simplesmente delícia

6 de dezembro de 2011

  • Minha sobrinha e afilhada de quatro anos herdou todos os gens ‘adoro decoração’ da família e é minha mais animada ajudante na cozinha. E como eu adoro cozinhar com um motivo, foi para ela que resolvi fazer esses biscoitos coloridos. Passei na casa dela levando esses biscoitos a tarde durante uma semana corrida e ela rapidamente resolveu organizar um ‘lanche’, com direito a mesa arrumada, pratos coloridos, velas, flores e tudo mais que uma menina que tem como ideal as decorações de desenhos animados, pode querer.

  • Alias, pessoalmente eu acho chás um programa delicioso, uma ótima maneira de encontrar os amigos de forma mais relaxada, por o papo em dia, trocar ideias que vão revolucionar o mundo, participar da vida das pessoas queridas que giram ao nosso redor.  Todo mundo tem vontade de comer alguma coisa à tarde, seja ela um docinho ou alguma coisa salgada. Nos chás, tudo pode ser feito com antecedência, tudo é servido ao mesmo tempo (nada de um prato após o outro!), e sobretudo, podemos juntar adultos e crianças. Pode ser um chá mais simples com apenas um bolo de chocolate servido ao mesmo tempo em que uma bandeja de sanduiches de queijo, ou algo mais elaborado com pães, geleias, bolos, e mini sanduiches incrivelmente sofisticados. Se alguém não gosta de chá, existem cafés, sucos e vinho (rosé no verão quente!).

  • Eu normalmente fujo de corantes em comida mas resolvi abrir uma exceção à minha regra para ver os olhos da minha sobrinha brilhar e colori a cobertura com um pouco de anilina comestível. Algumas pessoas consideram isso manipulação mas para mim ‘manipulação’ é um pouco cientista-maluco demais. Manipulação seria algo como lavagem cerebral, mas eu estava apenas procurando agradar uma menina de 4 anos cujo sorriso é uma commodity tão preciosa quanto ouro…

  • Receita da The Repressed Pastry Chef
  • ingredientes

  • 200 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 2 copos de açúcar (400 gramas)
  • 4 ovos
  • 2 colheres de sobremesa de baunilha
  • 5 copos de farinha de trigo (700 gramas)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ——–
  • Cobertura
  • 100 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de baunilha
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 a 4 colheres de sopa de leite
  • 4 copos de açúcar de confeiteiro (560 gramas)
  • Anilina comestível (opcional)
  • Confeitos (opcional)
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre um tabuleiro de com papel manteiga, unte-o de manteiga e polvilho-o bem de farinha. Reserve.
  • 2.       Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade media por 2 a 3 minutos ate obter um creme bem fofo. Adiciono os ovos um por um, batendo um minuto entre cada ovo. Incorpore a baunilha.
  • 3.       Separadamente, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha ao creme de manteiga, em 3 vezes. Pare a batedeira e limpe as laterais com uma espátula para se assegurar que não há resíduos de farinha grudados e bata mais um pouco (só até não haver mais traças de farinha no creme de manteiga).
  • 4.       Entorne o creme no tabuleiro preparado e espalhe-o bem com uma espátula. Leve ao forno por 30 a 35 minutos ou até estar levemente dourado. Retire e deixe esfriar totalmente antes de passar o creme de cobertura.
  • 5.      Enquanto o biscoito esfria, prepare a cobertura.  Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga, a baunilha, o sal e o açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade media até não haver traças do açúcar. O creme vai estar grosso. Molhe então com uma colher de leite e bata mais um pouco. Verifique o ponto do creme. Eu uso normalmente duas colheres de sopa de leite para o creme ficar na textura certa para eu usar no biscoito. Se quiser, pinte o creme de anilina. Cubra o biscoito (que tem que estar a temperatura ambiente) com o creme usando uma espátula.  Se quiser, enfeite com confeitos. Corte em pedaços e sirva.
Outras Boas Idéias: Marshmallows Decorados e Biscoitos de Amendoas

 

13 comentários

  1. Nessa Frazão disse

    06 dez 2011, 3:28 pm

    Ainnn que lindooo!
    Deve ficar uma delícia!
    Receita anotada!

    PS: Uma dúvida sempre me segue: Se eu usar manteiga com sal, o que pode acontecer? Muda a receita final?

  2. flaviapantoja disse

    06 dez 2011, 3:32 pm

    Nessa, a manteiga com sal não muda a receita só que como ela já vem salgada, qualquer quantidade de sal que tiver na receita original, fica comprometida. Eu recomendo, de uma forma muito geral, se voce tiver que usar manteiga com sal, em diminuir pela metade a quantidade de sal que é pedida na receita. Um bj! 

  3. Patricia disse

    06 dez 2011, 3:33 pm

    Flávia,
    é uma delícia entrar no seu blog e ver uma receita tão linda, elaborada com carinho para agradar sua sobrinha. Parece delicioso, e a forma como você escreve, me faz querer fazer esta receita rapidinho. Obrigada pelas receitas maravilhosas e textos que fazem uma 3ª feira sem graça e chata se tornar agradável e feliz.
    Beijos ;)

  4. ANDRÉA disse

    06 dez 2011, 4:56 pm

    SIMPLESMENTE LINDO E DELICIOSO!
    BJS…

  5. grazi disse

    07 dez 2011, 9:36 am

    lindo!

  6. Carine Rodrigues disse

    07 dez 2011, 9:47 am

    Flávia, quando você vai publicar um livro com o conteúdo deste Blog MARAVILHOSO? Eu seria a primeira da fila para comprar… Parabéns!! Beijocas

  7. Maria Guimarães disse

    09 dez 2011, 11:51 am

    Só vim dizer quem além de sua afilhada ter ficado radiante, eu - a feliz mãe - tb adorei a surpresa e engordei mais alguns quilinhos sorrindo! Merci!!!

  8. Jô Bibas disse

    14 dez 2011, 7:27 am

    Flávia,
    Postei a tua receita do Crumble de Ameixas no ArteAmiga.
    Obrigada!

    http://arteamiga.wordpress.com/2011/12/14/natal-lembra-vermelho/

  9. Fernanda disse

    15 dez 2011, 11:34 pm

    Não vejo a hora de fazer para a minha sobrinha! Acho que até a bagunça na cozinha ou algum acidente( é, experiência 0) vale a pena para a felicidade dela! Felicidade é cor de rosaaa :) Parabéns

  10. Bergamo disse

    23 dez 2011, 7:47 am

    Flavia querida,
    Sempre que passo por aqui vejo postagens lindas, receitas deliciosas e fotos maravilhosas. E sabe o que é melhor? Combinam perfeitamente com você ;)
    Beijo,
    Bergamo

  11. Melissa disse

    16 jan 2012, 6:13 pm

    Nossa deve ficar uma delícia ! :) aodoro seu site! Será que você poderia postar uma receita de donuts ? Seria muito legal ! Beijos

  12. Gleici Schiavo disse

    09 fev 2012, 8:18 am

    querida, esse cobertura pode ser usada em bolos e cupcakes? É aquel tradicional creme de manteiga que se usa muito nos EUA?

  13. flaviapantoja disse

    09 fev 2012, 11:00 am

    Gleici, esse é um tipo de ‘buttercream’. Voce pode usar para cubrir bolo mas ele não é muito sofisticado nem serve para fazer decoração. Existem varios tipos de ‘buttercream’ e esse não é o que normalmente se usa em cupcakes, Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem