simplesmente delícia

13 de novembro de 2012

  • Esse é meu sorvete de chocolate preferido. Devo dizer que só o faço muito ocasionalmente porque quando faço, entre meu filho e eu, o páreo é duro para saber quem come mais. É um sorvete intenso, forte, e muito cremoso. Não use chocolate com teor de cacau superior a 62% pois ele dificilmente derreterá corretamente no creme. E me convide para almoçar ou jantar: eu faço cerimonia e como só um pouquinho, prometo…
  • Receita adaptada do livro ‘Sarabeth’s Bakery’
  • ingredientes

  • 320 gramas de chocolate meio-amargo
  • 2 copos de creme de leite fresco
  • 1 copo de leite integral
  • ¾ copo de açúcar (150 gramas)
  • 1/3 copo de mel
  • 1 fava de baunilha ou 2 colheres de chá de baunilha (extrato)
  • 8 gemas de ovos
  • modo de preparo

  • 1.       Pique o chocolate e ponha numa pequena vasilha. Ponha 3 dedos de agua dentro de uma panela media, e arrume a vasilha em cima, tomando cuidado para a vasilha não encostar na agua. Leve a panela ao fogo médio e derreta o chocolate em banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido, tire de cima da panela e reserve.
  • 2.        Numa vasilha grande, ponha as gemas e misture bem. Deixe preparada uma bacia grande com gelo, aonde caiba outra vasilha que vai acolher todo o creme. Ponha uma peneira nessa vasilha pois vamos coar o creme quando retirar do fogo.
  • 3.       Numa outra panela media, ponha o creme de leite, o leite o açúcar, o mel e a fava de baunilha (abra a fava e retire as sementes; ponha tudo na panela, sementes e fava) se for usar. Leve ao fogo médio/baixo até derreter o açúcar misturando sempre com uma espátula. Não deixe ferver. Misturando sem parar, junte o liquido quente às gemas. Derrame o liquido bem devagar nas gemas para não haver chance de cozinhar as gemas, e não pare de mexer. Quando tiver incorporado todo o liquido, volte-o todo para a panela e leve ao fogo.
  • 4.       Misture sem parar até o creme chegar a uma temperatura de 80 graus no termômetro. Se você não tiver termômetro, deixe o creme engrossar: quando você levantar a espátula e passar o dedo nela, o creme deve fazer uma trilha nítida na espátula. Retire a panela do fogo e imediatamente peneire-a em cima da vasilha preparada no banho-maria gelado.  Se você não usou a fava, adicione agora o extrato de baunilha; junte também o chocolate derretido e misture até incorporar.
  • 5.       Deixe o creme esfriar no banho-maria gelado e em seguida leve-o, coberto com filme plástico,  a geladeira. Deixe gelar por pelo menos 6 horas, antes de prosseguir na maquina de fazer sorvete. Siga as instruções e depois que o sorvete estiver pronto na maquina, leve ao freezer por mais 2 horas pelo menos.
Outras Boas Idéias: Sorvete de Morango e Mousse de Chocolate Assada como um Bolo

 

15 comentários

  1. grazi disse

    14 nov 2012, 10:36 am

    miamm!!!!

  2. Léia disse

    14 nov 2012, 9:36 pm

    Oi Flavia, ficou com uma cor linda e deve ter um sabor maravilhoso.
    Adorei sua receita.Beijos querida.

  3. Vanessa Mendes disse

    15 nov 2012, 7:44 am

    Entro sempre no site mas esta é a primeira vez que deixo um comentário.
    Lindas fotos,totalmente pecaminosas e que alimenta não só o corpo mas também a alma.
    Mais uma receita que vai para o caderninho de “favoritos”.

    Sucesso sempre!

  4. Leili disse

    15 nov 2012, 8:06 pm

    Nossa, que cremosidade! Amo sorvete de chocolate. E esse está incrível. Parece um gelato italiano.

  5. Valeria disse

    17 nov 2012, 2:52 pm

    Humm!!! Deu água na boca. Vou fazer.

  6. Debora Marielli disse

    17 nov 2012, 8:59 pm

    Amiga, a maquina de sorvete, vale à pena o investimento???

    Fiquei morrendo de vontadeeeeeeee!

  7. flaviapantoja disse

    17 nov 2012, 11:25 pm

    Debora, é muito pessoal mas se voce gosta de sorvete é realmente muito bom porque voce pode fazer o tipo que quiser, sem nenhum ingrediente como gordura hidrogenada ou vegetal, espessantes, corantes etc. Só sorvtes naturais! :) Um beijo, Flavia

  8. Bia Costa disse

    20 nov 2012, 11:47 pm

    Flavia que receita fantástica!! Amei a textura, o sabor, não ficou enjoativo, ele é perfeito!!
    Adicionado em minhas receitas favoritas, sem dúvida é o sorvete de chocolate mais saboroso que provei.

    Bjos
    Bia

  9. Renato disse

    05 dez 2012, 4:45 am

    Oi Flavia, gosto muito do seu site (ou seria blog), parabéns pelas receitas incríveis.
    Duas perguntinhas:
    A sua medida de copo é de 150 ml, copo americano, sempre me confundo, existem várias medidas de copo, americano, requeijão, 150, 200, 240, 250 ml, eu não tenho muita sensibilidade (espero um dia ter), me dou melhor com medidas exatas.
    A outra é referente a máquina de sorvete, você poderia me indicar uma,é para uso doméstico mesmo, fiz uma pequena busca no google que só me confundiu a cabeça. :-)

    desde já agradeço

  10. flaviapantoja disse

    05 dez 2012, 8:54 am

    Oi Renato, eu uso o copo americano que tem 250 ml. A versão brasileira as vezes tem 240 ml, e dá para usar tambem. Se voce gosta, como eu , de medidas exatas, pense em investir numa pequena balança de cozinha. Faz muita diferença. Quanto a maquina de sorvete, eu tenho e gosto muito da Cuisinart. E recomendo que voce compre um ‘bowl’ a mais para ter sempre dentro do freezer. Um abraço, Flavia

  11. Léo Beck disse

    13 dez 2012, 11:44 pm

    Mulher, eu ando fazendo sorvete na batedeira. Comecei por culpa sua. E ando cada vez mais tentado a comprar uma máquina. Culpa sua, também, claro. Sempre. :)

  12. flaviapantoja disse

    14 dez 2012, 7:18 am

    Leo, compre a maquina de sorvete (para mim a Cuisinart é a melhor)  e jogue a culpa pros meus lados: eu assumo! :) 

  13. Léo Beck disse

    14 dez 2012, 1:13 pm

    Hahahahaha. Sou seu fã, com todo respeito.

  14. Lilian disse

    03 mai 2013, 5:12 pm

    Flavia, tudo bem? Sou apaixonada por chocolates e sorvetes, estes últimos ainda mais! São a minha perdição. Estou pensando seriamente em comprar uma maquina dessas para fazer delicias como essa que você acabou de nos presentear. Não entendo nada do assunto, você poderia me indicar uma marca/modelo para eu comprar e ser feliz??? rs

    Muito obrigada e um ‘otimo final de semana!

  15. flaviapantoja disse

    03 mai 2013, 6:11 pm

    Oi Lilian, eu tenho a minha sorveteira ha muitos anos e estou muito feliz com ela. É uma Cuisinart. É importante voce comprar um produto de boa qualidade pois o que acontece com sorveteiras caseiras de qualidade inferior, é que elas não tem força para bater o sorvete o tempo necessario para ele ficar pronto. De qualquer forma, eu te recomendo comprar uma vasilha extra pois elas normalmente tem que gelar 24 horas antes de fazer o sorvete e não são muito grandes. Com duas vasilhas, voce fica com mais liberdade. Um beijo, Flavia

    PS: a minha sorveteira é essa mas comprei aqui no Brasil mesmo: http://www.amazon.com/Cuisinart-ICE-20-Automatic-2-Quart-Cream/dp/B00000JGRT/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1367615401&sr=8-4&keywords=cuisinart+ice+cream+maker

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem