simplesmente delícia

31 de agosto de 2012

  • Ir ao dentista talvez não seja o programa preferido da maior parte das pessoas. Tem alguma coisa naquelas maquinas, naqueles instrumentos bizarros meio assustadores, e na possiblidade de ficar ali horas parado com a boca aberta, sem a certeza que tua mandíbula vai um dia voltar a fechar, meio aterrorizante. Mas eu tenho a sorte de ter uma dentista que adora bater papo e sobretudo adora comida. E foi dela a sugestão de assar o inhame em chips. E eu, que adoro um legume -alias, qualquer coisa, me parece- assado, não hesitei nada antes de passar no mercado. E ela tinha toda razão . Eu não sei bem porque nunca me interessei mais por essa leguminosa não muito fisicamente atraente mas fiquei -muito- bem surpresa ao saber que meus filhos não estavam no mesmo barco do que eu. Eles têm a sorte de estudar numa escola aonde a comida do refeitório é particularmente gostosa e, sobretudo, muito bem pensada. Inhame frequentemente faz parte do cardápio escolar deles.
  • Se somente eu conseguisse desviar a atenção da minha querida dentista mais para esse tópico, ela poderia falar mais de comida e prestar menos atenção na minha boca, eu ficaria ainda mais satisfeita!
  • modo de preparo:

  • Descasque os inhames. Use uma mandolina para fatia-los, ou corte-os em fatias bem finas com uma faca. Ponha as fatias numa forma preparada com papel manteiga ou um silicone, e pincele com azeite. As fatias podem se tocar mas não devem se sobrepor. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos , ou até os chips estarem levemente dourados nas bordas. Deixe os chips esfriarem alguns minutos no tabuleiro, para eles endurecerem.

  • Outras Boas Idéias: Batata Doce Assada , Batatas Assadas, Batatas Assadas Sem Culpa

 

10 comentários

  1. Carol disse

    31 ago 2012, 11:16 am

    Nossa, Flávia! Eu e vc estamos juntas nesse barco dos legumes assados! AMO! A sua receita de couve-flor assada é presença certa no meu cardápio. Eu vou tentar fazer esses chips em breve!
    Beijinhos =)

  2. Silvia disse

    31 ago 2012, 11:31 am

    Acho que sua dentista teria o maior prazer em falar em comida com vc . Seria a chance dela aprender mais alguma dica deliciosa ou mesmo uma receita :) Bjos!!!

  3. lilo disse

    01 set 2012, 9:18 am

    Acho super difícil bater papo na cadeira do dentista.Ou bem conserto os dentes, ou converso.Me conta o segredo.

  4. Claudia Guimarães Simoni disse

    01 set 2012, 12:52 pm

    Flávia,
    É tem coisas melhores para se fazer além de ir ao dentista, entretanto saber que temos aqui no Brasil a oportunidade de tratamentos tão avançados e de ótima qualidade com um preço relativamente bom, é um grande alívio.
    Que bela idéia esse chips sem contar que o inhame é um ótimo repositor hormonal e um depurador de sangue.
    Vc que gosta de sucos, experimente um dia bater inhame cru com laranja ou qualquer outra fruta que goste. Por mais bizarro que possa parecer, vc vai acreditar que esta bebendo um suco de maçã.
    Beijos,
    Cláudia

  5. flaviapantoja disse

    01 set 2012, 12:57 pm

    Claudia, eu nao tinha ideia de que inhame servia para suco. vou testar, logico! Adorei a dica! Um bj, Flavia

  6. Eloisa disse

    01 set 2012, 6:06 pm

    Oi Flávia, eu adoro tanto o inhame que me parece óbvio que todo mundo gosta… aqui em casa tem inhame toda semana, puré, sopa… e agora vou fazer os chips, que me tentavam há algum tempo, mas não havia imaginado fazê-los assados!
    Beijo, bom domingo!

  7. Vanderleia disse

    02 set 2012, 10:53 pm

    Oi Flávia também tenho a sorte com minha dentista.Além de ser um amor de pessoa que gosta muito de conversar, também adora minhas receitas do blog.Essa semana fiz chips de mandioquinha (batata baroa)
    também ficam excelentes.Adoro nhame frito, assado, cozido, creme, etc, ele é muito útil para o sangue.Além de aquecer o corpo no frio.
    Adorei sua receita.Beijos e boa semana pra você.

  8. Angela Machado disse

    03 set 2012, 11:45 am

    Pois é Flávia!!! alem de ser maravilhoso, o inhame tem propriedades fantásticas como ser um ótimo estimulador dos nossos ovários. Então mulheres que sedejam engravidar, devem se jogar no chá de casca de inhame, suco de inhame com limão e tudo mais que puder fazer com ele!!
    Parabéns pela receita!!
    bjos

  9. Evelyn disse

    03 set 2012, 4:01 pm

    As pessoas costumam gostar de batata [inglesa]. Mas eu prefiro mais um inhame e uma mandioca. Aprendi com minha avó que achava que batata era como refrigerante… pobre em nutrientes [em parte ela tinha razão, rs]. E dá-lhe inhame cozido com frango, com costela, no purê, a mandioca cozida no café da tarde… e crescemos [os netinhos] amando tubérculos!

    Se deixar como inhame e mandioca [e abóbora, que apesar de não ser tubérculo...] toda semana! Vou testar esse chips! Super saudável e deve ser super gostoso!

  10. Pratos que Falam disse

    04 set 2012, 6:25 pm

    nunca comi inhame… não é muito usado em Portugal…
    fiquei curioso. tenho que experimentar.
    Beijinhos

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem