simplesmente delícia

8 de setembro de 2008

Cada viagem a Paris é um motivo para experimentar novas pâtisseries, novos paladares, novas tendências, e dessa vez não foi diferente. Aproveitei a novidade do Velib’ para conhecer a cidade sob uma nova perspectiva. Não tinha idéia que a cidade se abriria de forma tão inusitada vista sob outro ângulo. Além dessa surpresa, é claro que o exercício se tornou um excelente adendo: um docinho a mais não me deixava tão culpada!!

O ponto alto daviagem foi meu estagio de 2 dias na Ecole Ferrandi, no Curso do Pierre Hermé. Pierre Hermé é certamente um dos gênios da pâtisserie. Assim como talvez Ferran Adrià revolucionou a cozinha no mundo inteiro, PH o fez com os doces. Foi ele quem criou combinações agora comuns como o incrível Ispahan, doce que mescla perfeitamente a rosa, a lichia e a framboesa. Foi dele também a idéia do macaron de azeite com baunilha, um de meus preferidos, e o macaron de foie gras, que só vende na época do Natal (assim como o macaron de trufas negras). O curso foi curto mas aprendi um mundo! Se tiver oportunidade, não deixe de visitar uma das 2 lojas de Pierre Hermè em Paris - ou no Japão onde ele abriu sua primeira loja, antes mesmo que na França

Na loja de Sadaharu Aoki, aproveitei para provar vários doces com matcha, o chá verde em pó que é  uma febre. Os doces têm essa linda cor verde, porem tenho que admitir que não me entusiasmei pelo sabor. Ganhei uma caixinha do próprio pó de presente (é tão caro!! - obrigada mãe!!!) e trouxe de volta para o Rio para experimentar -fiz uns biscoitinhos de matcha com gergelim preto- mas o matcha e eu ainda não nos tornamos muito amigos…

A Pâtisserie que mais me animou dessa vez foi a Pain de Sucre – linda referência, não?? Fica na rue de Rambuteau 14, logo ali no caminho para minha praça favorita, a Place des Vosges. Os marshmallows, ou guimauves como os franceses chamam essas nuvens que derretem na boca, tem sabores inusitados como açafrão com “piment d’espelette” (um tipo de pimenta originaria dos Pirineus que está fazendo muito sucesso pois é picante e perfumada ao mesmo tempo) ou água de rosas. Alias, as guimauves também estão sendo redescobertas- aparecem nas vitrines das melhores pâtisseries da cidade. Os éclairs também merecem atenção assim com as “verrines”, esses copinhos com várias camadas de sabores e texturas diferentes. Nada com um Velib’ para minimizar minha culpa!!!

 

14 comentários

  1. Rapha disse

    10 set 2008, 2:41 am

    Tá lindo…tudo lindo :)
    Quero comer tudo>
    Sério tá ótimo o site , já repassei para todo meu mailing.
    bjs

  2. Carine disse

    11 set 2008, 2:10 pm

    Quero mais!!!! As fotos estao otimas, o texto da agua na boca, o grafismo é lindo.Parabens! Bisous

  3. Delima disse

    14 set 2008, 7:06 pm

    Minha chef preferida!
    O site está lindo e as receitas estão quase todas ótimas, já que meu paladar é bastante seletivo como vc sabe!rsrsrs… Vai bombar na parte de massas! Vou contribuir tb hein! Aguardem o lançamento de nosso livro!
    bjs e sucesso!

  4. Paulinha disse

    15 set 2008, 7:07 pm

    Parabéns pelo site…
    To com vontade de comer macaron… E agora?
    Não esqueça de mim na proxima remessa!!!
    Bj grande!

  5. Tania Lustosa disse

    19 set 2008, 5:49 pm

    Estou gostando muitíssimo do seu site. O difícil é escolher que receita fazer…A preguiça me aconselha a continuar lendo! E é isso que vou fazer.

    Obrigada e parabéns!

  6. Andrea disse

    24 set 2008, 2:27 pm

    Flavia, parabéns!O site está lindo e apetitoso!!!

  7. Daniel Ospelt disse

    22 nov 2008, 5:19 am

    Amo Mexiana, pôr tudo que ela oferece. A comecar pela ida de barco, já é uma aventura. Pelo povo que é muito hospitaleiro, pela paisagem maravilhooooooosa, pela pesca e principalmente pelas delicias da culinaria, que é simplesmente fantástico.

    Todo ano que posso, saio do inverno dos Alpes Suiços e vou curtir a minha Mexiana!

    Saludos a todos, Daniel

  8. angela disse

    23 jul 2010, 12:48 am

    Ola Flavia, adoro o seu site! estou no momento sem emprego e estou fazendo uma terapia atraves de sua receita..tudo é delicioso! Obrigada pela sua generosidade, de oferecer suas receitas , acho que estou encontrando um caminho de felicidade e prazer. Carinhos, Angela

  9. Bel disse

    10 out 2010, 11:31 pm

    Flavia, acompanho seu blog deste que o Pedro Guimaraes me mostrou. Fiquei super fã. Estou indo para Paris e queria saber se vc tem + alguma dica especial. Já li os dois artigos do site e adorei.
    bj
    Bel

  10. flaviapantoja disse

    11 out 2010, 12:11 am

    Oi Bel! Obrigada pelo carinho! Meu irmão tem sido mesmo um bom garoto propaganda!!! rsrsrsrs Bem, em Paris, nao deixe de ir conhecer a nova patisserie do Philippe Conticini, La Patisserie des Reves, 93 Rue du Bac. Ao contrario do Pierre Hermé, ou da Pain de Sucre, o Conticini faz re-leituras dos classicos. A loja é incrivel. Eu nao sei o quanto voce ja conhece os chocolatiers em Paris, mas não posso deixar de mencionar o Pierre Marcolini (meu preferido), o Patrick Roger (acho que um dos + modernos) e claro, a Maison du Chocolat. Como não te conheço, não sei bem o que mais pode te interessar… Qualquer coisa, me passe um email ? flavia@simplesmentedelicia.com

    Um beijo!

  11. Bruna disse

    24 abr 2011, 9:37 pm

    Oi Flávia, tudo bem?
    Já vi algumas pessoas comentarem sobre esse estágio de 2 dias no Pierre Herme, mas não encontro muitas informações a respeito, como que funciona, quem pode fazer, quanto custa, etc. Pode me ajudar?
    Obrigada!
    Bjs,

    Bruna

  12. flaviapantoja disse

    25 abr 2011, 9:56 am

    Oi Bruna, os cursos são na Ecole Ferrandi e são para profissionais estabelecidos no ramo. Segue o link:

    http://www.egf.ccip.fr/international/pierre-herme.asp

    Um bj, Flavia

     

     

     

     

  13. Elaine disse

    09 fev 2012, 9:52 pm

    Querida Flávia,

    Descobri seu blog ontem e gostei muito dele.
    Você está de parabéns!!!
    Confesso que embarquei com você em suas viagens e fiquei morrendo de vontade de fazê-las também.

  14. Ana Maria Cavalcante disse

    05 abr 2012, 11:02 am

    Em maio vou a Paris, estou amando todas às dicas.
    Vou pela primeira vez.
    Paris é o meu sonho de consumo.
    Vou também a Italia.
    Faço doces,tenho um pequeno negócio; meu e da minha filha Ruth.
    “Doce Maria”.

    Beijos,

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem