simplesmente delícia

6 de janeiro de 2012

  • Nada como um bom motivo para me fazer acordar cedo e ir ao mercado comprar Nutella para fazer bolinhos para o café da manhã dos adolescentes da Colônia de Férias que parece minha casa durante as férias. E é assim que eu gosto. Adoro um motivo para cozinhar e fazer coisas gostosas para os jovens da minha vida. Não vou dizer que é sempre fácil os fazer provarem certas coisas aqui em casa. Meus filhos já se resignaram mas os amigos ainda olham certas coisas com um ar de constrangimento adorável. Eu rapidamente preparo meu discurso ‘Você Tem Que Provar Uma Comida 16 Vezes Antes de Dizer Que Não Gosta’ e fico feliz de reportar que eles normalmente provam tudo (ou quase tudo).
  • Obviamente esses bolinhos não precisaram de muita persuasão. E o lado positivo é que depois de acordar os adolescentes da minha vida com esses bolinhos ainda quentes, eles passam varias horas eternamente charmosos, perpetuamente agradáveis, incessantemente indulgentes. Não que eles não me deleitem com tais qualidades o tempo todo, mas parece que elas são seriamente exacerbadas. E isso já é um bom motivo não?
  • Essa receita faz 22 bolinhos numa forma um pouco menor do que a de ‘cupcake’ classica.
  • ingredientes

  • 150 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 1 copo de açúcar (200 gramas)
  • 2 ovos
  • 2 ½ copos de farinha de trigo (350 gramas)
  • 2 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • 300 ml de leite (temperatura ambiente)
  • 1 pote de Nutella (o menor tamanho dá)
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare as forminhas de papel dentro das formas de alumínio (tipo cupcakes).
  • 2.       Na vasilha da batedeira, ponha o açúcar e a manteiga e bata em velocidade media até formar um creme leve. Adicione os ovos, um por um, e continue batendo por 3 a 5 minutos.
  • 3.       Em outra vasilha, ponha a farinha de trigo e o fermento. Quando o creme de manteiga e ovos estiver bem leve, adicione a farinha, alternando com o leite, em três vezes. Pare a batedeira e limpe as laterais com uma espátula e bata somente até a farinha estar toda incorporada.
  • 4.       Com uma colher, encha as formas de papel pela metade, de massa. Usando uma colher de chá, ponha um pouco de Nutella no meio da massa. E agora com um palito, mexa um pouco o Nutella em movimentos circulares para ele se mesclar a massa. Cubra com mais um pouco de massa (a forminha tem que estar cheia até ¾).
  • 5.       Leve ao forno por 35 minutos aproximadamente (comece a checar aos 25 minutos). O bolinho tem que estar levemente dourado. Deixe esfriar um pouco e quando conseguir manusear as formas de metal, retire os bolinhos para eles acabarem de esfriar em cima de uma grelha.
Outras Boas Idéias: Bolinho de Limão e Castanha do Pará e Pudim de Pão de Nutella

 

38 comentários

  1. Ondina Maria disse

    06 jan 2012, 8:12 am

    Hm, não são só os adolescentes que ficam felizes com esta receita, eu também fiquei muito feliz. E aposto que o homem cá de casa também vai ficar super-feliz quando eu lhe fizer estes bolinhos :)

  2. Sueli disse

    06 jan 2012, 11:14 am

    Ola! Que receita maravilhosa,sempre acompanho todas as receitas do site e o que mais me encanta é o jeito que vc coloca as palavras nas receitas, deixa tudo mais saboroso! Vou fazer essa com certeza mas queria saber se podemos usar outros recheios, como brigadeiro ou doce de leite. :D

  3. flaviapantoja disse

    06 jan 2012, 11:25 am

    Sueli, obrigada pelo carinho. Sim, voce pode usar outros recheios mas eles tem que ser bem pastosos, e não liquidos. Quer dizer, use um doce de leite mais grosso por exemplo. Um beijo. Flavia

  4. Caderninho de Receitas disse

    06 jan 2012, 12:28 pm

    Mas que boa sugestão de bolinhos. Nunca me tinha lembrado de fazer assim uns ótimos marmoresinhos para as crianças.
    Vou guardar a sugestão.
    Bjs carolina e margarida

  5. grazi disse

    06 jan 2012, 12:38 pm

    miamm!

  6. Diva Bonney disse

    06 jan 2012, 2:58 pm

    Ah que bom que vc colocou a receita dos bolinhos no site. Vou faze-los com o meu neto que esta interessado em aprender a usar a cozinha em proveito proprio e ser auto suficiente. Combinamos tambem fazer uma das suas varias receitas de brownie. Obrigadissima!
    Esperamos sempre as proximas receitas com alegria e agua na boca antecipadas

  7. debora malaman disse

    06 jan 2012, 3:26 pm

    delicioussss! vc nao quer vir me visitar um dia desses não? estou apaixonada pelo seu blog! uma deicia!
    Como estou grávida (nosso quarto baby), terei que falar para o maridão que preciso comer esses bolinhos e ele vai ter que ir ao mercado comprar Nutella… rs
    parabéns!

  8. Ameixinha disse

    06 jan 2012, 6:22 pm

    O chocolate tem um poder descomunal :) Nutella é daqueles ingredientes que até amainam tempestades, especialmente as tempestades hormonais :)

  9. Gina disse

    08 jan 2012, 2:37 pm

    Flávia,
    Já fiz desses bolinhos de Nutella e posso afirmar que não há quem resista mesmo, nem precisa ser adolescente. Levei-os num piquenique de blogueiras no Jardim Botânico daqui e foi sucesso.
    Acertou em cheio na escolha desses muffins.
    Aproveito para desejar um 2012 em que predomine momentos felizes como esses, passados com familiares e amigos, compartilhando as delícias e os bons sentimentos.
    Bjs.

  10. Jenifer disse

    08 jan 2012, 2:53 pm

    Ai que delíííciaaa!!!

    Boa semana!
    Beijão Jê!

  11. Eliana Scaramal disse

    09 jan 2012, 10:30 am

    Ui eu também vou acordar meu adolescente com esse bolinho e depois eu volto pra te contar o que deu. :)

    http://www.feijaonoprato.com

  12. Carol disse

    09 jan 2012, 12:54 pm

    Flavia, minha linda mãe chocolatra iria adorar esses bolinhos. Para deixar ele mais adequado ainda ao paladar dela, pensei em adicionar cacau em pó na massa. Será que dá certo?
    Beijinhos e curta suas férias!

  13. flaviapantoja disse

    09 jan 2012, 2:26 pm

    Carol, voce pode adicionar o cacau mas vai ter que diminuir a farinha, e sem uma boa adaptaçao da receita, nao vai ficar com tanto sabor de chocolate (na massa). Idealmente, para usar o cacau na massa, tem que diluir ele na agua fervente antes: é como fica melhor. Eu vou acabar postando a receita de bolinho de chocolate mais à frente mas voce pode bricar com essa, só acho que só acrescentar o cacau puro nao vai te dar um resultado tão bom quanto voce espera. Bjs! Flavia

  14. Sueli disse

    10 jan 2012, 1:34 pm

    Ola Flavia, posso usar açucar confeiteiro na receita?

  15. flaviapantoja disse

    10 jan 2012, 2:07 pm

    Não, Sueli, o Açucar de confeiteiro não se comporta do mesmo jeito. Um bj, FLavia

  16. Sueli disse

    10 jan 2012, 2:51 pm

    Estão no forno, agora fui rever a receita e vi que me esqueci de mexer com o palito para mesclar a massa! Será que vai dar errado? Poxa, fiquei chateada!

  17. Karoline disse

    11 jan 2012, 9:05 am

    Olá Flavia :) fiz a receita e ficou ótima, só troquei o recheio, fiz de brigadeiro. Beijos

  18. Marina Maria disse

    11 jan 2012, 12:35 pm

    “Nutella” é uma palavra mágica pra mim, do tipo nem preciso ler de que é a receita pq dá vontade automática de fazer! rsrs. Já entrou para a lista. Um super beijo e um ótimo 2012 pra você!

  19. AndreaDomingas disse

    12 jan 2012, 10:50 am

    Gostei demais, mas fica a pergunta: quantas gramas tem o pote pequeno de Nutella daí? Aqui onde moro há tantas opções de tamanho. tem até pote de 1 kilo! Claro, se restar alguma Nutella, posso sempre utilizar para passar no pão, mas prefiro que não sobre muito… melhor resisitir as tentações! :) Uma boa opão para o recheio também seria o “Philadélphia Milka”. Esse creme é muito delicioso e acho mais leve que o Nutella.

    Bjs

  20. mara Silva disse

    12 jan 2012, 12:06 pm

    hum simplismente deliciosa,nossa esse bolinho na tpm,vai a forma toda rsrsr…beijinhos

  21. Vanessa disse

    16 jan 2012, 4:48 pm

    Ola Flavia, tudo bom??
    Nossa, fiz os cupcakes no final de semana e ficaram maravilhososs!!!! Com certeza foi para minha listinha dos 10 melhores hehehe
    Eu apenas tenho intolerancia a lactose, então usei leite com baixa lactose (90%) e o recheio de brigadeiro tambem sem lactose. Todo mundo comeu, não perceberam diferença nenhuma e ainda pediram bis ;)
    beijooos
    Vanessa

  22. Lucia disse

    17 jan 2012, 8:48 pm

    Como resistir a uma tentação calórica dessas? Só de ler da água na boca.Parabéns pelo Blog, se puder dê uma passadinha no meu. Abs

  23. Mariana P. disse

    18 jan 2012, 9:38 am

    Flávia, vou fazer para o Alvinho!! Nhammmm!!!!!

  24. Pammela disse

    19 jan 2012, 4:05 pm

    Jesus me abana! Já sinto o cheiro do bolinho assado!
    Adorei a receita, simples e deliciosamente perfeita…
    mais perfeita vai fica depois que eu fizer em casa!!! rsrs

    Parabéns pelo blog e pelas receitas!

    Bjos

  25. Mariana Azevedo disse

    24 jan 2012, 5:54 pm

    Oi Flávia,
    Adoro seu blog e acabei de fazer os bolinhos.
    A massa é realmente ótima, muito leve, mas aconteceu um probleminha com os meus bolinhos: Por conta da consistência, tive dificuldade de misturar a Nutella a massa e aí ela desceu e se concentrou no fundo da fomrminha, formando uma crosta dura embaixo. Pensei em misturar um pouco de leite a Nutella para que isso não aconteça, que achas?
    beijos e obrogada pelas receitas maravilhosas!

  26. flaviapantoja disse

    24 jan 2012, 8:30 pm

    Marianna, de fato voce tem que misturar bem o Nutella à massa. Mantenha o Nutella fora da geladeira, ou passe-o alguns segundos no micro-ondas ou num banho-maria para amolece-lo. Eu não recomendo dissolver na agua pois quando assar, vai ficar liquido demais. Um bj, Flavia

  27. Gabriel disse

    29 jan 2012, 5:40 pm

    Olá Flavia! 150 g. de manteiga seriam quantas colheres de sopa? E o bolinho sem recheio ficaria sem graça?

  28. flaviapantoja disse

    29 jan 2012, 6:24 pm

    Oi Gabriel, 1 colher de sopa de manteiga tem 15 gramas. Um bj, Flavia

  29. selma patel disse

    13 fev 2012, 8:29 am

    Meu deus que coisa mais fofa e delesiosa que eu ja provei….valei a pena mesmo fazer esta receita…hum hum…nos nao temos nutela fizemos com peanut butter mais saio uma maravilha…

    obrigada pela receita flavia
    amei…hum

  30. Lauren disse

    07 mar 2012, 6:58 pm

    Fiz com recheio de doce de leite pq émais barato e a criançada amou!

  31. Karol Castro disse

    03 abr 2012, 2:11 pm

    Acabei de fazer… Ficaram incríveis! Seu site é maravilhoso Flávia, uma inspiração! Beijinhos =)

  32. Taynã Daval disse

    31 mai 2012, 4:20 pm

    Boa tarde Flavia!
    Gostaria de saber, se posso fazer os biscoitos em um forma grande e unica, ou se a receita só da certo se for feita em forminhas pequenas e separadas!
    Obrigada.

  33. flaviapantoja disse

    31 mai 2012, 5:42 pm

    Tainã, voce pode usar a massa como um bolo, mas vai ter que mesclar bem o Nutella na massa para ele nao ficar pesado demais e afundar. Dá para fazer mas tem que tomar mais cuidado. Um bj, Flavia

  34. Luiza Osti disse

    31 mai 2012, 5:53 pm

    Flavia, que maravilhosos são esse bolinhos. Fiz a receita, mas com receio achando que não ia dar certo, lógico que não ficou bonito como os seus, mas ficaram deliciosos. Obrigada pela receita.

    Estou querendo me aventurar nos macarons. Você acha que é difícil para quem não tem muita experiencia na cozinha? Você bem que podia fazer alguma receita sobre eles hein…

    Parabéns pelo site, é simplesmente uma delícia.

    Beijo grande.

  35. Renata disse

    03 jun 2012, 7:26 pm

    Olá Flávia,

    Fiz os bolinhos, que realmente ficaram muito bons, entretanto, o recheio afundou. Ao rever suas fotos, vi que sua massa parece mais durinha do que a minha estava, talvez isso tenha favorecido.

    De qualquer maneira, quem experimentou gostou mto!

    Um beijo, Renata!

  36. flaviapantoja disse

    03 jun 2012, 7:46 pm

    Renata, voce provavelmente nao mesclou o Nutella o suficiente na massa. Da proxima vez, procure mexer bem o Nutella com um palito: ele tem que ficar misturado a massa senão afunda mesmo pois é muito pesado. Um bj, FLavia

  37. Renata disse

    09 jun 2012, 2:49 pm

    Flávia,

    Refiz a receita seguindo sua orientação, deu muito certo.

    Muito obrigada!

    Um beijo, Renata.

  38. Silvia Azevedo disse

    20 jun 2012, 7:51 pm

    Nossa mãe, eu quero!! Um dia eu quero ter o orgulho de ter uma receita da Flávia no meu site(Doces e Festa), tudo é feito com muito amor por aqui. Abraços.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem