simplesmente delícia

20 de setembro de 2012

  • Quando eu postei no Facebook que não gostava de saladas de frutas, achei que os amigos fossem organizar um motim. Mas é verdade: não sou fã dessas saladas com vários tipos de frutas diferentes, sem nenhuma preocupação com as texturas e os sabores. Eu gosto de misturas mais simples, aonde os perfumes das frutas se sobressaem ou se complementam. De uma forma geral, a banana é forte demais e domina as outras frutas. Eu evito usa-las a menos que faça dela a star da festa, como por exemplo, numa salada com diversas variedades de bananas (prata, nanica, da terra etc.) com calda de laranja (anis estrelado ficaria ótimo aqui!) ou maracujá. Maçãs são muito banais e peras escurecem rápido demais e tornam a salada pouco atraente. Também procuro não usar álcool nas frutas, que uniformiza tudo, o que não é evidente para mim pois a-do-ro um doce com álcool. Mas tenho que fazer esse sacrifício. E por fim, procuro não deixar as frutas misturadas à calda por mais de uma hora pois a tendência é, também, à uniformização dos perfumes.
  • Procure fazer sempre uma calda dissolvendo o açúcar em algum liquido, no fogão, ao invés de adicionar simplesmente o açúcar à um suco.
  • Outras ideias para caldas: manjericão, capim limão, chá de jasmim, leite de coco.
  • ingredientes

  • 400 ml de agua
  • ½ copo de açúcar (100 gramas)
  • Raspas e suco de 1 limão
  • 20 folhas grandes de hortelã
  • 4 copos de melancia picada
  • 3 copos de morangos (aprox.. 350 gramas)
  • modo de preparo

  • 1.       Numa pequena panela , ponha a agua, o açúcar, as raspas do limão, e as folhas de hortelã. Leve ao fogo médio e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, incorpore o suco do limão e deixe esfriar. A calda pode ser feita de véspera.
  • 2.       Lave os morangos e em seguida, corte os cabinhos. Parta os morangos maiores.  Misture os morangos à melancia picada, delicadamente. Passe a calda pela peneira para retirar as folhas de hortelã e regue as frutas. Leve a salada à geladeira, bem coberta com filme plástico, por até uma hora antes de servir. Se isso não for pratico, deixe as frutas separadas da calda, na geladeira, e misture na hora de servir. Eu acho que quando deixamos as frutas macerar na calda mais de uma hora, o gosto se uniformiza demais.
Outras Boas ideias: Clafoutis de Ameixas Frescas e Bananas Assadas com Caramelo e Amendoins

 

5 comentários

  1. Quiteria Franco- Visual (in) desejado disse

    22 set 2012, 8:34 am

    Querida, sou fã de teu blog e concordo que salada de frutas não deveria ser uma mistura aleatória.
    Como sou química, vale o lembrete: O acúcar é DISSOLVIDO em água e não DILLUIDO. Tá?
    Faz toda a diferença- somente aquilo que já é líquido pode ser diluido.
    Puxando a brasa para meu lado, há tempos penso que livros de culinária deveriam ter uma revisão técnico-química.
    Grande abraço.

  2. flaviapantoja disse

    22 set 2012, 8:52 am

    Quiteria, obrigada! Realmente quimica nunca foi meu forte… :) Vou corrigir já no texto. Um bj, Flavia

  3. Lilian Fonseca disse

    24 set 2012, 6:26 pm

    Flavia, fiz e AMEI! Devo dizer que a calda é mesmo surpreendente. Comi mosca na hora de acrescentar o limão… coloquei tudo na panela antes de ir ao fogo… não sei se altera tanto o sabor, mas que ficou delicioso não resta duvida! A salada rende bem, portanto comi dela mais tarde e pude pereceber a uniformização dos sabores, como você havia dito, mas mesmo no dia seguinte estava deliciosa.
    Muito obrigada pela dica!
    ps: aproveitei a melancia e fiz também o suco refrescante do seu blog e devo dizer que também me surpreendeu. Sempre achei suco de malancia um tanto sem graça, mas esse ficou tão bom que fiz hoje outra vez! Obrigada!

  4. rodrigo disse

    29 out 2012, 2:51 pm

    Fiz, comi e quero mais! Excelente receita! Quais outras combinações podemos fazer?!

  5. flaviapantoja disse

    30 out 2012, 8:04 am

    Oi Rodrigo, experimente morangos com ameixas ou melancia com ameixas frescas. Alias, salada só de ameixas frescas tambem é uma delicia. E tambem salada de bananas, mas só bananas, com a calda (ver no texto). Um beijo,Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem