simplesmente delícia

6 de fevereiro de 2013

  • Em algum momento no final do ao passado eu me prometi postar as receitas mais rapidamente aqui no blog. Não, não foi resolução de final de ano. Sou daquelas que acredita que se queremos começar um regime, pular de paraquedas ou aprender mandarim, devemos fazê-lo imediatamente.  Mas muitas vezes eu posto uma foto de alguma coisa que preparei no Facebook fazendo promessas de publicar a receita no dia seguinte aqui no blog, só para me dar conta uma semana depois, que ainda não o fiz.
  • Então aqui vai. Meu almoço de hoje.
  • Eu juro que não entendo o problema que muitas pessoas têm com beterraba. Eu adoro. Essa sopa fica deliciosa tanto quente quanto fria. Se gostar, e quiser, sirva com um pouco de creme de leite fresco ou coalhada. E para quem está de dieta, seja ela eterna como a minha, ou temporária como tantas outras, essa sopa tem baixíssimo teor de gordura (sem a coalhada ou creme de leite).
  • ingredientes

  • 1 quilo de beterrabas
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola media
  • 2 talos de aipo
  • 2 batatas grandes ou 3 medias (300 gramas totais)
  • 800 ml de caldo de legumes
  • Creme de leite fresco (opcional)
  • modo de preparo

  • 1.       Prepare um tabuleiro pequeno forrando- o com papel alumínio. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Ponha as beterrabas no tabuleiro e derrame duas colheres de azeite sobre elas. Mexa bem para que as beterrabas fiquem envoltas de azeite. Leve ao forno e asse por uma hora ou até uma faca entrar no centro da beterraba. Uma alternativa para assar as beterrabas  mais rápido é descasca-las, corta-las em cubos e assa-las já partidas.
  • 2.       Quando as beterrabas estiverem assadas, tire-as do forno e reserve. Pique a cebola e o aipo. Descasque a batata e pique em cubos pequenos.  Deixe reservado. Esquente uma panela grande com o restante do azeite. Refogue a cebola e o aipo por aproximadamente dez minutos em fogo baixo. Adicione então a batata picada e refogue por mais uns 5 minutos. Junte então as beterrabas assadas e 500 ml de caldo. Deixe ferver em fogo médio por uns 20 minutos, ou até a batata cozinhar. Junte mais caldo à medida que secar. Tempere com sal e pimenta.
  • 3.       Quando a batata estiver bem cozida, desligue o fogo e deixe amornar um pouco antes de triturar a sopa no processador ou liquidificador. Adicione mais caldo ou agua para diluir até ficar ao seu gosto. Requente na panela ou leve a geladeira se preferir-la fresca. Sirva com um pouco de creme de leite fresco ou coalhada.

Outra Boa Ideia: Salada de Beterraba Assada e Grão de Bico

 

8 comentários

  1. maria luci pantoja disse

    06 fev 2013, 2:43 pm

    Flávia,
    Obrigada pela receita. Amo essa sopa e não sabia fazê-la.
    Adorei tb a ideia da salada de beterraba assada e grão de bico, vou experimentar. deve ser deliciosa. Bjs

  2. Ondina Maria disse

    06 fev 2013, 4:43 pm

    Também adoro beterraba e não percebo qual o problema da maioria das pessoas com este legume delicioso :)

  3. patricia disse

    07 fev 2013, 11:17 am

    Beterraba é uma coisa tão linda, colorida, versátil… amo bolo de beterraba, salada de beterraba, beterraba com arroz. Tá, amo beterraba com tudo :D
    Mas sopa de beterraba nunca tinha experimentado, vou fazer! Com coalhada me parece uma coisa divina

  4. Marcia Chieregatti disse

    11 fev 2013, 10:15 pm

    Sempre gostei de beterraba, mas - confesso - nunca experimentei em sopa. Não tem muita explicação: é aquela coisa de não aliar a imagem ao paladar. Sabe-se lá a explicação pra isso! Mas prometo que irei experimentar. Um abraço.

  5. Sandra Patrício disse

    22 mar 2013, 6:33 pm

    O meu pai fez anos esta 3ºF e decidi oferecer um jantar em minha casa. O menu do jantar foi todo seu: entrada esta sopa, que ficou deliciosa. Prato principal uns camarões tigre adaptando a sua receita de camarões no forno em papel de prata e, sobremesa o gelado de lima e biscoto de mel…. sem palavras! Ele adorou e eu também…obrigada pela ajuda!

  6. flaviapantoja disse

    22 mar 2013, 10:01 pm

    Oi Sandra, que bom que voce está curtindo o blog ! Adorei saber do teu jantar. Quanto ao semifreddo de limão, é provavelmente uma questão de paladar. Da proxima vez, ajuste a teu gosto, alterando a quantidade de limao por exemplo! Um bj e obrigada pelo carinho. Flavia

  7. Sarah disse

    11 abr 2013, 9:50 pm

    Olá, eu sempre quis saber o que é esse tal creme de leite fresco, não é nem o de caixinha nem o de lata, certo?

  8. flaviapantoja disse

    12 abr 2013, 12:49 pm

    Sarah, certo, o creme de leite fresco fica na parte de geladeira dos mercados, perto dos iogurtes, etc. Um beijo,Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem