simplesmente delícia

15 de maio de 2012

  • No meu dicionário, não existem receitas boas suficientes de bolos de chocolate. Chocolate é, para mim, praticamente uma religião e como tal, eu rezo no seu altar diariamente agradecendo tudo aquilo que ele me proporciona. Eu sei que existem aqueles que juram não gostar de chocolate, mas eu me recuso a acreditar na possibilidade e sigo minha vida pregando minha visão monoteísta do assunto. Na hora de escolher uma sobremesa, o meu coração sempre balança nesse sentido. E se tiver algo crocante acompanhando então, a situação toma proporções orgásmicas. Logico que eu gosto de sobremesas com frutas, adoro um sorvete feito em casa, um bolo de maçãs com uma séria cobertura de cream cheese, uma barra de limão bem azeda, um semifreddo de morangos perfumados, mas confesso que meu coração balança mais frequentemente para o lado de qualquer derivado do cacau. Pensando bem, pode-se concluir que sou extremamente fiel, cheia de fé, e prego arduamente as virtudes incontestáveis do chocolate. Praticamente uma Santa.
  • Não é difícil falar das virtudes desse bolo.  É fácil de fazer (não precisa de batedeira), e delicioso. É também muito perfumado, bem leve e fica perfeito por alguns dias. Ele fica tão bom puro quanto servido com uma xicara de café ou chá. E logico que você pode tornar tudo ainda mais decadente e servi-lo com um sorvete de creme ou uma calda qualquer. É um bolo perfeito para ser feito num final de semana frio e chuvoso, quando a vontade de ficar em casa jogada no sofá ,abraçada a um livro incrível ou vendo um filme genial, supera qualquer vontade de ir almoçar com a sogra ou jantar com os amigos.
Receita adaptada da Delicious

    ingredientes

  • 250 gramas de manteiga sem sal
  • 180 gramas de chocolate meio amargo
  • 1 colher de sopa de pó de café espresso, ou café solúvel
  • 100 ml de leite integral
  • 2 copos de farinha de trigo (peneire a farinha primeiro e em seguida ponha no copo medidor)
  • 2 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ copo de cacau em pó (use CACAU, e não Chocolate em pó, eu vem adicionada de açúcar)
  • 1 ¼ copos de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • Suco de ½ limão
  • xx
  • Ganache
  • 300 gramas de chocolate meio amargo
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 50 gramas de manteiga sem sal
  • modo de preparo

  • 1.       Numa vasilha, misture o creme de leite com o suco de limão. Deixe repousar por no mínimo 15 minutos. Você pode fazer isso de véspera. Pré-aqueça o forno a 160 graus. Unte uma forma de fundo removível de 25 centímetros, com manteiga, forre o fundo com um pedaço de papel manteiga, unte-o também , e polvilhe tudo de farinha. Reserve.
  • 2.       Numa vasilha que caiba em cima de uma panela, ponha a manteiga, o chocolate, o café, e o leite. Ponha 3 dedos de agua na panela e pouse a vasilha em cima. Cuidado para não deixar o fundo da vasilha tocar na agua. Leve a panela com a vasilha em cima ao fogo e derreta tudo em banho-maria. Assim que estiver tudo derretido, misture, retire do banho-maria e deixe esfriar ligeiramente.
  • 3.       Numa outra vasilha, ponha a farinha, o fermento em pó, o sal e o cacau. Misture e junte o açúcar. Adicione o chocolate derretido e misture com uma espátula. Junte os ovos, a baunilha e o creme de leite. Misture somente até o creme ficar homogêneo. Entorne na forma preparada e leve ao forno por 01h10min ou até uma faca sair seca porem ainda úmida do centro do bolo.  Deixe o bolo esfriar totalmente dentro da forma.
  • 4.       Enquanto o bolo esfria, ponha os ingredientes da ganache numa tigela a derreta em banho-maria, em cima da panela, como previamente descrito. Quando estiver tudo derretido, retire do banho-maria e deixe esfriar a temperatura ambiente. Quando o chocolate estiver morno, leve-o a geladeira por 20 a 30 minutos. O chocolate vai endurecer um pouco e ficar cremoso o suficiente para ser passado com uma faca ou espátula no bolo. Quando o bolo estiver à temperatura ambiente, retire a forma e pouse-o no prato de servir. Usando uma faca de ponta redonda ou espátula, passe todo o ganache pelo bolo. Sirva a temperatura ambiente.
Outras Boas Idéias: Meu Bolo de Chocolate Ideal, Outro Perfeito Bolo de Chocolate,  Um Perfeito Bolo de Chocolate e o excelente Fondant de Chocolate

 

34 comentários

  1. isadora adler sidi disse

    15 mai 2012, 9:46 am

    maravilhoso como tudo o q faz!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

  2. Juliana disse

    15 mai 2012, 9:47 am

    Olá! Flávia, você vai me chamar de herege mas eu gosto dos meus bolos mais adocicados rs, trocar o cacau por chocolate em pó e o chocolate meio-amargo da ganache por ao leite altera apenas o sabor ou posso ter problemas com ponto e estrutura?

  3. flaviapantoja disse

    15 mai 2012, 9:56 am

    Juliana, na massa voce vai perder o perfume do chocolate mas dá para usar o chocolate em pó. Eu tambem adoro chocolate ao leite, mas o problema do chocolate ao leite aqui no Brasil é que são todos muito ruins, com uma grande quantidade de gordura e pouquissimo teor de cacau. Na ganache, eu sugiro voce usar entao meio chocolate ao leite, meio chocolate meio-amargo. Um beijo, Flavia

  4. Ondina Maria disse

    15 mai 2012, 10:58 am

    É de facto uma tentação, vou guardar a receita para quando não estiver este calor insuportável. E sou como tu: apesar de ser fã de sobremesas com fruta, especialmente se forem de limão, não consigo resistir a algo que leve chocolate (negro, de preferência).

  5. Lu Barros disse

    15 mai 2012, 11:08 am

    Eu também sempre que penso num doce, tem que ter alguma coisa de chocolate nele. De preferência em abundância… rs

    Adoro esse seu prato de bolo, lindo demais!

  6. Lylia disse

    15 mai 2012, 2:16 pm

    COncordo com você, FLávia, sobre chocolate. È minha paixão.
    Já fiz dois bolos de chocolate que vc postou aqui e foram aprovadíssimos. Agora , com certeza, vou experimentar esse.
    Bj,
    Lylia

  7. Claudia Lima disse

    15 mai 2012, 7:29 pm

    Aqui entre nós: Almoçar com a sogra, nem morta…
    Vamos comer Bolo de Chocolate!!
    Ficou fantástico!
    Tb amo chocolate de qq jeito! :)

  8. Cristina disse

    16 mai 2012, 7:21 am

    Ámen! Faço suas as minhas palavras Flávia, não há possibilidade sequer de haver receitas de bolo de chocolate a mais nunca, são sempre bem vindas ;) O seu parece-me uma homenagem perfeita ao conceito “bolo de chocolate”. Bj :)

  9. lili disse

    16 mai 2012, 9:18 am

    ÔÔÔ bolinho light… Também rezo no altar de São Cacau.

  10. grazi disse

    16 mai 2012, 10:39 am

    que maravilha!

  11. Diva Bonney disse

    16 mai 2012, 3:55 pm

    Flavia, vou fazer para meu neto que gosta MUIIITO de chocolate. Parece realmente de deixar MUITA agua na boca.
    Deixa eu te contar: eu gosto de chocolate (amargo, sempre), mas como qualquer doce, tem alguma coisa dentro de mim, que se comer mais de 3 brigadeiros, 2 colheres de quindim (meu doce de paixão), 1 pastel de santa Clara ou uma colher de sobremesa de D’Ovos de Aveiro, começo a ficar ligeiramente enjoada e tenho que parar de comer. Enato quando tenho bombons em casa como um ou dois por semana e fico feliz. Meus pecados todos são os queijos…

  12. vera santos disse

    17 mai 2012, 7:17 pm

    não conhecia o teu blogue, mas vim aki parar um bocadinho ao acaso e não consegui ir embora, sem antes ver todas as maravilhas que tens aki. parabéns pelas tuas receitas, fotos e textos. vou voltar mais vezes de certeza. beijos

  13. mariangela disse

    19 mai 2012, 12:26 am

    dúvidas:qual a medida do copo?
    a medida do fermento e da baunilha é de chá mesmo?

  14. flaviapantoja disse

    19 mai 2012, 12:40 am

    Mariangela, o copo que eu uso é o padrão de 250 ml. Um bj, Flavia

  15. argas disse

    21 mai 2012, 8:06 am

    Que bolo maravilhoso!

  16. Karin de Oliveira disse

    25 mai 2012, 11:11 pm

    Não sei, mas sempre que venho por aqui estou com fome e já imaginou o que aconteceu quando vi o post, né!?
    Vou fazer a receita que adorei em breve.
    Beijoss

  17. Wair de Paula disse

    27 mai 2012, 1:19 am

    Olá, primeira vez por aqui e deparo-me com uma receita aparentemente perfeita, já devidamente anotada. Otimo blog, por sinal, voltarei mais vezes. Abraços

  18. Viviana disse

    27 mai 2012, 10:48 am

    Oi Flavia tudo bem? Esse bolo parece delicioso e como sempre estou fazendo para experimentar…esta no forno…porem nao sei se ficara bom pq quando estava colocando ele na assadeira para assar lembrei que vi medida de fermento mas vc nao citou no modo de preparo, e deve misturar tambem certo? Eu misturei dentro da assadeira mas nao sei agora qual vai ser o resultado principalmente com o papel mateiga, vamos ver. Um beijo e bom domingo.

  19. flaviapantoja disse

    27 mai 2012, 11:45 am

    Oi Viviana, de fato apesar de ter listado o ingrediente, eu havia esquecido de escrever a incorporação do fermento na receita, e já corrigi isso no texto. O fermento assim como sal, etc. é sempre incorporado junto com oso outros ingredientes secos como farinha e cacau. Um beijo e desculpe-me o erro. Um bj, Flavia

  20. Flavia disse

    27 mai 2012, 6:29 pm

    Delícia!!!

    Teno um blog tambem…. Sempre li o seu e me inspirei para fazer o meu!
    Talvez alguma receita sua apareca lá rsrsrs

    Adoraria seu comentário e sugestoes
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    Beijinhos

  21. mg disse

    27 mai 2012, 11:57 pm

    flávia,
    coloquei suco de um limãozinho na minha ganache, ficou muito azedo..! queria saber como posso incrementar rum, conhaque, ou mesmo suco (e se dá pra incrementar..) na ganache, sem estragá-la!
    o bolo mesmo ficou ótimo! pouco açúcar, massa leve.. uma delícia! como tudo o que encontro no seu blog, hehehe! :)
    grata desde já,

  22. flaviapantoja disse

    28 mai 2012, 7:15 am

    MG, Voce pode usar algum alcool como Grand Marnier, Cointreau, Rum, etc, mas em pouca quantidade, ou então raspas de laranja, bem finas (voce pode usar inclusive um alcool com sabor de laranja tipo o Cointreau junto com as raspas da laranja). O limão não combina mesmo com ganache pois o creme ja é azedo. Usa-se normalmente mais laranja nesses casos. Um bj, Flavia

  23. Viviana disse

    28 mai 2012, 2:22 pm

    Oi Flávia, no fim o bolo deu super certo, mesmo misturando o fermento no final já na assadeira, ainda bem, e realmente é delicioso, super leve.

    Obrigada!! :)

  24. adri disse

    01 jun 2012, 12:45 pm

    gata!!
    ainda não fiz esse mas não me resta a mínima duvida….
    bjks

  25. Inez Galhardo disse

    21 jun 2012, 6:07 pm

    Acabou de sair do forno… Tive que lutar para que esperassem esfriar… Sem palavras… é DIVINO, PERFEITO!

  26. Luke disse

    23 jul 2012, 8:34 am

    Acabei de testar a receita, ficou ótimo! Mas ao invés de 1h10 de forno, em 35min estava pronto!! Será porque usei uma forma larga retangular?? Obrigado pela receita!

  27. flaviapantoja disse

    23 jul 2012, 11:56 am

    Luke, sim, a forma muda o tempo de forno. Mas a tua mudança foi mesmo muito grande! Será que teu forno não está mais quente? Fornos são imprevisiveis e eu nao conheço dois que assem do mesmo jeito… Um beijo,Flavia

  28. Viviana disse

    01 nov 2012, 10:51 am

    Oi Flávia tudo bem?

    Já fiz esse bolo algumas vezes e estou com ele no forno. Queria te perguntar se eu poderia usar a batedeira para misturar os ingredientes secos com os outros, numa velocidade baixa. É que ganhei aquela super batedeira e faço sempre esse bolo, queria poder usá-lá com essa massa. :)

    Obrigada!

    Um beijo.
    Viviana

  29. flaviapantoja disse

    01 nov 2012, 3:07 pm

    Oi Viviana, sim, use a velocidade mais baixa para não acrescentar volume a massa. Um bj, Flavia

  30. Viviana disse

    05 dez 2012, 3:14 pm

    Oi Flavia, tudo bem?

    Queria tirar uma dúvida com relação ao preparo do ganache. Qual a diferença entre usar o creme de leite de caixinha sem soro com o creme de leite fresco? Vc tb usa manteiga e em outras receitas não é usado. Queria entender pq vou fazer um bolo rechear com ganache além de cobrir, e no recheio misturar morango, daria certo?

    Obrigada!
    Bjs

  31. flaviapantoja disse

    05 dez 2012, 3:28 pm

    Viviana, não entendi bem todas as tuas perguntas. Eu não uso creme de leite em conserva nunca. O creme de leite em caixinha é um produto cheio de conservantes e espessantes e sem nenhum sabor de creme de leite. A manteiga na ganache é pessoal e depende do uso que voce vai fazer. Ela torna a ganache mais sedosa e lisa. Eu particularmente nao usaria essa receita de ganache para o recheio com morangos. Prefiro usar um creme como esse: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1018 e a ganache para cobrir. Um beijo,Flavia

  32. Thais disse

    31 mar 2013, 6:08 pm

    Posso fazer com creme de leite de caixinha se não achar fresco?

  33. flaviapantoja disse

    31 mar 2013, 8:07 pm

    Thaism pode fazer sim porem vai haver comprometimento no sabor; um bj, Flavia

  34. thaissa disse

    28 mai 2013, 11:19 am

    Excelente receita! Fiz e adorei, o bolo é muito saboroso. Parabéns!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem