simplesmente delícia

10 de junho de 2011

  • Não queria vir aqui me lamentar nem fazer queixas mas não queria também deixar passar em branco o fato de que tenho estado muito ausente aqui do blog.  Não tenho tido tempo para postar nada e por isso, fico muito triste. Mas essas ervilhas me deixaram tão feliz que as refiz duas vezes nessa ultima semana com o firme intuito de apresenta-las a vocês.  Eu já até imagino a cara feia de alguns tanto com o conceito de ‘ervilha’ quanto o de ‘alface quente’ mas assim como o fiz no Facebook (onde alias tenho estado mais presente do que aqui) quando mencionei esse prato, venho por meio desta vos pedir encarecidamente que experimente esse prato.
  • Acompanhando qualquer carne, ou como um prato numa mesa vegetariana, imaginem essas ervilhas como o Marco Antônio de sua Cleópatra.  Perfeitos um para o outro. É uma delicia, rápido e fácil. Alias, facílimo. Não tem erro.
  • E procurem usar ervilhas congeladas, e caldo de legume caseiro. Sim, lá vou eu de novo enfatizar as qualidades e virtudes de um bom caldo caseiro.  Será que existem regras de prescrição aplicáveis a este assunto?  Vou consultar meus amigos advogados que certamente me ajudaram a pleitear minha causa em juízo.  Enquanto isso, rumo à cozinha.
  • Receita adaptada do Jamie Oliver
  • ingredientes

  • 600 gramas de ervilhas congeladas (2 sacos de 300 gramas)
  • 1 alface pequena, tipo americana, ou qualquer outra de folhas mais firmes (equivalente a 5 ou 6 copos)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 500 ml de caldo de legumes
  • 1/3 copo de cebolinha ou cibulette bem picada
  • Suco de 1/2 ou 1 limão
  • modo de preparo

  • 1.       Corte  a alface em pedaços grandes e descongele as ervilhas.
  • 2.       Numa frigideira grande, derreta a manteiga com o azeite.  Adicione a farinha e misture bem. Deixe a farinha cozinhar um pouco para ela perder o gosto de, bem, farinha… Mas cuidado para não deixar queima-la. Adicione lentamente o caldo de legumes e as ervilhas. Junte a cebolinha e cozinhe por uns 4 a 5 minutos, ou até as ervilhas estarem prontas porem ainda firmes. Não deixe as ervilhas ficarem amolecidas demais.
  • 3.       No final do cozimento, junte as alfaces fatiadas. Pode parecer muita alface mas ela murcha. Você pode ter que juntar a alface em duas vezes: ponha uma metade, abafe, e depois junte o restante. Tempere com sal e pimenta do reino e suco de limão. Sirva quente.  Se você gostar de hortelã, fica uma delicia aqui também, junto com a cebolinha!

  • Outra Boa Idéia: Abobrinhas e Vagens com Molho Verde

 

10 comentários

  1. Patricia disse

    10 jun 2011, 3:15 pm

    Olá Flavia, acompanho seu blog há muito tempo e digo que suas receitas já proporcionaram momentos maravilhosos ao redor de uma mesa. Dessa vez, gostaria de saber se você poderia me passar algum contato seu fora das redes sociais, como email, pois acompanho também seus relatos de viagem e gostaria muito de tirar uma dúvida, isto é, se não incoveniente para você.Estou planejando uma viagem em setembro e sua opinião seria muito importante.
    Obrigada!

  2. Paty disse

    10 jun 2011, 6:03 pm

    Flávia, sinceramente se vc postar uma receita de sopa de pedras, eu vou fazer. rsrsrsrs Não sou muito fã de ervilhas, mas há muitos anos atrás eu comi um prato parecido com este e nunca me esqueci. Vou comprar os ingredientes, amanhã e fazer. Depois te digo. Beijos.

  3. Lylia disse

    10 jun 2011, 6:08 pm

    Oi Flávia,
    Estava sentindo sua falta,pois além dos seus textos serem ótimos, suas receitas são garantia de sucesso.
    Ñão nos deixe tanto tempo sem novidades.
    Bj,
    Lylia

  4. Bráulio M disse

    11 jun 2011, 5:06 pm

    Francamente ?

    Esse suco de limão vai queimar a alface e causar azia ! Não recomendo isso. Talvez, umas gotas de um limão exprimido na hora, ai sim fica da hora ! Parabéns por mais uma receita ! XD

  5. Nayara disse

    11 jun 2011, 5:12 pm

    Sugiro na próxima receita algo com Beringela ! Muito boa ! Busquei aqui no Blog e não encontrei. Até antes de eu degustar odiava, mas depois que ví que era boa, cozida e colocada em saladas e um pouco de vinagre ou molho de sejo, wow !!! At+ !

  6. flaviapantoja disse

    11 jun 2011, 5:20 pm

    Nayara, tem 1 receita somente com berinjela: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1198

    Mas voce tem razão em mencionar porque eu tambem adoro beringela e não sei porque nao posto mais receitas! Está anotada a dica! um bj, Flavia

  7. flaviapantoja disse

    11 jun 2011, 5:23 pm

    Braulio, não tem problema de queimar a alface pois ela já está murcha com o calor das ervilhas. O suco de limão aqui é usado como uma potinha de acidez mas se voce  não gosta, omita-o sem problema. Um bj, Flavia

  8. Vestidos Infantil disse

    16 jun 2011, 8:54 pm

    Oi Flávia

    Parabéns pelo blog e pelos seus excelentes artigos!
    Só de ler e ver as fotos já dá água na boca!

    Bjs
    Ana Paula

  9. Maria Guimarães disse

    22 jun 2011, 1:39 pm

    Entra para o meu roll de acompanhamentos PERFEITOS!!!
    Bjsss

  10. FoodGeekGraze disse

    18 abr 2015, 8:16 am

    i remember eating a dish similar in construct to the above share at a restaurant and, had it not been for their killer dessert menu, i would have re-ordered it. many, many years have since gone by and i find that it somehow left my brain. thanks to you, i will not be making that mistake again. my happiness is large. obrigada x10000000000 :-)

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem