simplesmente delícia

23 de setembro de 2008

Aproveitei o mau tempo aqui no Rio esse final de semana para ler o livro do Joe Schwarcz, Uma maçã por Dia.

 Qualquer um preocupado com nutrição e com a qualidade do quê ingere todos os dias vai querer ler este livro. O livro esclarece uma serie de mitos e duvidas sobre alimentos, substancias adicionadas a alimentos e formas de preparo. Schwarcz, que é Doutor em química e professor de nutrição na McGill University de Montreal, Canadá, aborda de forma descontraída e divertida assuntos relacionados à nossa dieta, falando com humor e ironia dos dilemas da sociedade atual com a alimentação. Ele ajuda a ver um pouquinho de verdade no meio de uma grande quantidade de ficção, como por exemplo, a falta completa de link entre o aspartame e o câncer, a realidade sobre os Omega-3, ou os benefícios reais da soja.

Segundo Schwarcz, de 30 a 40% dos casos de câncer e doenças do coração podem ser prevenidos com a mudança de hábitos de vida. Isso já faz de Uma Maçã por Dia, leitura obrigatória para quem está prestando atenção! E como boa aluna, comprei hoje meu primeiro pote de farinha de linhaça dourada e estou começando a pensar seriamente em adotar o mingau de aveia no café da amanhã !

 

9 comentários

  1. Larissa Moreira disse

    25 set 2008, 11:50 am

    E haja determinação para esta tão sonhada mudança de hábitos! É tão difícil. Depois que li “Sem açúcar com afeto”, da maravilhosa naturalista Sonia Hirch, aboli o açúcar branco por 1 mês. E depois tornei à tentação, não resisti. O açúcar é um veneno, mas eu sou viciada, só falando assim. Mas quero começar com mudanças menos bruscas, quero tentar inserir no meu dia-a-dia alimentos mais saudáveis, respeitando o meu tempo de mudar. Acho que assim consigo! rsrs Um beijo!

  2. Ana Paula Rocha disse

    25 set 2008, 2:00 pm

    Eu tive a oportunidade de ler o livro e na verdade ele justamente nos alerta que nada radical é saudável. Ele não impõe a restrição de nenhum alimento ou grupo alimentar. Não é um livro de dieta também que propõe a receita mágica para o emagrecimento (que todo mundo sabe que é a redução de calorias associada ao aumento de gasto calórico através de mais atividade física). O autor alerta para os radicalismos e para as mudanças alimentares que são baseadas em pesquisas às vezes poucos fundamentadas.
    Adorei. Me fez sentir menos culpada!

  3. Bruna disse

    29 set 2008, 5:40 pm

    Olá!
    Sou Bruna Pallini, trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor. Como dito no comentário da Ana Rocha, o livro relata quais são os mitos e verdades sobre a alimentação. Fácil de entender e com bom humor, o autor examina as comida e explica quais efeitos podem ter sobre nosso corpo. Boa dica Flávia! Um abraço!

  4. Tania disse

    15 dez 2008, 12:08 am

    Vou comprar o livro! Gostei da dica.

    O mingau de aveia com uma banana ou maçã cortada dentro, com canela e farinha de linhaça dourada polvilhada por cima é a melhor forma de começar o dia em 5 dias de semana(sobretudo porque na fatia de pão você passa manteiga, requeijão, geléia etc., mas no mingau, não!).

    Nos fins de semana o café da manhã é livre, com as receitas deste maravilhoso site! ;o)

  5. adrienne disse

    12 jan 2011, 4:11 pm

    Flavia, parabéns pelo site, tudo o que eu reproduzo dá super certo! Queria saber sua opinião sobre outro livro, o Berinjela, da Danusia Barbara. Vc conhece? Aproveitando a oportunidade, em algum lugar vc menciona uma receita de chutney de limão. Que tal postá-la para gente :)
    Obrigada, mais uma vez, por compartilhar delícias conosco.Abraço

  6. flaviapantoja disse

    13 jan 2011, 7:42 am

    Adriene, eu não conheco esse livro! Quanto ao chutney, vou por na lista de receitas “a fazer”. Fico sempre achando que aqui no Brasil nao se come muito chutney e ninguem vai curtit se eu postar. Que bom que nao sou a unica a adorar um bom chutney!! Um bj, Flavia

  7. ANGELA REIS disse

    15 dez 2011, 2:31 am

    NOSSA,QUANTA COISA BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NÃO CONHECIA O SEU BLOG…ADOREI ME AJUDOU BASTANTE.SOU TECNICA DE ENFERMAGEM ,TENDO QUE FICAR ACORDADA ME AJUDOU MUITO LENDO AS RECEITAS.SÓQUE ME DEUUMA FOMEEEEEEEE.UMABRAÇO ANGELA

  8. marli disse

    27 dez 2011, 3:58 pm

    boa tarde que receitas maravilhosas heim parabens…. feliz 2012

  9. Sueli disse

    06 jan 2012, 11:38 am

    Fiquei curiosa para ler, parece muito interessante, creio que assim vou melhorar minhas aventuras na cozinha.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem