simplesmente delícia

30 de setembro de 2012

  • O concurso foi hoje, segunda-feira 08 de outubro, e a Rebeca Viana ganhou o livro com sua Moqueca de caju! Parabens Rebeca!
  • Quem já me acompanha há algum tempo sabe que eu como muito pouca carne, tanto branca quanto vermelha. Não é exatamente uma filosofia de vida - apesar de achar que tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, menos carne é melhor mesmo - mas sim uma preferencia minha. Gosto muito de algumas carnes (costela de boi e carneiro me tiram do serio!) mas mesmo elas, como raramente. Então foi um prazer enorme para mim conhecer o livro da Rose Elliot, A Cozinha Vegetariana Para Todos, e ajudar na sua adaptação e revisão para e edição do Brasil.
  • O que é bárbaro nesse livro, fora que a edição é linda, as fotos idem, é que as receitas são fáceis e realmente deliciosas. Não é um livro somente para vegetariano: é para todos aqueles que gostam de comer bem.  As receitas abrangem um enorme repertorio de ingredientes e são bastante básicas: nada de misturas mirabolantes e combinações muito novas.
  • Se você mora no Brasil, deixe um comentário aqui contando sobre algum prato vegetariano memorável que você comeu ou preparou. Na sexta-feira 6 de outubro eu vou sortear um livro da Rose Elliot entre os comentários. Não deixe de tentar sua sorte também na pagina Facebook da Zahar pois eles estarão sorteando outro livro por lá!

 

64 comentários

  1. Marília disse

    30 set 2012, 10:08 pm

    Sou vegetariana há 3 (três) anos e sempre tive dificuldades de me alimentar com qualidade fora de casa. Em razão disto, me encanto por livros de culinária vegetariana, pois receitas preparadas em casa, tais como um delicioso macarrão ao molho de azeitonas, uma lasanha de berinjela ou vagens e abobrinhas com molho verde (http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1518), fazem com que eu continue estimulada no meu propósito de “vida”. Acredito que, devido a sua recomendação, este seja um livro fantástico para os vegetarianos que buscam pratos especiais, que vão muito além de folhas verdes e batatas. Não vejo a hora de poder conferi-lo!

  2. Carol disse

    30 set 2012, 11:06 pm

    Eu flerto com o vegetarianismo há anos, Flávia! Sou apaixonada por um derivado da soja chamado tempeh. E meu tempeh marinado grelhado em chapa de ferro é uma das minhas comidas de conforto!
    Beijinhos,
    Carol.

  3. Bruna disse

    30 set 2012, 11:23 pm

    Mal posso esperar para ver este livro em alguma livraria. Fiquei curiosa quanto às fotos. Adoro receitas de legumes e vegetais, que além de saudáveis são ingredientes que combinam muito bem com quase todas comidas. O risoto de abóbora é um dos meus pratos preferidos. Primeiro porque é muito simples de fazer, e depois porque eu amo abóbora! Mas pra mim, não tem refeição que eu não troque por uma salada bem variada.
    Não podia passar por aqui e deixar de dizer que adoro seu blog, acesso semanalmente e tenho a intenção de fazer a maioria das receitas daqui (todas que fiz até hoje aprovo e recomendo).
    Sobre livros, você já viu o “Gifts da Cozinha”? Se tem uma ‘parte’ da gastronomia que eu gosto é essa de presentear com doces bonitos e gostosos. Então fiquei curiosa :)

  4. luciana cerveira disse

    01 out 2012, 9:19 am

    Me identifiquei muuito com as tuas opções, cada vez mais deixo a carne para ocasiões especiais , mas no dia a dia a salada e os legumes reinam. Um prato que gosto muito é o espaguete de abobrinha com pesto.
    Quero muito conferir este livro, deve ser muito saboroso para os olhos e para despertar o gosto pela comida boa!!
    bjs.

  5. Claudia Czapski disse

    01 out 2012, 9:23 am

    Não sou vegetariana, mas não sou aquele tipo de pessoa que precisaaa comer carne todo dia. O problema é que não sou tão fã de verduras e legumes, mas outro dia meu amigo me convidou pra ir num restaurante vegetariano com ele (que é)e fui meio preocupada com o que comeria, mas me surpreendi, vários pratos muito saborosos que comi e repeti, inclusive uma lasanha de beringela fantástica!!

  6. Isadora Salomão disse

    01 out 2012, 9:27 am

    Não sou vegetariana, pois amo carne vermelha. E gosto de peixe também. E frutos do mar… enfim, a única carne que não como é frango, pois acho sem graça e, exceto os frangos orgânicos, cheia de hormônio. E amo vegetais. Simplesmente amo. Adoro a textura, o sabor…. realmente não entendo as pessoas que odeiam salada. Assim, adoro vários pratos vegetarianos e muitos para mim são memoráveis. E se teno que escolher um, escolho o mais simples: beringelas e abobrinhas grelhadas. Sabor inigualável. Com a salada ou como acompanhamento, com molhe de tahine, com ervas aromáticas ou simplesmente um fio de azeite e pimenta moída na hora. Demais!!

  7. Marise Caetano disse

    01 out 2012, 9:41 am

    Acho que a comida vegetariana mais memorável foi um quiabo que comi num almoço com um fornecedor, no interior da India. eu nunca tinha me interessado por comer quiabo, mas estava numa cidade no meio do nada, no Rajistão, e fomos, minha irmã e eu, comer na casa do dono da fábrica. Era uma linda casa, com paredes cheias de afrescos antigos, que havia sido reformada para receber clientes. Éramos só nós à mesa, e todos os pratos eram vegetarianos. O quiabo era delicioso, bastante condimentado, servido com iogurte. Uma delícia!Ah, sim, minha mãe é vegetariana. Numa época em que ninguém falava nisso, minha mãe já havia decidido que não comeria nenhum tipo de carne. Ela está com 86 anos e a última vez que comeu carne foi ainda solteira, obrigada pela mãe.

  8. Talita disse

    01 out 2012, 10:19 am

    Hummmm….Uma receita vegetariana que minha mãe me ensinou e fica divina é um kibe de soja de forno, recheado com requeijão light!!! É maravilhoso, nem dá para perceber quenão tem carne!!!

    Parabéns pelo site ele é Simplismente uma delícia mesmo!!!!

    Bjo

    Ps: Fiquei muito anciosa para dar uma olhada nesse livro!!!

  9. SUELI LEDA RUTIGLIANO disse

    01 out 2012, 10:23 am

    BOM DIA…QUANDO ABRI O EMAIL E VI ESSE LIVRO IMAGINE ,,,MARAVILHOSOOOOO….QUERO PRA MIM,,,PORQUE NAO TENTAR,,, Ser saudável e manter- se equilibrado nos dias de hoje pode ser um desafio.QDO TINHA 33 ANOS DECIDI MORAR NA ITALIA ,POIS MEU AVO E ITALIANO E ASSIM DECIDI CONHECER UM POUCO MAIS DA MINHA RAIZ,,ATE ENTAO NAO LIGAVA A MINIMA POR CUIDAR DA ALIMENTAÇAO,,NAO PREOCUPAVA A MINIMA ,,,MAS CHEGANDO LA DECIDI COMEÇAR A ESCREVER UMA NOVA HISTORIA DE VIDA E JA INICIAMOS A JOGAR AS CARNES FORA DA NOSSA VIDA E TUDO ISSO DEVO A MINHA SEGUNDA MAMA GIUSEPPINA UMA SENHORA QUE VIVEU NO TEMPO DA GUERRA,,ME ENSINOU A FAZER TANTOS PRATOS COM LEGUMES,,VERDURAS ,,SOJA ,,,E ASSIM POSSO DIZER HJ COM 47 ANOS TENHO UMA VIDA SAUDAVEL E MINHA FAMILIA TAMBEM,,,E APRENDI A VALORIZAR , O MEIO AMBIENTE,,E ENFIM MINHA CONSCIENCIA MUDOU E NAO SO EU MAS MUITAS PESSOAS ATRAVES DESSA EXPERIENCIA OBTEVE RESULTADO DE UMA VIDA MAIS VIBRANTE ,FELIZ,SAUDAVEL E PLENA,,E COMO AQUELE DITADO,,A VIDA E UMA SO..MAS SE VIVE BEM UMA SO BASTA,,,,,.

  10. Flora disse

    01 out 2012, 10:57 am

    Comida indiana, feita pela minha irmã quando voltou da Índia. Tento aprender, quando sinto saudades dela, que voltou pra lá.. mas de alguma forma, não fica a mesma coisa :)

  11. Eva disse

    01 out 2012, 11:19 am

    Bom dia! não sou vegetariana, porém adoro comer legumes, verduras e frutas. Tem muitas receitas que adoro, porém o que não falta quase todo dia na minha mesa é uma salada de rúcula, tomate fresco e tomate seco, manjericão e ricota, adoro!!!!
    Amo o blog, sempre estou visitando e testando receitas!

  12. anna disse

    01 out 2012, 11:23 am

    aprendi a comer refeições sem carne depois de levar um pito de uma médica. era nova ainda e já estava com alguns índices desregulados d+. mudei minha vida depois disso e a mudança na minha alimentação foi 70% do processo. hj em dia como carna uma vez ou outra pq gosto muito, diferente da flávia. na minha casa não faltam cogumelos, berinjelas e abobrinhas.

  13. Rafaela disse

    01 out 2012, 11:23 am

    Que delícia!!! Vegetariana sem muito tempo e talento para a cozinha. Acho que o livro seria útil! rsrsrs

  14. Daniela Marques disse

    01 out 2012, 11:34 am

    Flávia, que novidade ótima! Sou meio como você: sou mais amiga dos vegetais que das carnes. Tanto que fui num Festival de Tortas neste sábado na minha igreja e enquanto todos ficavam babando pelas tortas de frango, bacalhau, chocolate e amendoim, eu fiquei encantada com uma torta fria vegetariana feita com pão de forma integral MA-RA-VI-LHO-SA! Comi um pedacinho só e fui ao céu! Tinha diversos vegetais coloridos, entre folhas, frutas e legumes, mas picados tão miudinhos que não consegui identificar nenhum deles! Ai, quase surtei porque lógico que eu queria fazer uma inteirinha só pra mim! Fui atrás e descobri que a senhora que fez a torta é uma grande amiga minha. Ontem encontrei com ela e implorei pela receita! Tomara que não seja um segredo de família, né? Quando ela me passar, pode deixar que eu te conto! Beijos e parabéns pelo livro!

  15. Camila disse

    01 out 2012, 11:38 am

    Que delícia gente, obrigada por sortear esse livro que parece ser fabuloso Flávia! Bom em casa faço uma torta de verduras que é um sucesso! Massa integral, recheio de espinafre, cebolinha, alho poró, brocólis, cenoura, creme de leite e queijo provolone. Quem quiser pode mudar o recheio, por acelga, milho, cebola… dá pra por a imaginação pra trabalhar =)

  16. Gabriela Burlá disse

    01 out 2012, 11:42 am

    Todas as varidades de risoto ;). Shitake, aspargos, açafrão, alcachofra, tomatinhos… A lista é quase interminável, não é mesmo?

  17. Marina disse

    01 out 2012, 11:44 am

    Sou vegetariana há 5 anos e amo comer desde que me entendo por gente. Por conta disso, “perco” horas diárias visitando sessões de gastronomia de jornais, sites e blogs. Tudo por uma receitinha. Foi um estilo de vida que mudou radicalmente o jeito como eu me relaciono com os ingredientes. Meu paladar ficou mais ousado. Eu fiquei mais disposta a misturar sabores e muito menos assustada na seção de hortifruti. O vegetarianismo também de rendeu alguns “vícios”: arroz negro, cogumelos, grão-de-bico e o grande campeão, abacate. Ponho abacate em tudo! Na salada, no sanduíche, na sopa! Não a toa, ele é a estrela da minha receita preferida: massa com molho de abacate e manjericão (com direito a adaptações frequentes de ervas, queijos, nozes e adicionais como tomatinhos cereja). Pode soar estranho, mas os links não me deixam mentir, o resultado é cremoso e delicioso!

    1. http://www.thecomfortofcooking.com/2012/08/creamy-avocado-pasta.html
    2. http://tastefullyjulie.com/celebrate-st-patricks-day-with-green-pasta/
    3. http://www.flourishingfoodie.com/2012/03/creamy-avocado-pasta.html

    <3

  18. Luciane Barros disse

    01 out 2012, 11:47 am

    Não sou vegetariana, mas sempre que posso almoço num restaurante vegetariano perto do meu trabalho. Adoro as combinações e os temperos. Mas não consigo fazer igual em casa… :( Um prato que eu AMO é a feijoada vegetariana! Delícia total!

  19. Flávia disse

    01 out 2012, 12:47 pm

    Que bacana, quem é vegetariana como eu tem sempre que adaptar as receitas. Minha sorte é que gosto de cozinhar então fazer isso é um desafio prazeroso. São muitos os pratos vegetarianos que comi e gostei muito, mas um que comi e não me esqueço por incrível que pareça foi um que comi em um restaurante argentino na Cidade do México. Na época eu morava lá e estava caminhando para a retirada da carne do meu cardápio e confesso que quando li no mome do cardápio achei estranho Torta de Hongos. Para mim a palavra “hongos” soa como comida de “monstrinhos” mas a tradução fica mais bonita: Torta de fungos, (ajuda um pouco), mas era isso uma torta tipo empadão recheada com vários tipos de cogumelos, não era vegana levava creme de leite também no recheio. Não consigo me libertar da lembrança daquela torta.

  20. Sandra Bylaardt disse

    01 out 2012, 12:52 pm

    Sempre gostei muito de comer legumes e verduras, mas não sou vegetariana. Esse hábito tenho desde pequena, coisa que hoje em dia é raro nas crianças. Me lembro bem do dia em que o almoço era cozido, e por mais que tivesse alguma carne (mamãe colocava pouca), o que gostava mesmo era de comer legumes diversificados em uma mesma refeição.
    Outro dia fiz uma Caçarola de Legumes Gratinados que peguei a receita do Blog Elvira Bistrot, que surpreendeu muito mesmo. O prato é maravilhoso e sempre repetimos o mesmo aqui em casa. Já até postei-o em meu blog.
    Vou torcer para ganhar este livro, pois pelos seus comentários, ele vai ter muito uso aqui em casa!

    Bjinhus,
    Sandra Bylaardt

  21. Carlos Eduardo de Almeida disse

    01 out 2012, 12:56 pm

    A muito tempo,dentro dos meu 33 anos de vida,que sou adepto a comer carne,ador,amo,sou viciado em carne.
    Mais depois que eu conheci o blog da Flavinha ( Simplesmente Delicia ) eu confesso que a minha paixão por carne tem diminuída gradualmente,com o passar dos meses,pois cada vez que entro no blog e pesquiso,acho,fuço uma receita nova,eu me apaixono pela qualidade,sabor,textura e delicadeza da receita,que as vezes,ela é simples,mais elaborada com tanto carinho e dedicação,que passa a ser uma refeição saborosa e muito prazerosa de se apreciar. Pois é,deixar de comer carne,eu creio que não,seria muito radical demais. Mais fazer e executar as receitas da Flavinha,me dá uma visão gastronômica diferenciada do meu mundo carnívoro. A receita que eu gostaria de compartilhar com vocês e que é a minha preferida é a salada de feijão branco,palmito com pesto de coentro. É simplesmente demais,faço sempre e cada vez que faço me surpreendo com o sabor,textura e aparência,que fica uma delicia e muito nutritiva. Vale a pena experimentar,se você olha torto pro coentro,fique tranquilo,pois fica com sabor suave e delicado,você é capaz de dizer que nem coentro tem na receita.

  22. Juliana disse

    01 out 2012, 2:05 pm

    Não sou vegetariana mas também não sou “carnívora”, sobrevivo com pouca carne! Gosto muito de legumes e verduras, então curto qualquer prato mais vegetariano.
    Já fiz uma lasanha de beringela que ficou uma delícia, mas sempre me aventuro em tortas de legumes deliciosas! :))

  23. Maiza Graziela Busatta disse

    01 out 2012, 2:05 pm

    Ola! Não sou vegetariana, mas ja faz algum tempo que estou investindo em uma alimentação mais saudável, e comendo alimentos integrais, orgânicos e isso inclue vegetais e verduras, e aos poucos estou abandonando a carne. Como sou de familha italiana, me lembro muito das receitas da minha avó, que são memoráveis….como o tortei de moranga, os risotos de abobrinhas, funghi e queijos.Todos esses pratos são saudáveis e bem saborosos!
    Espero muito ganhar esse livro, para aprender a preparar mais pratos vegetarianos!!

  24. Eloisa Vidal Rosas disse

    01 out 2012, 2:31 pm

    Olá Flávia, há muitos anos fui fazer um workshop de terapia corporal no Hotel fazenda Vrajabhumi - http://www.terradoamor.com.br/fazenda-vrajabhumi-teresopolis.php - e fui apresentada a refeições vegetarianas maravilhosas, lindas, saborosas, foi sensacional.
    Isso já deve ter uns 20 anos, mas nunca mais me esqueci. Cito sempre essa experiência.
    Consulto e faço receitas vegetarianas, como seu sanduíche ‘Viajando pela India’, que é memorável e delicioso!
    Beijos, Eloisa.

  25. Beatriz disse

    01 out 2012, 5:10 pm

    Minha irmã é vegetariana e sempre me surpreende com seus pratos, por que a convenção predominante na nossa cultura é de que vegetais são acompanhamentos, nunca pratos principais, e ela consegue preparar pratos vegetarianos que bastam em si mesmos.
    Os pratos mais memoráveis são o risoto de beterraba com coalhada e a moqueca de palmito…
    Se eu ganhar o livro, sou eu quem irá surpreendê-la com um prato vegetariano preparado especialmente para ela, em retribuição.

  26. amara silveira disse

    01 out 2012, 5:32 pm

    Na tentativa de comer menos carne de todos os tipos, comecei a experimentar todos os tipos de cogumelos e me apaixonei, a minha receita preferida é cogumelo portobelo recehado com queijo minas e espinafre, tempera com alho e sal. AMO!!! Quero ganhar este livro. bjao

  27. Regina Aguiar disse

    01 out 2012, 5:59 pm

    Não sou vegetariana, mas procuro ter uma alimentação saudável. Invisto em produtos orgânicos e tenho a minha hortinha , da qual me orgulho, pois e orgânica. Faço meu queijo, manteiga e geléias orgânicas, com os produtos que tenho na fazenda. Faço tudo com o maior prazer e dou para toda a família. Eles adoram. Muitas vezes faço sem receita, faço experiências e quando acerto a mão fico muito feliz. Ultimamente tenho testado as sua receitas, que são maravilhosas. Já fiz até o meu extrato de baunilha,com umas favas que ganhei, seguindo as sua dicas, ficou ótimo e aproveitei as mesma para colocar no açúcar , maravilha!!! Estou me aprimorando com suas receitas, obrigada. Bjs.

  28. Cecilia disse

    01 out 2012, 6:28 pm

    Minha última experiência vegetariana foi baseada no Simplesmente Delícia! Resolvi experimentar a salada de repolho com ervas e amendoins e ela foi realmente sensacional! E olha que antes de tentar essa receita eu podia contar nos dedos de uma única mão quantas vezes tinha comido repolho cru! Já refiz a salada duas vezes e ambas foram um sucesso! :)

  29. Rebeca Viana disse

    01 out 2012, 7:39 pm

    MOQUECA DE CAJU: sempre deixa meus convidados não vegetarianos espantados! Resumindo, o caju é cortado em fatias e bem espremido p tirar o suco. Marina por uma meia hora com gengibre, azeite, sal e pimenta e refoga com azeite de dendê, tomate e pimentão em rodelas. Depois de uns vinte minutos de cozimento, é só acrescentar o leite de côco, coentro e se deliciar :)

  30. Mariana Campos disse

    01 out 2012, 7:53 pm

    única vegetariana numa casa de carnívoros, é uma surpresa diária o prato que será preparado para meu almoço. então, não tem uma receita em especial, até porque a intuição (a fome e o tempo disponível, também :) conta muito mais. esse livro será muito bem-vindo na minha cozinha!

  31. Diana disse

    01 out 2012, 8:46 pm

    Olá…
    nao sou vegetariana 100% mas nao faço a menor questão de carne..posso passar meses sem.
    Seitam num molho bem temperadinho é tudo de bom! Adoro tambem couscous marroquino vegetariano!

    Bjos.

  32. Caroline Scherer disse

    01 out 2012, 9:23 pm

    Oi….
    não sou vegetariana, como ocasionalmente carne…..
    mas é uma ótima notícia saber sobre a publicação do livro, voltado a culinária vegetariana…..
    bjos

  33. Janaina Teixeira disse

    01 out 2012, 9:46 pm

    Acho que a maior descoberta de uma comida que pode se dizer vegetariana dependendo dos ingredientes, eh claro, pra mim foi o risoto. Achava aquilo sem graca, meio papado, mas descobri que bem feito pode se ter maravilhas como um risoto de aspargos, nao tem melhor! Bjs

  34. PATRICIA disse

    01 out 2012, 9:57 pm

    Oi! Eu adoro o seu blog. Parei de comer carne vermelha há quase um ano e meio, e desde de então não sinto necessidade de comer outros tipos de carnes todos os dias. Passei a ter uma alimentação mais saudável, e a cozinhas mais. Uma transformação na minha vida, para melhor, claro. Aprendi a fazer uma lasanha de berinjela, modesta a parte, é incrível!
    Toda a minha família, amigos, namorado adoram!

  35. Carolina Garrido de Avila disse

    01 out 2012, 10:05 pm

    Me tornei vegetariana a pouco tempo e ainda não tenho um repertório muito grande de receitas. Estou seguindo alguns blogs veganos que me ajudam a cozinhar no dia a dia. Adoro saladas e sanduíches, mas não dá para viver disso. Adoraria ganhar o livro.

  36. Márcia Chieregatti disse

    01 out 2012, 10:58 pm

    Conheci seu blog hoje, quando procurei uma receita de Chai. Não sei como não o conheci antes! Realmente muito bom! O prato vegetariano que gosto muito de fazer e que agrada a todos é o bobó de shitaque. Nos almoços familiares “comunitários” esse prato é sucesso garantido!

  37. marcia avila disse

    01 out 2012, 11:20 pm

    Bom, Flávia, aqui em casa não somos vegetarianos, mas gostamos de ter uma alimentação saudável. Os sabores mais simples nos confortam. Nossos preferidos: suflê de espinafre, berinjela grelhada com mussarela de búfala acompanhada de molho vermelho e manjericão… Hummm. Quanto ao livro, adorei a dica!!

  38. Quiteria Franco- Visual (in) desejado disse

    02 out 2012, 6:38 am

    Flávia, teu blog é um luxo.Gosto muito de receitas veg e como carne poucas vezes na semana - quando sinto falta.
    Uma das minhas receitas preferidas é o creme de abóbora:
    1/2 abóbora japonesa descascada, cozida com 1 cebola e 1 cenoura.Água, é claro até cobrir.
    Liquidificar a mistura, temperar com uma colher de chá de curry e sal.Adicionar mais água, se necessário.
    Pode-se também usar um pouco de leite ou por perversidade, duas colheres de sopa bem cheias de creme de leite fresco (nata).
    Vou procurar o livro. Uso bastante o “Meditando na Cozinha” da Sonia Hirsch que é bastante inspirador. Bjos.

  39. Patricia disse

    02 out 2012, 11:13 am

    Flávia,

    Primeiramente, adooooooro o teu blog! É verdade, eu comento pouco, mas é mais pela falta de tempo. Geralmente dou uma olhadinha rápida, vejo mais ou menos os ingredientes e guardo na agenda para fazer depois. A última receita que vi por aqui e que pretendo fazer muito em breve é das lentilhas com creme de leite. Como nunca tinha pensado nisso?? Deve ficar maravilhoso! :)
    Agora, uma receita que sempre me acompanhou desde a infância, e que não poderia ser de outra pessoa senão da minha mãezinha, é o famoso talharine com alho, azeite e brócolis. Lembro até hoje quando os meus avós maternos torceram o nariz com a receitinha light e vegetariana, e em como eles repetiram depois que a provaram pela primeira vez. É simplesmente deliciosa! Sabe aquelas receitas simples do dia a dia, tão simples e saborosas que a gente até desconfia que seja verdade? Adoro!
    Vou procurar por este livro. Já é o segundo de culinária que vai entrar em minha lista. O primeiro, ainda não tem no Brasil (e ainda nem foi lançado nos EUA!), mas parece ser uma super opção para quem é celíaco. Se chama “Small Plates & Sweet Treats”, da Aran Goyoaga. Tudo glúten-free! :)
    Um beijo!

  40. Carin Liliane Hübner disse

    02 out 2012, 11:14 am

    Oi Flávia, minha surpreendente amiga da culinária. Eu tenho uma receita de torta de legumes, muitos já devem conhecer alguma modalidade dessa torta, mas olha que até crianças pequenas não costumam reclamar dela.
    Picar cebola, alho, tomate, 1 colher de gengibre, abobrinha italiana, cenoura, abóbora, milho, ervilha, o que mais gostar, e colocar em um pirex.
    Colocar no liquidificador 3 ovos, 1/2 xíc. de óleo de canola, 2 xíc. de leite frio, 100 gramas de queijo ralado, 1 1/2 xíc. de farinha integral e 1 colher de fermento. Bater tudo e entornar sobre os legumes e verduras picadas. Colocar no forno o pirex e deixar assar por uns 40 min. ou até que esteja dourado. Quanto mais verduras colocar, mais saboroso vai ficar.
    Obrigada Flávia pelas receitas sempre bem ilustradas e explicadas.

  41. Mithiane disse

    02 out 2012, 12:08 pm

    Não sou vegetariana.. Mas acredito que seja uma questão de tempo já que estou comendo menos carne com o passar do tempo, pelo menos eu tento.. Na minha casa todo mundo ama carne, então é díficil e não acompanhar a família em alguns pratos… Mas eu gosto de tudo que tem tomate seco e rúcula, como macarrão e pizza! Adoro seu blog, principalmente as receitas doces, que é o que eu mais gosto de preparar…

  42. Suzana Sacchi Padovano disse

    02 out 2012, 12:42 pm

    Cara Flávia!

    Bem, como quase todo mundo acima, não sou vegetariana, mas fui. Por razões familiares deixei de ser. Mas adoro comidas vegetarianas e sempre incluo receitas no menu. Tenho uma receita deliciosa de lasanha vegetariana com vários legumes e alcachofra que é espetacular. Vai aspargos, alcachofras, ervilhas frescas, queijo cottage, creme de leite, queijo parmesão italiano, louro, cebola, alho, filé de anchova, caldo de vegetal, e outros temperinhos…e lasanha importada italiana é óbvio! Fica sensacional e todos lambem os beiços. Melhor impossível! Tenho também a Torta Pasqualina, receita italiana imperdível…mas esta fica para a próxima vez. Vamos torcer para ganhar! Beijos e obrigada! Adoro seu blog!

  43. Vanessa Buatim disse

    02 out 2012, 1:57 pm

    Olá Flavia!!!!
    Aprecio muito a ideia do vegetariano, normalmente as pessoas que são vegetarianas, são pessoas inteligentes que se preocupam com o meio ambiente e o seu bem-estar. Eu, infelizmente, não consegui deixar de comer carne vermelha por questões sociais (não me faz falta, apenas o kibe a minha familia ser árabe).
    Bom, comecei a me aventurar mais no vegetariano quando fui estudar em londres e percebi que conseguia viver sem carne. Era viciada no sanduiche de Falafel da Victoria Station. O falafel está muito! ligado a mim quando lembro da epoca em que morei em londres. Boas recordações!!!!!!!!!
    Já comentei outras vezes, mas sempre é bom falar: Você está de Parabéns pelo Blog.
    Beijooos
    Tomara que ganhee!!!

  44. Marina disse

    02 out 2012, 2:29 pm

    Sou vegetariana há 8 anos e cada dia mais eu e meu marido buscamos aprender receitas novas para nunca ficar na mesmice! Amo seu blog justamente por que usas pouco a carne e isso me ajuda a usar muitas receitas. Nós gostamos muito de qualquer receita de curry indiano com bastante verduras. Divino! Queria muito este livro!!

  45. Ana Carolina disse

    02 out 2012, 2:48 pm

    O prato vegetariano mais gostoso que já comi foi num restaurante vegano no centro do Rio. Eram panquecas integrais com recheio de cogumelos e creme de castanha do pará.
    Pedi duas vezes a receita do creme para o dono do restaurante, mas sem sucesso… veja você, nem todos os vegetarianos são bonzinhos!

  46. cloves vasconcelos marques disse

    02 out 2012, 6:09 pm

    sempre fui carnívoro e nunca me senti atraido por comida vegetariana, mas um dia no Rio comi um sanduiche vegetariano na praia e me apaixonei com a combinação de sabores e nem senti falta da carne, agora me imagino com um livro desse nas mãos, vou enlouquecer, ainda mais agora que o doutor me proibiu carme vermelha, caso não tenha a sorte de ser sorteado vou entrar na internet e ver se consigo comprar um, quero aproveitar e te parabenizar pelo seu blog, pois me ajuda muito no dia a dia, parabens

  47. Regina Célia S. Frederico Secol disse

    02 out 2012, 7:41 pm

    Ainda não sou vegetariana, mas tenho uma grande tendência. Adoro comidas vegetariana e me sinto melhor com elas, mas ainda não deixei de resistir a uma carne moída bem temperadinha(sem modéstia, faço bem).E também não tenho muita receita vegetariana que seja prática, sempre são muito elaboradas. Mas com grande sorte receberei este livro no sorteio. Grata pela oportunidade.

  48. Camila Machado disse

    02 out 2012, 8:23 pm

    Olá Flávia acompanho seu blog e gosto muito !!! Sou vegetariana há mais de 12anos dentreminhas receitas preferidas estão:torta integral de escarola com cenoura,hambúrguer de quinua e húmus amo muito td isso!!!espero ganhar o livro!

  49. Vera Falcão disse

    02 out 2012, 8:44 pm

    Sou vegetariana desde 1980, quando abandonei o consumo de carnes e mais tarde, o de laticínios. Raramente, ainda como ovos. Gosto de variar o cardápio diário e coleciono receitas vegetarianas, além de escrever num blog sobre a cozinha natureba, isto é, aquela que busca afastar-se dos industrializados ao máximo, priorizando orgânicos e sem o uso de ingredientes de origem animal. Me interesso, particularmente, pela pesquisa de leites e queijos vegetais, pois era grande consumidora de laticínios e confesso que sinto saudades do sabor deles… rs Mas dá para fazer similares com o uso de castanhas, tofu e outros itens, ficam com a textura e o sabor muito aproximados. Então, um dos meus pratos preferidos é a tortei de abóbora moranga (de origem italiana, muito preparado pela minha nona) ao qual adicionei como cobertura, o tofu defumado refogadinho com manjericão e o creme de leite de nozes. É um prato delicioso e que contém muita proteína, sem necessidade de abater animais para obtê-la. Espero ganhar o livro, como disse, adoro conhecer e fazer novas receitas vegetarianas. Parabéns pelo blog, abraço!

  50. Roberta disse

    02 out 2012, 9:43 pm

    Oi Flávia! Bom, tb vou participar!
    Adoro vegetais e faço mts receitas. Um prato recorrente, q não é bem uma receita, são os meus legumes assados. Basicamente, batatas (comuns, doces, baroa, o q tiver), cenouras, cebolas e dentes de alho inteiros. Tudo misturado numa assadeira com azeite, pimenta preta e ervas (em geral tomilho). 50 minutos de forno ou até dourar e ficar crocante. Pode ser um acompanhamento. Mas aqui em casa é prato principal ;)

  51. Luisa disse

    03 out 2012, 9:20 am

    Hum… falar sobre comida nunca é difícil!
    Não sou vegetariana, mas no dia-a-dia gosto de cultivar sempre uma alimentação saudável e balanceada! Tento comer de tudo um pouco, na medida do possível, já que sou intolerante ao leite, e apesar de muitas vezes dispensar a carne, legumes não podem faltar, adoro um prato bem colorido!
    Uma receita fácil, e que poucos acreditam na combinação é um gostoso molho de tomate (fresco ainda é melhor) com pedaços de abobrinha e beringela. Simples e delicioso!

  52. Ana disse

    03 out 2012, 5:39 pm

    Não sou vegetariana, mas não faço questão de carne. Gosto muito de legumes e verduras e grãos e procuro variar minha alimentação incluindo nela todos os grupos de alimentos. Essa semana fiz uma abobrinha recheada com um toque de curry e passas que ficou uma delícia. Fiquei muito a fim de ler esse livro para ter novas ideias para fazer legumes e verduras.

  53. Fernanda Torres disse

    03 out 2012, 6:41 pm

    Tem muiiiiitas, mas a lasanha sem massa e feita com cogumelos, abobrinha, beringela e queijo tofu, que é maravilhosaaaaaaa! Tenho certeza que ao ganhar o livro terei muitas novas ideias e as testarei também, publicando sempre por aqui minhas façanhas!!!! Tomara que eu vença!!!

  54. Cristina Lunardeli disse

    03 out 2012, 11:25 pm

    Não sou vegetariana, mas como carne esporadicamente e em pequena quantidade!Tenho experimentado algumas combinações vegetarianas deliciosas que até algum tempo jamais provaria e estou adorando!Provei uma sopa de tomates de sabor incrível num jantar na casa de uma amiga e um antepasto de berinjela ou um pesto de rúcula tbm fazem minha alegria!
    Um abraço!!

  55. Patricia disse

    04 out 2012, 1:37 am

    Minha simpatia pela comida vegetariana vem de longa data. Embora não tenha abolido totalmente o consumo de carne, sua presença só não é menos constante por conta do marido, que não é tão companheiro dos verdinhos quanto eu. Legumes e verduras quando frescos, não precisam de muita coisa para serem ótimos, mas a receita que me veio à lembrança foi um palmito na moranga que comi há vários anos em uma reunião de amigos e amei. A reprodução da receita em casa levava um refogado de palmito com alho, cebola, tomates, temperos, ervilha fresca, cheiro verde e requeijão. Tudo isso aquecendo no forno dentro de uma abóbora japonesa previamente assada, até borbulhar e perfumar a casa toda. Até o marido comeu. E repetiu. Quem sabe com um livro desses não vou converter ele de uma vez! abraços!

  56. Aline Viana disse

    04 out 2012, 7:58 am

    Eu e meu marido fizemos uma dieta e ficarmos 1 semana sem comer carne. A semana da dieta passou e nos sentimos tão bem, mas tão bem sem a carne que paramos definitivamente de comê-la. A substituição da carne pela soja é uma coisa maravilhosa e, quando bem preparada, a carne não faz nenhuma falta. Sem contar que aumentamos de uma forma incrível o consumo de frutas, verduras e legumes. Ainda não sei dizer qual o meu prato favorito, pois tudo me parece delicioso hehehehehehe. Mas não há sombra de dúvidas que esse livro é a cereja do bolo que falta na nossa nova vida saudável.

  57. Lídia disse

    04 out 2012, 3:44 pm

    Meu namorado é mineiro e vegetariano. Aí faço várias delícias mineiras sem carne pra ele, como feijão tropeiro, com ovos, azeitona, milho e queijo provolone. Fica divino!
    Bjs.

  58. andreza santos disse

    04 out 2012, 7:39 pm

    Desde que passei a ser vegetariana , minha qualidade de vida aumentou bastante.Gosto de comida simples , adoro uma abobrinha recheada de proteina de soja e assada no forno, fica maravilhosa e tem uma apresenta~ção de dar agua na boca. Quero ganhar o livro para enriquecer meu cardápio.

  59. Suelly Tiezzi disse

    05 out 2012, 12:57 am

    Meu prato vegetariano preferido era CUSCUZ com legumes e castanhas de cajú que era feito pelo meu tio Alfredo que foi proprietário por décadas do primeiro Restaurante vegetariano de São Paulo. O “Restaurante Vegetariano Alfredo” ficava na R Santa Efigenia, frequentado por Eder Jofre e Paulinho da Viola. Alias tudo lá era bom demais, o risoto, a sopa de grão de bico. saudades demais destes pratos que só o tio sabia fazer.

    Meu filho agora se tornou vegetariano e estou tentando reproduzir os pratos que ele fazia e tenho na memória, mas nunca terão o mesmo sabor.

  60. Simone disse

    06 out 2012, 11:21 pm

    Bem, ainda não terminei de ler todos os comentários, mas de todos os que eu li - acho que o da Lídia, 57, é uma forte candidata a ganhar o livro, pois mineiro - vegetariano e fazendo as delícias mineiras sem carne, está de parabéns!
    Quanto a mim, ainda sou carnívora, mas não acho que exista tanta necessidade de se comer carne todos os dias da semana, mas tenho uma irmã que é e o melhor exemplo que tive de comida vegetariana na casa dela foi um PF completo - arroz integral com sementes de girassol; um bom feijãozinho temperado com muito alho, cebola, louro e cebolinha verde; brócolis refogado no alho com shitake; couve flor gratinada, refogado de berinjela e para terminar uma bela salada de alface, agrião, rúcula, tomate, pepino, rabanete, azeitonas pretas, sementes de gergelim e cenoura ralada.
    Posso garantir que um PF completo deste não deixa nenhum pedreiro com fome de carne!
    Uma boa noite!

  61. Alexandra disse

    07 out 2012, 1:43 pm

    Quando será que esse livro vai pipocar pelas livrarias? Fiquei bastante interessada. Sou vegetariana há pouco mais de seis anos e é um saco comer fora… ou são restaurantes com temática indiana, ou com comida sem gosto, ou… massa. Por isso cozinho muito em casa, sendo a berinjela um dos principais ingredientes em minha cozinha. Com ela rola de tudo: fritinha na farinha de rosca, assada com muito alho, cebola e tomate, refogadinha, barquinhas recheadas e, a mais gostosa de todas: compota de berinjela com pimenta dedo-de-moça e erva-doce! Bom, tá aí, mesmo que eu não ganhe o livro minhas sugestões estão compartilhadas! Abraços

  62. flaviapantoja disse

    08 out 2012, 5:01 pm

    Oi Rebeca, voce ganhou o Livro! Adorei tua moqueca de caju! Me responda esse email com teu endereço, por favor (não será publicado no blog, logico) , para te mandarmos o livro! Um bj, Flavia

  63. Carine disse

    09 out 2012, 10:11 am

    Parabéns Flavia! Que felicidade deve ser de ver este livro enfim realizado… E que sucesso o seu blog! Vou mandar a Dona Carmen procurar e reservar para mim. Beijocas mil

  64. Rebeca Viana disse

    18 out 2012, 11:53 am

    Obrigada, Flávia. O livro acabou de chegar em casa! Cheio de receitas super deliciosas e criativas. Recomendo para tod@s!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem