simplesmente delícia

28 de agosto de 2012

  • Eu não sei se é impressão minha mas tenho achado os morangos dessa temporada melhores do que nos anos interiores (morango é uma dessas frutas que eu só consigo comer na época certa- fora de época, parece não ter gosto de nada fora agua). E como tinhas uns morangos lindos em casa, olhando para mim e pedindo para serem usados,  tive que fazer um doce, um domingo nublado em que não havia, nada, ou quase mais nada para fazer…
  • A receita é de um livro que eu adoro, e tudo que eu faço dele, é uma delicia. E livros de receitas são para mim, como livros de física nuclear: são baseados em ilusão. Eles falam de ordem e sucesso mas na maioria das vezes, terminam em lagrimas (minhas, logico). Quando acho 5 boas receitas num mesmo livro, considero-o um sucesso total.
  • Essa sobremesa não é exatamente um bolo, nem um biscoito, e tem uma crosta dourada irresistível. E não é tão doce que vá por a cidade toda em coma diabético. Assim, prove as frutas antes de salpicar o açúcar no final, antes de levar ao forno. Se elas estiverem bem doces, use somente uma colher de sopa de açúcar. E experimente usar ameixas também: não experimentei mas meu radar anda me sinalizando que temos uma possibilidade de sucesso nessa combinação.
  • Ah! E eu já disse que essa receita é tão rápida de fazer que vai levar mais tempo pré-aquecendo o forno? Pois é.
  • Receita do ‘Nancy Silverton’s Pastries From the La Brea Bakery’
  • ingredientes

  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 1 fava de baunilha (opcional)
  • 1 copo de farinha de trigo (140 gramas)
  • ¾ copo de açúcar (150 gramas) + 2 colheres para polvilhar
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 copo de iogurte natural (250 ml)
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 ½ a 2 copos de morangos (eu usei mirtilos também)
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe uma vasilha de 30 x 22 cm ou uma frigideira de 25 cm que vá ao forno, ou um prato de forno oval com capacidade para 6 a 8 copos. Lave os morangos com caule, Seque-os, corte os caules e fatie (não muito fino). Reserve.
  • 2.       Numa pequena panela, ponha a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Se você for usar a fava de baunilha, parta-a em dois, no sentido do comprimento, raspe as sementes com uma faca de ponta redonda, e quando a manteiga estiver derretida, junte as sementes e a fava partida à manteiga. Continue cozinhando a manteiga até esta dourada e ficar bem perfumada, uns 3 a 5 minutos. Cuidado: ela vai borbulhar bastante e queima rápido, portanto fique atento. Entorne a manteiga derretida na vasilha e espalhe bem em todo o fundo. Descarte as favas e reserve a vasilha enquanto prepara a massa  (seque as favas dois dias em cima de papel absorvente e depois de secas jogue-as num pote de açúcar).
  • 3.       Numa outra vasilha, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Derrame o iogurte e o extrato de baunilha e mexa devagar com uma espátula ou bata na velocidade baixa da batedeira até não haver marcas de farinha na massa. Derrame a massa na vasilha preparada com a manteiga derretida. Espalhe a massa em cima da manteiga, com uma espátula ou colher, até cobrir o fundo. Cubra com as frutas vermelhas e polvilhe com uma ou  duas colheres de sopa de açúcar.
  • 4.       Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até a massa estar levemente dourada. Retire do forno e espere 10 a 15 minutos antes de servir .
Outra Boa Idéia: Semifreddo de Morangos

 

8 comentários

  1. Dricka disse

    28 ago 2012, 2:13 am

    Não é impressão não,tambem comi morangos divinos esse ano! Comprei duas caixas para fazer estrogonofe e as comi tudinho ao natural: vermelhos,dulcissimos e suculentos! Nham nham.
    Bjs

  2. Vanderleia disse

    28 ago 2012, 10:36 am

    Oi Flavia, que imagem linda.Fiquei com vontade de provar um peaço.
    Maravilhoso.Beijos e tudo de bom.

  3. vera ferraz disse

    29 ago 2012, 11:25 am

    Olá Flávia!
    Que delicia esta e que blogue tão encantador :)
    Parabéns, gostei muito e prometo voltar em breve para ver as novidades!

  4. Biane disse

    29 ago 2012, 11:49 am

    Amei conhecer seu blog, e essa receita está com uam cara ótima! Já estou te seguindo para não perder nenhum detalhe, se poder me faça uma vistinha e se gostar me siga tbm….

    bjk

    http://www.blogdabiane.com

  5. Gina disse

    29 ago 2012, 8:36 pm

    Acendeu uma luzinha aqui para fazer essa receita substituindo os mirtilos.
    Bjs.

  6. Artes da Mel disse

    29 ago 2012, 8:59 pm

    Flávia que maravilha de receita, certamente faz sorrir, gostei muito!!! Gostei também de encontrar seu blog, tem muitas delícias por aqui!!!
    Bjss
    Mel

  7. Flavinha disse

    30 ago 2012, 4:05 pm

    Oi Flávia,

    nossa… achei linda essa sobremesa.
    parece ser bem fácil de fazer e gostosa d+ de comer! rs

    adorei!

    beijos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/
    ps: de fato os morangos estão sensacionais esse ano! vc tem razão.

  8. Chris Ferreira disse

    03 set 2012, 10:08 pm

    Uau que delícia de receita. Adorei. Estou com água na boca até agora.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem