simplesmente delícia

7 de janeiro de 2013

  • O calor, hoje, deu um sinal de trégua, mas não tenho a menor fé de que vá durar muito tempo. E portanto , continuo na minha saga ‘quanto-menos-comida-quente-melhor’. Como Já fiz essa salada duas vezes em uma semana, achei que estava na hora de compartilhar com vocês. Não é nada inovadora mas os ingredientes são fáceis de encontrar e ela fica perfeita guardada na geladeira por dois ou três dias. Use grão de bico em conserva para um prato ainda mais rápido.
  • ingredientes

  • 250 gramas de massa pequena (penne, farfalle)
  • 1 lata de atum ao natural, escorrido
  • ½ copo de azeitonas pretas sem caroço
  • 2/3 copo de grão de bico cozido, e escorrido
  • ½ copo de salsinha picada
  • 1 limão grande (raspas e suco)
  • 1/3 copo de azeite de oliva (aproximadamente)
  • 2 anchovas (opcional)
  • modo de preparo

  • 1.       Cozinha a massa em bastante agua, pelo tempo indicado na embalagem. Normalmente 10 ou 11 minutos para penne ou farfalle. Escorra a massa e imediatamente passe agua fria para cessar o cozimento. Quando a massa estiver morna ou a temperatura ambiente, adicione nela o atum escorrido, as azeitonas (pique-as se forem grandes), e o grão de bico.
  • 2.       Raspe a casca do limão tomando cuidado para não tirar a parte branca. Junte as raspas à massa. Esprema o suco do limão e ponha numa vasilha pequena. Tempere com sal e dilua-o. Junte então 3 vezes a quantidade de suco de limão, de azeite. Eu faço isso no olho mesmo. Se tem 1 dedo de suco de limão, junto mais 3 dedos de azeite. Não é nenhum experimento cientifico: ajuste conforme seu paladar mas eu uso 1 parte de acidez para 3 partes de óleo em vinagretes.
  • 3.       Regue a massa com a vinagrete e leve à geladeira por uma hora para os perfumes se mesclarem. Sirva fresca ou a temperatura ambiente.
  • Outras Boas Ideias: Tapenade de Azeitonas e Figos e Salada de Batata, Palmito e Cominho

 

9 comentários

  1. Gustavo Kuster disse

    07 jan 2013, 7:05 pm

    Flavia, receita feita e mais do que aprovada, como alias são todas as que já fiz do seu site.
    Rápida, fácil e muito saborosa
    Valeu por mais essa

  2. Karina Batista disse

    07 jan 2013, 9:09 pm

    Grão-de-bico e lascas de atum ficam perfeitos juntos. Agora, tô imaginando aqui juntar essas azeitonas pretas. Deve ficar melhor ainda. Beijão

    Karina,
    mariacarambola.wordpress.com

  3. petiscos e miminhos disse

    08 jan 2013, 9:04 am

    Parabéns pelo blog, as receitas são muito inspiradoras!

  4. Maria Amélia disse

    08 jan 2013, 10:13 am

    Olá gostei muito da receita, estou a seguir o seu blog aqui de Portugal e esta chamou a minha atenção pelo comentário do calor….pode enviar um pouco desse calor para cá que eu envio o friozinho que faz por cá….. Parabéns pelo blog.
    Claro que vou fazer esta receita mas lá mais para o Verão…..

  5. Carina Mazzilli disse

    08 jan 2013, 10:22 am

    Oi Flávia, adoro seu blog. É a 1a vez que comento, mas vejo sempre, há quase um ano.
    Esta receita é ótima, a coincidência é que fiz no sábado passado, com atum também, e macarrão colorido. Fica sempre uma delícia e meu marido adora. Super aprovada no calor que está fazendo aqui em Minas.

    Carina.

  6. Roberta Alecrim disse

    04 fev 2013, 5:02 pm

    Oi Fla,
    as usual, to pegando receitas suas para fazer uns testes por aqui… obviamente nao tenho as suas mãos habilidosas, vamos tentar ne… eu ainda nao fiz essa receita, embora ela ja esteja guardada aqui ha algum tempo ja…
    resolvi fazer hoje seguindo certinho a receita. mas será que da proxima vez se eu trocar o atum por shitake ficaria bom?
    beijos

  7. flaviapantoja disse

    04 fev 2013, 11:48 pm

    Roberta querida! Essa salada é super facil! Mas eu nao sei se shiitake combina muito com azeitona. Omita a azeitona se for usar o shitake. Ou use o cogumelo fresco tipo ‘paris’, que é menos preponderante. Bjs e saudades, Flavia

  8. Maisa disse

    27 fev 2013, 8:32 am

    Flavia
    Fiz essa maravilha e postei com os devidos créditos…Obrigada, é simplesmente delícia mesmo e com certeza será repetido por muuuitas vezes.Combinação perfeita, sem tirar nem por!beijão

  9. Rita de Cássia disse

    16 out 2013, 9:38 am

    Fiz essa delícia e acrescentei, tomate seco picado, champignon em laminas e muzzarela ralada…..ficou SENSACIONAL.
    Obrigada.
    Abraços

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem