo) por mais 45 minutos.
  • 5.       Quando a camada de caramelo e amendoins estiver fria, derreta de novo, em banho-maria, o resto do chocolate ao leite. Entorne em cima da camada fria de caramelo, espalhando bem e nivelando com uma pequena espátula. Leve ao freezer ou a geladeira por pelo menos 20 minutos. A barra tem que estar fria para facilitar o corte.
  • 6.       Usando o papel manteiga (ou o papel alumínio) retire a barra da vasilha. Ponha numa superfície e retire o papel. Com uma faca afiada, corte em fatias de 2 centímetros de largura por 6,5 cm (aproximadamente) de comprimento. Guarde na geladeira ou em local bem fresco por até 5 dias.
Outras Boas Idéias: Pipocas Carameladas e Bananas Carameladas com Cardamomo e Suspiro

 

27 comentários

  1. Laís Carvalho disse

    29 abr 2013, 10:34 am

    Eu tenho que dizer que a-m-o quando você nos autoriza a te culpar por esses ‘pecados culinários’, se é que pode-se assim chamar.
    E tenho certeza que sim, esses devem ser muito melhores que os originais com todos aqueles ingredientes ‘montros’ terminando em -ante (conservante, estabilizante, etc.).

    Quando fizer, talvez amanhã já que estou (também) sem chocolate branco, prometo que volto aqui pra contar o veredicto!

    Abraços

  2. Isabel Cruz disse

    29 abr 2013, 11:19 am

    Olá Flávia,adorei esta barra!Tenho uma dúvida,onde se coloca o creme de leite?Na receita não vejo.Obrigada,Beijo

  3. flaviapantoja disse

    29 abr 2013, 11:25 am

    Isabel, erro meu! Já corrigi no texto! Obrigada pela notificação! Bjs, Flavia

  4. Andréa disse

    29 abr 2013, 10:35 pm

    O melhor blog de culinária que já encontrei! Receitas gostosas, bem explicadas, textos simpáticos e ilustrações deliciosas!
    Parabéns!!! Mais uma que vou testar e sei que vou amar!

  5. Eloiza disse

    30 abr 2013, 12:03 am

    Não entendi “Ponha essa vasilha em cima de uma panela com quatro dedos de agua e derreta o chocolate em banho-maria (não deixe o fundo da vasilha encostar na agua fervente).” A panela fica tampada e ponho a vasilha em cima? Ponho a vasilha dentro da panela com água? Em caso afirmativo, como não encostar na água? Desculpe-me se a pergunta é muito boba, sou iniciante.

  6. flaviapantoja disse

    30 abr 2013, 8:04 am

    Eloiza, voce pousa a vasilha com o chocolate em cima da panela (sem tampa). Na panela tem que ter um pouco de agua. O vapor dessa agua é que vai derreter o chocolate. Só que o fundo da vasilha nao pode tocar a agua! Portanto a vasilha tem que ser maior do que a boca da panela. Um abraço, Flavia

  7. Cynthia disse

    30 abr 2013, 10:44 am

    Adoro o seu site e as receitas! Só fiquei curiosa de saber se o caramelo é do tipo duro (quebra-dente) ou macio. Obrigada e parabéns pelo blog!

  8. flaviapantoja disse

    30 abr 2013, 11:29 am

    Cynthia, o caramelo é macio. Um beijo, Flavia

  9. Diva Bonney disse

    30 abr 2013, 1:24 pm

    Pelo amor de Deus, de uma pausa nas receitas doces!! nao e bom para gordinhos e diabéticos. Eu que nem sou muito chegada aos doces, devido estas suas ultimas receitas comecei a ficar seriamente tentada a reproduzi-las e… come-las. Ate falei com meu medico se nao estaria precisando um teste para ver meu nível de açucar no sangue. Estou csentindo faltas das suas receitas com suaves toques orientais ou aquelas saladas leves ou as sopas. Um beijo

  10. Luciana Betenson disse

    30 abr 2013, 1:59 pm

    Barrinhas deliciosas e fotogênicas :-) Amei Flá!

  11. Léia disse

    30 abr 2013, 10:40 pm

    Flavia que receita deliciosa.Anotadíssima.quando fizer venho te contar como ficou.Beijos querida, arrasou.

  12. Quéroul disse

    04 mai 2013, 7:42 pm

    tenho aberto essa postagem todos os dias, e derrubado verdadeiras lágrimas de delícia.
    tô loka pra fazer, mas vou esperar a próxima semana, quando sei que vou numa confraternização e vai ter mais que eu lá. senão, já viu… acabo com essa forma em dois segundos.
    coisa linda, afe.
    =*

  13. Ameixinha disse

    05 mai 2013, 5:32 pm

    Isto não é um pecado, são mil pecados num quadrado só :)

  14. Gabriela Gonçalves disse

    06 mai 2013, 2:30 pm

    Flavia, compreendo sua paixão por caramelo e sal na “mesma frase” pois sofro do mesmo mal…Fazer esta receita é uma questão de tempo ( ou auto controle), mas enquanto eu não faço deixo a pg do seu blog aberta pra ter a certeza de que ela não desaparecerá!rsrs Obrigada por postar isso. Cê não faz idéia da minha felicidade ao fazer as suas receitas! um bj

  15. Patricia disse

    17 mai 2013, 2:15 pm

    Vou ter que fazer, simples assim. Também tenho um fraco por caramelo salgadinho. Ficou com um aspecto maravilhoso!! Bjs

  16. Isadora disse

    19 mai 2013, 8:17 pm

    Adorei! Vou fazer com certeza!
    Depois passo aqui e conto :)

  17. mariana disse

    22 mai 2013, 11:33 pm

    Flavia!!
    que receita incrível!! fiz e ficou perfeita!!
    obrigada por compartilhar conosco tantas delícias!!!
    beijosss!!!

  18. Ana Cláudia disse

    22 jun 2013, 5:50 pm

    Desde que você postou fiquei namorando esta receita. Finalmente tomei coragem de encarar a calda de açúcar, fiz esta semana e ficou deliciosa!! :-D

  19. Isadora disse

    02 jul 2013, 10:42 pm

    Finalmente fiz! Ficou muito bom.
    Só acho que não deixei o ponto do caramelo certo. Sempre fico com medo de queimar e acabo desligando antes de estar bem âmbar. O recheio ficou mais molinho e claro. bjs!

  20. Juliana Viterbino disse

    11 jul 2013, 7:13 pm

    Então, fiz e acho que não deu certo. :/
    A parte complicada foi o caramelo. Como vc avisou, ele realmente queima muito rapido e fica amargo.
    Na minha primeira tentativa queimou, o troço simplesmente triplicou de tamanho na panela! Morri de medo da bagunça que ia fazer…
    E não tive outra escolha, fiz tudo de novo.
    Mas com medo de queimar outra vez, acho que tirei antes do ponto certo. Quando misturei o creme de leite ainda parecia que ia dar certo, mas foi só colocar o chocolate branco que percebi que a mistura ficaria quase 100% chocolate, a parte do caramelo sumiu. #xorandolitros hahaha
    Segui o resto da receita, e acho que no final, vai ficar comível, mesmo que não fique igual ao o que a receita manda.
    Não sei se vc vai ler isso Flavia, mas se puder dar uma dica para os pobres mortais tipo eu que tem dificuldade com acertar o ponto do caramelo, ia ser ótimo!
    Adoro o blog! beijos

  21. flaviapantoja disse

    11 jul 2013, 8:57 pm

    Oi Juliana, o caramelo realmente queima rapido. Uma boa regra é : quando começar a sair fumaça do caramelo, tire do fogo. E ponha os outros ingredientes (chocolate e creme) fora do fogo. Para ajudar, use sempre uma panela de fundo grosso, de boa qualidade. Isso é essencial e vai ajudar muito! E nao tire o olho da panela, nem por um minuto sequer! Nao desista, cozinha é uma questão de pratica, erros e acertos. Voce vai conseguir! Um beijo, Flavia

  22. isabella torres disse

    07 set 2014, 4:53 am

    ja fiz twix em casa..vou testar esse agora

  23. Gessica disse

    14 set 2014, 6:39 pm

    Qual tipo de açucar é?

  24. flaviapantoja disse

    15 set 2014, 11:06 am

    Bom dia Gessica. Quando é algum tipo de açucar diferente, isso está especificado (mascavo, confeiteiro, etc.) na receita. Obrigada pela atenção, Flavia

  25. Cláudia Tavares disse

    12 jul 2015, 6:49 pm

    Uau!!!!!!!! Perfeito , fiz aprovadissimo

  26. Isadora disse

    16 out 2017, 11:59 am

    N consegui deixar o caramelo no ponto de puxa sabe?! Ficou mole…tipo calda

  27. flaviapantoja disse

    17 out 2017, 1:26 pm

    Oi Isadora, o caramelo nao fica em ponto de ‘puxa’. Ele fica cremoso mesmo. Depois que junta o creme de leite fresco, o chocolate branco e o amendoins, nao tem como ele ficar mole! Um bejo, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem