simplesmente delícia

30 de abril de 2012

  • Quando eu fui escrever esse post, achei que fosse ser facílimo. Afinal, é sobre minhas amigas queridas e sobre nossa amizade há tantos anos (sim, algumas décadas). Mas as coisas mais importantes da vida, ou pelo menos da minha vida, são as mais difíceis de falar e pensar racionalmente. Minhas amigas são meu eixo, minha linha do tempo, minha consciência (quando a minha entra em crise), minha terapeuta-para-todo-caso, minha levanta-da-cama-e-toma-um-banho naquelas horas onde achamos que não vamos mais conseguir respirar. Elas estão sempre ali, mesmo se em um momento de surto resolveram ir morar tão longe de mim.  Mas elas estão perdoadas porque me aguentam e fazem minha vida muito mais feliz, mais engraçada, mais divertida, mais confortável e mais fácil em tantos aspectos. Obrigada meninas. Amo vocês.
  • xx
  • xx
  • Esse biscoito fica bem fofo. É um biscoito macio e relativamente pouco doce. Fica per-fei-to com uma xicara de café e meu livro preferido nas mãos.A receita original é essa e dá umas 4 duzias de biscoitos.
  • ingredientes

  • 6 + ¼ copos de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 200 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 2 copos de açúcar (400 gramas)
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 ½ copos de iogurte natural (350 ml)
  • para a cobertura:
  • 200 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 1 colher de baunilha
  • 4 copos de açúcar de confeiteiro (560 gramas)
  • 6 colheres de sopa de creme de leite (preferencialmente fresco)
  • Confeitos coloridos (opcional)

    modo de preparo:

  • 1.       Numa vasilha, misture 5 copos de farinha, o bicarbonato, e o fermento em pó. Na vasilha de uma batedeira, ponha a manteiga e o açúcar. Bata bem, em velocidade média, até formar um creme bem fofo. Acrescente os ovos, um por um, e bata mais uns três minutos. Diminua a velocidade da batedeira e Adicione então a baunilha e o iogurte e misture somente até homogeneizar a massa.
  • 2.       Incorpore devagar os secos (farinha etc.) em velocidade baixa. Limpe as laterais da vasilha com uma espátula e bata somente ate a farinha ter sumido na massa. A massa ter que estar na consistência certa para ser aberta com um rolo, portanto vá adicionando o restante do 1 ¼ copos da farinha de meio em meio copo até o ponto certo.  Assim que a massa estiver pronta, pare a batedeira.
  • 3.       Divida a massa em três, abrindo a massa um pouco no formato de um retângulo, e enrole cada pedaço em filme plástico. Leve a geladeira por no mínimo 6 horas. A massa tem que estar bem gelada.
  • 4.       Pré-aqueça o forno a 200º C. Forre um tabuleiro com papel manteiga.  Retire um pedaço de massa da geladeira (deixe os outros pedaços na geladeira). Polvilhe uma superfície limpa com farinha e usando um rolo, abra a massa até ela estar com a espessura de 1 centímetro aproximadamente. Use um cortador (o cortador usado nas fotos tem 6 centímetros de diâmetro) para cortar os biscoitos e com uma espátula, ponha-os no tabuleiro preparado mantendo-os separados uns três centímetros um do outro. Procure fazer isso rápido para a massa não ficar mole demais. À medida que o tabuleiro ficar cheio, leve ao forno por 8 a 10 minutos. Os biscoitos devem ficar clarinhos mas começando a dourar levemente.  Retire do forno, deixe esfriar 2 ou 3 minutos e transfira os biscoitos, com uma espátula, para uma grelha para acabar de esfriar. Asse um tabuleiro de cada vez.
  • 5.       Quando tiver assado todos os biscoitos e eles estiverem à temperatura ambiente, prossiga com a cobertura. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e a baunilha. Usando a pá da batedeira, bata em velocidade media acrescentando o açúcar de confeiteiro.  Acrescente o creme de leite aos poucos, para ajustar a consistência da cobertura ao seu paladar. Usando uma faca de ponta redonda ou uma pequena espátula, passe um pouco de cobertura em cima de cada biscoito. Cubra com os confeitos antes que a cobertura comece a secar. Esse biscoito fica melhor no dia seguinte, se você conseguir esperar…
Outras Boas Idéias: Biscoitos de Castanha do Pará , Biscoito de Amendoas, e Biscoitos de Manteiga Salgada com Ganache de Chocolate

 

12 comentários

  1. Amehlia Digital disse

    30 abr 2012, 10:23 am

    Flavinha,
    Que delícia de prosa…
    É tão bom ver carinho e reconhecimento… coisas
    que cada vez ficam mais raras para alguns.
    Amizades são presentes de Deus!
    Adorei a receita com iogurte na massa, viu?!
    Um bejim, Vinni

  2. isadora adler disse

    30 abr 2012, 8:44 pm

    que declaração linda! amizade é a familia que escolhemos!!! =)

    http://deliciasdaisa.blogspot.com

  3. Karina Batista disse

    30 abr 2012, 11:09 pm

    Flavia, tão bom aproveitar as coisas gostosas ao lados dos amigos, das pessoas queridas. Amizade assim a gente tem de agradecer a Deus. Olhei para os seus biscoitos e imediatamento pensei em prepará-los com a minha filha. Fico com a parte pesada e ela pode decorar. Adorei!!!

    Karina, do mariacarambola

  4. Diva Bonney disse

    01 mai 2012, 10:30 am

    Estava ontem mesmo sentindo sua falta. Pensei:quanto tempo faz da ultima postagem?
    Não faço todas as suas receitas ( por falta de tempo ou porque são doces) mas guardo praticamente todas no meu caderno virtual. Mas estes biscoitinhos vou fazer e levar para duas das minhas mais antigas amigas (seis décadas de convivência, quem diria que ja se passou tanto tempo) . Neste ultimo mês, tive muitos sérios contratempos e as amigas me deram um suporte inestimável. Portanto que estes biscoitos sejam um brinde a amizade

  5. flaviapantoja disse

    01 mai 2012, 11:56 am

    Querida Diva, Estou na torcida (mesmo que virtual) para que esteje tudo bem com voce e sua familia. Um beijo, Flavia

  6. grazi disse

    01 mai 2012, 1:13 pm

    lindos!!!!!

  7. Cacahuete disse

    04 mai 2012, 1:14 pm

    Lindos e coloridos como a criancada gosta.

    Beijinhos

  8. Grasiela disse

    10 mai 2012, 10:55 am

    Qual é a baunilha que você usa? É em que?

  9. flaviapantoja disse

    10 mai 2012, 3:12 pm

    Grasiela, eu uso um extrato de baunilha que eu mesma faço em casa mas voce pode uar qualquer um disponivel na tua cidade. Um bj, Flavia

  10. Gabi disse

    16 mai 2012, 7:44 pm

    Oi, queria sabe quanto tempo dura. E se pode guardar essa cobertura na geladeira.
    bjs e parabens pelo site.

  11. flaviapantoja disse

    16 mai 2012, 8:09 pm

    Gabi, esse biscoito dura muito bem uns 5 ou 6 dias se bem acondicionados. Não entendi muito bem a questão sobre a cobertura. Voce diz guardar na geladeira antes de usar? Se for o caso, na geladeira ela vai endurecer e voce vai precisar tirar da geladeira e esperar para que ela volte a temperatura ambiente, e talvez umedecer com mais creme para que volte a consistencia certa, antes de usar. Um bj, Flavia

  12. Neusa Bueno de Oliveira disse

    09 dez 2014, 9:10 am

    Olha, adorei as explicações, você esta de parabéns. Continue assim.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem