simplesmente delícia

10 de julho de 2012

  • É raro haver consenso entre meus dois filhos. Quando um adora cenoura, a outra pede abobrinha.  Ela ama frutas, ele só jura por chocolate. A filha só quer saber de massa phyllo enquanto o filho explica as suas razões para preferir a massa folhada. E assim vai. É logico que existem alguns pontos em comum, como a couve-flor e a batata doce assada. E os mexilhões.  Alias qualquer fruto do mar. E nisso eu tive muita sorte pois qualquer coisa que eu sirva com frutos do mar é promessa de um sorriso. Nesse prato ainda teve alho porró que a filha ama. O filho, nem tanto, logico… Afinal não dá para agradar todo mundo num prato com três ingredientes principais…
  • O curry é uma especiaria que eu adoro e uso bastante. Eu sei que muitos por aí não são tão fãs quanto nós, mas os bons currys são um excelente coringa na cozinha: eles incrementam uma maionese, tornam um molho de salada mais interessante, fazem de uma massa um prato mais colorido e assim vai. O curry como um prato ou uma mistura de temperos especifica, é uma invenção britânica: uma representação errada dos pratos indianos com molho, muito temperados. A palavra ‘curry’ vem de kari, que significa molho, e era usada para descrever pratos indianos com molho servidos com arroz ou outras comidas. Na realidade, na Índia, as especiarias que fazem o curry variam conforme a pessoa que cozinha, conforme a região, a casta, e os costumes locais. E apesar do cozinheiro usar sempre uma mistura especifica, ela é normalmente preparada na hora, torrando as especiarias (cúrcuma, coentro, cominho, pimenta, alho, gengibre, cardamomo, noz moscada, etc.) e moendo-as.  Procure provar diferentes tipos de curry, comprar em lojas de produtos orientais, ou boas delis. Bons currys são uma delicia e merecem uma segunda chance…
  • ingredientes

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 alho poro grande, ou 2 médios
  • 2 colheres de chá de curry (aproximadamente)
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • ¾ copo de copo de vinho branco seco
  • 1 copo de caldo de peixe, caldo de legumes ou agua
  • Sal e pimenta (tipo caiena)
  • 800 gramas de mexilhões descascados (eu usei mexilhões congelados, descongelados, mas obviamente use os frescos se estiverem ao seu alcance)
  • ¾ copo de creme de leite fresco
  • Salsa picada (opcional)
  • modo de preparo

  • 1.       Pique a parte branca do alho porró em rodelas finas. Numa frigideira grande, derreta a manteiga em fogo brando e adicione o alho poro. Refogue-o devagar até começar a ficar translucido, tomando cuidado para não queimá-lo. Quando ele estiver macio, adicione o curry, começando com 2 colheres de chá, e a farinha. Refogue por mais uns 2 a 3 minutos e adicione o vinho branco.
  • 2.       Aumente o fogo e reduz o vinho pela metade. Acrescente então o liquido (caldo ou agua). Misture bem e junte os mexilhões e qualquer liquido que tiver junto a eles. Abaixe o fogo e cozinhe por 5 a 8 minutos.
  • 3.       Cheque o tempero e adicione sal e pimenta . Verifique também o curry: se precisar de mais, ponha mais um pouco do pó numa tigela e dilua com um pouco do caldo quente antes de acrescenta-lo aos mexilhões. A quantidade certa vai depender do curry que você está usando.
  • 4.       No final, junte o creme de leite. Esquente sem deixar ferver e sirva quente com um punhado de salsa picada.

Outras Boas Idéias:  Beringelas com Molho ao Curry e Manjericão, Sopa de Lentilha com Curry e Agrião, e Salada de Repolho e Maçãs com Molho de Curry

 

6 comentários

  1. grazi disse

    12 jul 2012, 12:24 am

    miamm!!!!!

  2. Priscila disse

    29 jul 2012, 6:22 pm

    Olá, Flávia, tudo bem? Amooo suas receitas e seu jeito de escrever, rio muito. Cheguei aqui procurando uma receita de batata-doce assada, mas o prato que acabou virando constante na minha cozinha foi a couve-flor assada. Não curto muito o tomilho, então já fiz de várias formas, a mais repetida é a que leva ADOBO (ou HADOBO).
    Enfim, moro no Chile e amei essa receita, super hiper adaptável aqui, temos excelentes mariscos. Vou fazer trocando o creme de leite, porque aqui não se acha de jeito nenhum o creme de leite fresco!
    Beijo grande e obrigada por compartilhar suas receitas

  3. Karin disse

    26 set 2013, 12:01 pm

    Adoro curry. Costumo assar batatas doces cortadas em cubinhos e temperadas com curry, sal e azeite de oliva…fica maravilhoso.

  4. Vivi disse

    26 set 2013, 12:51 pm

    Flavia eu amo frutos do mar tbem , e amo mexilhões , meu pai faz uma sopa de mariscos dos Deuses, tipo a nossa canja , vou fazer essa receita… Toda semana faço a granola… Viciada ! Rs um beijo , suas receitas são demais … Vivi

  5. monica disse

    27 set 2015, 1:57 pm

    Receita maravilhosa, acabei de fazer. Sucesso total.

  6. Ernani disse

    15 out 2016, 2:19 pm

    Gostaria de agradecer imensamente seu compartilhamento da receita.
    Já fiz mais de 15 vezes…..E muito boa!!!!
    A única coisa que acrescentei é uma pimenta dedo de moça.
    Obrigado

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem