simplesmente delícia

29 de setembro de 2008

Às vezes o acaso produz pequenos milagres. Quando depois da Segunda Guerra, um pequeno padeiro do Piedmont, Itália, se deparou com uma enorme escassez de chocolate, ela resolveu misturar cacau e açúcar com as avelãs, que ele tinha em excesso. E assim foi criado o Gianduja, mais tarde re-nomeado NUTELLA. O sucesso foi imediato e na Itália, durante um tempo, as padarias mantinham um enorme pote do creme em cima do balcão para as crianças mergulharem um pedaço de pão, por alguns Lire, na saída da escola. Até hoje os universitários na Itália são conhecidos por viverem a base de Nutella durante as provas!

Eu tinha visto uma receita de pudim de pão de nutella no livro da minha querida Alice Medrich e desde então, a receita chamava por mim, me perseguia a noite, me tirava o sono. Como aqui na minha casa, tem sempre um pote de Nutella sobrando e eu também tinha um resto de brioche de uma experiência feita na semana anterior, resolvi juntar isso com aquilo. E não é que eu fiz bem??!!  O pudim é doce o suficiente para aguçar as papilas, mas não é enjoativo. Como o creme leva pouco açúcar, o Nutella se sobressai em toda sua gloria. Pena que não durou muito: queria ter tirado foto do pudim partido, mas quando voltei à cena do crime, o pudim já havia finito. Então se isso for alguma prova, estão todos culpados.

  • ingredientes

  • 200 gramas aproximadamente de brioche ou outro pão branco a base de ovos
  • ½ pote de Nutella
  • 5 ovos
  • ½ copo de açúcar
  • Pitada de sal
  • 1 ¼ copo de leite
  • 1 ¼ copo de creme de leite fresco
  •  
  • modo de preparo

  • 1. pré-aqueça o forno a 180º C. Corte o pão em fatias medias para que forme duas camadas num pirex pequeno (15 X 25cms), com as fatias se sobrepondo ligeiramente. Se o pão estiver muito fresco, torre-o ligeiramente no forno antes de prosseguir.
  • 2. Retire o pão do pirex e unte cada fatia de Nutella dos 2 lados. Arrume de novo no pirex, de forma que as fatias se sobreponham ligeiramente.
  • 3. Numa vasilha, misture os ovos, o açúcar e o sal. Gradualmente adicione o leite e o creme de leite. Com uma peneira, derrame devagar o creme no pirex preparado com os pães. Cubra com filme plástico e deixe o pão absorver o creme por 20 minutos.
  • 4. Prepare um tabuleiro grande e ponha o pirex (sem o filme plástico!)  nele. Ponha dentro do forno e adicione água fervente até o meio da altura do tabuleiro. O pudim vai assar em banho-maria por 50-55 minutos. Deixe esfriar no mínimo 1 hora.
  •  
  • Sirva o pudim de pão morno ou à temperatura ambiente. Frio também é uma delicia, mas aqui por essas bandas nunca conseguimos chegar a esse ponto…

 

14 comentários

  1. Francisco Maciel Limberto disse

    29 set 2008, 11:23 am

    Nossa muito bonito e sem duvidas gostoso esse pudim!

    Irei tentar qualquer dia!

    Parabens pelo site, acompanho a pouco tempo mas me divirto e aprendo bastante aqui!

    Bjos

  2. anne disse

    14 fev 2009, 10:29 am

    isto é um pecado, pelo menos assim nao tenho de atacar o nutella à la cuillière tu me diras!!!
    ;)

  3. maria eduarda disse

    24 mar 2009, 7:16 pm

    Tavaolhando com cuidado as receitas postadas, achei essa aqui que deve ser a oitava maravilha do mundo para quem ama Nutella- meu filho Antonio, se deixar come 1 pote p dia…
    Vou fazer essa em homenagem a ele.

  4. maria eduarda disse

    26 mar 2009, 9:37 pm

    Fiz o pudim hoje mesmo e foi tanto o sucesso que acabou rapidinho… Usei brioche também e acho que ficou muito bom pq o pao absorve o creme e fica molinho, com textura super leve e cremosa. ADORAMOS TODOS. bjs

  5. isadora disse

    09 ago 2009, 3:27 pm

    Que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

  6. Ana Cláudia disse

    20 ago 2010, 2:42 pm

    Olá.. Uma dúvida. O creme com os ovos deve ser derramado por cima dos pães ou embaixo deles?
    Obrigada.

  7. flaviapantoja disse

    20 ago 2010, 2:57 pm

    Ana Claudia, é mais facil de arrumar o prato se voce puser primeiro os paes no pirex e derramar o creme por cima mas na realidade o importante é que os pãees fiquem enxarcados de creme. Um beijo,Flavia

  8. Ana Cláudia disse

    20 ago 2010, 3:27 pm

    Oi Flávia, obrigada pela resposta.
    Cerca de 2 meses atrás comecei a ter muita vontade de cozinhar…kkkkkk… Comprei uns livros para iniciantes a até agora tem dado tudo relativamente certo na cozinha. Meu problema hj é o meu forno. A comida nunca fica dentro do forno o tempo que a receita pede. é sempre muito mais. Uma dúvida, que fogão vc tem? Estou pensando em trocar o meu faz um tempo, e agora com meu vício maravilhoso de ficar cozinhando para todo mundo, gostaria de saber que tipo de forno pode me ajudar a não destruir minha comida..kkkkkk…
    Já olhei quase todas as receitas do seu site. São perfeitas!!! Parabéns!!!! Vc está me fazendo querer cozinhar mais e mais a cada dia… uma inspiração mesmo. Obrigada novamente.

  9. flaviapantoja disse

    21 ago 2010, 10:06 am

    Ana Claudia, fornos são mesmo imprevisiveis. Costumo falar que não conheço 2 fornos que assem da mesma maneira. Talvez antes de trocar de aparelho voce devesse chamar um tecnico para calibrar a temperatura. Eu tenho um forno/fogão muito velho que precisa ser trocado mas ele tem a temperatura super calibrada e tenho muito medo de trocar! Se voce for mesmo trocar, dê uma boa pesquisada pois nem sempre os “profissionais” são os melhores. Um beijo, Flavia 

  10. Rosi disse

    20 abr 2011, 9:19 pm

    Olha! este é um dos melhores sites que eu já vi!!
    Parabens!!

  11. Valentina disse

    16 jan 2012, 2:01 pm

    ola novamente flavia!
    gostaria de saber se vc dá cursos de culinaria! teria uma grande oportunidade de aprender tb novas tecnicas e aprimorar meu conhecimento gastronomico!…

  12. flaviapantoja disse

    16 jan 2012, 3:31 pm

    Oi Valentina, eu não dou cursos mas quem sabe um dia?? Bjss Flavia

  13. Andressa disse

    15 fev 2013, 9:11 pm

    Seu blog é uma delícia de ler! Adorei a forma como você escreve, parabéns!

  14. Jane disse

    01 ago 2013, 5:11 pm

    Momentos deliciosos de leitura vc tem me proporcionado . Parei em seu site por acaso e agora não consigo mais sair…parabéns !!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem