simplesmente delícia

21 de setembro de 2011

  • Me parece que volta e meia tenho falado da meteorologia aqui. Isto é, das oscilações de temperatura aqui na minha querida cidade do Rio de Janeiro. Mas eu não deveria me queixar pois de uma forma geral, o nosso inverno tem sido delicioso - confesso que não tenho saudade alguma do calor que assola essa cidade nos meses de alto verão e que irá chegar em breve. Mas é inevitável e para introduzir aos poucos a ideia do dito cataclismo climático (no meu vocabulário), dia 23 é o equinócio de primavera. Aqui no Rio e no Brasil de uma forma geral, não é uma mudança tão grande quanto no hemisfério norte, quando oficialmente acaba o verão e começa o frio mas serve para nos preparar para a nossa estação mais quente, quando tudo fica , pelo menos para mim, um pouco mais devagar, quando muitas crianças entram de férias, quando minha cidade fica repleta de turistas, quando passamos a esquecer das sopas para comer saladas e quando os finais de semana são passados entre a praia e a procura da sombra.
  • ahaha
  • ahaha
  • Como boa canceriana, tenho que confessar que não sou fã de grandes mudanças mas elas são importantes -além de inevitáveis- para fazer nosso Mundo girar e nossa vida mudar. O melhor então é respirar fundo, abraça-las, aproveitar para sair da nossa zona de conforto e começar a viver.  E essa é uma boa hora para fazermos pequenos gestos novos, mínimas mudanças nas nossas vidas para sacudir um pouco o status quo. Às vezes uma planta nova em casa, uma almofada nova no sofá, um tempero diferente na cozinha, e tudo parece ficar mais colorido. Ou um esporte novo, um curso sobre um assunto que te interessa- eu sei que muita gente não gosta de ir sozinho a aulas e cursos, mas a grande maioria das pessoas nesses lugares está mesmo sozinha! Pode não parecer mas até um livro diferente, um autor novo, abre novos horizontes e nos faz ver coisas sobre outro prisma.  Ou pense em começar um trabalho voluntario para alguma organização: há uma infinita quantidade de crianças, idosos e animais precisando de ajuda.  Apesar de achar que o trabalho voluntário é extremamente egoísta, já que no final das contas, o resultado é que ME faz feliz e satisfeita, os benefícios são dos dois lados.
  • ahahaha
  • Pensando assim, semana passada eu inovei no corte de  cabelo (estou adorando estar de franja!) e arrumei meus armários. Bem, outro momento de confissão:  sempre que começo a missão ‘Arrumar Armario’, acabo percebendo o acumulo de coisas desnecessárias, vejo como o tempo passa rápido demais (acabei de encontrar um sapatinho de criança da minha filha que agora está mais interessada em saltos absurdos que a deixam dez centímetros mais alta do que eu), e como nos prendemos com toda a força ao passado.  Dessa vez, animada com minha firme resolução em limpar-limpar-limpar além de ter tirado roupas que não uso mais (e serão doadas), também mudei as coisas de lugar. E me inscrevi num curso que queria fazer a muito tempo e há muito tempo ficava arrumando desculpas para não fazer.
  • ahahaha
  • ahahahah
  • E não, essa massa não é nova no cardápio e não tem nenhum ingrediente diferente aqui. Mas talvez ela sirva para abrir outros horizontes por aí?
  • ahahah
  • Na hora que tirei a foto principal do prato feito, esqueci de mexer na massa e o molho ficou todo no fundo do prato. Portanto pode não parecer, mas tem bastante molho! Eu adaptei essa receita de uma revista americana, a COOK’s Country - Serve 2 ou 3 pessoas
ahah

    ingredientes

  • 250 a 300 gramas de spaguetti ou linguini
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 pitada de pimenta calabresa (opcional mas uma delicia!)
  • 250 gramas de queijo cottage
  • ½ copo de queijo parmesão (porfavorpeloamordedeus, não use aquele produto que já vem ralado no saquinho!)
  • ½ copo de agua ou caldo de legumes
  • ½ copo de folhas de manjericão fresco
  • 200 gramas de folhas de espinafre fresco (aproximadamente 2/3 de um molho)
  • ½ copo de salsinha (opcional)
  • modo de preparo

  • 1.       Ponha agua numa panela grande para ferver com sal e 1 colher de sopa de azeite. Quando ela estiver fervendo, jogue a massa e ligue o cronometro assim que a agua voltar a borbulhar.  Arme o cronometro para apitar com 2 minutos a menos do tempo necessário para a massa estar pronta (al dente).  Como ela ainda vai para a frigideira com o molho, não queremos que a massa passe do ponto.
  • 2.       Enquanto a massa cozinha, numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Acrescente os dentes de alho picados (eu sempre tiro o germe do alho) e a pimenta calabresa. Doure levemente o alho e junte imediatamente o queijo cottage, o queijo parmesão e o ½ copo de agua (ou caldo de legumes). Mexa bem com uma espátula. Eu gosto de usar um blender para triturar bem os ‘caroços’ do cottage e tornar o creme mais liso. Se você não tiver um blender, triture o molho todo no liquidificador ou passe somente o cottage  no liquidificador.
  • 3.       Em seguida junte o manjericão. Mexa mais um pouco. Nesse ponto a massa deve estar quase pronta. Quando o cronometro apitar, escorra a massa, guardando ½ a 1 copo de liquido de cozimento da massa na panela (isso é uma dica boa para se fazer todas as vezes). Junte a massa escorrida ao molho de cottage e misture bem (deixe o liquido de cozimento na panela). Verifique que as folhas de espinafre não estão grandes demais, e se for o caso, pique-as grosseiramente. Pode parecer muito espinafre mais ele vai minguar na panela. Adicione as folhas de espinafre na massa e mexa com cuidado um ou dois minutos até elas minguarem no molho.
  • 4.       Quando o espinafre estiver todo incorporado à massa, cheque para ver se precisa de mais liquido. Se precisar, use um pouco ou toda, a agua do cozimento da massa que reservamos na panela.  Cheque o sal e a pimenta, salpique da salsinha picada e sirva imediatamente.
Outras Boas Idéias:  Massa com Legumes Grelhados e Agrião e Massa com Molho Trapanese

 

7 comentários

  1. Thiago Mourthé disse

    21 set 2011, 10:36 pm

    Estava ansioso esperando a receita! Deve ser uma delícia. Obrigado Flávia pelo blog =)

  2. Su disse

    22 set 2011, 7:48 am

    Por aqui por Portugal é ao contrário, o Verão está de partida e está à Porta o Outono. Mas a verdade é que os dia quentes ainda se fazem sentir.
    Essa massa parece-me excelente para abraçar os dias outonais que hão-de vir porque no final de contas, e apesar de adorar o Verão, confesso que também não viveria sem o Outono :)

  3. Maria Guimarães disse

    23 set 2011, 12:32 pm

    Huuuuum eu amo espinafre, dava tudo para encontrar um prato deste chegando em casa!!!

  4. Cristina disse

    25 set 2011, 10:37 pm

    Obrigada pela receita. Vou testar logo!

  5. Fernanda disse

    26 set 2011, 11:43 am

    Huuum! Parece divino e deve acompanhar muito bem um vinho tinto! Só trocaria esse caldo de legumes por temperinhos naturais! =)

    Um abraço!

  6. flaviapantoja disse

    26 set 2011, 12:15 pm

    Fernanda, mas o caldo de legumes é natural! Voce não acha que eu uso cubos sinteticos não é mesmo? ;)

    http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1215

    Um bj, Flavia

  7. Fernanda disse

    03 out 2011, 7:06 am

    incrível Flavia,
    tinha tempo que não via o blog e essa receita parece perfeita, farei em breve!
    obrigada!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem