simplesmente delícia

5 de julho de 2011

  • Lendo os comentários sobre manteiga e margarina no post do Biscoito Amanteigado com Pedacinho de Chocolate, comecei a pensar sobre a relação complicada que temos com comida. Quer dizer, evitamos doces como se estes fossem uma praga, mas comemos comidas rápidas e embutidas, pulamos o café da manhã e almoçamos correndo. E jantares na frente da televisão não são inusitados. Uma grande parte das crianças não reconhecem legumes nem verduras, nunca foram numa feira de rua ou mercado hortigranjeiro, e o pior, não participa do preparo da comida em suas casas. Alias, para mim, pessoalmente, o pior é ver os adultos se vangloriarem de não saber ‘nem fritar ovo’.
  • Não estou falando de saber cozinhar sempre, ou saber fazer pratos complicados e requintados. Estou apenas falando de saber se virar um pouco para não ficar na dependência de comidas de restaurantes, comidas processadas e cheias de conservantes. Por isso acho importantíssima a participação e introdução das crianças desde cedo na cozinha das nossas casas. É importante também eles aprenderem a distinguir uma abobrinha de um chuchu, a reconhecer uma berinjela , a saber que frituras não são legais e doces são eventuais (mas não são prêmios) e que é divertido provar de tudo.
  • E não podemos assumir que o paladar dos filhos é igual ao nosso: não somos idênticos, eles são pessoas únicas com personalidades próprias e gostos individuais.  Por isso é tão importante mantermos a cabeça aberta, oferecendo sempre coisas diferentes, que nos façam sair da nossa zona de conforto.  Por isso eu não acredito em pratos especiais para crianças. Em restaurantes e em casa, meus filhos desde muito pequenos sempre comeram comida de ‘adulto’ (com um pouco menos de pimenta ou tirando o álcool, etc.).
  • Precisamos fazer das refeições, momentos de conversa, compartilhamento, uma hora para contar um caso, falar do dia, ou jogar conversa fora. Sem celulares, telefones, televisão ou qualquer outro objeto eletrônico ainda a ser inventado. E vamos levar as crianças às feiras de rua, vamos arrasta-los ao mercado e, sobretudo, vamos inclui-los no processo todo, de uma forma divertida, interessante e educacional.
  • Esse bolinho foi feito para minha filha que come morangos por caixa, ama mexilhão e funghi, acha que tudo fica melhor com vinagre balsâmico e, ao contrario de mim, adora chocolate branco.
  • Receita da revista Delicious de junho
  • Rende aproximadamente 20 bolinhos pequenos, ou 12 a 14 do tamanho clássico de ‘cupcakes’.
  • ingredientes

  • 2 ¾ copos de farinha de trigo (380 gramas)
  • ½ + 1/3 copo de açúcar mascavo (escolha um açúcar bem claro), bem apertado no copo, ou 150 gramas
  • 1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 250 gramas de chocolate branco (1 ½ copos do chocolate bem picadinho)
  • ½ colher de chá de sal
  • 3 ovos grandes
  • 150 gramas de manteiga sem sal, derretida e à temperatura ambiente
  • ¾ copo de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 12 a 20 morangos pequenos
  • Açúcar cristal, opcional
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 200°C. Prepare as formas dos bolinhos com a forma de papel apropriada. Eu uso uma forma de alumínio de pão de mel, o que faz com que os bolinhos fiquem menores do que os ‘cupcakes’ clássicos.
  • 2. numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar mascavo, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó, o chocolate bem picado e o sal. Misture bem para que os pedaços de chocolate fiquem bem envoltos dos ingredientes secos, reduzindo a possibilidade deles afundarem no fundo da massa.
  • 3. Na vasilha da batedeira, ponha os ovos, a manteiga derretida, o iogurte e o leite. Bata em velocidade média por 1 ou 2 minutos. Pare a batedeira e adicione de uma só vez, todos os secos. Não se preocupe em deixar a massa muito uniforme; é importante não mexer demais nela depois de acrescentar os secos para não perder a textura aerada da massa.
  • 4. Divida a massa entre as forminhas preparadas. Encha cada forminha até 1 centímetro da borda.  Lave e seque bem os morangos. Retire os cabinhos; Um por um, afunde com cuidado um morango em casa bolinho.  E seguida, com uma colher, cubra o bolinho com um pouco da massa. Procure não deixar nenhum pedaço do morango aparecendo. Em seguida, se você quiser, salpique açúcar cristal em cima dos bolinhos para uma leve camada crocante.
  • 5. Leve ao forno por 25 minutos ou até estarem dourados e a faca sair seca do bolinho. Atenção para não confundir a umidade do morango com a umidade da massa. Retire do forno e deixe esfriar em cima de uma grelha. Assim que conseguir manipular as formas quentes, retire as forminhas com os bolinhos e deixe acabar de esfriar em cima de uma grelha.

Outra Boa Idéia: Bolinho de Limão e Castanhas Do Pará

 

27 comentários

  1. Isabela disse

    05 jul 2011, 9:52 pm

    Ai, amei Flavinha! Estou louca para fazer. E parecem molhadinhos, do jeito que eu gosto. Concordo com tudo que você disse, querida, mas eu confesso que, aqui em casa, quem tem que gostar primeiro sou eu, depois eu pergunto para everybody else. Geralmente, TODFO mundo gosta, desde que vindo de você.

    Vou fazer, depois te conto. Morango e chocolate branco? Como é que pode dar errado? Bjks, Isabela.

  2. isadora adler disse

    05 jul 2011, 10:01 pm

    Como eu adoro receber e-mail do seu blog falando de suas atualizações!!! Amo suas receitas…seu blog é muito lindo…

    Aqui em casa, papai e mamãe nunca separaram comida de criança e de adulto!!! e sentar a mesa sempre foi prioridade!!!

    Fiquei c vontade deste cupcake embora não goste muito, o seu está com uma aparencia incrivel!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

  3. Helena disse

    05 jul 2011, 10:07 pm

    A-M-E-I.

  4. moranguita disse

    06 jul 2011, 8:27 am

    hum uma tentalçao o meu amor ia adorar que eu sei:-)
    beijinhos

  5. Cristina disse

    06 jul 2011, 11:45 am

    Seus bolinhos estão lindos, já copiei a receita e farei com certeza! sempre trabalhei fora e meu filho foi alimentado por “terceiros”, quando pude voltar a cozinhar percebi o mal que isso causou, ele é bem difícil, mas eu me esforço!rs…

  6. Aline disse

    06 jul 2011, 11:57 am

    Conheci hoje seu site to simplesmente apaixonadaaaaa, amei, parabéns e obrigada por dividir conosco tamanho conhecimento, parabéns!!!!

  7. Marmita disse

    06 jul 2011, 12:30 pm

    Ficaram lindos… com um aspecto brutal mesmo!

  8. Patricia disse

    07 jul 2011, 10:09 am

    Hum… que tentação!!!

    Flavia,
    será que você não tem uma boa receita de chocolate quente para compartilhar com as sua leitoras….????

    Beijos
    Adoro o site!

  9. Flávia disse

    07 jul 2011, 1:17 pm

    concordo com tudo! Comer certo e com prazer é melhor de vez em quando um bom doce feito com bons ingredientes de vez em quando que se encher de porcarias todos os dias

  10. Lylia disse

    08 jul 2011, 11:58 am

    Oi Flávia,
    Além das receitas, seus textos são ótimos.
    Eu também concordo com vc que não tem coisa mais detestável do que um adulto se vangloriar que não sabe nem fritar um ovo. Deveria ter vergonha, isso sim.
    Ah! O bolinho é daqueles para serem experimentados Já.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

  11. Aline disse

    08 jul 2011, 3:46 pm

    Olá Flávia,já faz um tempo que visito o Simplismente Délicia ,mas só agora decidi escrever…eu sou apaixonada pelo seu blog…os pratos são incrivelmente apetitosos e adoro o jeito que escreve,dou muita risada lendo seus comentários …sinceramente não tenho muita paciência para cozinhar mas as suas receitas e as fotos que tira delas me deixam louca de vontade de correr para a cozinha,já tenho uma listinha de receitas haahah
    Bjo e continue com esse blog incrivel

  12. flaviapantoja disse

    08 jul 2011, 5:09 pm

    Aline, muito obrigada pelo carinho e volte sempre para comentar as receitass. E nao deixe de correr para a cozinha de vez em quando: eu acho que voce vai se divertir!! Um bj, Flavia

  13. Alexandre disse

    10 jul 2011, 4:39 pm

    Oi, Flavia! Descobri seu blog hoje, há menos de uma hora e já adoro tudo. Adoro as ideias, o layout, a sua dedicação e capricho. Sei o quanto é difícil manter um blog, especialmente um sobre comida, e as fotos são um convite pessoal. Parabéns!
    E você ainda tem um sonho de consumo meu: batedeira Kitchen Aid! Hahaha. Se meus amigos lerem isso…

  14. flaviapantoja disse

    10 jul 2011, 7:15 pm

    Oi Alexandre, ‘e dificil mas ‘e tambem um prazer enorme cozinhar, escrever e fotografar para o blog! Obrigada pelo carinho, um bj, Flavia

  15. Ana Paula Lazzarotto disse

    10 jul 2011, 8:14 pm

    Oi, Flavia! Como sempre, tudo o que tu fazes fica bom…estes bolinhos estão uma tentação! Olha, tem sorteio e novo desafio lá no meu blog…vai lá ver…participa!
    http://deliciousbycomfortfood.blogspot.com/ Beijo, Ana Paula

  16. Paty disse

    12 jul 2011, 6:59 pm

    Flávia,
    Vc é mesmo incrível, que texto bacana e receita fácil, apesar de concordar com vc, que também não gosto de chocolate branco, mas as sobrinhas gostam, então acho que vale a pena tentar fazer para agradá-las. Minha mãe educou a mim e minha irmã ensinando que tínhamos que aprender a cozinhar, até para saber explicar às pessoas que poderiam vir a trabalhar em nossas casas. Foi bom, pq nunca tive ninguém, e faço quase tudo em casa. Ultimamente, tenho ficado mais criteriosa ao sair para comer fora, pois o que fazemos em casa, sempre fica muito melhor. Entre nossos amigos, todos admiram como fazemos as coisas com cuidado e paciência. Eles adoram, e graças ao seu blog sempre experimentam receitas novas. Só mais coisinha que lembrei ao começar a ler: há algum tempo um amigo me confessou que devia ter errado na criação do filho, pois este ao ver uma arvore de romã disse: - Pai, olha o tamanho daquela cebola! rsrsrsrs… Beijos e obrigada.

  17. Aline disse

    18 jul 2011, 3:55 pm

    Oii Flávia…corri para a cozinha fazer sua receita de geléia de morango para o niver do meu irmão mais velho ele adorouuuuu fcou uma delicia aquele toque de limão…e fiz tb o sanduiche de queijo gratinado…meu molho ficou um pouco grosso mas o sabor ficou otimo…estou super empolgada para fazer outras receitas…Bjoo

  18. Sandra disse

    31 ago 2011, 9:34 pm

    Adorei lêr o seu blog fantástico!!
    Parabéns!

  19. meire disse

    27 fev 2012, 12:17 am

    eu gostaria de saber se eu posso dobrar essa receita,
    para fazer maior quantidade,desde ja obrigada a eu amei sua receitaas
    beijos me responda por favor

  20. flaviapantoja disse

    27 fev 2012, 4:42 am

    Sim Meire, voce pode dobrar a a receita, um bj, Flavia

  21. meire disse

    28 fev 2012, 1:10 am

    obrigada flavia , vou fazer depois te falo, boa noite

  22. Laís Carvalho disse

    31 jul 2012, 11:02 am

    Olá Flávia, como vai?
    Então, recentemente comprei a forma para bolinhos e desde então tenho fuçado sempre seu blog atrás dos tais, que até então haviam sendo ignorados por mim.
    Mas ao ver esses bolinhos me bateu uma certa dúvida, mesmo sabendo que o teor de gordura do chocolate branco é maior, será que daria pra substituí-lo pelo 55% cacau?

    Abraços enormes.

  23. flaviapantoja disse

    31 jul 2012, 12:27 pm

    Oi Lais, sim, substitua por qualquer chocolate ou até noz picada. Um bj, Flaia

  24. Viviana disse

    25 set 2012, 12:06 am

    Oi Flávia, tudo bem?

    Estou procurando essa grelha que vc tem, de 2 andares, mas não acho aqui em Campinas-SP em lugar nenhum, vc saberia me dizer onde posso encontrá-la pela internet?

    Obrigada!
    Um beijo,
    Viviana

  25. flaviapantoja disse

    25 set 2012, 9:03 am

    OI Viviana, eu nao sei aonde voce poderia encontrar pela internet. Eu trouxe essas de uma viagem ao exterior. Um bj, Flavia

  26. Renata disse

    24 mar 2014, 7:24 pm

    Oi Flávia!
    Gostaria de saber se estas receitas de cupcake podem ser feitas como um bolo inteiro, acredito q sim, mas só para confirmar! Neste caso dobro a receita ou a quantidade já é suficiente para uma assadeira média? Obrigado, abraço!

  27. flaviapantoja disse

    24 mar 2014, 7:28 pm

    Renata, essa receita não dá para adaptar para um bolo grande. O morango e o chocolate são pesados e a massa de um bolo grande não os sustenta. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem