simplesmente delícia

28 de julho de 2011

  • Eu não como vísceras e não gostaria de provar bichos considerados ‘domésticos’ na minha sociedade (cachorro, etc.). Não sou muito fã de carnes vermelhas de uma forma geral mas gosto de algumas em particular (costela e carneiro por exemplo). Mas provo de tudo e gosto de manter a cabeça aberta para qualquer coisa. E tenho o privilegio de não ter nenhuma alergia a comida - provavelmente já bastam todas as alergias de pele que eu tenho.  Considero-me uma pessoa fácil. E não deem ouvidos as más línguas que dizem que só aceito comer aqui ou ali: não tem nada de errado em querer comer comida bem feita e pagar um preço justo por ela. E não, você não vai me ver no ultimo restaurante da moda aonde o ceviche é servido em copo de Martini e custa o preço de três quilos do peixe usado.
  • ahahah
  • ahahah
  • Mas apesar das minhas idiossincrasias, modas, manias, fobias e alergias estão tornando tudo um pouco mais complicado. Estou pensando em preparar uma planilha Excel para mandar para os amigos convidados aqui em casa: uns não comem carne, outros camarão, uns tem alergia a glúten, outros não podem ingerir laticínios e ainda tem a questão da religião em outros casos. É claro que uma solução é trocar de amigos periodicamente ou então convidar os amigos por grupo: só aqueles que não comem camarão, ou só aqueles alérgicos a laticínios etc..
  • ahahaha
  • ahahah
  • E sim, é sempre melhor ser sincero e falar sobre suas restrições a pessoa que convida, do que achar que é educado não dizer nada e depois não comer aquilo que é servido. Ninguém na cozinha quer ser acusado de tentativa de assassinato dos seus convidados.
  • Esses brownies são uma delicia e uma excelente sobremesa para aqueles com intolerância a glúten. Pouco doce, esse brownie vai ficar ainda mais incrível com creme chantilly ou sorvete de creme (só verifique que não há nenhum sensível a lactose…). As raspas de laranja são opcionais mas eu acho que ficam uma delicia - me lembram do casamento chocolate-Cointreau, que eu gosto tanto.
haha
ahaha
Receita da Revista Delicious de Julho 2011

    ingredientes

  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 400 gramas de chocolate meio amargo (eu gosto do Garoto Cacau 55%)
  • 6 ovos grandes (se não forem grandes, use 7 ovos)
  • 1 ½ copos de açúcar (300 gramas)
  • 150 gramas de nozes picadas (1 ½ copos dela já picada)
  • 1 pitada de sal
  • 2/3 copo ou 75 gramas de cacau em pó (não o chocolate em pó)
  • Raspas de 1 laranja (opcional)
  • ahahaha

    modo de preparo

  • 1.       Pré-aqueça o forno a 180° C graus. Unte de manteiga e polvilhe de farinha (ou qualquer outra coisa substituível para aqueles que evitam glúten) um pirex de 20 por 30 cm.
  • 2.       Numa vasilha média, ponha o chocolate partido em pedaços grandes e a manteiga picada. Encha uma panela media com 3 dedos de agua. Ponha a vasilha com o chocolate em cima, tomando muito cuidado para que o fundo da vasilha não toque na agua. Leve ao fogo e deixe o chocolate derreter com a manteiga em banho-maria. Assim que estiver derretido, retire a vasilha do banho-maria e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de prosseguir.
  • 3.       Na vasilha da batedeira, ponha os ovos e o açúcar. Bata com o balão em velocidade média/alta até formar um creme branco e bem fofo (parece uma mousse). diminua a velocidade da batedeira e adicione o cacau em pó e as raspas de laranja se for usar. Bata mais um pouco (o cacau não precisa estar misturado uniformemente ao creme).
  • 4.       Pare a batedeira e junte, a mão, as nozes picadas e 1 pitadinha de sal. Logo em seguida, adicione o chocolate derretido . Misture o chocolate o mais rápido possível para não perder o volume da massa, usando um fouet ou uma espátula grande.
  • 5.       Entorne na vasilha preparada e leve imediatamente ao forno. Asse por 30 a 35 minutos. O brownie está pronto quando ele estiver firme porem ainda um pouco mole no centro. A ponta da faca ainda sai úmida de um pouco de massa do centro do brownie. Deixe esfriar totalmente antes de partir. Sirva com sorvete ou chantilly.
Outra Boa Idéia: Mousse Assada como um Bolo (tambem sem farinha)
ahahaha

 

24 comentários

  1. Adriana Alves disse

    28 jul 2011, 6:27 pm

    Que receita maravilhosa e adorei o texto. Abraços, Adriana

  2. Debora Marielli disse

    28 jul 2011, 6:39 pm

    Que receita lindaaaaa…ai deu vontade de devorar!!!

  3. Angela Machado disse

    28 jul 2011, 9:14 pm

    Flávinha dessa vez vc se superou!!! tanto pelo belo texto como pela excelente receita!! com certeza essa vai para minha coleção de receitas anti TPM!!! com certeza farei!

  4. claudia Guimarães Simoni disse

    29 jul 2011, 9:13 am

    Flavia, vc advinhou, sábado passado estava procurando uma receita de brownie para fazer. Vou testar com certeza!!! O texto está ótima (como sempre) resquícios dos ares provençais. hehehe.
    Ontem me lembrei de vc fui jantar na casa de uma amiga e lá estava o assunto foi Inhotim, lá estava uma ex mulher do Bernardo dizendo maravilhas das novidades de lá que não param de acontecer.
    Vc já veio?
    beijos,
    Claudia

  5. belinhagulosa disse

    29 jul 2011, 9:35 am

    que maravilha adoro chocolate…bjokinhass

  6. flaviapantoja disse

    29 jul 2011, 9:38 am

    Claudia, ainda não fui a Inhotim… Essa semana mesmo estava pensando nisso pois na realidade queria levar os filhos tambem e isso acaba dificultando um pouco. Mas quero muito, muito ir. Que bom saber que está cheio de novidades! Alias, nao conheço essa patisserie que voce falou em Paris! Mas já anotei a dica: Merci!!! Um bj e mais uma vez obrigada pelo carinho. Flavia

  7. Anna disse

    30 jul 2011, 7:12 pm

    Olá Flávia!

    Minha mãe se descobriu celiaca com 50 anos e, como somos de família genuinamente italiana, deves imaginar o peso que essa condição teve aqui em casa.

    Apenas gostaria de contribuir com um comentário: a maior parte dos chocolates possui glúten na sua composição. Sei que Toblerone, Kinder e Chocosoy não possuem. Acho que seria válido adicionar uma observação nesta receita: sempr olhar o rótulo do chocolate, pois se houver indicação de presença de glúten, esta receita perte o “livre de glúten”.

    Lógico que os celíacos e seus parentes mais próximos já sabem que sempre tem que rolar aquela verificada/confirmada básica, mas como tu mesma dissestes aqui no post, esta é uma possível receita para um anfitrião fazer para os amigos, mas normalmente uma pessoa que não está acotumada, acaba deixando escapar esses pequenos detalhes.

    Não se trata de uma crítica, mas uma dica

    ;)

  8. Karina Batista disse

    30 jul 2011, 9:33 pm

    Menina, simplesmente delícia esse brownie. E como ficou alto. Vou fazer esta receita amanhã.

    Ah, acho que você vai gostar do livro Cake Chic que vou sortear no blog. Passa lá para concorrer e boa sorte.

    Beijos

    Karina
    http://www.mariacarambola.blogspot.com

  9. Kelly disse

    31 jul 2011, 2:14 pm

    Flavia,

    Gostaria de agradecer pelas suas receitas, ja fiz 3 e ficaram maravilhosas(espagueti de limao, Semi fredo de limao e bolo de ameixa fresca). São faceis de seguir e sem complicações. Continue com essas receitas maravilhosas.

    Bjs

  10. moranguita disse

    02 ago 2011, 7:54 am

    pura tentaçao este brownie
    beijinhos

  11. LuLu disse

    02 ago 2011, 11:01 am

    hehehehehehe…
    Pra receber hoje em dia tem que ter crachà de identificaçao na entrada. Tipo assim: sou celiaco, sou intolerantes a lactose, alergico a alho, tenho dificuldade de digestao de cogumelos, pimentoes…. nè? Aaff-maria!!! ^.^
    Quando penso que na época das nossas avòs e bisavòs se servia aos convidados a especialidade da familia e ponto final. Todo mundo comia e a indigestao(se houvesse) cada um resolvia na sua casa e ninguém nem ficava sabendo depois. Bons tempos aqueles.

  12. Lylia disse

    02 ago 2011, 11:59 am

    Que delícia,FLávia! Como tudo que você posta.
    Por sinal, hoje no meu blog falei sobre saladas e coloquei um molho seu, vinagrete de mostarda.Dei os devidos créditos, claro.
    Bj e boa semana pra vc,
    Lylia

  13. Bruna do Gourmandisme disse

    03 ago 2011, 7:16 pm

    Flávia, estou com água na boca! O brownie parece delicioso e as fotos ficaram ótimas, parabéns!

    Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey’s! beijos

  14. Maria Clara disse

    13 ago 2011, 12:02 pm

    Vou fazer essa receita e colocar no meu blog, pode?

  15. Tici disse

    08 set 2011, 2:54 pm

    Gennnnte. Eu fiz, sem as raspas de laranjas, usando chocolate em pó e barras de 41% cacau! Ficou incrível! òtima receita!

  16. Jessica disse

    19 mar 2012, 2:56 pm

    Parece ser bem gostoso, e gostaria de saber quantas porções rende. Depois,digo como ficou,deve ser maravilhoso!!!

  17. flaviapantoja disse

    19 mar 2012, 3:41 pm

    Jessica, como está especificado na receita, o pirex tem 20 x 30 cms. Voce parte os brownies do tamanho que quizer. Um abraço, Flavia

  18. Mariangela disse

    15 out 2012, 3:50 pm

    Essa receita ficou sensacional. Eu nunca tinha testado uma receita de brownie e resolvi me aventurar. Nunca fui tão elogiada :). Testarei outras com certeza. Uma receita fácil e com resultado garantido.

  19. Ana carolina disse

    18 jan 2013, 7:47 pm

    Oi, Flavia, tem algum motivo para o brownie ser assado no pirex? Funciona tb no tabuleiro? Beijos e parabens pelo blog

  20. flaviapantoja disse

    18 jan 2013, 9:23 pm

    Ana Carolina, pode fazer no tabuleiro mas ajuste  o tempo de cozimento. Bj, Flavia

  21. laura o.b.m ibraim disse

    12 jul 2013, 9:11 pm

    Que coisa mais linda e tentadora!!!!Sou louca por Brownie e vou testar agora. Parabéns!!!!!Bjo lali

  22. Luísa Lobo disse

    10 set 2013, 1:00 pm

    Receita simplesmente perfeita! Super fácil, simples e o Brownie ficou maravilhoso. Melhor até que de restaurante haha. Só recomendo servir com sorvete ou creme de leite porque ele é bem forte.

  23. kaylane disse

    05 mar 2014, 11:23 pm

    humm parece uma delicia vou tenta fazer rsrs gostei ajundou muito

  24. Viviane Pereira disse

    13 jun 2016, 2:26 pm

    Adorei a receita! Fiz ontem e foi um sucesso!!!! :)

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem