simplesmente delícia

26 de agosto de 2011

  • Às vezes me surpreendo com o rumo que as nossas vidas toma, como deixamos coisas pouco importantes tomar uma dimensão não merecida, como nos afogamos em trivialidades e nos vendemos à rotina. E foi assim que depois de três semanas reparei que não havia aparecido por aqui.  A cabeça anda por outras bandas e o tempo anda curto e a paciência pouca, é verdade. E queria também voltar com uma receita salgada mas cansei de arrumar desculpas.
  • ahah
  • ahah
  • Como já discursei exaustivamente aqui sobre esses bolinhos, não vou gastar seu tempo em mais esse muro das lamentações.  Se quiser rechear, use um doce de leite mais cremoso, não tão liquido, ou um brigadeiro, ou qualquer doce que seja mais pastoso. Mas se não quiser recheá-los, se a preguiça bater, não tem problema. Essa massa é muito leve e a melhor representação do que é um verdadeiro cupcake. E como muitas pessoas não gostam do clássico buttercream (creme de manteiga muito pareciado nos Estados Unidos) para cobrir o cupcake, eu uso um marshmallow. Esse cupcake fica melhor saboreado em até dois dias.
  • ahah
  • ahah
  • Essa receita, que uso há muitos anos, eu garimpei no Epicurious, e ela dá, usando a forma do pão de mel (que é um pouco menor do que o tamanho padrão de cupacakes), aproximadamente 28 cupcakes.
  • ahah
  • ahah


    Receita editada em 16/05/2016 para acrescentar o cremor tártaro

    ingredientes

  • 300 gramas de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
  • 1 ½ copo de açúcar (300 gramas)
  • 2 ovos
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 2 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • ¼ colher de chá de sal
  • 2 ½ copos de farinha de trigo (350 gramas)
  • 1 ¼ copos de leite, a temperatura ambiente (300 ml)
  • ahah
  • ahah
  • 200 ml de claras de ovo (aproximadamente 6 ovos)
  • 2 copos de açúcar (400 gramas)
  • 1 colher de chá de cremor tartaro
  • Confeitos e balas para decoração
  • ahah
  • ahah

    modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare as formas aonde vão assar os bolinhos com as forminhas de papel apropriadas. Eu uso formas de papel especiais para cupcakes, que ponho dentro de formas de pão de mel.
  • 2.       Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e bata em velocidade media por 1 minuto. Adicione o açúcar e bata até formar um creme bem fofo, algo como 2 a 3 minutos dependendo da sua batedeira. Adicione em seguida os ovos, um por um, e bata mais uns 3 minutos depois deles terem incorporado a massa.
  • 3.       Em seguida adicione a baunilha, o fermento , o sal, a farinha e o leite. É logico que você pode misturar todos os secos numa vasilha e misturar a massa alternando com o leite. Acho que aqui, não faz tanta diferença. Depois que juntar a farinha, passe uma espátula nas laterais para ter certeza que toda ela foi incorporada a massa, e bata só mais um pouco. Sempre que for bater a massa de um bolo, depois que juntar a farinha ao creme de ovos, bata o menos possível para não endurecer a massa.
  • 4.       Encha as forminhas preparadas com um pouco de massa, usando uma colher, deixando a 1 cm da borda. Leve ao forno por 30 a 35 minutos, girando o tabuleiro com as formas uma vez no meio do cozimento. Quando os bolinhos estiverem dourados, retire e deixem-nos esfriarem totalmente antes de forrar com o marshmallow.
  • ahah
  • ahah
  • 5.       Se você for recheá-los, faça um buraco bem pequeno no bolinho com uma pequena colher ou um utensilio de tirar miolo de maçã (minha escolha), ponha um pouco de doce de leite ou qualquer outra coisa que preferir, e tampe de novo com o pedaço de massa que tirou. Quando eu estou com muita pressa, nem ponho a tampa de volta. Faça isso com todos os bolinhos.  E em seguida decore com o marshmallow.
  • 6.       Na vasilha da batedeira, ponha as claras, o açúcar e o cremor tartaro. Misture bem e pouse a vasilha em cima de uma panela com 3 a 4 dedos de agua. Cuidado para o fundo da vasilha não tocar na agua fervente. Leve a panela com a vasilha ao fogo e esquente as claras. Elas têm que esquentar até 50 graus. Se você não tem um termômetro culinário, não tem problema. Use o dedo. 50 graus é quente mas não é tão quente assim! Lembre-se dos nossos verões aqui no Brasil quando facilmente atingimos 40 graus: é um pouco mais quente do que isso.
  • 7.       Assim que as claras estiverem quentes, retire a vasilha do banho-maria e leve à batedeira. Bata em velocidade media/alta até estarem praticamente à temperatura ambiente. Quando você levantar o batedor com o suspiro para cima (vide foto), o suspiro tem que formar um pico bem firme. Use o suspiro imediatamente, e mantenha a vasilha tampada enquanto trabalha, pois ele endurece rápido. E decore os bolinhos com os confeitos logo que cobrir com o marshmallow pois o suspiro  endurece e os confeitos não ‘colam’ mais na superfície.
  • ahaha
  • ahah
  • Outras Boas Idéias: Bolinhos de Banana e Coco e Bolinhos Grelhados de Couve-flor com Molho de Iogurte (salgado)


 

29 comentários

  1. Juliana disse

    26 ago 2011, 10:42 am

    Oi Flavia,
    Nossa que lindos seus cupcakes… Deram bastantes né? 28… a receita é bacana, eu fiz uns outro dia, mas deu apenas 10! achei tão pouquinho… olha la pra vc ver! foi o meu primeiro cup cake feito! Achei o seu delicioso pela tela, imagino ao vivo! rs

    Beijos

    Ju Fontolan

  2. Maria Guimarães disse

    26 ago 2011, 12:30 pm

    Amo tudo desta receita: a massa é maravilhosa, o recheio de doce de leite fica qualquer coisa de bom e a opção pela forma de pão de mel da o tamanho de bolinho perfeito!!! Sem falar na cobertura de marshmallow boa de mais… Filhota vai amar fazer em casa agora que temos a receita! Obrigada!!!

  3. Cristina disse

    26 ago 2011, 6:42 pm

    Gosto muito do que aparece por aqui e já estava sentindo sua falta!
    Que bom que trouxe mais essa delícia…nunca tentei um cupcake, mas esse me parece ótimo!Obrigada!
    bj

  4. grazi disse

    27 ago 2011, 10:07 am

    lindos!!!!

  5. Lylia disse

    27 ago 2011, 12:19 pm

    Oi Flávia,
    Não nos deixe tanto tempo.Sentimos muito sua falta.
    Mas, vc tem razão,às vezes a gente segue o rumo de coisas sem importância que quando a gente percebe,nem merecia nossa atenção.
    Ainda bem que vc está aqui e nos trouxe esses bolinhos mais que lindos e deliciosos.
    Bj,
    Lylia

  6. Jô Bibas disse

    28 ago 2011, 6:21 pm

    A tua introdução não parecia muito alegre, mas teus cupcakes, definitivamente, estão. Eu, que tenho minha Doceira Amadora em casa, convivo bastante com cupcakes, mas esses estão um show. Quanto à vida que nos atropela, a única receita que posso dar é: priorize. Não dá pra fazer tudo.
    Boa semana,

  7. deise martinho disse

    03 set 2011, 9:17 am

    adorei sua explicação foi o melhor passo a passo, onde eu consegui tirar as minhas dúvidas

  8. Ana disse

    05 set 2011, 1:37 pm

    Que imagens tão deliciosas. Dá uma vontade imensa de meter a mão dentro da fotografia e agarrar um cupcake.

  9. Liv Baum disse

    06 out 2011, 6:09 pm

    Morri com essa receita de merengue. Faço, faço, faço e nunca dá certo! É esse fds q vou testar! =P

    Beijocas!

  10. Sonia Da Cruz Cardoso! disse

    26 out 2011, 8:27 pm

    Eu não tenho jeito para fazer esses doces decorados, mas confesso que vou tentar!!

  11. Adriana disse

    27 nov 2011, 9:43 am

    Flávia to pensando em fazer esses p niver das minhas crianças em janeiro, to com idéia tbm de brigadeiro de colher fazendo metade assim e a outra metade enrolados (o normal), e como te falei fazer os Cake pop tbm rss nossa acho q to empolgada rss será q dou conta rss, acho q não tem preço fazer as coisas com mimo p os pequenos, to me empolgando se vc tiver outras sugestões agradeço bjss :)

  12. Gleici Schiavo disse

    09 fev 2012, 9:32 am

    Olá querida, vc sabe que nunca consigo dar ponto no marshmalow com receitas tradicionais? Vou tentar esta. Vc tem alguma que não endureça e é infalível? bjus

  13. flaviapantoja disse

    09 fev 2012, 11:02 am

    Gleici,essa é a receita que eu uso quando cubro bolos e cupcakes, e gosto muito dela. Agora o suspiro endurece sim. Um bj, Flavia

  14. Luciana Betenson disse

    14 abr 2012, 3:36 pm

    Que bacana, adorei ver a receita dos famosos bolinhos da Casa Vida, sempre acompanho seu blog mas acho que esta receita passou batido. Gostosos e lindos né? Vou fazer suspiro do seu jeito, o meu sempre açucara, não sei porque… suspiro e baba de moça, coisas que nunca dão certo aqui. Bjs!

  15. claudia disse

    16 abr 2012, 8:06 pm

    Olá, sou amiga da Angelice e gostari de um telefone para encomendar um bolo!
    Abs.
    Claudia

  16. Isabella Benner disse

    18 jul 2012, 9:51 pm

    Muito obrigada , tinha uma festa do pijama para fazer , e consegui fazer , nhaam :3 ficou delicioso

  17. Viviana disse

    14 ago 2012, 11:07 pm

    Oi Flávia, tudo bem?

    Eu tenho feito cupcakes porém tem acontecido de soltar da forminha de papel, depois de algum tempo frio, você sabe me dizer o que posso estar fazendo de errado?

    Para assar eu uso forminhas de silicone e dentro a forminha de papel para cupcake. Depois de assado, eu tiro as forminhas de papel de dentro das de silicone para esfriar numa grelha.

    Agradeço se puder me ajudar.

    Um beijo,
    Viviana

  18. flaviapantoja disse

    15 ago 2012, 12:12 am

    Viviana, eu não tenho ideia do que poderia estar acontecendo. Voce parece estar fazendo tudo certo, inclusive tirando os cupcakes para esfriar numa grelha. Eu não gosto de formas de silicone mas não sei se elas podem ser culpadas aqui. As forminhas de papel são boas? Voce já testou usar outra marca? Talvez seje esse o problema… Desculpa não poder te ajudar mais… Um beijo ! Flavia

  19. SONIA MARIA BARBOSA disse

    22 ago 2012, 5:45 pm

    Olá Flávia tudo bem amore?? então amo seu blog sempre fuço bastante, acho vc. muito caprichosa, faz tudo com primor e eu adoro…então esta receita de cup cake se eu quizer fazê-la de chocolate qual seria a medida?? dá certo só acrecentar o chocolate? e a cobertura na côr rosa é corante ?? pode colocar um saborzinho de morango??
    Desculpa este monte de pergunta mas meu filho vai fazer niver e queria fazer cup cake pra decorar a mesa.
    Olha muito obrigada e muitas bjkas ♥

  20. flaviapantoja disse

    22 ago 2012, 7:03 pm

    Oi Sonia, não dá para acrescentar o chocolate a massa sem outras alterações. Se voce quiser fazer cupcakes de chocolate, use outra receita (tem uma de chocolate no blog). Sim, eu uso anilina comestivel rosa para colorir o suspiro e voce pode acrescentar aroma a teu gosto tambem, claro. Um beijo,Flavia

  21. Daniela disse

    30 out 2012, 10:52 am

    Oi querida… tenho acompanhado seus posts … muito bom seus comentários e dicas. Tenho uma dúvida quanto ao açúcar de confeiteiro que usa nas coberturas. Tenho dificuldade para deixar as coberturas durinhas … e adoro enfeitar/decorar os cupcakes e é claro, que dá pra usar mais a criatividade nas coberturas mais “altinhas”. Na minha última experiência usei o glaçúcar da União e não deu muito certo. Qual açucar de confeiteiro vc usa nas coberturas, buttercreams e etc?

  22. flaviapantoja disse

    30 out 2012, 11:03 am

    Daniela, eu não uso açucar de confeiteiro nessa cobertura. Eu uso açucar comum mesmo, que esquento no banho-maria junto com as claras. Eu, ao contrario de voce, gosto do marshmallow fofinho por isso adiciono cremor tartaro para a cobertura nao ficar muito dura. Mas quando eu uso açucar de confeiteiro, uso o da União, o Glaçucar, com otimos resultados. Um bj, Flavia

  23. Alice disse

    05 fev 2013, 2:48 pm

    Flávia, essa cobertura derrete em temperatura ambiente (aproximadamente 30 graus)? Beijos… Ah, e suas receitas são perfeitas!

  24. flaviapantoja disse

    05 fev 2013, 4:32 pm

    Alice, se voces estabilizar bem as claras (esquentando), nao deve ter problema. Um beijo,Flavia

  25. Silvana disse

    02 abr 2013, 9:06 am

    Oi Flávia! Em primeiro lugar gostaria de dizer que fiz,no Domingo de Páscoa, o bolo “Meu bolo de Chocolate Ideal: Para Chamar de Seu…” Ficou MA-RA-VI-LHO-SO!!!Agora pretendo me “aventurar” nesta receita de
    cupcakes. Minhas perguntas são:
    1- Cremor tártaro, qual medida eu uso?
    2- Posso congelar os cupcakes? Senão vou ter que fazer metade das medidas…
    3- Posso(sem sei se ficaria bom)misturar cacau em pó em uma parte do marshmallow?
    Um beijo, Silvana

  26. flaviapantoja disse

    02 abr 2013, 9:57 am

    Silvana, para 4 claras use 1/2 colher de chá de cremor tartaro. Os cupcakes podem ser congelados apos sairem do forno e esfriarem. Não os congele recheados e/ou com a cobertura! O cacau não mistura bem no marshmallow (cacau tem que ser diluido para ser usado em receitas). Para o marshmallow voce teria que usar uma calda de chocolate. Um bj, Flavia

  27. rafaella disse

    16 out 2013, 3:19 pm

    Eu queria sabber uma coisa pode fazer cupcake na forma de pão de mel ou uma forma mais pequena????

  28. flaviapantoja disse

    16 out 2013, 4:35 pm

    Oi Rafaella, sim, claro. Eu mesma uso uma forma que é menor que a forma classica de cupcakes. As minhas formas são de pão de mel. Um bj, FLavia

  29. Eduarda Moreira disse

    04 dez 2013, 10:44 am

    Vou tentar! Só não sei se vão ficar maravilhosos como os seus…

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem