simplesmente delícia

19 de agosto de 2012

  • Eu tenho uma leve obsessão com coco. Isto é, tenho obsessão em descobrir doces de coco que não sejam carregados no açúcar, e que de fato, tenham algum perfume de coco. Já testei muitas receitas, sobretudo de bolo, e na maioria das vezes, acho que o gosto do coco fica a desejar. Uma coisa que descobri é que nosso leite de coco é muito fraco. E aí entra a dica do mestre-gênio-chef e, nos meus sonhos, futuro marido, Thomas Keller: sempre reduza o leite de coco no fogão, para concentrar os sabores. Eu não disse que o cara é um gênio. Faz toda a diferença.
  • Eu já tinha postado uma versão de ‘macaroons‘ aqui, mas continuei brincando com outras versões até chegar a essa, que para mim é a melhor. O tipo do coco a ser usado é importante. Um erro que eu sempre cometi foi sempre privilegiar o uso do coco sem adição de açúcar. Mas acabei descobrindo que o coco adicionado de açúcar (úmido e adoçado) é melhor, mais saboroso.  Isso tem a ver com o processo na produção. Pelo que entendi, o coco fresco é basicamente 53% de agua. O coco seco sem açúcar (desidratado) tem de 3 a 5% de umidade enquanto a versão úmida e adoçada tem de 9 a 25% de umidade. Hidratar o coco portanto adiciona sabor, assim como a adição de açúcar.
  • E o chocolate não é obrigatório, logico mas certamente acrescenta certo je-ne-sais-quoi irresistível ao doce. Esse processo de juntar um pouco de chocolate em pedaços ao chocolate já derretido assegura uma consistência e temperatura ideal para o uso nos doces (é a temperagem do chocolate)
xx
xx
  • Essa receita dá uns 36 doces e é do livro ‘Baking Illustrated, by the Editors of COOK’s Illustrated Magazine’.
  • ingredientes

  • 1 ½ copos de leite de coco
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 copos de flocos de coco (integral e desidratado) não acrescidos de açúcar (150 gramas)
  • 3 copos de coco ralado úmido e adoçado (300 gramas)
  • 4 claras de ovo
  • 2 colheres de sopa de Karo (glicose de milho)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 280 gramas de chocolate meio amargo
  • modo de preparo

  • 1.       Ponha o leite de coco e três colheres de sopa de açúcar numa panela pequena e leve ao fogo médio. Ferva o leite até reduzir a um copo. O leite de coco vai ficar cremoso. Retire do fogo e deixe esfriar antes de prosseguir. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro grande com papel manteiga ou com um tapete de silicone.
  • 2.       Numa vasilha grande misture o leite de coco reduzido, as claras de ovo, o Karo, as três colheres de açúcar, o sal e a baunilha. Misture tudo e junte os flocos de coco e o coco ralado. Misture delicadamente até todo o coco estar bem envolto do liquido.
  • 3.       Com uma colher, faça bolinhos, como pirâmides, apertando delicadamente com os dedos. Arrume no tabuleiro. Não precisa espaçar muito pois eles não crescem no forno. Quando tiver feito todos os docinhos, leve ao forno por 15 a 17 minutos, até estarem levemente dourados. Retire o tabuleiro do forno e deixe os docinhos esfriarem no tabuleiro antes de retira-los com uma espátula.
  • 4.       Quando os doces estiverem à temperatura ambiente, pique o chocolate todo. Numa vasilha media, ponha 260 gramas (das 280 gramas totais), e derreta em banho-maria em cima de uma panela com agua (três dedos de agua dentro da panela são o suficiente). Mexa o chocolate uma vez . Atenção para o fundo da vasilha com o chocolate não tocar na agua quente (ou derreta o chocolate no micro-ondas, ter minutos a 50% de potencia, parando uma vez para mexer o chocolate com uma colher).
  • 5.       Quando o chocolate estiver derretido, junte o restante das 20 gramas, mexa até derreter tudo e imediatamente prossiga mergulhando a base dos doces no chocolate quente.  Com o dedo ou uma faca de ponta redonda, tire o excesso de chocolate e pouse o doce de volta no tabuleiro. Se o chocolate endurecer demais antes de mergulhar todos os doces, volte a vasilha ao banho-maria somente até derreter mais um pouco.
  • 6.       Faça isso com todos os doces. Quando tiver terminado, leve o tabuleiro a geladeira por 15 minutos para o chocolate endurecer. Se estiver muito quente a temperatura ambiente, é melhor deixar os doces na geladeira e retira-los 20 minutos antes de servir. Se não estiver muito quente, deixe em vasilha tampada, a temperatura ambiente.
Outras Boas Idéias: Bolo de Coco, Passas, Chocolate e Rum e Bolinhos de Banana e Coco

 

11 comentários

  1. Kelly disse

    20 ago 2012, 11:28 am

    Oi Flávia, nao entendo o que sao macaroons, achei que fossem aqueles docinhos coloridinhos que fazem sucesso. Me explica o significado???? bjs

  2. flaviapantoja disse

    20 ago 2012, 12:24 pm

    Kelly, os ‘macaroons’ americanos são derivados do mesmo nome ‘macaron’, os franceses. Na realidade, os macarons que estão na moda agora, esses coloridos que voce menciona, são na realidade o que chamamos de ‘macarons parisiens’, ou macarons parisienses. Os macarons na França toda, não são coloridos. Eles normalmente são um biscoito de amendoas tipo o amaretti italiano, no qual os macarons franceses provavelmente são inspirados. Essa moda de colorir os macarons surgiu em Paris, por isso o nome de macaron parisien. Mas no resto da França, voce encontra mesmo é o macaron marron claro, só de amendoas e sem aditivos de cores. Já os ‘macaroon’ americanos são esse doce de coco. São dois doces diferentes mas com o mesmo nome. Um bj, Flavia

  3. cristiane disse

    20 ago 2012, 12:26 pm

    Que delícia!!! Vou me arriscar e tentar fazer. Amei a receita

  4. Kelly disse

    20 ago 2012, 3:50 pm

    Que legal Flávia, nao sabia a origem e nem que tem o americano e o parisiense, muito obrigada pela explicação!!!!! bjs

  5. Vanderleia disse

    20 ago 2012, 7:40 pm

    Oi Flavia, dá até pra imaginar o sabor desse coco com o chocolate.Parece delicioso.Adorei, hummm.Beijos e boa semana.

  6. Helena Gonçalves disse

    21 ago 2012, 8:13 am

    Olá Flávia,
    Que bolinhos tão lindos e apetitosos! Eu gosto imenso de coco e adorar os teus bolinhos, ainda pr cima (por baixo, ihihih), com chocolate. maravilhosos.
    Bjs

  7. patricia disse

    21 ago 2012, 12:45 pm

    Cara Pantoja,

    Venho acompanhando seu blog há alguns anos e gostaria de parabenizá-la. Gosto muito de cozinhar, mas aqui em casa somos dois, sendo que um é quase vegetariano. Portanto, nao cozinho tudo o que me gostaria por uma questao de compaixao (risos). Por este motivo viajo nos blogs alheios. um grande beijo e espero te ver sempre na blogesfera.

  8. Fla disse

    21 ago 2012, 2:40 pm

    Nossaaaaa…

    q coisa linda é essa???

    amei!!amei de paixão!

    quero comer um agora!

    Beijos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

  9. Karina Batista disse

    21 ago 2012, 8:01 pm

    Flavita, esse doce de coco de ficar uma delícia, estou com água na boca. Mas me perdi nos ingredientes: coco de um jeito, como de outro, vou ter de pesquisar, rs.

    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

  10. Mabel Rezende disse

    20 jun 2016, 8:11 am

    Cara Flávia,obrigada pelas informações e também gostaria da sua ajuda em questão ao macron,qual o melhor coco posso usar nessa receita? agradeço sua atenção! abraços Mabel.

  11. flaviapantoja disse

    20 jun 2016, 4:58 pm

    Oi Mabel, se voce achar coco seco na feira, é otimo! Se nao, compre o coco ralado grosso que estiver a tua desposição, sempre lembrando que é o coco nao acrescido de açucar. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem