simplesmente delícia

26 de maio de 2011

  • As vezes os básicos são as melhores opções. E essa sopa é um básico: sirva bem quente com um pedaço de pão (e um copo de vinho!)e pelo menos para mim, se trata de uma refeição completa. Eu preferia ter feito essa sopa sem o bacon mas como estamos a beira de uma crise aqui em casa,  os filhos já com um vago olhar de desespero cuidadosamente cultivado a cada menção de ‘sopa’, resolvi usa-lo para apaziguar os ânimos. A realidade é que bacon é mesmo um par perfeito para as ervilhas secas e partidas.
  • Essa sopa também congela muito bem: depois é só acrescentar mais  um pouco de caldo ou agua para esquenta-la. E use outras ervas no lugar do alecrim. Louro fica bom (eu não uso porque não gosto muito), tomilho, e salvia. A beleza das sopas é que praticamente tudo fica bom, não tem mistério. O único grande truque é usar o caldo caseiro, e sim faz toda diferença. É tão fácil e pratico que a menos que seja mesmo uma questão de espaço no freezer,  não vou conseguir desculpar quem optar não prepara-lo em casa. Eu faço litros e litros de caldo e congelo em potes de vários tamanhos, assim uso para tudo: risotos, polentas, molhos etc.
  • ingredientes

  • 2 copos de ervilhas partidas, secas
  • 2 cenouras médias
  • 1 cebola media, ou ½ cebola grande
  • 2 colheres de sobremesa de alecrim seco
  • 8 a 10 copos de caldo de legumes
  • Sal e pimenta a gosto
  • 3 fatias de bacon (opcional)
  • 1 metade de abobora
  • 2 ou 3 colheres de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sobremesa de tomilho fresco (ou seco)
  • modo de preparo

  • 1.       Pique a abobora em cubos pequenos (2 cm x 2 cm). Ponha numa vasilha com o azeite, o alho exprimido e o tomilho. Misture bem e ponha tudo num tabuleiro forrado de papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 1 hora aproximadamente. As pontas das aboboras tem que  estar ligeiramente queimadas. Retire do forno e reserve.
  • 2.       Lave as ervilhas secas e ponha-as numa panela grande. Escove as cenouras ou retire as cascas, parta em 2 ou 3 pedaços e junte as ervilhas. Retire a pele da cebola, parta em 2 (se ela for grande) e junte as ervilhas. Adicione o alecrim e entorne uns 6 copos de caldo de legumes. Leve ao fogo médio, com a panela tampada.
  • 3.       Enquanto isso, pique o bacon em cubos. Esquente uma frigideira e ponha os cubos de bacon para fritar. Não é preciso por nenhuma gordura na frigideira pois o bacon já tem o suficiente. Quando o bacon estiver bem dourado, retire com uma escumadeira e ponha num prato forrado com papel absorvente. Descarte a gordura do bacon. Você pode preparar o bacon na mesma panela da sopa: é só escorrer o bacon, descartar (ou não) a gordura, e levar a panela ao fogo de novo com os ingredientes da sopa.
  • 4.       Cozinhe as ervilhas até amolecerem bem, juntando mais caldo a medida que a sopa for secando. Eu recomendo você adicionar o restante do caldo aos poucos assim controlamos melhor o quão cremosa ou liquida preferimos nossa sopa. O tempo exato de cozimento é bem variável: depende da ervilha que for usada. Eu já fiz essa sopa em 40 minutos e já levei mais de uma hora.
  • 5.       Quando as ervilhas estiverem se desintegrando, retire os legumes (cenoura e cebola) e descarte-os (você pode deixa-los também, claro). Se você quiser, pode triturar a sopa no liquidificador ou processador para uma consistência bem  lisa. Pessoalmente, eu prefiro deixar assim. Junte o bacon frito. Se for usar, salpique com os croutons de abobora e sirva quente. Se você gostar, fica uma delicia com salsinha picada também.
Outras Boas Idéias: Sopa de Lentilhas e Sopa de Almondegas com Massa

 

9 comentários

  1. Marmita disse

    26 mai 2011, 10:51 am

    Que bonita ficou.. adoro as duas cores juntas e aposto que os sabores tb combinam lindamente!

  2. Carol disse

    26 mai 2011, 5:02 pm

    Minha mamãe vai adorar essa sopa! Vou fazer para ela!

    =D

  3. Helena disse

    28 mai 2011, 11:18 am

    Flávia…. que abuso! Adoro ervilhas! E sopa mais ainda… por coincidência, anteontem eu, meu filhote mais velho (de 3 anos) e meu filhotinho (de 9 meses) comemos uma sopa de ervilhas maravilhosa, que eu ouso colocar aqui - sabendo dos seus infinitos e superiores dotes culinários. Mas é que esta sopa é imperdível. TRY IT:

    2 cenouras fatiadas
    2 talos de aipo limpos e fatiados
    2 cebolas médias picadas
    2 dentinhos de alho descascados e fatiados
    1L de caldo de frango (preparado refogando-se o frango orgânico em pedaços com alho poró e batata + sal + pimenta do reino + 1,5L água. Coe o caldo e o que sobrar vai para outra sopinha das crianças!)
    800g ervilhas verdes congeladas
    6 folhas de hortelã lavadas e secas
    sal e pimenta do reino fresca

    Refogue em uma panela quente com 2 colheres de sopa de azeite as cenouras, o alho, a cebola e o aipo. Deixe por cerca de 10 min a tampa semitampada,ou até as cenouras ficarem tenras. Junte o caldo de frango quente com as ervilhas congeladas e joque na panela com os vegetais. Deixe ferver, sempre mexendo, e depois de fervida mantenha em fogo brando por 10min. Retire do fogo, prove o gosto (coloque sal e pimenta à gosto) e joque a hortelã (eu prefiro mais do que está aí acima, mas sabe como é criança, né…). Com um mixer manual ou liquidificador bata até ficar homogênea e se ao provar estiver muito cheia de fiapos do aipo, vc pode passá-la por uma peneira larga. Com uma fatia de ciabatta, ficou delícia!!!!

  4. flaviapantoja disse

    28 mai 2011, 11:44 am

    Oi Helena, adorei a ideia da hortelã na ervilha! Vou experimentar da proxima vez. Um bj, Flavia

  5. Grazzielle disse

    02 jun 2011, 6:15 pm

    Preciso desse bolo!!!
    Grazzi
    http://coisasdagrazzi.blogspot.com/

  6. Giane Karla Berticelli Nunes disse

    08 jun 2011, 11:28 pm

    Olá Flávia,
    queria te dizer que fiz esta sopa, e ela ficou DIVINA! Incrível como os croutons de abóbora ficaram perfeitos!
    Gostaria de te pedir umas dicas. Vi que você tem uns posts de viagens, e como estou planejando uma, gostaria de saber se você não tem algumas sugestões sobre a gastronomia deste lugar.
    Estou indo ao Vale dos Vinhedos com uns amigos, e vamos passar Corpus Christi lá. O pré-roteiro tá no endereço (meu blog de viagens): http://conselheiraparaviagens.blogspot.com/2011/06/caminho-dos-vinhedos-do-rs.html
    Se puderes nos dar algumas dicas, eu agradeço de coração!
    Mais uma vez obrigada por compartilhar receitas tão gostosas!
    Bjs
    Giane

  7. Suzana Libardi disse

    12 jun 2011, 9:40 pm

    fiz a receita agora mesmo.
    mesmo não tendo abóbora em casa, fiz a sopa e eu e meu companheiro adoramos. incrível como a cenoura dá saber ao caldo e fica molinha molinha.
    ideal pra esquentar o friiiiiiiiio de ouro preto!
    parabéns Flávia.
    abs, suzana.

  8. Atitude Zen disse

    21 jun 2011, 7:03 pm

    Gosto desta receita. A sopa deve ser mesmo saborosa!
    Abraço.
    Atitude Zen
    http://www.atitudezen.com/

  9. helena bricio disse

    22 jul 2011, 4:17 pm

    Olá Flavia sua viagem foi linda. As fotos espetaculares e os comentarios, muito afetuosos e interessantes. Estou fazendo hoje sua sopa de ervilhas. Está deliciosa, os crips, ainda no forno.
    Bjs
    Helena

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem