simplesmente delícia

29 de novembro de 2011

  • Eu queria ser uma pessoa grande e forte, tipo Rambo, ou o Robocop, ou pensando nesse século, o Wolverine. Forte para resistir a todas as tentações, passar por cima desse bolo como se fosse uma formiga que esmagamos sem pena, batendo no peito como se fosse o Tarzan comemorando mais uma vitória. Mas eu devo ser fraca mesmo porque esse bolo entrou para a lista ‘negra’ da serie ‘Nunca Fazer sem um Bom Proposito’.
  • Fazia tempo que eu não comia um bolo praticamente sozinha, e esse foi o escolhido. Eu tentei racionalizar analisando de perto o ‘porque’ do meu ímpeto, e cheguei à conclusão que esse bolo tem um pouco de tudo que eu gosto: chocolate, Rum (já disse que adoro álcool em doces), texturas, umidade, e não é tão doce que vá me deixar em coma diabético.
  • Dei um pedaço para meus amigos vizinhos e acabei com o resto. E depois passei vários dias comendo salada de pepino. Bem, eu nunca, jamais disse que era uma pessoa razoável.  Mas é melhor não espalhar essa informação valiosa por ai, afinal tenho filhos adolescentes: preciso manter minha fama de Wolverine (essa sou eu sonhando alto!).

    ingredientes

  • 1 copo de passas (100 gramas)
  • ½ copo de Rum
  • 150 gramas de chocolate meio amargo picado
  • 2 copos + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (300 gramas)
  • 1 copo de açúcar mascavo, bem apertado no copo (220 gramas)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 170 gramas de coco ralado, sem açúcar acrescido
  • 3 ovos
  • 3 gemas
  • 9 colheres de sopa de óleo de girassol ou canola
  • 2 colheres de sobremesa de baunilha
  • XXXX
  • Calda
  • 200 ml de leite de coco + 3 colheres de sopa de leite de coco
  • 100 ml de Rum + 30 ml de Rum
  • ½ copo de açúcar refinado (100 gramas)
  • 2 copos de açúcar de confeiteiro (280 gramas)
  • Modo de preparo

  • 1.       Ponha as passas numa vasilha pequena e cubra com o ½ copo de rum. Deixe repousar pelo menos duas horas. O ideal é deixar de um dia para o outro para as passas hidratarem bem.
  • 2.       Pré-aqueça o forno a 180 º C graus. Unte com bastante manteiga uma forma de tubo, e polvilhe com farinha. Reserve.  Na vasilha da batedeira, ponha a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o fermento em pó, e o coco ralado. Numa outra vasilha, de preferencia um copo medidor daqueles de vidro para ficar mais fácil entornar, ponha os ovos, as gemas, o óleo, a baunilha e misture com um garfo para quebrar os ovos. Entorne os líquidos nos secos, misturando em velocidade baixa na batedeira. Quando a farinha tiver toda incorporada, junte as passas escorridas (descarte o Rum das passas) e o chocolate picado.
  • 3.       A massa vai estar bem grossa. Entorne-a na forma preparada, usando uma espátula para espalhar ela uniformemente . Leve ao forno por 40 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
  • 4.       Enquanto o bolo está assando, ponha numa panelinha os 200 ml de leite de coco da calda, os 100 ml de Rum e o açúcar refinado. Leve ao fogo somente até o açúcar dissolver. Retire do fogo e reserve até o bolo ficar pronto.
  • 5.       Quando o bolo estiver assado, retire do forno e ponha numa grelha para esfriar. Deixe o bolo repousar 10 minutos e em seguida, fure-o todo com um palito grande (tipo de churrasco) ou uma faca. Fure o bolo todo sem esquecer as beiradas! Derrame então a calda, bem devagar, para dar tempo de a massa absorver toda a calda. Se preciso, espere uns minutos antes de entornar mais calda. Deixe o bolo esfriar totalmente antes de retirar da forma.
  • 6.       Enquanto o bolo esfria com a calda, vamos misturar os ingredientes da calda de cobertura. Numa vasilha ponha o açúcar de confeiteiro e regue-o com os 30 ml de leite de coco e 30 ml de Rum. Cheque a consistência e adicione mais leite de coco ou Rum, ou adicione mais açúcar se a calda estiver liquida demais.
  • 7.       Quando o bolo estiver frio na forma, desenforme -o no prato de servir. Cubra com a segunda calda, entornando- abem devagar para criar uma camada espessa, e espere esta secar antes de servir. Se você quiser, pode polvilhar mais coco ralado por cima da calda.
Outras Boas Idéias: Bolo de Cenoura com Abacaxi e Bolo Tres Leches

 

19 comentários

  1. Ondina Maria disse

    29 nov 2011, 2:18 pm

    Percebo perfeitamente porque comeste este bolo sozinha: soa-me a verdadeira delícia e fiquei mesmo tentada para o experimentar (mas espero conseguir partilhá-lo senão em vez de andar passo a rebolar!!!!)

  2. Lu Barros disse

    30 nov 2011, 9:40 am

    Nossa Flávia, esse bolo deve ser realmente maravilhoso!!! Amei a combinação dos ingredientes!!!

  3. Tamara disse

    30 nov 2011, 9:53 am

    Flávia, seu blog me inspirou a começar cozinhar… Viajo junto com vc nos posts… Adoro tudo!!
    Vc tem dicas e idéias de receitinhas fáceis e que fiquem legais para as ceias de Natal e Ano Novo?
    Este ano vou me aventurar e preparar a ceia para a familia toda!

    Abraços,
    Tamara

  4. grazi disse

    30 nov 2011, 1:21 pm

    maravilhoso!!!

  5. vkgomes disse

    01 dez 2011, 11:26 am

    como o proprio nome é sugestivo.
    eu digo: tudo isso é SISPLEMNETE UMA DELICIA!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Telma Nunes disse

    02 dez 2011, 1:16 pm

    Claro que irei fazer!! Inspira chá da tarde, irmãs juntas, bate papo e um saboroso bolo da Flávia.
    Bjos
    Telma Nunes

  7. Monalisa Cavallaro disse

    02 dez 2011, 6:01 pm

    Flávia! Estou babando aqui! Só pela foto e pelos ingredientes já me conquistou! E para fechar com chave de ouro: é um bolo sem lactose!!! Não poderia ser melhor! AMEI! Beijos

  8. CLAUDIA SIMONI disse

    03 dez 2011, 3:43 pm

    Flávia,
    Ficou maravilhoso o bolo, até postei no Insta. e Face.
    bjs,
    Claudia Maria

  9. Eloisa Vidal Rosas disse

    04 dez 2011, 7:13 pm

    Oi Flávia, o bolo ficou ótimo! Assim como no bolo cookie, a primeira receita sua que eu fiz, em algum momento achei que tinha me esquecido de algum ingrediente, porque a massa fica muito encorpada… mas como sempre, suas receitas são excelentes.
    Obrigada! (Segui sua atitude e dei um pedaço para os vizinhos, que também adoraram!)
    Um beijo.

  10. Lais Carvalho disse

    28 dez 2011, 6:36 pm

    Olá Flávia!
    Continuo aqui te seguindo silenciosamente, e nesse momento com o Hot Fudge de Chocolate no forno!!!
    Mas acontece que ganhei uns cocos frescos da minha avó e junto com eles um pedido de bolo!
    Sem a menor sombra de dúvida corri aqui e eis que me surge esse bolo maravilhoso e eu surjo com a pergunta: posso substituir o coco seco pelo fresco?
    Costumo adaptar as receitas à medida do possível, mas vc sabe… Desejo de vó! =)

    Beijos e um maravilhoso 2012!

  11. flaviapantoja disse

    29 dez 2011, 8:58 am

    Lais, coco fresco é tudo de bom! E voce esta certissima em querer usar. Eu  acho que o coco fresco tem um alto teor de umidade portanto voce teria que seca-lo de alguma forma antes de incorpora-lo ao bolo. Não uso muito coco fresco (por total falta de oportunidade!!) então não sei te dizer ao certo como fazer isso, mas talvez torcendo o coco ralado numa toalha e depois levando ao forno um pouco, em temperatura baixa?? Depois me conta como fez e como ficou! Um bj e Feliz Ano Novo! Flavia

  12. Lais Carvalho disse

    04 jan 2012, 5:47 pm

    Antes de tudo, muitíssimo obrigada pela dica!

    Fiz o bolo com o coco fresco (seco no forno por uns 15 minutinhos) e ficou simplesmente MARAVILHOSO!

    Minha avó adorou!!! Eu ainda prefiro, sem sombra de dúvida, o de banana com chocolate, mas ficou muito bom!

    Abraço enorme!

  13. Adriana disse

    06 jan 2012, 11:31 am

    Oiii Flávia tudo bem … adorei o bolinho de Nutella, eu vou fazer esses bolinhos não sei se de nutella mas comprei as forminhas p fazer de papel, se eu colocar ela enfileiradas na forma, e não colocar cada uma em forminhas como vc colocou, da certo? Tenho medo de queimar no fundo ! Meu forno é elétrico.
    bjssssss

  14. flaviapantoja disse

    06 jan 2012, 4:10 pm

    Adriana, voce tem que por as forminhas de papel dentro de outra forma pois senão ela abre toda com a massa crescendo no forno. Um bj, Flavia

  15. Paty disse

    14 jan 2012, 9:31 am

    Querida Flávia,

    Tenho que confessar: sempre que estou meio triste entro no seu blog e leio uma de suas “crônicas-receitas”. O modo como você escreve levanta o meu ânimo. Acho que vou cozinhar mais, compartilhar com as pessoas que gosto e tentar virar um pouquinho de super-herói. Obrigada e um ótimo 2012 para você. De verdade, você faz parte da minha vida, mesmo sem me conhecer.
    Beijos.

  16. flaviapantoja disse

    15 jan 2012, 11:40 am

    Paty, muito obrogada pelo carinho! Tuas palavras significam muito para mim! Um beijo e feliz 2012 par voce tambem. Flavia

  17. KArol disse

    25 mar 2012, 2:54 pm

    Adorei a receita é bem pratica e deve ficar uma Delicia!!!!

  18. Silvia disse

    20 jun 2012, 5:29 pm

    Olá Flávia.
    Já fiz essa receita e adorei, doce na medida e molhadinho, nham.

    Esto indo visitar meus pais e quero fazer essa receita pra eles. Só estou com um problema: minha vózinha é doente, e não pode consumir alcool. Pensei em usar um pouco da quantidade pra ao menos hidratar as passas, mas não sei por o que substitir na calda e na cobertura. Você poderia me dar ma luz? Não quero deixar de fazer, porque além de delicioso e muito fácil.

    Obrigada.

    Beijo.

  19. flaviapantoja disse

    20 jun 2012, 5:44 pm

    Silvia, use suco de laranja coado. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem