simplesmente delícia

14 de janeiro de 2013

  • Essa é provavelmente a primeira vez em que posto uma receita com fotos que não fazem jus ao prato. Preparei o Bolo de Sorvete em casa e levei para um jantar aonde a luz não ajudou muito na hora de fotografa-lo. Mas o resultado ficou uma delicia e como estou saindo de férias e não vou ter tempo de refazer a receita para ter fotos mais bonitas, vocês vão ter que confiar em mim! É muito fácil, mesmo que demore um pouco para congelar cada camada. E, sobretudo é perfeito nesse verão escaldante que não arreda pé!
  • Procure usar um biscoito bem forte no chocolate. Eu sou meio xiita e compro o Negresco, tiro o recheio e uso só os biscoitos. Faça o Bolo de Sorvete de véspera para dar tempo de ele gelar todo bem antes de servir. E use uma forma de laterais removíveis para facilitar na hora de desenformar. Eu resolvi me complicar a vida e usei uma vasilha de cerâmica, o que quase inviabilizou a sobremesa na hora de retira-la. Mas esse pequeno lapso do meu cérebro eu estou culpando no calor.

    ingredientes

  • 1 copo de creme de leite fresco
  • ½ copo de Karo (xarope de glicose)
  • 300 gramas de chocolate meio-amargo
  • 2 copos de biscoitos de chocolate triturados (medidos já triturados)
  • 150 gramas de manteiga sem sal, derretida
  • 1 pote de 2 litros de sorvete de creme
  • 300 gramas de amendoins caramelizados (ou ‘ao mel’)
  • modo de preparo

  • 1.       Comece preparando a calda de chocolate pois ela precisa estar fria para ser usada no bolo. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e ponha-o numa vasilha media. Numa panela pequena, esquente o creme de leite com o Karo. Quando ferver, derrame tudo em cima do chocolate picado. Espere cinco minutos e misture delicadamente com uma colher para homogeneizar o creme. Espere esfriar e leve a geladeira até formar um creme grosso. Você pode fazer a calda de véspera e retirar da geladeira uns 30 minutos antes de usar no bolo para a calda voltar à consistência certa para ser esparramada em cima das camadas de sorvete.
  • 2.       Ponha o pote de sorvete na geladeira para amolecer.  Triture os biscoitos de chocolate no processador ate formar um pó. Misture o biscoito com a manteiga derretida usando um garfo e mexendo bem para que todo o biscoito fique úmido de manteiga. Ponha o biscoito no fundo de uma forma de laterais removíveis e pressione bem com os dedos, apertando para formar uma camada bem compacta. Leve a geladeira ou ao freezer.
  • 3.       Tire o sorvete da geladeira e ponha-o todo em uma vasilha grande. Usando uma espátula, adicione os amendoins caramelizados misturando com cuidado. Agora retire a forma com a camada de biscoito do freezer (ou geladeira). Usando uma colher, ponha uma camada de sorvete em cima do biscoito (use aproximadamente 1/3 do sorvete: queremos fazer três camadas de sorvete e duas camadas de calda de chocolate). Leve ao freezer por uns 20 minutos ou até o sorvete endurecer o suficiente para podermos passar uma camada de chocolate por cima sem mexer no sorvete. Enquanto o sorvete está no freezer, deixe o restante na geladeira ou no freezer também se estiver muito calor mas precisamos que o sorvete esteja cremoso na hora de espalha-lo e para o bolo.
  • 4.       Quando o sorvete estiver firme o suficiente, espalhe a metade da calda de chocolate por cima do sorvete e leve ao freezer para endurecer. Como anteriormente, espere o chocolate estar firme antes de prosseguir com mais uma camada de sorvete, mais uma camada de calda e uma ultima camada de sorvete (são três camadas de sorvete e duas de calda). Termine com o sorvete e leve ao freezer por alguma hora para endurecer bem.
  • 5.       Trinta minutos antes de servir, ponha o bolo de sorvete na geladeira. Quando for servi-lo, passe uma faca rente as laterais da forma, e se o bolo ainda estiver muito gelado, molhe as laterais da forma com agua a temperatura ambiente mesmo, com cuidado para não respingar no sorvete. Retire as laterais da forma . Passe uma faca por baixo da camada de biscoito e solte o bolo da forma. Ponha num prato e sirva imediatamente ou ponha o prato de servir no freezer até a hora de servi-lo. Experimente servir com uma calda de chocolate.

 

12 comentários

  1. kati monteiro disse

    15 jan 2013, 5:18 am

    Gosto de tudo nesse bolo sorvete. Apesar da sua impressão sobre as fotos, dà para ter uma otima ideia do resultado final, e mesmo do sabor. Tentador…
    Beijos

  2. Léia disse

    15 jan 2013, 9:46 am

    Oi Flavia, as fotos ficaram ótimas.Fiquei babando de vontade daquela fatia.Receita anotada e desejada.Arrasou.Beijos querida, tenha um lindo dia.

  3. Claudia Guimarães Simoni disse

    15 jan 2013, 9:57 am

    Oi Flávia,
    Tem tudo para ser delicioso. Vou testar substituindo o amendoin, depois te conto
    Beijos e uma excelente férias (num lugar menos escaldante, espero)
    Beijos
    Cláudia

  4. Laís Carvalho disse

    15 jan 2013, 11:17 am

    Nossa, que perdição disfarçada de sobremesa! Estou tentada a fazer pra um jantar na casa de amigos, mas como moro em Fortaleza (noites com 28°C) acho que vou preparar pro jantar lá em casa mesmo.

    Ótimas férias pra vc, Flávia.
    Bjs

  5. Quiteria Franco- Visual (in) desejado disse

    16 jan 2013, 7:04 am

    Maravilhosa esta receita. Vou fazê-la, mas substituindo o amendoim por nazes- coisas do meu público.Depois te conto. Bjos.

  6. Juliana Viterbino disse

    16 jan 2013, 11:21 am

    Essa receita é uma maldade para pessoas de dieta como eu! eheheh
    Mas a duvida é: pode substituir o creme de leite fresco pelo creme de leite de caixinha?
    E como são esses amendoins caramelizados? Você mesma fez ou comprou prontinho?

    Beijo!

  7. grazi disse

    16 jan 2013, 3:23 pm

    maravilhoso!!!!!!

  8. Carla disse

    24 jan 2013, 2:36 pm

    Adoro seu blog, tanto que vc está na minha lista de favoritos lá no blog.. aqui tem uma receita melhor que a outra, já salvei algumas aqui e qdo fizer aviso vc hehe ;)

    Estou começando meu blog de culinária também.. Se puder passa lá pra dar uma força.

    Grande beijo
    http://paneladedoces.blogspot.com.br

  9. Leili disse

    27 jan 2013, 8:49 pm

    Nham nham! Que delícia. Fiquei com água na boca. Receita simples e boa pro verão.

  10. ysandra disse

    01 fev 2013, 11:23 am

    Nossa..para tudo…isso deve ter ficado uma DELICIA.

    Dar uma olhadinha no meu blog…ele so tem um mes de vida….rssrsrsrsrsr

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

  11. Sandra disse

    21 abr 2013, 5:31 pm

    A sobremesa perfeita para dar as boas vindas ao calorzinho - aqui em Lisboa.
    Foi um sucesso!

  12. karina disse

    28 mai 2013, 11:24 pm

    Que delícia! Adoroo seu blog! parabéns!Ah, no Macro vende negresco picado, sem recheio!!! 8)
    bjss

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem