simplesmente delícia

19 de janeiro de 2012

  • Bem apertem os cintos porque lá vou eu tentar justificar porque andei tão sumida, mais uma vez. Mas a verdade é que assim como o ano, as coisas estão começando devagar por aqui. Tirei uns dias (foram nove dias na realidade) e a família toda se debandou para a praia. Logico que São Pedro tinha que por seu dedinho na situação, resolveu se rebelar provavelmente com ciúmes, e choveu torrencialmente por três dias. E com sete crianças na casa, vamos dizer que não é uma situação ideal. Mas mais uma vez, cheguei à conclusão que crianças são bem mais resilientes do que os adultos.  Foram muitos jogos, brincadeiras, pula-pula na chuva, bolos queimados (nada com um forno novo para apimentar as ferias), fabricação de metros e metros de pulseirinhas de fios coloridos, algumas querelas, poucas brigas e muita animação. E quando o sol voltou, muita praia, piscina, mais pula-pula, caipirinhas, ceviches, caça as maria-farinhas em noite de lua cheia (foram todas soltas depois), bolhas de sabão gigantes, e já mencionei mais pula-pula?
  • Chegando da praia, ganhei 3 quilos de mangas maduras vindas direto da fazenda. E ainda imbuída de muitos raios de sol, a única coisa que me veio a cabeça era sorvete.  Queria adicionar mais algum ingrediente à manga e por isso contei com ajuda dos amigos do Facebook que me ajudaram a optar pelo gengibre. Use sempre frutas bem maduras e como sempre em sobremesas com frutas, cheque o açúcar antes de finalizar. E aqui, ajuste o gengibre ao seu gosto. O gengibre aqui não ficou muito forte, apenas perfumou levemente e realçou a manga.
  • ingredientes

  • 5 mangas maduras, ou 1,200 kg de frutas inteiras, ou 600 gramas de polpa de manga
  • 1 pedaço gordo, de 3 cm de comprimento, de gengibre
  • 1 copo de agua
  • ¾ copo de açúcar
  • 1 limão (suco)

    modo de preparo

  • 1. Descasque as mangas e retire toda a carne das frutas. Pique em pedaços grandes e deixe numa vasilha grande.
  • 2. Ponha o açúcar e a agua numa panelinha. Descasque o gengibre e junte a calda de açúcar. Ferva a calda por uns 5 minutos, desligue o fogo e deixe-a voltar a temperatura ambiente com o gengibre dentro.
  • 3. Quando a calda estiver à temperatura ambiente, retire o pedaço de gengibre (mas reserve-o) . Ponha as frutas picadas e ¾ da calda na vasilha do processador e ligue a maquina. Processe até formar uma pasta uniforme. Cheque o sabor para ver se está bom de açúcar e de gengibre.  Se você achar que falta açúcar e/ou gengibre, volte o resto da calda (1/4 restante) para o fogo e acrescente mais açúcar e/ou gengibre. De novo, deixe a calda esfriar e prossiga. Senão, continue acrescentando essa mesma calda. Adicione o suco do limão e misture bem . Cubra a vasilha com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 8 horas (ponha o pedaço de gengibre de volta no creme de manga).
  • 4. Retire o pedaço de gengibre do creme e leve o creme à sorveteira seguindo as instruções desta.
Outras Boas Ideias: Sorvete de Canela Caramelizada e Figos e Sorbet de Fruta de Conde
  • Ceviche de Namorado (pus a receita no meu Facebook, em ‘Notas’)

 

10 comentários

  1. Carol disse

    19 jan 2012, 2:47 pm

    Gengibre e manga: mais verão, impossível! E uma ótima desculpa para tirar a sorveteira do armário… ;)

  2. Maria disse

    20 jan 2012, 8:25 am

    O sorvete eu ainda não provei, mas eu estava em Buzios ehe e comi o ceviche ehehe!!! Vou mentir não, a campanha pra haver biz já começou:)))

  3. CLAUDIA SIMONI disse

    20 jan 2012, 9:07 am

    Bom dia Flávia,
    Boas fotos, e delícia de post.
    Um beijo
    Claudia

  4. Isis disse

    20 jan 2012, 9:48 am

    Que delícia! Mas existe alguma alternativa pra quem não tem uma sorveteira?

  5. Ameixinha disse

    20 jan 2012, 9:50 am

    Não há praia sem sorvete. Pena o tempo não ter ajudado :)

  6. flaviapantoja disse

    20 jan 2012, 10:13 am

    Isis, eu recomendo voce ler o post do David Lebovitz, cuja especialidade é sorvete, sobre como preparar sorvete sem maquina. Está em ingles mas se for preciso, voce pode usar o google translator: http://www.davidlebovitz.com/2007/07/making-ice-crea-1/

    um bj, Flavia

  7. Renata disse

    21 jan 2012, 6:44 am

    Flavia, obrigada por compartilhar conosco seu tempo de férias e postar receitas deliciosas. Um beijo!

  8. Karina Batista disse

    22 jan 2012, 4:50 pm

    Menina, que delícia de férias, hein? Mas me conta uma coisa, o que é maria-farinha? rs

  9. flaviapantoja disse

    22 jan 2012, 6:59 pm

    Karina, sao um tipo de siri de casca bem clarinha, que fica na areia, dentro de buracos, e sai mais a noite!! Um bj, Flavia

  10. luciana coutinho costa disse

    26 jan 2012, 1:26 pm

    Lindas fotos deliciosas receitas.
    Beijão!!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem