simplesmente delícia

18 de dezembro de 2012

  • Apesar de se anunciar sempre com muita antecedência, eu sempre me vejo pega de surpresa quando vai chegando o fim de ano. A vida começa a ficar mais corrida, as horas do dia parecem diminuir, o tempo parece entrar num outro compasso e para complicar tudo, o calor só faz aumentar.  E por conta dessa correria, eu acabei me atrasando para postar essa receita de rocambole de queijo com tomates secos. Apesar de não ser típico de uma ceia de Natal ou Réveillon, esse rocambole é perfeito para uma mesa de buffet. Pode ser feito com antecedência e é delicioso servido frio ou quente. Se quiser dar mais um charme ao prato, sirva junto com um molho pesto.
  • ingredientes

  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 120 gramas de farinha de trigo
  • 600 ml de leite
  • 8 ovos (separados gemas de claras)
  • 120 gramas de queijo parmesão ralado
  • 150 gramas de cream cheese (tipo Philadelphia)
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • Suco de ½ limão
  • 80 gramas de tomates secos em óleo, escorridos, bem picados
  • 2/3 de copo de manjericão fresco
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Unte um tabuleiro retangular de 29 x 42 cm, de bordas baixas, com manteiga. Forre-o com papel manteiga e unte o papel manteiga também. Reserve-o. Ponha todas as gemas numa vasilha e as claras na vasilha da batedeira e reserve.
  • 2. Numa panela media, derreta a manteiga. Adicione a farinha de trigo e misture bem por dois minutos, em fogo médio. Adicione devagar o leite, mexendo sem parar até engrossar o creme.  Junte então as gemas, uma por uma, mexendo bem entre cada gema e misturando sem parar. Retire a panela do fogo e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
  • 3. Bata as claras com uma pitada sal, em neve. Junte 1/3 das claras batidas ao creme de gemas, misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima. Adicione o restante das claras em duas vezes, misturando rapidamente com uma a espátula, para não tirar volume das claras. Entorne na forma preparada e salpique com 1/3 de copo de queijo parmesão ralado (o restante vai ser usando no recheio). Leve ao forno quente por 15 a 18 minutos ou até a massa estar dourada e se soltar das laterais da forma.  Retire do forno e vire a massa em cima de um pedaço de papel manteiga do mesmo tamanho ou maior do que a forma. Ou então use uma toalha de pano.
  • 4. Enquanto a massa assa, prepare o creme de recheio. Misture o creme de leite fresco com o suco de meio limão, mexa e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, junte o cream cheese (o cream cheese fica mais fácil de manusear se tiver fora da geladeira uns 20 a 30 minutos antes), o resto do parmesão ralado, sal e pimenta e mexa bem até formar um creme homogêneo.
  • 5. Depois que tirar a massa do forno e vira-la no papel manteiga, espere uns 20 minutos para ela esfriar um pouco antes de rechear com o creme. Use uma espátula ou faca de ponta redonda para espalhar o creme por toda a superfície da massa. Salpique com os tomates secos picados e 2/3 de copo de manjericão picado (se as folhas estiverem muito grandes). Com muito cuidado, usando o papel manteiga sob a massa, enrole o rocambole a partir do maior lado, usando os dedos para apertar ligeiramente a massa e formar um rocambole compacto. Quando terminar, envolva-o com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
  • 6. Após algumas horas, retire o filme plástico com cuidado. Sirva frio ou a temperatura ambiente (meu jeito preferido), ou fatie em fatias grossas de 3 a 4 centímetros, polvilhe cada fatia com um pouco de queijo parmesão, leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por 5 minutos. Esse  rocambole não deve ser servido muito quente pois o recheio de creme não permite.
Outra Boa Idéia: Massa com Molho Trapanese

 

15 comentários

  1. Addicted disse

    19 dez 2012, 6:41 am

    Parece delicioso…é um boa sugestão!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

  2. grazi disse

    19 dez 2012, 9:49 am

    superbe recette!

  3. Tati Macedo disse

    19 dez 2012, 2:14 pm

    Mas será possível? Vc só coloca receita boa, Flávia! Ah, faça-me o favor….
    At

  4. Tati Macedo disse

    19 dez 2012, 2:16 pm

    Até aquelas que parecem mais despretensiosas…São ótimas! Tenha dó…

  5. Claudia Guimarães Simoni disse

    19 dez 2012, 6:04 pm

    ótimo para dias tão quentes,
    bjs
    Cláudia

  6. Maci Nogueira disse

    20 dez 2012, 1:27 pm

    Flávia, obrigada pelos doces e salgados com que você nos acarinhou nesse ano. Tenha um Feliz Natal com a sua querida família e que 2013 seja um ano de muita saúde, alegria e culinária. Abraços. Maci

  7. Marcia Chieregatti disse

    21 dez 2012, 7:45 am

    Flávia, sempre que faço alguma de suas receitas, compartilho o prazer de degustá-la com minhas colegas de trabalho, e o sucesso é absoluto. Estão sempre pedindo a receita, que disponibilizo pela rede interna, mas sempre fazendo referência à fonte. Gostaria de agradecê-la por alimentar nosso “chef interior” sempre com receitas maravilhosas e por nos proporcionar momentos de grande deleite. Um feliz Natal e um Ano Novo repleto de muita paz e saúde. Abraços. Marcia.

  8. flaviapantoja disse

    21 dez 2012, 2:48 pm

    Marcia, que bom saber que o blog está sendo usando para agregar pessoas! È minha maior recompensa! Um beijo e obrigada pelo carinho, Flavia

  9. Ruy disse

    23 dez 2012, 10:47 am

    Oi Flavia. Bom Dia
    Sua rocambole de queijo e tomates secos estava deliciosa.
    Eu e minha mulher (que é enjoadinha…rsrs),comemos numa tarde e um café da manhã.Deliciosa.
    Feliz Festas e que 2013 seja ano de realizações para voce e todos seus familiares.
    ABRAÇOS

  10. idair aparecida ramos disse

    10 fev 2013, 10:51 am

    Fiz no ano novo ficou maravilhoso, vou repetir a receita no carnaval. Muito obrigada e parabens pelo blog muito bom.

  11. Luisa disse

    16 mar 2013, 9:13 pm

    Flavia, tenho uma dúvida sobre o papel manteiga. Usei pouquíssimas vezes e só na última percebi que ele tem um lado mais liso do que o outro. Faz diferença o lado que estará em contato com a massa? Obrigada :)

  12. flaviapantoja disse

    17 mar 2013, 1:19 pm

    Luisa,  Na marca que eu uso, não tem diferença mas em principio o lado mais brilhoso é o correto. Um bj, flavia

  13. Mariana Azevedo disse

    08 abr 2013, 1:51 pm

    Oi Flávia, estou louca para fazer esta receita mas estou tentando entrar numa linha de alimentação mais saudável, então, lá vai a pergunta: Você acha que fica bom com farinha de trigo integral?
    Obrigada!

  14. flaviapantoja disse

    08 abr 2013, 2:54 pm

    Mariana, eu acho que aqui, o sabor da farinha integral vai interferir muito na leveza do rocambole. Um bj, Flavia

  15. Filipa disse

    10 dez 2013, 3:00 pm

    Olá,
    Só queria agradecer esta receita. Fiz e amei :) O meu próximo post é com homenagem à receita (e com o link do site, claro!).
    Substítui o parmesão por um pouco de mozzarella (menos do que o parmesão) e juntei um pouco de pesto no creme de queijo.
    Ficou perfeita.
    Muito muito obtigada

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem