simplesmente delícia

6 de outubro de 2011

  • Eu levei um ano e meio para fazer essa receita. Exatamente 18 meses. E eu sei isso porque trouxe a revista aonde encontrei a receita, de viagem. Lembro-me até do momento que a comprei: foi ali no final das compras, naquela gondola perto do caixa recheada de inutilidades que vi a revista cuja capa proclamava algo parecido como ‘Receitas Antigas Inesquecíveis’. Não sei ao certo se foi o ‘antigas’ ou o ‘inesquecíveis’ mas depois disso ficou evidente que eu sou um alvo fácil para marqueteiros e publicitários.
  • E eu sabia, quando li o titulo da receita, que as chances de eu fazer esse bolo e não me apaixonar eram poucas. Ou melhor, nulas. Laranja e rum na mesma frase e eu sou um caso perdido.  Não deu outra: comi provavelmente metade do bolo. Sozinha. O resto tive que sair distribuindo por aí pois não estava com muita vontade de ficar passeando pelas ‘Ruas do Arrependimento’ por muito tempo.
  • ahaha
  • Sim, eu adoro álcool em sobremesas. Já discursei sobre isso aqui, então vou poupa-los de mais retorica sobre o assunto. Esse bolo fica uma delicia por vários dias e além de gostosíssimo, não precisa de batedeira: é todo feito no processador. Se você não quiser usar o rum, ou alias, outro álcool, substitua por suco de laranja.
  • ahahah
  • ahahaha
  • Receita  adaptada da revista COOK’s Country (abril 2010)
  • ingredientes

  • 2 ¾ copos de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 4 laranjas, grandes  (raspas e 2/3 de suco), eu uso a laranja Bahia
  • 2 copos de açúcar (400 gramas)
  • 200 gramas de manteia sem sal, a temperatura ambiente (bem mole)
  • 5 ovos grandes a temperatura ambiente
  • ahah
  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 2/3 copo de açúcar
  • ½ copo de Rum
  • modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte com manteiga e em seguida polvilhe de farinha uma forma de tubo redonda de 23 cm de diâmetro e 9 cm de altura. Numa vasilha, ponha a farinha de trigo, o fermento em pó, e o sal. Reserve.
  • 2.       Rale no ralador bem fino, as cascas das 4 laranjas. Tome cuidado para não tirar a pele branca das laranjas, que é amarga. Reserve as raspas. Esprema 2 ou 3 laranjas para que deem ¾ copo de suco e reserve.
  • 3.       Na vasilha do processador, ponha 2/3 copo de açúcar e as raspas das laranjas. Processe bem até o açúcar ficar bem cor de laranja e estar totalmente triturado. Adicione então o restante do açúcar e a manteiga e processe até estar um creme bem homogêneo. Com o processador funcionando, adicione os ovos, um por um, e continue processando até formar um creme bem claro e fofo. Isso pode levar uns 5 a 8 minutos no processador. Transfira o creme para uma vasilha grande.
  • 4.       Usando uma espátula, adicione a farinha ao creme de manteiga, alternado com o suco de laranja, em duas ou três vezes. Derrame o creme na forma preparada e leve ao forno quente por 45 a 55 minutos ou até uma faca sair limpa do centro do bolo.
  • 5.       Enquanto o bolo estiver assando, numa panelinha, derreta a manteiga com o açúcar, em fogo baixo e deixe ferver. Quando o açúcar estiver diluído na manteiga derretida, apague o fogo. Adicione o Rum e reserve.
  • 6.       Quando o bolo estiver assado, retire o bolo do forno. Ponha o bolo assado em cima de uma grelha e espere 10 minutos. Fure então todo o bolo, ainda dentro da forma, com um palito grande (que tenha a altura do bolo para poder umedecer todo ele) ou uma faca. Entorne a calda, bem devagar para dar chance de ela de ser toda absorvida pelo bolo. Deixe o bolo esfriar totalmente antes de desenformar. Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Outras Boas Idéias: Bolo de Laranja com Calda de Maracujá e Sonhos de Uma Noite de Verão: Bolo de Laranja

 

25 comentários

  1. Carol disse

    06 out 2011, 11:11 am

    Flávia, só um comentário: UAU!

  2. belinhagulosa disse

    06 out 2011, 11:18 am

    Que bolo delicioso, muito mesmo…bjs

  3. Manuela disse

    06 out 2011, 11:37 am

    Sem dúvida uma receita para anotar :)
    O bolo ficou lindíssimo.

  4. Juh disse

    06 out 2011, 11:37 am

    Será que na batedeira fica a mesma coisa, flávia? Não tenho processador :(

  5. flaviapantoja disse

    06 out 2011, 12:04 pm

    Juh, voce vai ter que usar pelo menos um liquidificador para triturar as raspas de laranja no açucar. Depois continue a receita nabatedeira, em velocidade baixa/média; um bj, Flavia

  6. Sarah Faria disse

    06 out 2011, 12:25 pm

    Oi Flávia! Que dilicia de bolo! Também estou apaixonada.
    Será que posso trituras as raspas no liquidificador e continuar na mão mesmo, tenho um pouco de resistência em usar a batedeira, nunca fiz bolo com elas então já viu né? Meu negócio é malhar os braços. Você acha que tem jeito.
    beijos
    sarah

  7. flaviapantoja disse

    06 out 2011, 12:36 pm

    Sarah, se voce conseguir por volume na massa com os braços, com certeza vai dar certo! A massa não é pesada então voc não deve ter problemas. Só lembre de triturar o açucar com as raspas antes. Um bj, Flavia

  8. iliane disse

    06 out 2011, 1:28 pm

    gostei da receita!!tô levando!!bjus

  9. Luciana Betenson disse

    06 out 2011, 7:47 pm

    Hummm… amei este bolo :-)

  10. Telma Nunes disse

    07 out 2011, 10:34 am

    Vou fazer e retornarei com uma mensagem!
    Me parece delicioso!

    Telma Nunes

  11. argas disse

    07 out 2011, 10:43 am

    Esse bolo deve ser tão aromático!

  12. grazi disse

    07 out 2011, 2:07 pm

    lindíssimo!!!!

  13. Laura disse

    08 out 2011, 12:30 am

    Oi! Estou vendo as receitas do seu blog, uma melhor que a outra :9. Mas tenho uma dúvida: quando você fala “copos” quer dizer xícaras de chá ou copos americanos mesmo? Obrigada!

  14. flaviapantoja disse

    08 out 2011, 1:23 am

    Laura, o copo que eu uso em todas as receitas tem 250 ml, um bj, Flavia

  15. Cristina disse

    08 out 2011, 3:24 pm

    Tudo que leva laranja já me chama atenção, mas não tenho hábito de bebidas alcoólicas em receitas, apenas porque me faltam em casa…diante desse bolo e da sua narrativa, vou querer experimentar!
    Bom fds…

  16. Karina Batista disse

    15 out 2011, 1:45 am

    E agora você conta o segredo para desenformar um bolo tão bonito assim, eheheheh

  17. flaviapantoja disse

    15 out 2011, 9:37 am

    Oi Karina, não tem segredo não! É só untar bem a forma e polvilhar com farinha, em todos os cantos. E claro, usar material de boa qualidade (não uso forma tipo tefal, nenhuma de superficie escura porque queima mais rapido a massa)  Um bj!

  18. Thiago Mourthé disse

    16 out 2011, 7:36 pm

    Esse bolo parece estar uma delícia!!!
    Flávia… muito obrigado pelo blog! Esse final de semana me inspirei e preparei além da mousse assada, um bolo que você fez com ameixa e blueberry (eu substitui por pera e morango e ficou divino) e hoje encerrei a noite com um bolo de espinafre. Muito bom!

  19. Juliana Amaro disse

    09 dez 2011, 8:07 am

    A massa do bolo derramou!! snif… rss A forma era a sugerida e segui a receita com algumas deferenças: a manteiga poderia ser líquida? Bati tudo na mão porque ainda não tenho batedeira.
    Moro em Portugal faz 3 meses e meu forno é aquele elétrico e pequeno, sabe? Acho que estava muito quente no momento de colocar o bolo para assar. Por fim, a colher de fermento é a de sopa, correto?
    Bom, preciso me acertar com os equipamentos por aqui.
    Beijo
    Juliana

  20. flaviapantoja disse

    09 dez 2011, 8:51 am

    Oi Juliana, provavelmente a forma era pequena não (apesar de ser de tubo, tem diferença nos tamanhos)? Digo isso porque o bolo não chegou nem perto de derramar na minha forma e o teu fermento está correto. Enfi, os equipamentos tambem podem fazer diferença… Espero que dê certo da proxima vez! um bj, Flavia

  21. Renata Leite disse

    04 mar 2012, 12:34 pm

    Flávia, preciso agradecer imensamente a vc por essa receita e pelo bolo de maçã. Estava esperando visitas e estava cansada de sempre oferecer meu bolo de chocolate, queria algo diferente e queria tb agradar meu filho que há séculos me pede para fazer um bolo de maçã.

    Fiz as duas receitas…

    Resultado, as visitas não vieram, mas os bolos não sobraram para o dia seguinte…kkkkkkkk

    Obrigada mais uma vez

    Beijos

  22. Luciana Ceolin Stefanon disse

    07 jun 2012, 11:05 pm

    Flávia o bolo realmente é um caso de amor!!! Delicioso. Como não tinha rum, substitui por licor de amarula e ficou delicioso.
    Luciana

  23. Rebeca disse

    16 jan 2013, 4:36 pm

    Hum… esse bolo realmente parece ser maravilhoso!
    Eu posso usar a farinha de trigo que já vem com fermento ou é melhor usar a farinha de trigo normal e o fermento separados?
    Outra coisa, vc acha que se eu utilizar a manteiga com sal vai alterar muito o sabor do bolo?

    bjos

  24. flaviapantoja disse

    16 jan 2013, 5:33 pm

    Rebeca, use sempre farinha sem fermento (a menos que estiver especificado na receita de outra forma), e manteiga sem sal para melhor resultado. A manteiga com sal altera o sabor final e como nao sabemos qual a quantidade de sal que ha nela, nao podemos ajustar de acordo… Um beijo, Flavia

  25. Tereza disse

    02 mar 2019, 1:41 pm

    Olá Flávia, fiz esse bolo hoje e ficou maravilhoso, obrigada, beijos.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem