simplesmente delícia

26 de setembro de 2008

Esse é um brownie verdadeiramente decadente. Cheio de chocolate, forte no cacau e melado de doce de leite. Eu o corto em pedaços pequenos e -antes que vocês comecem a sorrir- não é para minimizar minha culpa, é por que ele é poderoso no sabor! Gosto dele sem nada, sem sorvete nem “crème anglaise”, nem chazinho, nem cafezinho, nada nada. Só um pedaço do brownie, de preferência em pé apoiada na bancada da cozinha com as crianças correndo por perto. Minha definição de paraíso. Bom final de semana!

  •  ingredientes

  • 340 gramas de chocolate meio-amargo (eu prefiro GAROTO)
  • 300 gramas de manteiga sem sal
  • 6 ovos
  • 1 ¼ copo (ou 200 gramas) de farinha
  • 1 copo + 2 colheres de sopa (ou 125 gramas) de cacau em pó
  •  3 copos (ou 560 gramas) de açúcar
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • 1 pote de 680 gramas de doce de leite (eu usei para as fotos que seguem, doce de nata)
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Forre um tabuleiro de 24 x 36 cm com papel-manteiga, unte de manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Pré-aqueça o forno a 160º C.
  • 2. Derreta em banho-maria o chocolate picado e a manteiga. Não deixe a cumbuca do chocolate tocar a água fervente. Quando estiver tudo derretido, misture até a massa estar homogênea.  Deixe esfriar.
  • 3. Junte os ovos, um a cada vez. Misture bem até o ovo incorporar na massa totalmente antes de adicionar o próximo ovo.
  • 4. Junte o açúcar e misture bem.
  • 5. Separadamente, numa vasilha misture o cacau, a farinha e o sal. Misture os secos ao chocolate derretido.
  • 6. Entorne metade da massa de chocolate no tabuleiro preparado. Cuidadosamente, ponha o doce de leite por cima, espalhando bem até as bordas com uma colher. Por cima do doce de leite, ponha o resto da massa de chocolate, espalhando bem por todo o tabuleiro;
  • 7. Leve ao forno por 45 minutos aproximadamente. No meu forno, levou exatos 48 minutos. Atenção ao tempo no forno pois o brownie deve sair ainda levemente úmido. Agora a parte mais difícil: deixe esfriar completamente antes de partir!!!
  •  
  • Obs: O doce de leite pode ser omitido sem problema algum…. E a receita pode ser dobrada.

 

38 comentários

  1. Renata disse

    26 set 2008, 11:32 am

    Flávia,

    Ontem estive no restaurante líquido em Ipanema.
    Comi um brownie que estava divino.
    Olha que interessante eles substituem a farinha de trigo por farinha de arroz. O brownie fica super leve. Uma delícia.

    abraços,
    Renata

  2. Cláudia Sotelo disse

    26 set 2008, 12:01 pm

    Flávia,
    descobri seu site pelo Radar55 e, a partir de então, todos os dias acesso para conhecer as suas delícias!
    Parabéns! O site é fofo e as receitas de dar água na boca!

  3. Renata Pitta disse

    26 set 2008, 1:11 pm

    Assim como falei para minha querida amiga Flavia ontem ao me deliciar com esse brownie DIVINO, vou também expressar aqui o meu sentimento: SEM PALAVRAS!!!!!!!!!! Pois é, esse brownie é tão maravilhoso que em meu humilde vocabulário não tem palavra digna o suficiente para descrevê-lo!!!!
    Flavinha querida, AMEIIIIIIIIII.
    Beijão,

  4. Nina - Simplesmente Delicia disse

    26 set 2008, 5:37 pm

    Sou muito rigida com brownies, tem uns que são amargos demais outros doce demais e como cobaia, posso falar que é o melhor brownie que ela ja fez. Quando está ruim eu falo , nosssa mãe ta horrivel. Sempre que ela inventa as receitas com novos ingredientes ela pede a nossa opinião ( minha e do meu irmão ) e posso garantir que não somos nada bonzinhos. Já perdi a conta de quantos brownies diferentes ela ja fez, mas nunca provei um tão bom quanto esse, sempre que ela sai da cozinha eu roubo 2 acho que no final do dia vou estar pesando 100kg!
    beijos

  5. Marcela disse

    30 set 2008, 4:23 pm

    Eu já comi e aprovo…é divino…

  6. Diva disse

    03 out 2008, 3:33 pm

    Mal posso esperar para testar a receita no fim de semana! Parece delicioso. Parabens Flavia!!!!

  7. Sandro Sperandei disse

    06 out 2008, 10:54 am

    Dá pra usar essa receita para fazer aquele pecado com nozes em cima que levou pro treino?

    Bjs

  8. Vanessa disse

    24 nov 2009, 4:12 pm

    Oi Flávia,

    Descobri seu site por acaso, numa daquelas de pular de blog em blog, e simplesmente me apaixonei!
    As receitas são ótimas e a maneira como vc escreve aqui é simplesmente uma delícia (rsrs). Palavras e receitas cheias de paixão!
    No último domingo testei essa receita de brownie e fiquei maravilhada, pq além de fácil é realmente deliciosa!
    Já virei fã e vou testar outras dicas!
    =D

    Parabéns e obrigada!

  9. Renata disse

    18 jun 2010, 6:31 pm

    Bom demais da conta esse brownie!!! Não consigo mais parar de fazer suas receitas. Obrigada!!!

  10. Bárbara disse

    15 jul 2010, 8:06 am

    Flávia, que delícia…. hummmmm!!! Amooooo brownie e vou correndo na rua comprar o chocolate para fazer e me acabar de tanto comer!! Seu blog é simplesmente diviné!! Adoro vir aqui, as vezes não tenho tempo de comentar, mas posso te garantir que estou sempre passando por aqui, até por que está em minha lista de blogs favoritos, Bjinhos e até a proxima Bárbara do Aroma Doce

  11. BRISA disse

    09 ago 2010, 8:02 am

    Flavia, virei fã do seu site! Fiz este brownie e levei para comemorar o dia dos pais. Realmente foi o maior sucesso!!! Parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
    bj

  12. Ju disse

    30 dez 2010, 1:53 am

    Eu poderia substituir o cacau em pó por aquele chocolate dois frades e diminuir o açúcar?
    Hihi, obrigada, amo seu blog or causa dele eu resolvi começar a me aventurar na cozinha!

  13. flaviapantoja disse

    30 dez 2010, 7:24 am

    Oi Ju, sim, se voce usar o Chocolate em Pó ao inves do cacau, diminua o açucar (1/2 copo). Voce pode tambem omitir o doce de leite e fazer um bronwie puro! Um beijo e Feliz Ano Novo! Flavia

  14. Gabi disse

    17 abr 2011, 11:37 am

    Oii Flavia, vou fazer o brownie, e vou usar chocolate em pó, então diminuo 1/2 copo de açúcar?
    bjo

  15. Sâmia disse

    10 mai 2011, 9:21 pm

    Oi Flávia!
    Adoro seu blog e tudo o que você faz. Sempre faço alguma receita sua e sempre deu certo. Mas fiz essa de brownie de doce de leite, seguindo a risca passo a passo, e pela primeira vez não ficou como o esperado. O brownie saiu bem mole do forno, após 50 minutos a 180º(é até onde o meu forno vai). Esperei esfriar completamente, como vc disse. Ficou menos mole mas não a ponto de cortá-lo em quadradinhos, como geralmente o brownie é servido. O sabor estava maravilhoso mas não podia chamar de brownie. O que será que houve?

  16. flaviapantoja disse

    10 mai 2011, 9:30 pm

    Samia, provavelmente foi o tempo no forno. Tem que testar sempre com um palito ou a ponta da faca. O problema com fornos ‘e que eu nao conheco 2 fornos que assem dos mesmo jeito . De uma lida nesse post que fiz: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1683

    Para um brownie, o palito tem que sair umido porem nao molhado do centro do brownie. Espero que isso te ajude! Um bj, Flavia

     

     

  17. Sâmia disse

    10 mai 2011, 9:52 pm

    Obrigada pela dica e pela atenção. Beijos.

  18. Juh disse

    26 mai 2011, 10:31 am

    Nossa, flávia! Eu não consigo me decidir qual receita sua de brownie testar! kkk
    Se subtituir o doce de leite por brigadeiro, será que fica bom?

  19. flaviapantoja disse

    26 mai 2011, 10:54 am

    Juh, sabe que eu nunca testei??!!! O unico ‘problema’ é acertar o ponto do brigadeiro n(antes de por no meio do brownie) pois como ele ainda vai assar no forno, talvez fique duro. Mas se voce testar, por favor nos avise como ficou!! 

    PS: esse brownie fica excelente sem o doce de leite tambem. É a receita que eu uso mais frequentemente: brownie basico, simples (sem o doce  de leite)

    Um bj

    Flavia

  20. Cristina disse

    26 jun 2011, 2:20 pm

    Flavia, estava lendo as suas dicas acerca das medidas e vi que as quantidades que estão na receita do brownie em copos nao correspondem exatamente às que estão em gramas, segundo a sua tabela de conversão. Por exemplo, 1 ¼ copo de farinha daria 175g, e não 200g. O mesmo ocorre com o açúcar. Qual medida devo seguir, a de gramas ou a de copos?! tenho medo de errar e a receita desandar. Obrigada. Cristina

  21. flaviapantoja disse

    27 jun 2011, 12:28 pm

    Oi Cristina, realmente tem uma pequena diferenca nos pesos; siga a medida dos copos (copo de 250ml). Estou de ferias agora mas na volta ajustarei a receita corretamente. Obrigada por me chamar a atencao em relacao a isso! Um bj, Flavia

  22. Renata Pinto disse

    24 jul 2011, 4:07 pm

    Olá Flávia!

    Vê se vc pode ajudar-me…adorooooo brownies, mas tenho um probleminha com eles…sempre que faço qdo está no forno ele sobe todo, depois de assado desce, porém as laterais continuam altas…o que será?

  23. flaviapantoja disse

    24 jul 2011, 6:43 pm

    Renata, provavelmente o problema está no forma (tabuleiro) usado e/ou na temperatura do forno. Use sempre formas (tabuleiros) de aluminio claro, e nunca os escuros, tipo teflon. Essas formas escuras absorvem mais calor e queimam mais rapido a crosta de qualquer comida (que seje brownie, bolo ou biscoitos), e tambem faz as laterias aquecerem mais rapido do que o meio da massa por exemplo. Não posso dizer com certeza pois não conheço tua cozinha nem sei que receita voce usa, mas pela descrição, parece ser um problema de utensilo usado. Um bj, Flavia

  24. Ciça disse

    13 dez 2011, 12:09 pm

    Eu fiz esse doce com muito medo de ficar doce demais, mas ele ficou PER-FEI-TO nem doce nem amargo perfeito. Todos amaram, eu recomendo muito. É maravilhoso, forte sim, só da de comer um pedacinho mas é melhor para a dieta não é verdade ?
    haha
    Recomendo!

  25. Mariana Teixeira disse

    10 abr 2012, 7:10 pm

    Flávia,
    Em primeiro lugar queria parabenizá-la por esse blog tão lindo e cheio de amor pela cozinha!!!
    Em segundo… Tenho um blog, o http://heelskitchen.wordpress.com/ , e estava fazendo um especial para a Páscoa e escolhi esse Brownie como receita!
    Infelizmente o meu não deu certo! Ficou muito mole, cru, enfim, me restou congelar o que consegui salvar pra comer com sorvete depois!
    Postei contando minha odisséia, usei sua foto, sua receita, mas tem todos os créditos a você! Tem seu site linkado e seu nome também!
    Espero recriar alguma outra receita sua e espero que dê certo! =)
    Beijo grande!

  26. Valquiria disse

    24 ago 2012, 1:56 pm

    Flavia, posso usar o chocolate com 55% de cacau, será que fica muito forte?

  27. flaviapantoja disse

    24 ago 2012, 2:28 pm

    Valquiria, pode usar. Brownies são fortes no chocolate mesmo! :) um beijo,Flavia

  28. Valquiria disse

    24 ago 2012, 2:50 pm

    obrigada Flavia, vou fazer essa receita pro aniversário do meu filho, ele escolheu no seu blog. Beijo

  29. suzana disse

    27 ago 2012, 12:38 pm

    Oi Flavia parabéns pelo blog,eu gostaria de saber se posso usar margarina sem sal no lugar da manteiga sem sal?,bjsss…

  30. flaviapantoja disse

    27 ago 2012, 2:40 pm

    Suzana, eu não uso margarina nunca, mas teoricamente voce pode usar. O paladar, porem, muda. Um bj,Flavia

  31. ariadne disse

    06 out 2012, 3:14 pm

    essa sobremesa è uma delicia vou fazer final de semana

  32. Luisa disse

    01 mai 2013, 7:30 pm

    Flavia, esse doce de nata que você usou é vendido pronto? E ele fica mais escuro depois de assado ou na primeira foto é doce de leite mesmo?

  33. flaviapantoja disse

    01 mai 2013, 9:03 pm

    Luisa, esse doce é vendido pronto (vide as fotos, aonde aparece o pote do doce). Se ele escurece ao assar no brownie, é muito pouco. Um bj, Flavia

  34. si disse

    16 fev 2014, 7:18 am

    se o brownie saiu cru, ainda tem conserto? dah pra assar de novo?

  35. flaviapantoja disse

    16 fev 2014, 10:12 am

    Bom dia, Si. Tente por no forno quente mais um pouco. Provavelmente nao vai ficar igual, mas ele vai assar mais um pouco. Bj, Flavia

  36. Lúcia Martins de Oliveira disse

    09 abr 2015, 9:48 pm

    Oi querida!!!!

    Além das suas receitas (que me ajudam muito) eu adoro ler seus comentários. Sabe, o jeito que vc escreve é muito gostoso de ler. Parabéns!!! Beijos!

  37. Diogo seixas disse

    18 ago 2015, 9:29 am

    Oiii bom dia, adorei a receita.. Adoro brownie forte em cacau..
    Mas queria saber como sei o ponto exato do brownie? Fiz aqui ficou ótimo, mas não ficou tão molhado, parecendo mais um bolo.. Acho que é o tempo no forno.. Tem alguma dica para eu saber o ponto exato da massa? Obrigado

  38. flaviapantoja disse

    18 ago 2015, 3:19 pm

    Oi Diogo, é provavelmente o tempo no forno. Fornos são complicados! Não conheço dois fornos que assem do mesmo jeito… Mas de qualquer forma, ponha tua assadeira sempre na parte mais alta do forno e use assadeiras de metal claro. Não use as assadeiras escuras (tipo teflon, normalmente mais baratas) que se vê muito por aí. As assadeiras escuras absorvem mais calor e são elas que tipicamente queimam a parte debaixo da comida. Se voce gostar mesmo de cozinhar, invista em assadeiras pesadas, profissionais, de metal claro. Para o brownie, a faca ou palito tem que sair ainda umidos do centro do brownie. Porem atenção para não confundir umidade do recheio (no caso do doce de leite) com a umidade da massa. O bronwie tem que ficar mesmo umido, e não assado como um bolo. Mas é uma massa pesada e portanto assa mais; o bronwie tipicamente assa em 40/45 minutos num forno muito bem calibrado a 180 graus. Mas ligue o cronometro e começe a checar depois de 30 mns, de 5 em 5 minutos. Quando voce acertar o ponto, anote bem o tempo exato e as outras vezes ficam mais faceis. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem