simplesmente delícia

2 de janeiro de 2013

  • Esse pão de calabresa é uma longa, longa historia que persiste alguns anos. Meu querido amigo, fã incondicional de carboidratos em geral, massas em particular e orégano incondicionalmente, vinha incessantemente me sondando para uma receita de pão de calabresa. Mas confesso que para mim, pão e calabresa nunca fizeram muito sentido na mesma frase e eu, sutilmente - ou não, se formos indaga-lo- ia empurrando o tal pedido com a barriga. Nesse meio tempo, houve muitas pizzas, muitos brownies, e acho que até massa de panqueca, mas o tal pão de linguiça, ele não esquecia.
  • Recentemente, depois de desistir da minha cooperação, um dia me chamou para jantar e me serviu um delicioso pão de calabresa, que é verdade, estava meio estruturalmente comprometido devido a enorme quantidade de linguiça, mas era muito promissor. Dali em diante, os testes continuaram (sempre animados por sua Santa esposa, minha querida amiga) e a receita foi se aprimorando. Hoje Alexandre é o Mestre do Pão de Calabresa. E agora sou eu quem tenho que mendigar a receita com ele…
  • Adicionei o queijo parmesão que dá uma profundidade nos perfumes bem interessante, mas você pode substituir uma parte dos ingredientes do recheio por azeitonas, cebolas refogadas, tomates secos picados, e provavelmente até queijo minas. Obrigada meu amigo e Mestre!

    ingredientes

  • 500 ml de agua
  • 2 tabletes de 15 gramas de fermento fresco
  • 750 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de sal (15 gramas)
  • 300 gramas de linguiça calabresa
  • 250 gramas de mozzarella fatiada
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1 ovo
  • modo de preparo

  • 1.       Ponha a agua numa vasilha e dilua o fermento fresco. Ponha a farinha na vasilha da batedeira ou numa vasilha grande, e derrame o fermento diluído na agua. Misture com uma espátula até a massa se formar. Depois que a massa estiver homogênea, adicione o sal. Sove-a então na batedeira, com o gancho, ou na mão, por 8 a 10 minutos. Se a massa ainda estiver muito pegajosa, acrescente um pouco de farinha, de colher em colher até a massa estar lisa.
  • 2.       Unte uma vasilha grande, levemente, com óleo vegetal ou azeite. Ponha a massa sovada na vasilha untada, cubra com filme plástico e deixe crescer por no 50/60 minutos pelo menos. Retire então o filme plástico, sove a massa rapidamente (3 ou 4 minutos) e devolva-a para a vasilha, cobrindo de novo com filme plástico, e deixe crescer por mais 40 minutos.
  • 3.       Enquanto isso, ponha as linguiças numa panela com agua e leve para ferver por uns 5 minutos. Escorra as linguiças e deixe-as secar bem; retire a pele e ponha a carne na vasilha do processador. Eu também tiro qualquer pedaço maior de gordura. Triture a carne até formar pedaços bem pequenos. Reserve. Pique o queijo mozzarella em pedaços bem pequenos: isso vai ser mais fácil e pratico se o queijo estiver gelado. Reserve.
  • 4.       Quando a massa estiver crescido pela segunda vez, Sove-a por alguns instantes. numa superfície polvilhada com bastante farinha de trigo abra a massa com um rolo, em um retângulo de aproximadamente 50/60 centímetros por 30/35 centímetros (não precisa ser uma medida exata mas o rolo precisa caber na forma a ser utilizada). À medida que for abrindo a massa, levante-a e polvilhe com um pouco de farinha para ter certeza que ela não esta grudando na superfície utilizada.
  • 5.       Quando a massa estiver aberta, arrume a linguiça espalhando por toda a superfície mas deixando um ou dois centímetros nas bordas. Por cima ponha o queijo mozzarella, o parmesão e o orégano. Comece a enrolar a massa como um rocambole, com cuidado, apertando ligeiramente com os dedos. Quando chegar ao lado oposto, pincele um pouco de agua na borda para selar bem a massa. Dobre as pontas do ‘rocambole’ para dentro para não vazar o recheio.
  • 6.       Arrume então o rocambole numa forma de tubo grande ( 23 x 8 cm no minimo), levemente untado com óleo ou azeite. Cubra com um pano e deixe crescer por uns 40 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 graus.
  • 7.       Após os 40 minutos, misture o ovo com 2 colheres de chá de agua e pincele toda a superfície do pão. Leve o pão ao forno por 35 a 45 minutos ou até ele estar levemente dourado e a faca sair limpa do centro do pão.  Retire do forno e deixe esfriar uns 10 minutos antes de desenformar.
Outra Boa Idéia: Pão Toscano de Uvas

 

14 comentários

  1. aline disse

    02 jan 2013, 11:56 am

    Que bom aspeto. Vou experimentar.
    Bom ano.

  2. Addicted disse

    02 jan 2013, 12:40 pm

    Ficou com um aspecto delicioso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt

  3. grazi disse

    02 jan 2013, 1:25 pm

    uauuu , está maravilhoso!!!

  4. Maci Nogueira disse

    02 jan 2013, 10:31 pm

    Primeira lição de 2013: não subestimar o pão alheio…rs Grande abraço, feliz novo tempo!

  5. Valeria Rezende disse

    03 jan 2013, 12:23 pm

    Flávia, desejo a vc e a sua familia um 2013 repleto de Paz, Alegria e muitas realizações. Que vc continue partilhando conosco suas ótimas receitas e seus comentários espirituosos, pois é sempre um prazer passar por aqui ;)
    Abraços, Valéria.

  6. gleide disse

    04 jan 2013, 6:40 am

    Qual o tamanho da forma? É dificil quando se fala em forma pq descobri que existem varias tamanhos o “grande” nem sempre é o esperado.

  7. flaviapantoja disse

    04 jan 2013, 9:55 am

    Gleide, já atualizei o tamanho da forma no texto. Um bj, Flavia

  8. gleide disse

    04 jan 2013, 3:47 pm

    Nossa, obrigado Flavia é a primeira vez que eu entro em contato e alguem me retorna. As vezes uma receita dá errado eu entro em contato, não para criticar mas para saber se fiz algo errado e trocar experiencias e geralmante a dona do blog nem liga para mim… fiquei feliz em saber que vc se importa.
    BJUS

  9. Samanta disse

    16 jan 2013, 12:13 pm

    Oi Flávia!
    Parabésn (para você e seu amigo) pela receita. Tenho duas dúvidas: pela dificuldade de encontrar fermento fresco, há problemas em usar o granulado? Qual a proporção para substituir?
    Obrigada!

  10. flaviapantoja disse

    16 jan 2013, 5:39 pm

    Samanta, sim, voce pode usar o fermento granulado. Um bj, Flavia

  11. Clarissa disse

    26 jan 2013, 8:44 pm

    Boa noite Flavia! O pão está caminho para sair do forno, e está com tod as características para ficar delicioso! No final de semana passado fiz o Bolo de Maçã com a farofa de biscoito, e foi um sucesso! Tenho experimentado várias receitas suas, e tenho obtido resultados maravilhosos! Adoro seu blog, suas receitas, seus textos e comentários! Obrigada e parabéns pelo bom gosto, habilidade e por compartilhar isso conosco! Abraços, Clarissa

  12. flaviapantoja disse

    27 jan 2013, 5:27 am

    Clarissa, que bom que voce esta gostando! Obrigada pelo carinho e uma otima semana! Flavia

  13. ju disse

    25 mar 2013, 5:12 pm

    Fazer ele em formato de rocambole ou baguete, em forma retangular daria certo? Não possuo essa forma redonda, mas queria muito faze-lo.

  14. flaviapantoja disse

    25 mar 2013, 8:25 pm

    Oi Ju, voce pode assa-lo num tabuleiro sem problemas. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem