simplesmente delícia

29 de dezembro de 2011

  • Eu gostaria muito de poder dizer que o meu sumiço daqui foi fruto de muito tempo na cozinha, ou preparando minha arvore de Natal, ou pensando em presentes divertidos para as crianças (e adolescentes) da minha vida. Mas a realidade é bem menos interessante: foi por conta de muito trabalho e um pouco também do stress que parece me assolar no final do ano. Mas essa semana parece que a vida voltou a algum tipo de normalidade e para comemorar a minha volta à vida social, convidei algumas amigas para jantar. Alias, isso é das coisas que mais me dá prazer: cozinhar para meus amigos e minha família.  Foi de ultima hora e tentei manter as coisas simples: aperitivo, duas saladas caprichadas e uma deliciosa garrafa de vinho.
  • Eu não sou muito fã de aperitivos, tapas, comidinhas etc. Eu gosto de prato de comida, daqueles aonde sei exatamente tudo que vou comer e em que quantidade. Com aperitivos, eu sinto que como, como, como mas nunca estou satisfeita. Aí chega a hora do prato principal, e eu como de novo. E logico, fico me sentindo culpada porque comi demais. Por isso, gosto de aperitivos simples, somente para acompanhar uma bebida, ou esperando os convidados todos chegarem antes de servir o jantar. Essas abobrinhas são uma delicia e por mim- Presidente do Fã Clube das Abobrinhas- serviriam de prato principal.
  • Você pode trocar o gorgonzola por mozarela de búfala. E acrescentar ou substituir por presento crú, figos frescos etc.
  • ingredientes

  • 2 abobrinhas (médias)
  • Sal (varias pitadas)
  • 4 a 6 colheres de azeite
  • 6 a 9 tomates secos, em óleo
  • 80 gramas de gorgonzola
  • ½ copo de folhas de manjericão fresco
  • Pimenta do reino
  • Palitos
  • modo de preparo

  • 1.       Com mãos firmes e uma faca bem afiada, corte as abobrinhas no seu comprimento, em fatias iguais de aproximadamente cinco milímetros. Procure não corta-las mais grossas do que isso. Salpique as fatias com sal (1 ou 2 pitadas de sal) e ponha-as num escorredor para drenar toda a agua por no mínimo uma hora. Ponha o escorredor em cima de um prato pois as abobrinhas vão suar muito liquido.
  • 2.       Ligue o forno a 180° graus. Prepare um tabuleiro forrando-o com papel manteiga (papel alumínio também serve). Seque todas as abobrinhas com papel absorvente. Pincele as fatias dos dois lados, com o azeite. Arrume as fatias no tabuleiro sem que elas se sobreponham. Leve ao forno quente por 20 minutos, vire as fatias de lado e leve ao forno por aproximadamente mais 15 a 20 minutos. As abobrinhas tem que começar a dourar nas pontas e estarem totalmente assadas. O tempo exato de forno vai depender da espessura das fatias e do frescor do legume.
  • 3.       Lembre que vamos enrolar as abobrinhas então se elas não estiverem cozidas, elas vão quebrar durante esse processo. Quando as abobrinhas estiverem assadas, retire-as do forno e espere até conseguir manuseá-las para prosseguir.
  • 4.       Lave e seque as folhas de manjericão. Corte os tomates secos em dois ou três (dependendo do tamanho deste) e reserve-os. Corte o gorgonzola em pedaços semelhantes aos tomates.
  • 5.       Arrume um pedaço de tomate na ponta extrema mais fina de uma fatia de abobrinha (vide fotos), ponha um pedaço de gorgonzola em cima do tomate e termine com uma ou duas folhas de manjericão. Com cuidado, enrole segurando bem para o recheio não fugir, e segure o rolinho com um palito. Arrume no prato aonde vai servir. Faça isso com todas as fatias de abobrinha. Quando estiverem todas prontas, regue com mais um pouco de azeite e pimenta do reino. Sirva a temperatura ambiente.

Outras Boas Idéias: Amendoins Caramelizados, Tapenade de Azeitonas e Figo Seco e Sanduiches de Frango e Gergelim

 

7 comentários

  1. Suzana Libardi disse

    29 dez 2011, 4:36 pm

    Flavia, que dica maravilhosa para esta virada de ano! Eu adoro gorgonzola e tomate seco. A abobrinha venho me encantando cada vez mais, então… vc me conquistou com essa dica.
    Que em 2012 o blog continue firme e forte!
    p.s.> meu pai se tornou admirador do Simplesmente Delícia tb. hehehe

  2. Priscilla Aduan disse

    29 dez 2011, 4:44 pm

    Também amo abobrinhas, se deixar como todos os dias, pro desespero da minha ajudante aqui em casa, que não gosta! Adorei a receita, vou fazer. Abraço

  3. Priscilla Perlatti disse

    29 dez 2011, 5:34 pm

    É aqui que a gente pede a carteirinha para o fã clube das abobrinhas? Já tem um selo “zucchini lover” pra eu colocar no meu blog? ;-)
    Flávia, como sempre, receita maravilhosa! E adorei a dica de salpicar com sal para secá-las. As minhas abobrinhas sempre levam um tempão para grelharem!
    Bjs

  4. grazi disse

    30 dez 2011, 3:26 pm

    Adorei a apresentaçao!!

    desejo-lhe 1 excelente 2012!

  5. Diva Bonney disse

    30 dez 2011, 6:03 pm

    Que bom saber que o estresse de fim de ano acabou e a alegria de voltar as receitinhas gostosas (para nossa alegria) esta restaurada.

    Estava aqui na casa de praia sem muitas opçoes de supermercado perto, quebrando a cabeca para encontrar um entradinha leve que agradasse os gulosos e os de dieta e eis que vc nos da esta excelente sugestao. VOU USAR E ABUSAR. Obrigada e … um muito alegre ANO NOVO cheio de surpresas, viagens e boas receitas.

  6. Ameixinha disse

    05 jan 2012, 5:58 pm

    Ando a tentar dedicar-me mais às entradas e petiscos. Sou fã de abobrinhas e estas devem ficar bem apetitosas :)

  7. suelen disse

    18 mai 2012, 6:14 pm

    ah tah

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem