simplesmente delícia

24 de abril de 2013

    Depois de muita negociação, a filha admitiu que já era hora de tirar os sisos.  Não que minha casa seja exatamente uma democracia nesse sentido mas eu já estava com medo de ter que chamar um anestesista ou talvez mesmo alguém com uma camisa de força para leva-la ao consultório da dentista para o procedimento. Depois de acertarmos a data, a outra preocupação era a comida. Alias a outra preocupação dela, era a comida. Eu estava somente preocupada em entregar ela a dentista e sair de lá com menos quatro sisos naquela boca que eu ajudei a criar há muitos anos atrás. Enfim, depois de muito respirar fundo e cantarolar ‘oooohms’ pela casa, marcamos a data e fui me informar sobre a dita comida. Comidas frias, e moles nos primeiros dias, e depois comidas mornas e moles. Ok, pensei, vou tirar de letra. Sorvetes, milk-shakes, mousses e estou salva.  Qual a adolescente que vai reclamar de só comer isso por alguns poucos dias? Bem, lá fui eu quebrar a cara de novo. Logico que minha filha, num momento de surto que estou tentando culpar nos analgésicos, anti-inflamatórios e a pletora de remédios que ela teve que tomar, só queria saber de ‘comida de verdade’ e comida salgada.
    • Mas eu não me dei por rogada e entre uma mousse de chocolate e uma massinha bem cozida com um fio de azeite, fiz esses picolés de frutas vermelhas que tinha congeladas em casa. A filha adora uma fruta vermelha! Usei frutas congeladas mas você pode usar frutas frescas e frutas diferentes logico (ameixas frescas, mangas, etc.). Só tome cuidado para elas estarem em pedaços pequenos ou trituradas, e para adoçar conforme a necessidade de cada fruta.
    • Alias, como eu estou tentando diminuir a quantidade de açúcar refinado da minha dieta, acabei usando nos picolés o xarope de agave que já tinha em casa. É um adoçante natural com gosto bem ameno portanto ele não compromete o perfume da comida, o que fica perfeito aqui. Mas use açúcar ou mel à gosto.
    • Receita adaptada da Martha Stewart

    • ingredientes
    • 250 gramas de morangos (ou framboesas)
    • 250 gramas de mirtilos (ou amoras)
    • ¼ copo de açúcar aproximadamente (ou mel ou xarope de agave)
    • 450 ml de iogurte natural desnatado ou integral
    • modo de preparo

    • 1.       Ponha os morangos (ou framboesas) na vasilha do processador com uma colher de sopa de açúcar. Triture até formar um creme. Tire da vasilha e reserve. Faça o mesmo com os mirtilos (ou amoras) e mais uma colher de sopa de açúcar.
    • 2.       Ponha todo o iogurte numa outra vasilha e adoce com o restante do açúcar, ou à gosto. Prove e corrija o açúcar se necessário.
    • 3.       Com uma colherzinha, ponha um pouco de iogurte no fundo das formas para picolés. Por cima do iogurte, ponha uma colher de morangos, em seguida uma colher de iogurte, uma colher de mirtilos, e vá alternando as camadas até encher as forminhas. Quando as formas estiverem cheias, pegue um palito grande (tipo churrasco) ou uma faca, e misture delicadamente de baixo para cima para as camadas se mesclarem um pouco. Basta mexer duas ou três vezes. Ponha os palitos nas formas e leve ao freezer. Para desenformar, basta deixar na geladeira uns 10 minutos ou passar as formas embaixo de agua fria até os picolés se soltarem.

    Outras Boas Idéias: Sorvete de Chocolate e Mel e Sorvete de Canela Caramelizada e Figos

     

    6 comentários

    1. Carol disse

      24 abr 2013, 10:00 pm

      Ah não… eu até me comportei no post da receita do iogurte com figo e não perguntei nada; mas nesse eu não vou resistir: alguma alternativa para esta pobre menina aqui, que está proibida de consumir leite e derivados e trigo? Será que com um leite de amêndoas daria certo?
      Beijos

      =)

    2. flaviapantoja disse

      24 abr 2013, 10:47 pm

      Carol, o leite de amendoa não da certo porque é liquido demais. Aqui no Rio eu já vi iogurtes sem lactose, tipo o LacFree da Verde Campo.  Voce nao encontra nenhum iogurte sem lactose ai? bjs

    3. Maura disse

      25 abr 2013, 10:18 am

      Acho bem mais leves do que picolés açucarados que vemos por aí, e ainda tem um visual lindo! bjs
      Maura

    4. Juliana disse

      28 abr 2013, 11:41 am

      Adorei… vou fazer para o meu menino. Será que dá certo com outras frutas? Pensei em bananas… será que ficariam pretas? Beijos!

    5. flaviapantoja disse

      28 abr 2013, 3:15 pm

      Juliana, eu acho que para a banana, voce tem que fazer um creme e por umas gotinhas de limao antes de por nos picoles. Um bj, Flavia

    6. Carol disse

      05 mai 2013, 7:41 pm

      Flávia, eu até encontro iogurte sem lactose; mas o meu problema é com a caseína. Tive que tirar tudo mesmo! =(

    Trackback URI | RSS de Comentários

    comente!

    Mensagem