simplesmente delícia

6 de novembro de 2011

  • Eu venho de uma família de amantes de sorvete. Minha mãe é dessas que, especialmente no verão, sai de casa para tomar sorvete - isso para mim já é um tanto incrível pois absolutamente nada fora chocolate e alguma emergência na cozinha, me faz sair de casa (culinariamente falando, logico).  Idem minha irmã, que desde muito cedo treinou os filhos para encontrar o caminho certo para a sorveteria preferida dela, a poucos quarteirões da sua casa. E meu pai até hoje fala de um restaurante aqui no Rio de Janeiro, há muito defunto, onde ele tomava um sorvete que vinha numa taça de prata, coberta com uma ‘cloche‘ (aquelas tampas de prata que restaurantes caros usam para cobrir a comida).  O discurso é mais ou menos assim: “Filha, o sorvete era mesmo de baunilha, tinha lá as sementes de baunilha!” - “Sim, pai, eu sei, já entendi.” -”Não, mas filha, deixa eu te explicar, não se faz mais sorvete assim, com as sementes da baunilha”. - E isso ele me conta a cada vez que eu faço sorvete de baunilha, com as sementes das favas e tudo, e levo para ele.
  • ahaha
  • ahaha
  • O curioso é que sorvete não é daquelas sobremesas que me tiram do serio: eu raramente compro sorvete, picolés etc. Um bom número de vezes eu acho os sorvetes doces demais. Aliás, em alguns casos, a quantidade de açúcar é suficiente para por a cidade do Rio de Janeiro em coma diabético. Mas eu sou a orgulhosa detentora de uma maquina de fazer sorvete (Cuisinart) e de vez em quando eu entro em surto e saio fazendo sorvetes e sorbets como se eu não precisasse tomar conta da dieta.
  • Eu já tinha feito outros sorvetes de morangos mas dessa vez fiz duas coisas que mudaram tudo: praticamente dobrei a quantidade de fruta e deixei os morangos repousarem no açúcar de um dia para outro. E isso fez toda a diferença nesse sorvete: o resultado final é muito perfumado e não é muito doce, assim a fruta brilha em toda sua gloria.
  • ahaha
  • ahaha
  • Use sempre frutas bem maduras. Quando fui ao mercado eu não estava pensando em morangos - pois não está na época - mas achei frutas bem maduras, vermelhas e cheirosas e resolvi que ali estava meu próximo sorvete. Com essa mesma base de sorvete (creme, leite, gemas, açucar), você pode usar outros perfumes como café, pedaços de chocolate (flocos), baunilha (as favas), etc.
ahah
  • A receita completa do Sorvete de Baunilha (com favas), postei em ‘Notas’, no Facebook (Simplesmente Delicia).
  • ingredientes

  • 800 gramas de morangos bem maduros
  • 1 copo de açúcar (200 gramas)
  • 1 ½ copo de creme de leite fresco (350 gramas)
  • 1 ½ copo de leite integral (350 gramas)
  • 8 gemas de ovo
  • 1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • modo de preparo

  • 1.       Lave os morangos, seque-os e corte os cabinhos. Pique grosseiramente, em dois ou quatro pedaços e ponha numa vasilha. Junte a metade do açúcar (1/2 copo- 100 gramas), misture bem, tampe a vasilha e leve a geladeira de um dia para o outro. Ou no mínimo 8 horas.
  • 2.        Numa panela media, ponha 1 1/2 copos de creme de leite fresco, 1 1/2 copos de leite integral e o restante do açúcar (½ copo ou 100 gramas). Raspe as sementes da fava de baunilha, misture-as aos líquidos e ponha também a fava raspada e partidas ao meio. Se você for usar o aroma artificial de baunilha, espere para junta-lo quando o creme estiver pronto e fora do fogo. Leve a panela ao fogo médio até o açúcar dissolver e o creme estar bem quente (porem não fervendo), misturando sempre com uma espátula.
  • 3.       Enquanto o creme esquenta, ponha numa vasilha media as oito gemas de ovo e misture com um garfo para quebra-las. Prepare também um banho-maria para esfriar o creme depois de pronto: separe uma vasilha bem grande, com gelo e agua, aonde caiba uma vasilha menor (aonde vamos por todo o creme para esfriar na agua bem gelada). Reserve esse banho-maria com o gelo enquanto acaba de preparar o creme na panela.
  • 4.       Quando o creme estiver bem quente (mas não fervendo), vamos fazer a temperagem das gemas. Isto é, temos que mistura-las aos poucos ao creme quente para não cozinha-las e deixar formar pedaços de gemas. Para isso, derrame um pouco (duas ou três colheres de sopa) do creme quente em cima das gemas e misture bem; acrescente mais liquido a medida que for misturando as gemas até as gemas estarem mornas. É importante que você misture o liquido quente às gemas (e não as gemas ao liquido já que dessa forma as gemas cozinham no liquido quente).
  • 5.       Quando as gemas já estiverem passado pela ‘temperagem’, entorne tudo no restante de creme quente que estiver na panela e cozinhe, misturando sem parar com a espátula, até o creme engrossar. Se você tiver um termômetro culinário, o creme tem que atingir 80/82 graus Cº. Outra forma de ver se o creme está pronto é tirar a espátula da panela e passar o dedo no creme que escorre nas costas da espátula: tem que formar um ‘caminho’ na espátula. Retire a panela do fogo imediatamente e junte o aroma de baunilha se você não usou a fava.
  • 6.       Entorne o creme, peneirando-o, numa vasilha pousada dentro da vasilha com gelo. Misture com a espátula e deixe o creme esfriar no banho-maria de gelo. Depois que o creme estiver à temperatura ambiente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.
  • 7.       Quando for preparar o sorvete na maquina, escorra os morangos e descarte o liquido que se formou. Ponha os morangos no processador e processe até não haver mais pedaços grandes. Junte os morangos triturados ao creme gelado. Prossiga preparando o sorvete seguindo as instruções da sua maquina.
  • Outras Boas Idéias: Sorvete de Canela Caramelizada e Figos e Semifreddo de Morangos

 

29 comentários

  1. claudio de almeida magalhães disse

    07 nov 2011, 10:04 am

    Otimo !
    somente uma correção : a taça era de metal ptrateado, como na Colombo !
    e eu gostaria muito de poder enviar este e amil para Alain Fulchiron, grand amateur
    Muito obrigado
    bjo

  2. Tamara Silvestre disse

    07 nov 2011, 12:57 pm

    Flávia, eu estava super animada, adoro sorvete!!! Mas no final vc diz para levar tudo para a maquina… só dá pra fazer se tiver máquina de sorvete?
    Abraços
    Tamara Silvestre

  3. flaviapantoja disse

    07 nov 2011, 1:44 pm

    Tamara, um bom sorvete precisa de maquina sim. Tem metodos para fazer sem maquina, mas o resultado não é o mesmo. O unico lugar que eu recomendo para aprender a fazer sorvete sem maquina, é ingles, no blog do especialista em sorvetes David Lebovitz: http://www.davidlebovitz.com/2007/07/making-ice-crea-1/

    Um bj, Flavia

  4. Marina Maria disse

    07 nov 2011, 2:41 pm

    De tempos em tempos tenho uma crise de não conseguir decidir se comprou ou não uma máquina de sorvete. Fico sempre com receio de empolgar no início e acabar deixando-a esquecida no canto depois… mas aí vejo essa receita sua e já me dá de novo uma vontade de comprar! Ficou lindo o sorvete, Flávia!

    Um beijo!

  5. Claudia Guimarães Simoni disse

    07 nov 2011, 3:24 pm

    Delicia, estava aguardando anciosa, vc acha que como bowl (sorveiteiro) da KitchenAid funciona?

    beijoca,
    Cláudia Guimaraes Simoni

  6. noemia disse

    07 nov 2011, 4:48 pm

    Ah filha, eu adoro sorvete mesmo e os preparados por voce sao fantasticos. Só de pensar naquele de caramel au beurre salé já me dá vontade de te pedir de joelhos para voce fazer uma cumbuquinha pra mim. O unico sorvete que é melhor que o que voce faz é o do I Vivoli em Florença porque tem gosto de saudade… beijos

  7. Maria Guimarães disse

    08 nov 2011, 10:05 am

    Ehe.. é mesmo, meus pimpolhos apesar da pouca idade (4 e 2 anos) sabem direitiho como chegar nas melhores sorveterias do bairro! Não fomos agraciados com prova do sorvete de morango mas se for postada a receita daquele, era o que? sorvete de sour cream??? compro minha sorveteira com entrega urgente :)))

  8. grazi disse

    08 nov 2011, 1:30 pm

    miammm!!!!!!

  9. Claudia Guimarães Simoni disse

    10 nov 2011, 7:10 am

    Flávia,
    Os 800 gramas do morango já seriam a medida dobrada?

  10. flaviapantoja disse

    10 nov 2011, 9:54 am

    Oi Claudia, sim, a receita que eu fiz é exatamente esse que escrevi. Um bj, Flavia

  11. Andrea disse

    10 nov 2011, 12:28 pm

    Sou louca por sorvetes e esse de morango parece estar divino!! Vou testar sua receita um dia desses mas vou tascar açúcar porque gosto deles bem docinhos… hehehe
    bjs

  12. flaviapantoja disse

    13 nov 2011, 7:17 pm

    Thiago, voce pode usar o creme de lata, mas não é a mesma coisa. Não tem como o creme de lata ficar parecido com o creme fresco, mas dá para fazer sorvete. um bj!

  13. CLAUDIA SIMONI disse

    14 nov 2011, 2:02 pm

    Flavia,
    Tanto o sorvete de morango e o de creme deram uma cristalizada. Fiquei pensando qual seria o “pulo do gato” para evitar isto. Tornei a bater e vamos ver no que dá.

  14. flaviapantoja disse

    14 nov 2011, 2:09 pm

    Claudia, voce respeitou as quantidades de açucar? POrque o açucar é fundamental para evitar a cristalização. Eu não tive problemas com essa duas receitas de sorvete mas se isso te ajudar, ponha um pouco de alcool (rum, vodka etc) no creme, que combine com a receita, pq isso tambem ajuda a minimizar a possibilidade de cristalizar. Um bj, Flavia

  15. CLAUDIA SIMONI disse

    15 nov 2011, 7:38 pm

    Flávia,
    Tudo bem? Só hj minha “ficha caiu”. Quando eu disse cristalizar não como açúcar, e sim como gelo (froast). Por isso tirei do congelador umas 3 vezes e tornei a bater. Melhorou muito pouco. O de morango ficou pior.
    Vou dar uma investigada no google, se você tiver alguma dica, adoraria.
    bjs,
    Claudia

  16. wair de paula disse

    15 nov 2011, 10:28 pm

    Flavia, quando morava no Rio, na Lagoa (entre Maria Quitéria e Garcia D´Ávila), saia de casa apenas para tomar ou comprar sorvete no Mil Frutas, acho. hoje sou “freguês” contínuo do Vipiteno, uma sorveteria do Laurent e que fica muito longe de casa, o que não me impede de pegar o carro apenas para …comprar sorvete. Estou começando a enveredar neste assunto, vou guardar sua receita para um futuro próximo. abs

  17. flaviapantoja disse

    15 nov 2011, 10:49 pm

    Wair, não sabia que o Laurent tinha uma sorveteria italiana!! No minimo engraçado (já que ele é frances) mas te confesso que eu prefiro os gelatos italianos aos sorvetes franceses, normalmente um pouco mais pesados para o meu gosto. Já anotei a dica e da proxima vez que for a Sao Paulo, vou lá verificar! Um bj, Flavia

  18. AndreaDomingas disse

    16 nov 2011, 11:54 am

    Ficou incrível o seu sorvete de morangos, Flávia! Adoro sorvetes e os meus favoritos ainda são os que eram vendidos na antiga Sorveteria Morais em Ipanema! Talvez como o seu pai, a memória daqueles sorvetes o fazem incomparáveis… :) Aí no Rio gosto dos sorvetes com as nossas frutas exóticas.

    Já aqui onde moro, temos qualidades variadas. Um restaurante famoso perto da minha casa é também muito conhecido pelo sorvete que faz lá mesmo, mas infelizmente só produzem durante o Verão Europeu. Eu tenho um acessório para a minha máquina que a transforma em sorveteira. Só me arrisquei duas vezes, mas estou pensando em testar algo para o Natal. Mesmo sendo frio por aqui, o sorvete com uma calda de frutas quentes também cai bem, não é? Vou anotar a sua “base” e testar.

    Bjs

  19. Mara Siqueira disse

    02 dez 2011, 9:00 am

    Parabens, sempre gosto de fazer receitas novas, já testei esta, ele só tem um problema, meu sou alergica a ovos, e tenho colesterou alto, então fica a dica para quem tem o mesmo problema que eu, troquei os ovos e o creme de leite fresco por um dos diversos produtos emulsificantes a base de frutas, no meu caso usei frutani, voce tem a mesma resposta desta receita só que magra rsrsrsrs
    beijosssssss

  20. Maria Eduarda disse

    07 dez 2011, 9:14 pm

    Oie!!!
    Eu não tenho máquina de sorvete com que eu posso fazer o sorvete ?
    Bjs obrigadaa!!!!
    OBS:ADORO SORVETE!!!!!

  21. flaviapantoja disse

    07 dez 2011, 9:19 pm

    Maria Eduarda, o sorvete sem maquina de sorvete não fica a mesma coisa; de qualquer forma, o unico lugar que eu recomendo para aprender a fazer sorvete sem maquina , é o site do mestre David lebovitz, em ingles: http://www.davidlebovitz.com/2007/07/making-ice-crea-1/ Use o google translator para traduzir, se necessario. Um bj, Flavia

  22. Mara siqueira disse

    22 dez 2011, 10:12 am

    Oi flavia eu tambem não tenho sorvetera, mas posso garantir que com este produto novo o Frutani voce faz um sorvete com a batedeira normal, a sua receita e perfeita e só trocar os ovos e o creme de leite fresco pelo frutani, fica igual o comprado,e rendeu 3,5 litros de sorvete por conta do aeramento, não notei cristais de gelo.

  23. Anny (@Annyllinha) disse

    25 jan 2012, 3:25 pm

    Que delicia! Quem tem prazer em fazer, sempre faz comidas deliciosas!

  24. Suzana Sacchi Padovano disse

    30 jul 2012, 10:35 am

    Flávia,

    Encontrei hoje seu blog por acaso quando procurava uma receita de geléia de laranja sem açucar, apesar da sua conter muito! Mas vou experimentá-la.

    Suas outras receitas também parecem deliciosas como aquele bolo de rum com coco e chocolate….

    Parabéns e prazer em conhecer!

  25. flaviapantoja disse

    30 jul 2012, 4:59 pm

    Oi Suzana, obrigada pela carinho. A geleia, para ser considerada geleia mesmo, tem que ter no minimo 55 a 65% de açucar par ter geleificação e preservação da fruta. Para usar menos açucar, voce tem que usar algum tipo de adoçante artificial, que não vai dar o ponto na geleia, então voce tem que tambem adicionar algum espessante, etc. Eu não uso adoçantes artificiais na comida (só no café, e mesmo assim, uso somente Estevia). Procure algum blog ou site de diabeticos pois ali tem mais chances de voce encontrar geleias ‘light’. Espero que isso te ajude! Um bj, Flavia

  26. Mirtes disse

    26 mar 2013, 10:24 am

    dias atraz estava procurando um sorvete que fosse proximo do natural e passei por aqui, parabéns são poucos lugares que voce posta um comentario a respeito de um outro produto e não e deletado,lendo as postagens vi um comentario da mara siqueira que me foi muito util tenho o mesmo problema da suzana, fiquei com muita vontade de fazer sua receita, comprei o espessante/emulsificante da frutani site de mesmo nome e fiz o sorvete ficou otimo e a minha sobremesa da pascoa.
    beijos
    mirtes

  27. Vivi disse

    27 mai 2013, 12:43 pm

    Que delicia Flavia !!!! Amo sorveteeeeeee tbemmmmm ☺

  28. Nathalie disse

    04 jul 2013, 4:04 am

    Oi, Flávia, tudo bem?
    Descobri seu site a pouco tempo, quando estava procurando uma receita de sorbet de manga diferente da que tinha testado, porque tinha cristalizado ( com cristais de gelo). Até agora já testei a de chocolate e de manga e as duas ficaram perfeitas!!!!!
    Fui procurar no facebook a receita de sorvete de baunilha que vc cita nesse post e não achei….seria muito abuso pedir para você postar aqui??? Minha próxima experiência vai ser de sorvete de creme crocante!! Alguma dica??
    Desde já agradeço muito pela ajuda!!
    Você salvou minha sorveteira….qdo o primeiro que fiz deu errado já achei que ela ia ficar pegando poeira no ármario…rs
    Bis e parabéns pelo site, muitas coisas boas…já virei assinante da newsletter!!!

  29. flaviapantoja disse

    04 jul 2013, 7:11 am

    Oi Nathalie, que bom que voce está usando a sorveteira. Sorvete feito em casa é outra coisa! Aproveite que estamos na epoca dos morangos e faça o sorvete de moangos (o de limão é uma delicia tambem). Quanto ao sorvete de baunilha, eu acabei de verificar e ele está lá sim, na parte de ‘NOTAS’ no Mural do Facebook. Um beijo, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem