simplesmente delícia

21 de julho de 2011

  • Umas das coisas boas da Europa é a proximidade dos lugares, o fato em algumas horas podemos estar em paisagens tão dispares quanto Paris e a Savoia. Chegamos em Aix-les-Bains com um convite para ouvir musica num concerto ao ar livre no Castelo de La Rupelle, em Brison St Innocent, pequeno village vizinho. O castelo é uma residência particular e os condes abriram as portas para um concerto no final do dia. Alias casal encantador que nos fez muito rir com histórias da tia, freira, que morou 30 anos em Marilia, estado de São Paulo. Vou admitir que a musica não estava lá grandes coisas, mas o lugar é deslumbrante, com uma vista memorável em cima do lago do Bourget, que nos leva até a Abbaye de Hautecombe. Esse antigo monastério cisterciano, aonde estão enterrados os membros da Casa Real da Savoia (adoro uma família Real) foi abandonado pelos monges em 1994 pois, como corre a fofoca em Aix, eles estariam cançados de ver mulheres de biquíni pelas janelas… Mas o monastério pode ser visitado e é um lugar lindo, lindo.

  • Em baixo do Castelo as vinhas tomam conta da paisagem. Alias os vinhos da Savoia tem recentemente,  crescido em popularidade e cotação, e não estou falando só da minha Chartreuse querida. Mais um motivo para se explorar mais esse meu cantinho da França.

ohohohohoh

ohohohohoh

  • Acho que não tem nada melhor do que acordar cedo num lindo sábado e ir para o mercado se perder entre os queijos, fruitas e legumes. Melhor ainda quando a companhia é boa e eu estou em casa. Nesse inicio do mês de julho damascos, pêssegos, morangos e cerejas estão no pico da estação e meus queijos preferidos estão a um alcance perigoso.  Não existe nada melhor do que os queijos da Savoia. Pronto, falei. O meu preferido ainda é o Vacherin (queijo dos meses de inverno) mas uma excelente Tomme ou um Reblochon maduro são qualquer coisa de fascinante. E depois de alguns dias incríveis em Aix, não se espante se durante um mês após meu retorno ao Brasil, eu só comer em dias de feriados nacionais…

ohohoh

ohohoho

  • Nada, nada mesmo, me lembra tanto minha avó quanto o Gateau de St Genix. Bem talvez os fins de noite tomando chá na cozinha, com as torradas e o vidro azul de geleia de morangos na mesa nas noites muito frias de inverno. E o som das suas pantufas no mármore da escada. Ela costumava comprar os bolinhos menores, com suas pralinés rosas e pedacinhos de açúcar brindando meus olhos.  Já tentei recria-los aqui no Brasil, inclusive com as pralinés rosas que trouxe da França mas as tentativas foram sempre em vão.  Tenho certeza que esse pão tem algo mágico nele.

 

9 comentários

  1. Maria Guimarães disse

    21 jul 2011, 12:34 pm

    Tem tb aquele pão brioche em forma quase de cogumelo, cortar uma fatia e torrar para o lanche da tarde com bastante manteiga uhuu aind bem que são só férias!

  2. claudio de almeida magalhaes disse

    21 jul 2011, 12:54 pm

    A Savoya , como diz o Guide Michelin ` vale a viagem ` !
    Linda e cheia de coisas boas como :
    gateau de St Genis
    frutas locais na sua epoca : cerejas, morangos, framboesas, mirtillos, mirabelles
    embutidos : sobretudo o ` saucisson ` , salaminho
    queijos : tomme e reblochon do vilarejo de Lescheraine
    vinho branco das encostas dos Alpes ( Apremont )
    e um colorido das aguas, arvores e casas e castelos franco italianos, unico.
    Como enviar isto tudo para o tabeleao local Me Jean Yves Ollier e Pierre Henry ?
    Claudio

  3. Helena disse

    21 jul 2011, 10:40 pm

    Será que posso postar algum comentário sobre esta última postagem, não sendo nenhuma amiga íntima de vc, Flavia… mas bem, como resistir… fiz meu doutorado em Paris com meu primeiro filho ainda com seus 8 meses… hoje já tem 3 anos e meio. Mas as imagens continuam vivas, assim como os cheiros. Sua primeira prova de sorvete foi um Berthillon de amoras. Deve ser por isso que ele não prova mais nenhum sorvete hoje (rs). Adorei ler e reviver!

  4. Alexandra disse

    22 jul 2011, 3:12 pm

    Amadora nestas viagens pelo mundo dos sabores e da cozinha mas apaixonada pela culinária navego muitas vezes por este mar imenso de blogs de culinária. Muitas vezes sem rumo mas já com alguns destinos favoritos que visito mais frequentemente. Calhou numa das minhas viagens “à deriva” aportar no seu blog… que bela surpresa… nele me demorei, vagueei por quase todos os seus posts, deliciei-me a ler as suas receitas, os casamentos de sabores que nelas descobri e que tenho a certeza vou experimentar… ADOREI!!… tanto que quase me esqueci de regressar até ouvir alguém perguntar o que iamos jantar… parti, regressei ao meu pequenino mundo da minha ainda tão inexperiente cozinha mas com a certeza absoluta que irei regressar, que apartir de agora o seu blog vai ser o meu destino de eleição… Muito obrigada Flávia por me deixar provar as suas delícias…

  5. Ana disse

    22 jul 2011, 3:14 pm

    Olá, parabéns pelo blog!! Muito legal!! :)

    Convido vocês a conhecerem o novo site da Chef TV e curtir nossa fan page no facebook!
    http://www.cheftv.com.br
    http://www.facebook.com/cheftvgastronomia

    Abraços!!

  6. Virgínia Carrazzone Cavalcanti disse

    25 jul 2011, 10:33 am

    suas fotos estão tão bonitas! Mas vc tá salvando em Gif, não faz isso não… salva em JPG q a qualidade fica melhor… GIF não é um formato adequado para fotos, e sim para desenhos com poucas cores. #ficadk

  7. christiane moreira guimaraes disse

    26 jul 2011, 10:22 pm

    Flavia , seus textos e fotos de viagem sao muito melhores que muitos guias de viagem , sao leves e agradaveis ! Parabens ! Viajei pela Provence e Paris no seu blog ……
    Deveria pensar em fazer um blog de viagem .

  8. Yuri Hayashi disse

    28 set 2011, 10:22 pm

    Flavia, adorei encontrar o seu site. Realmente tudo é uma delícia por aqui mesmo! :-)
    Parabéns pelo trabalho, vou continuar te acompanhando!
    Beijos!
    Yuri

  9. gisele bertassoni ramos disse

    27 jan 2013, 11:37 am

    Encontrei seu riquíssimo e agradável blog através de busca por receita de cookies.
    Adorei a receita, mas fui desbravando seu site até que cheguei às fotos e sensações de suas viagens.
    Maravilhoso… aumentou ainda mais meu desejo de conhecer um pouquinho de Paris e seus encantamentos.

    Parabéns!!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem