simplesmente delícia

22 de março de 2012

  • Dizem as antigas escrituras de astrologia que quem nascer com Aquário por Ascendente amará seu par até o fim da vida. E o meu par perfeito, pelo menos culinariamente falando, é meu querido Ottolenghi. Como já me detive tempo demais nesse assunto, vou poupar aqueles que ainda não conhecem minha obsessão com ele de mais prosas floridas a respeito desse lugar, dos cozinheiros e da comida.
  • Em fevereiro, fui lá à Meca almoçar e provei essa salada, pela qual me apaixonei. A versão original levava cardamomo, que eu adoro também mas é mais difícil-e caro- de ser encontrado aqui no Brasil. E o crocante original são sementes de girassol mas como temos nossas castanhas do Pará, optei por essas- e acho que ficou inclusive mais interessante.
  • Para quem ainda não conhece o Sumac, vale a pena começar por essa receita. O Sumac é uma especiaria feita das frutas de uma pequena arvore do Mediterrâneo e norte da África. Ela confere um gosto cítrico e pungente a saladas e carnes. Eu uso bastante em frango grelhado.
  • Sirva essa salada com coalhada seca ou folhas verdes, e/ou acompanhando uma carne grelhada.
  • ingredientes

  • 900 gramas de abobora madura (pesada sem a casca), ou 6 copos dela picada
  • 1 ½ colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de páprica
  • ½ copo de salsa picada
  • ½ copo de hortelã picada
  • 1 colher de chá, rasa, de Sumac*
  • 1/3 copo de castanhas do Para em fatias, salgadas
  • ¼ copo de vinagre balsâmico
  • Raspas de ½ limão
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 200 graus e forre um tabuleiro com papel manteiga. Descasque e corte a abobora em pedaços. O tamanho é de sua preferencia,; eu gosto dos pedaços de um tamanho que não precisem ser cortados na salada pronta. Ponha as aboboras numa vasilha, e misture com 1 ½ colher de sopa de azeite. Junte a páprica e tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem para que as aboboras fiquem bem envoltas de azeite e páprica. Ponha no tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido.
  • 2.       Asse até as aboboras estarem cozidas e as pontinhas começarem a queimar. O tempo exato vai depender da abobora que você usou mas conte entre 30 minutos e 1 hora. Retire do forno e deixe as aboboras esfriarem completamente antes de montar a salada.
  • 3.       Quando a salada estiver à temperatura ambiente, junte a salsa e a hortelã, o Sumac, e as castanhas do Pará em lascas, salgadas. Se você não encontrar as castanhas salgadas, use as naturais mesmo, torrando-as ligeiramente no forno e picando grosseiramente.
  • 4.       Misture tudo e reserve enquanto prepara o molho. Numa vasilha , ponha o vinagre balsamico e as raspas de limão. Tempere com sal e pimenta. Quando o sal houver diluído no vinagre, adicione o azeite e mexa bem com um garfo. Você pode servir a salada temperada ou com o molho a parte (nota: a quantidade de molho é um pouco maior do que o necessário para temperar a salada).
  • Outras Boas Idéias: Risoto de Abobora e Camarão e Sopa de Ervilhas com Croutons de Aboboras
  • *O Sumac está à venda em lojas de produtos árabes ou nos bons supermercados

 

6 comentários

  1. Carol disse

    22 mar 2012, 4:26 pm

    Flávia, eu adoro a combinação vegetal+forno! ADORO! Sou uma “quase vegetariana” que adora um prato colorido, mas eu definitivamente detesto vegetais afogados na água e sal. O gosto vai embora, a textura idem, a cor também. Acho que o forno conserva mais as características, além de não diluir tanto os nutrientes. Abóbora, abobrinhas, tomatinho cereja, berinjela + um bom tempero + um bocado do calor do forno e é garantia de uma Carol e seu estômago muito felizes. Vou achar uma desculpa para testar essa receita o mais rápido possível! =)

  2. adri disse

    24 mar 2012, 12:13 pm

    nham…..vou fazer na segunda feira!!!!minha guru!!!:-)

  3. Sandra disse

    29 mar 2012, 9:52 am

    Adorei o seu blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para a Família e vai dos blogs de mães até blogs geeks, super diversificado, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público específico.
    http://www.agregapais.com.br/

  4. helena bricio disse

    03 abr 2012, 10:28 am

    Fiz a salada de abóbora, não encontrei o sumac, então usei o cardamono. MARAVILHOSA! Tanks pela receita.

  5. Barbara Duvivier disse

    03 abr 2012, 4:51 pm

    Flávia, amo seu blog! Seus textos, suas fotos e suas receitas são incríveis!
    Amo abóbora, vou tentar fazer essa com certeza. bjs

  6. valeria m ribeiro disse

    06 mai 2012, 7:54 am

    Como vc gosta de tiramissú, resolvi te passar a receita q eu uso inclusive com minhas alteração, sempre faz muito sucesso, medesculpe pela pretenção, mas espero de qq maneira colaborar! Bom apetite, beijos Valéria.

    Tiramissú
    (Programa Mais Você, com minhas alterações)
    Ingredientes
    Básico:
    100g de açúcar de confeiteiro (glaçucar)
    5 gemas
    350g de mascarpone (comprado pronto ou pode ser substituído por cream-cheese Filadélfia)
    3 claras em neve mais
    100g de açúcar
    1 limão
    1 colher (chá) de rum
    250g de biscoito champagne (eu uso Bauducco)
    ½ litro de café amargo (o suficiente para molhar os biscoitos), pouco
    5 colheres (sopa) de chocolate em pó

    Chantilly (no liquidificador)
    250ml de creme de leite fresco,
    100g de açúcar
    Coloque no liquidificador 250ml de creme de leite fresco gelado. Ligue e desligue por 10 vezes. Junte o açúcar e deixe bater até engrossar por mais ou menos 40 segundos.
    OBS: eu ignoro esta receita de chantilly e faço conforme as instruções da embalagem do creme de leite fresco da marca ECILA, que gosto muito.

    Modo de preparo
    Bata (na batedeira) durante 3 minutos o mascarpone, o açúcar de confeiteiro e as gemas, colocadas uma a uma. Reserve.
    Bata à parte, as 3 claras em neve em ponto firme. Junte delicadamente o limão e o rum, em movimentos de baixo para cima. Reserve.
    Prepare o chantilly.
    Molhe rapidamente os biscoitos, de 2 em 2, em café frio e deixe escorrer o excesso.

    Montagem
    Numa vasilha, coloque uma camada de biscoitos já umedecidos, uma camada do creme de mascarpone, às claras em neve e o chantilly batido.
    Repita a operação até terminar a última camada com creme chantilly. Coloque na geladeira por 2 horas. Na hora de servir, com auxílio de uma peneira fina, polvilhe o chocolate em pó.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem