simplesmente delícia

31 de maio de 2012

  • Eu não tenho muita paciência nem animo para cozinhar quando estou sozinha. Gosto de ter gente em volta e motivo para cozinhar. E quando estou sozinha, não tenho nem um nem outro, portanto o que sobra na geladeira e na dispensa acaba servindo o simples proposito de me alimentar. Às vezes os restos são dignos de uma refeição mas muito frequentemente me vejo comendo torrada de pão (light- ó tristeza) com queijo cottage (o Verde Campo, o unico que essa sua digníssima locutora aceita consumir), ou então um monte de tomates picados com vinagre balsâmico. Mesmo assim a vontade de preparar um prato só para mim continua nula. Então não sei bem explicar o que me levou a fazer essa salada, um dia de muito trabalho e pouco tempo para frivolidades como ‘preparar almoço para minha própria alma penada’ mas o resultado me deixou encantada. Alias, é difícil errar uma salada de batata não? A menos que se cozinhe mal as batatas (i.e. as batatas estejam cruas), batata é uma coisa tão fácil e reconfortante que no meu dicionário, quase tudo agregado a ela fica ótimo.  E se você não tiver castanhas do Pará, use nozes. Eu adoro castanhas do Pará e qualquer motivo para usa-las num prato me delicia, e aqui elas dão, nesse ‘pesto’ reformado, uma linda dimensão.
  • Eu fiz essa salada com o que tinha em casa mas já estou pensando em algumas coisas que podem ser acrescentadas que podem dar um toque extra especial: palmito, cebola roxa, tomates cereja, aipo picado, castanhas em lascas, etc. e tal.
xx
  • ingredientes

  • 1 kg de batatinhas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 pitadas de sal
  • 3 copos de salsinha fresca
  • 1/3 de copo de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 1/3 copo de castanha do Pará
  • 1 limão (suco)
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180º C e forre um tabuleiro com papel manteiga ou alumínio. Lave e seque bem as batatinhas. Se algumas estiverem maiores do que as outras, parta-as para que fiquem todas do mesmo tamanho. Ponha numa vasilha e misture-as bem com as 2 colheres de sopa de azeite e o sal. Ponha as batatinhas no tabuleiro e leve ao forno. Asse por 50mns a 1 hora ou até as batatas estarem cozidas.
  • 2.       Você pode também cozinhar as batatas em agua, na panela, mas pessoalmente, eu gosto da textura que as batatas assadas têm.
  • 3.       Depois de assadas, tire do forno e deixe esfriar antes de juntar o molho.
  • 4.       Na vasilha do processador, ponha a salsinha, o azeite de oliva, o dente de alho, as castanhas e o suco de meio limão. Triture bem, parando a maquina uma vez pelo menos para limpar as laterais com uma espátula.  Quando as castanhas estiverem bem trituradas e moídas com a salsinha, pare o processador e ajuste o tempero, com mais limão, azeite e sal, se necessário. Se o molho ainda estiver um pouco grosso, junte 1 ou 2 colheres de sopa de agua filtrada e processe mais um pouco.
  • 5.       Misture o molho às batatas e sirva fresco ou a temperatura ambiente.
Outras Boas Idéias: Salada de Batata com Bacon, Batatas Chips Grelhadas de Vinagre e Sal, e Salada de Batata com Palmito e Cominho

 

14 comentários

  1. Raissa disse

    31 mai 2012, 10:22 am

    A cara tá excelente! Você tem mãos de fada!

  2. Ameixinha disse

    31 mai 2012, 11:14 am

    Já eu sinto-me muito mais motivada quando estou sozinha, faço tudo o que me apetece comer e sei que não vou ter ninguém à mesa e a torcer o nariz :) Batatinhas como essas são irresistíveis!

  3. Flavia Cola disse

    31 mai 2012, 1:50 pm

    Flavia, tenho um blog e queria te propor uma coisinha!
    Com o dia dos namorados chegando , tive a idéia de pedir dica de algum prato para um jantar ou para algum programa que ache bacana para o dia dos namorados.

    Vc que escolhe alguma receita que vc já tenha postado ou inédita por aqui tbm e me manda!
    Super obrigada desde já!!!

    Beijos mil

  4. Fê Dayrell disse

    31 mai 2012, 2:18 pm

    Parece delicioso, este molho então hum… vou levar a receita.
    bjo

  5. Diva Bonney disse

    01 jun 2012, 9:35 am

    Nesta segunda feira, vamos ter na village inglesa onde moro, um almoço para os residentes, na rua, para festejar os 60 anos de reinado de Elizabeth II. Visceralmente republicana, repudio o conceito/ideia da festa, mas gosto e me divirto muito nestas festas comunitárias da minha village, onde cada um traz seu farnel, suas bebidas e nas fartas mesas todos participam/confraternizam.

    Estava dando tratos à bola, para decidir o que levar para nosso lanche e esta receita de salada de batata nao poderia ser mais bem vinda. É mais do que perfeita para a ocasiao! Junta a batata, esta instituicao inglesa quase diária na alimentaçao e a Castanha do Para que aqui nestas bandas é chamada de “Brazil nuts” Para complementar o lanche vou procurar outras receitas frias que tragam um toque brasileiro a minha contribuicao. Alguem me sugere algo, por favor?

  6. flaviapantoja disse

    01 jun 2012, 10:08 am

    Oi Diva, eu tambem adoro esses eventos de comunidade! Não sei se voce tem acesso a palmito, mas tem outra salada de batatas com palmito: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1625 E temos o doce de leite, que voce pode usar no lugar do Nutella nesse breadpudding: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=250 ou nos cupcakes: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1950

    Depois nos conte como foi aqui ou no Facebook! Bjss, Flavia

  7. Karina Batista disse

    01 jun 2012, 5:47 pm

    Flavia, também não me animo em cozinhar só pra mim. Quando fico sozinha, prefiro beliscar aqui e ali e não almoço ou janto. A sua batatinha, no entanto, faria sucesso em casa. Aqui todos adoram batatas e não consigo parar de procurar formas diferentes de prepará-las. Beijos

  8. Milena Mendes disse

    02 jun 2012, 3:38 pm

    Querida Flávia;
    Uma perguntinha; você não descasca as batatas?????
    Atenciosamente

  9. flaviapantoja disse

    02 jun 2012, 4:09 pm

    Minela, não precisa descascar as batatas, como se vê nas fotos. Um bj, Flavia

  10. argas disse

    03 jun 2012, 12:38 pm

    Que delícia!

  11. Marcy disse

    03 jun 2012, 5:41 pm

    Fiz a receita hoje para um belo almoço em família. Todos AMARAM!!!!
    Fácil de fazer e uma apresentação inusitada.
    Super recomento as leitoras a colocarem as mãos na massa!

    Beijos.

  12. Barbara disse

    30 jun 2012, 12:36 pm

    Sera que posso substituir a castanha do para, por castanha comum? É a que em casa, achei essa receita e vou fazer já, alias, achei todo site maravilhoso, vou tentar fazer varias.

  13. flaviapantoja disse

    30 jun 2012, 12:41 pm

    Barbara, claro, substitua pela ‘noz’ que voce mais gostar! O importante é o contraste de texturas! Um bj, Flavia

  14. Artes da Mel disse

    26 set 2012, 5:46 pm

    Flávia tenho certeza que essas batatinhas ficaram deliciosas!!! Ótima receita!!!! Adorei encontrar seu blog!!!
    Bjs
    Mel

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem