simplesmente delícia

5 de dezembro de 2012

  • O primeiro sinal para mim que estamos perigosamente perto do Natal é quando vejo os panettones nas araras dos supermercados. Os problemas na realidade são dois. Um deles é a realização de que mais um ano está acabando. O outro problema, não menos importante pensando bem, é que durante um bom tempo (cá entre nos eu estou achando que essa época do panettone está chegando cada vez mais cedo não?) eu tenho que fazer um trabalho de autocontrole excruciante cada vez que vou ao mercado.
  • Eu tinha guardado essa receita há quase dois anos mas por algum motivo, quando chega no final do ano, nunca sobra tempo para nada. E esse ano, antes que isso acontecesse de novo, resolvi atacar o panettone de novo. Já fiz essa receita algumas vezes mas a única vez que fotografei, esqueci de pincelar a clara de ovo por cima. Então confie em mim: o pão e bem mais bonito, e brilhoso! E outra boa noticia para os amantes do assunto. Usei essa receita para fazer o tal chocottone, que no meu dicionário purista nada mais é do que uma heresia, mas os filhos parecem discordar. E gostaram muito do resultado final. Para o chocottone, basta omitir as passas e frutas cristalizadas, e adicionar no lugar, 200 gramas de chocolate meio amargo, picado. O ideal é por o chocolate na geladeira antes de junta-lo a massa pois a manipulação da massa o faz derreter um pouco.
      • Receita da revista Delicious de janeiro 2011

      • ingredientes

      • 2 ovos inteiros + 5 gemas + 1 clara
      • 2 colheres de chá de baunilha
      • 250 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
      • 100 gramas de açúcar
      • Raspas de 1 laranja grande
      • Raspas de 1 limão (eu prefiro usar o limão siciliano)
      • 4 colheres de sopa de leite (não use desnatado ou semidesnatado)
      • 30 gramas de fermento fresco
      • 500 gramas de farinha de trigo
      • 1 colher de chá de sal
      • 1 pitada de noz moscada ralada
      • 80 gramas de passas brancas
      • 80 gramas de passas pretas
      • 3 colheres de sopa de Rum
      • 100 gramas de laranja e limão cristalizados, bem picadas
      • modo de preparo

      • 1.       Numa pequena vasilha, misture os ovos, as gemas e a baunilha. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e quase todo o açúcar: reserve 1 colher de sopa do açúcar para usar mais tarde. Bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos até formar um creme fofo. Adicione então os ovos, batendo em velocidade media. Se o creme se separar (devido a quantidade de liquido) junte 1 colher de farinha de trigo. Adicione as raspas de limão e laranja, e reserve o creme.
      • 2.       Amorne o leite numa panela pequena. Retire do fogo, despeje numa vasilha e esfarele o fermento fresco no leite. Junte também a colher de açúcar reservada e deixe a vasilha de lado por alguns minutos para ativar o fermento.
      • 3.       Numa outra vasilha, misture a farinha, o sal e a noz moscada. Faça um furo no centro e adicione o leite com o fermento e misture rápido com uma espátula. Junte então o creme de manteiga e ovos e mexa com uma espátula até formar uma massa úmida.
      • 4.       Polvilhe uma superfície lisa de farinha de trigo. Ponha a massa ali, e sove-a por 10 minutos. A massa vai estar muito úmida e pegajosa no inicio, mas não se preocupe. Sove-a com as mãos e a superfície levemente polvilhadas de farinha, e a massa rapidamente vai se firmar. Depois de sovar por uns 10 minutos, a massa vai formar uma bola lisa e elástica. Forme uma bola e ponha-a numa vasilha grande levemente polvilhada de farinha. Cubra com filme plástico deixe repousar em um local morno por 1 ½ - 2 horas ou até dobrar de volume.
      • 5.       Enquanto isso, aqueça o Rum e as passas numa pequena panela. Quando o Rum ferver, retire do fogo e deixe as passas esfriarem no Rum.
      • 6.       Quando a massa tiver crescido, ponha-a de novo numa superfície polvilhada de farinha. Sove-a por um ou dois minutos e aos poucos, vá juntando as passas e frutas cristalizadas. Faça isso aos poucos. Vai parecer muita passa e frutas para a quantidade de massa , mas confie em mim. Está tudo certo.
      • 7.       Quando houver incorporado todas as frutas faça uma bola com a massa e ponha-a na forma própria de panettone ou numa forma de laterais removíveis, de 20 centímetros de diâmetro. Deixe a massa crescer por duas horas: ela vai triplicar de volume. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus.
      • 8.       Pincele a clara de ovo em cima da massa e leve ao forno por 15 minutos. Em seguida, abaixe a temperatura do forno para 180 graus, e asse mais 25 a 35 minutos. A faca tem que sair limpa do centro do pão. Se o pão estiver assando rápido demais em cima antes de ter assado por dentro, cubra-o com um pedaço de papel alumínio. Retire do forno, e deixe esfriar em cima de uma grelha se estiver usando a forma típica de panettone. Se estiver usando a forma com laterais removíveis, espere 5 a 10 minutos e desenforme para acabar de esfriar fora da forma. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro quando o panettone estiver à temperatura ambiente.
      Outra Boa Idéia: Pudim de Panettone, Chocolate e Porto (bread pudding)

       

      11 comentários

      1. Helena disse

        05 dez 2012, 11:42 am

        Que lindos!
        Essa receita é bem diferente da que fiz ano passado, que leva um monte de leite…
        Essa deve ter aquela textura mais “pegajosa” e deliciosa!
        Vou experimentar!
        Beijos

      2. gabriela disse

        05 dez 2012, 12:56 pm

        Oi Flávia, tudo bem? adorei a receita, como tudo que vc posta essa tb deve ser maravilhosa!! Vc sabe onde é comum vender essas formas pra panetone? minha cidade é pequena, não tenho ideia de onde venda. obrigada!!

      3. flaviapantoja disse

        05 dez 2012, 1:21 pm

        Gabriela, aqui no Rio de Janeiro, encontra-se em lojas de material de festa mas ja vi tambem em lojas de especiarias. Mas se voce nao encontrar a forma especifica, pode fazer em forma redonda de lateral removivel. E procure na internet tambem! Um bj, Flavia

      4. Addicted disse

        05 dez 2012, 3:08 pm

        Deve ser tão bom, é uma receita que dá trabalho, mas acho que compensa!
        beijinhos,
        Addicted
        http://cookaddiction.blogspot.pt/

      5. Karina Batista disse

        05 dez 2012, 9:14 pm

        Flavita, prefiro o chocotone. Ano passado fiz várias fornadas e este ano ainda não tive tempo de preparar nenhuma :(

        Beijão,

        Ah, já ia esquecendo… passa lá no blog porque tá rolando o sorteio de um livro de receitas bem bacana.

        mariacarambola.wordpress.com

      6. Claudia Guimarães Simoni disse

        06 dez 2012, 10:58 am

        na linha de montagem, beijos
        Cláudia

      7. grazi disse

        06 dez 2012, 11:59 am

        deve ser ótimo!!!!!!

      8. Léia disse

        06 dez 2012, 3:55 pm

        Oi Flavia, ficou lindo e parece delicioso.Adorei.Beijos querida e uma linda tarde.

      9. Karinny disse

        24 dez 2012, 9:11 am

        Olá Flávia,
        Inicialmente, desejo um Feliz Natal pra vc e sua família.

        Bom, fiz a receita do chocottone e gostei do resultado. Gostaria então só de tirar uma duvida sobre o processo de trabalho da massa, para ver se é assim mesmo, ou se eu errei literalmente na massa.

        Achei que a quantidade de manteiga foi um pouco exagerada, já que a massa ficou bem oleosa e escorregadia, o que dificultou a manipulação da massa. Na hora de enformar, o que eu consegui fazer foi só juntar a massa e colocá-la na forma. Não conseguir moldar uma bola, entendeu? É assim mesmo? Eu sempre tenho o cuidado de pesar todos os ingredientes.

        No mais, adoro suas receitas e sempre estou de olho no seu site a procura de novidades.

        Bjo

      10. flaviapantoja disse

        24 dez 2012, 12:11 pm

        Karinny, de fato a massa fica um pouco gordurosa, mas nao a esse ponto.  Eu fiz esse panettone varias vezes e a massa se comportou diferentemente e isso é normal pois a temperatura ambiente, a umidade do ar, o frescor do fermento etc. influenciam muito a massa. Quando for assim, nao hesite em juntar um pouco de farinha à massa. Um bj, Flavia

      11. Samanta disse

        16 jan 2013, 12:19 pm

        Oi Flávia!

        Fiz o panetone no Natal e ficou muito bom, não sobreviveu ao dia seguinte. Fiz na forma redonda por não ter tempo de procurar a forma de panetone, mas ficou legal. Observei que é uma massa gordurosa, tive a mesma dúvida da Karinny e foi bom saber que podemos usar um pouco mais de farinha.
        Obrigada!

      Trackback URI | RSS de Comentários

      comente!

      Mensagem