simplesmente delícia

9 de dezembro de 2012

  • Todo verão eu me juro que no próximo ano eu vou arrumar um jeito de ir passar uma extensa temporada na Antártica. Eu tenho certeza que lá deve ter alguma cabana/iglu aonde eu possa hibernar até o verão acabar. Eu adoro bichos e não me incomodo em passar uns meses na companhia exclusiva de  pinguins, focas e baleias. Vou pescar sardinhas e refazer o estoque de Ômegas 3 do meu organismo. Vou ficar feliz aguardando um sinal de fumaça avisando que o verão acabou e eu já posso voltar. Será que é pedir demais?
  • Mas enquanto esse sonho não se realiza, eu fico procurando receitas frias para tentar acalmar os ânimos. E essa torta além de fria, é de chocolate e facílima de preparar. A receita original pedia biscoitos feitos em casa, e ninguém é mais a favor de ‘biscoitos feitos em casa’ do que eu,  porem eu estou rezando no altar ‘Se Podemos Evitar Ligar o Forno, Melhor’ nos últimos dias. Portanto escolha um bom biscoito, firme, amanteigado para esse bolo. Biscoitos tipo ‘champanhe’ não são firmes o suficiente aqui. O interessante dessa receita são as diferenças de texturas: o biscoito no creme de chocolate, e a ganache por cima. E logico, o fato dele não precisar de forno…
  • Receita do Café Fernando
  • ingredientes

  • 1 copo de creme de leite fresco (250 ml)
  • 200 gramas de chocolate meio amargo
  • 2/3 copo de Nutella (200 gramas)
  • Pitadinha de sal
  • 150 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 300 gramas de biscoito, tipo Maria
  • Cobertura: use a receita do ganache do Mud Cake
  • modo de preparo

  • 1.       Numa vasilha media, ponha o chocolate picado em pedaços pequenos. Ponha o creme de leite numa panelinha e leve ao fogo. Assim que ferver, retire do fogo e derrame no chocolate picado. Espere 5 minutos e mexa com cuidado para formar um creme homogêneo. Adicione então a Nutella e misture para incorporar. E continue com a manteiga e o sal. Misture bem e reserve.
  • 2.       Unte levemente uma forma redonda de 20 centimetros de diametro, de laterais removíveis com manteiga. Forre-a toda com filme plástico deixando pedaços maiores para fora da forma. Ponha 1 copo aproximadamente de ganache de chocolate na forma preparada com o filme plástico e gire a forma para o chocolate forrar o fundo e as laterais. Reserve.
  • 3.       Quebre os biscoitos em pedaços médios e misture-os ao restante da ganache. Mexa com uma espátula até os biscoitos estarem bem envoltos de chocolate. Derrame na forma preparada e alise a superfície com uma colher. Bata levemente a forma em uma superfície dura para ter certeza que não há bolhas de ar na massa. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30 a 60 minutos. O freezer é necessário aqui para o bolo estar bem firme para passar a calda depois.
  • 4.       Enquanto isso, prepare a cobertura de ganache seguindo a receita do bolo de chocolate Mud Cake.
  • 5.       Quando o ganache para a cobertura estiver pronto, tire o bolo do freezer. Retire o com cuidado da forma e inverta-o no prato de servir, para que a parte com os biscoitos aparentes esteja para baixo. Retire o filme plástico. Com uma espátula ou faca de ponta redonda, espalhe o ganache por todo o bolo. Leve a geladeira para firmar e retire 30 minutos antes de servir. Esse bolo fica bom até 6 dias na geladeira bem coberto com filme plástico.
Outra Boa Idéia: Bolo Fudge de Chocolate e Nozes

 

15 comentários

  1. Maci Nogueira disse

    10 dez 2012, 9:16 am

    Eu sabia que a sua próxima aparição seria ‘cinematográfica’… Que delícia é essa? Vou fazer, claro! Podemos bolar uma caravana para Verkhoyansk, na Russia, que é o verdadeiro ‘polo gelado’ da Terra, com temperaturas que chegam a -50º em janeiro. Como “um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem dá rosas”, também ficaram na memória algumas aulas de Geografia…rs. Tenha uma semana excelente. Abraço

  2. suzana m sacchi padovano disse

    10 dez 2012, 9:19 am

    Flávia minha cara,

    Adorei esta receita que eu já conhecia mas não a tinha.

    Pergunto: Pode-se colocar, além das bolachas Maria, nozes para enriquecer a receita? Acredito que ficaria perfeita para uma ceia de Natal. V. imagina, se puder colocar, a quantidade ideal delas?

    Beijos

  3. Tati Macedo disse

    10 dez 2012, 10:04 am

    Flávia, que receita maravilhosa! Caiu como uma luva para o Natal,pra variar um pouco. Adorei: geladinha, chocolate, biscoito! Obrigada!!!

  4. liliana disse

    10 dez 2012, 11:04 am

    Me leva com você, por favooor!

  5. flaviapantoja disse

    10 dez 2012, 11:54 am

    Suzana, eu acho que dá para acrescentar nozes, damasco, passas (embebidas no rum!) etc. Porem, nesse caso, acho que voce deve aumentar a quantidade de calda ou substituir uma parte dos biscoitos pelas nozes, já que a quantidade de calda para biscoito, como está na receita, ja deixa a torta bem cheia. Depois me conta como ficou! Um bj, Flavia

  6. Michelle disse

    10 dez 2012, 12:44 pm

    Flávia, adorei seu comentário sobre Antártica, pq penso a mesma coisa. O verão podia passar despercebido , tenho horror a este calor. Ou pelo menos queria ser rica pra ficar o 24h com o ar condicionado ligado, já amenizava o problema rsrsrs. Bjs

  7. AnaC disse

    10 dez 2012, 7:13 pm

    Olá! Adoro seu blog! E se sair a excursão pra Antártica pode me chamar. Não sou fã de pinguins e baleias, mas dessorar também não está com nada… :-/ Agora a perguntinha besta de quem é mera seguidora de receitas: aqui na roça não se acha creme de leite fresco confiável. Se eu substituir por creme de leite de caixinha a textura/sabor ficam muito comprometidos? Obrigada!!!!

  8. Lila disse

    10 dez 2012, 9:05 pm

    Oi Flávia!
    Eu queria saber se eu podia usar em vez de bolachas sucrilhos, aqueles de milho com açúcar em volta, sabe?!
    Obrigada desde já!
    Beijos

  9. flaviapantoja disse

    11 dez 2012, 12:41 am

    Lila, o meu unico receio é que o sucrilho fique mole mais rapido dentro da massa de chocolate depois de um tempo. Mas se for para fazer e servir no mesmo dia, nao deve ter problema. Um bj, Flavia

  10. flaviapantoja disse

    11 dez 2012, 12:46 am

    Ana, o creme de leite em caixinha não tem o mesmo sabor e textura que a versão fresca, claro. Mas como essa receita tem muito chocolate, vc talvez não perca tanto quanto uma receita mais delicada. Um bj, Flavia

  11. Pammela disse

    11 dez 2012, 4:06 pm

    Minha Nossa Senhora da borracharia!
    Me livra dos pneuszinhos por que essa receita eu vou fazer e comer!!!
    Amém!

  12. Barbara Duvivier disse

    14 dez 2012, 11:25 am

    Me lembra a primeira receita que fiz na vida, que foi um salame de chocolate! :)
    Vou fazer essa amanhã!!!!!

  13. Léia disse

    16 dez 2012, 2:08 pm

    Oi Flavia, esta torta ficou um arraso.Simplesmente maravilhosa.Adorei
    Beijos querida, que seu Natal seja repleto de bençãos, alegrias e união.

  14. Elisabete Cru disse

    29 dez 2012, 7:20 pm

    Que aspecto delicioso:)
    Beijinhos
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt

  15. Mariana Azevedo disse

    08 abr 2013, 1:48 pm

    Fiz para levar no domingo de páscoa para casa da minha avó e foi um sucesso total! Além disso, muito fácil de fazer! Parabéns e obrigada!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem