simplesmente delícia

13 de fevereiro de 2012

  • Legumes e raízes assados são uma coisa maravilhosa. Um fio de azeite, um tempero ou outro, e é um novo prato que se apresenta na nossa frente. E as batatas, essa hortaliça que não dá a honra da sua presença o ano todo, ficam perfeitas de uma miríade de formas diferentes, estragam com dificuldade, e combinam com quase tudo, são perfeitas assadas no forno. E não tem mistério: adeque seus temperos preferidos, adicione alguns, diminua uns, subtraia outros, a conta dificilmente dá errado.
  • Sirva quente, morno ou frio, com molho ou sem nada, essas batatas combinam com quase tudo. Ou sirva de aperitivo, com o molho à parte, com um chopp gelado ou uma taça de vinho.
  • Alguns foram vistos nessa casa comendo as batatas frias direto da geladeira. Mas eu jurei que não contava quem era…
  • ingredientes

  • 1 quilo de batatas doce
  • ¼ copo de azeite
  • 1 colher de chá de coentro em pó
  • ½ colher de chá de pimenta da Jamaica (ou caiena, síria, etc.).
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de sal
  • modo de preparo

  • 1.       Lave as batatas mas não as descasque. A menos que prefira sem casca. Eu gosto com casca! Corte-as em palitos aproximadamente do mesmo tamanho. Isso é importante para elas assarem por igual mas também não é para ficar i-den-ti-co. Afinal essa batata é torta mesmo então vamos manter a racionalidade: os pedaços tem que estar mais ou menos do mesmo tamanho.
  • 2.       Ponha as batatas numa vasilha e junte todos os outros ingredientes. De novo, isso não é uma ciência exata, graças a deus. Se você não tem pimenta da Jamaica, use outra pimenta. Se não rola coentro em pó, use curry, e por aí vai. Misture bem para todos os pedaços de batata estar envoltos do azeite e das especiarias.
  • 3.       Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro com papel alumínio, papel manteiga ou um silpat. Arrume as batatas no tabuleiro. Eu tinha alecrim fresco em casa então juntei as batatas também. Se você tiver tomilho, fica bom também. Leve ao forno por 30 minutos, tire o tabuleiro do forno, vire as batatas e leve ao forno por mais 30 minutos. Vigie as batatas depois de 50 minutos de forno para ver se já estão prontas. Elas têm que estar douradas por fora e cozidas por dentro. Sirva quente ou morno. Com ou sem um molho de iogurte (iogurte natural batido com azeite, coentro em pó, limão, sal).
Outras Boas Idéias: Batatas Assadas sem Culpa e Batatas Assadas com Alho e Azeite

     

    12 comentários

    1. Lu Barros disse

      14 fev 2012, 9:53 am

      Adoro fazer a batata inglesa assada. Mas a batata doce, fico sempre na dúvida de quais temperos usar. E acabei nunca fazendo… Vou testar essa com certeza! Bjs.

    2. Diva Bonney disse

      14 fev 2012, 10:04 am

      Boa lembrança! Costumo colocar no forno desta mesma maneira, abobora vermelha. O pessoal daqui de casa gosta muito. Mas nunca tinha pensado na batata doce.
      Tambem no forno coloco pimentoes das tres cores, cubos de beringela, cebolas as metades, tomates idem, e funcho , tudo junto , um fio de azeite e alecrim.
      Beijo Diva

    3. Vanessa disse

      14 fev 2012, 10:35 am

      Huuuummmmm, adoroo batatinhas!! ótima receita, simples e saborosa. Também nunca fiz com batata doce, mas pra esse fnd já está na minha lista com vinho ou cerveja ;) delicia
      beijoos
      Vanesssa

    4. Ameixinha disse

      14 fev 2012, 12:46 pm

      Sou super fã de batatas mas não temos muito o hábito de comer batata doce. Normalmente faço assim mas com as batatas comuns, embora eu goste muito da cor destas :)

    5. Pati Beatriz disse

      17 fev 2012, 11:38 am

      Adorei seu blog e até adicionei em minha blogroll!

      Beijão e ótimo carnaval!

    6. Carol disse

      18 fev 2012, 2:01 pm

      Flavia, será que dá certo com batata baroa? Minha mãe adora e eu nunca sei como preparar….
      =*

    7. argas disse

      18 fev 2012, 5:33 pm

      Amo batata-doce! Essa deve ficar divinal!

    8. André disse

      20 fev 2012, 4:03 pm

      Oi Flávia!

      Fiz sua receita e ficou uma delícia!

      Abraços!

    9. Guita Borensztajn disse

      02 mar 2012, 2:38 am

      Oi Favia, que surpresa, nao sabia que vc. tinha escrito um livro; ,descobri por acaso qdo vi a receita de batata doce de forno
      me animei, ate pq. estou com minha turminha no Rio. Por falar em turminha,vi a foto do Mateus com a Nina, que coisa mais linda , ela esta uma moca,uma gata, alias a foto esta demais.

      O teu livro esta nas livrarias?

      Bjs.
      Guita

    10. Kati Monteiro disse

      05 mar 2012, 9:28 am

      Flávia, achei seu site muito interessante.
      Já estou seguindo para acompanhar as suas receitas!
      Beijos

    11. Antonio disse

      12 mar 2012, 2:24 pm

      Brigite Hathor disse:adorei a ide9ia do murro .nunca pensei que algo te3o mspiles pudesse ficar te3o bonito a mesa acompanhamento pra ve1rios assados parabe9ns ..abrae7os .

    12. Maria Gloria D'Amico disse

      22 mai 2012, 10:18 pm

      Boa noite! Assim que vi uma porção de batatas doces no mercado, logo lembrei desta receita e foi o acompanhamento do jantar. A erva que usei foi a sálvia. Gostamos muito, muito mesmo. Obrigado pela partilha.

    Trackback URI | RSS de Comentários

    comente!

    Mensagem