simplesmente delícia

9 de maio de 2011

  • Eu tenho quase certeza que a ultima vez que fiz essa receita foi no chá de bebe para meu sobrinho que esse ano completou 10 anos. Como muitas vezes acontece, eu pareço descobrir uma receita, ou uma comida ou um prato e durante um período faço, refaço, remexo exaustivamente dita receita/comida/prato para desespero até daqueles que foram geneticamente programados para me amar. Mas da mesma forma que descubro, pareço esquecer. E foi o que aconteceu aqui. Não tenho ideia de porque fiquei tanto tempo sem fazer esse aperitivo afinal é simples e elegante e os ingredientes estão sempre disponíveis aqui em casa. Mas o importante é que nos reencontramos e provavelmente vamos passar por uma longa fase fazendo juras reciprocas de amor eterno.

    ingredientes

  • 2 peitos de frango cozidos (300 gramas aproximadamente)
  • ½ cebola roxa pequena, picada
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 3/4 copo de salsinha picada
  • ½ copo de maionese (normal ou light)
  • ½ limão (suco)
  • ¼ de copo de gergelim branco ou preto, cru (não tostado)
  • Manteiga
  • Pão sem cascas (15 fatias aproximadamente)

    modo de preparo

  • 1.       Se você não tiver cozido o frango, faça-o numa pequena panela com agua, uma folha de louro e 1/2 pedaço de cebola. Deixe o frango resfriar dentro do caldo e em seguida, corte ou desfie-o. Reserve. Se o frango já estiver cozido, prossiga com o resto da receita.
  • 2.       Ponha o gergelim numa pequena frigideira e leve ao fogo médio até começar a dourar e perfumar a cozinha. Cuidado para não queimar o gergelim: fique atento e não descuide da frigideira. O gergelim queima muito rápido. Reserve.
  • 3.       Ponha na vasilha do processador a maionese, o óleo de gergelim, o suco de limão e processe até ficar bem incorporado. Adicione a cebolinha picada, ¼ de copo de salsinha e a cebola roxa e processe rápido, uma ou duas vezes, usando o botão de pulse da maquina.  Adicione então o frango em pedaços pequenos e pulse de novo rapidamente. Não queremos uma pasta muito lisa, queremos ainda a textura do frango.
  • 4.       Ajuste o tempero com sal, pimenta, mais suco de limão se for preciso e mais maionese se necessário. Reserve a pasta enquanto prepara os pães;
  • 5.       Passe manteiga em todas as fatias de pão e divida cada fatia pela metade, na diagonal.
  • Com uma pequena colher ou faca, recheie 1 metade com a pasta de frango e sobreponha com a outra metade do pão. Passe manteiga em 2 laterais do triangulo.
  • 6.       Quando houver recheado todos os sanduiches e passado manteiga mas laterais, ponha o restante da salsinha muito bem picada numa vasilha, e o gergelim tostado em outra vasilha. Pegue cada sanduiche e aperte uma lateral amanteigada na salsinha e a outra no gergelim.  Arrume no prato de servir com a parte sem nada para baixo, deixando as partes enfeitadas de gergelim e salsinha para cima. Sirva imediatamente ou guarde na geladeira coberto com filme plástico. Você pode fazer a pasta de frango na véspera e rechear os sanduiches no dia de servir.
Outra Boa Idéia: Biscoito de Azeite

 

17 comentários

  1. Thais disse

    09 mai 2011, 11:39 am

    Apresentação é tudo!!!! Farei com certeza!!

  2. Patrícia disse

    09 mai 2011, 4:35 pm

    Oi Flávia,

    quando eu penso que já vi tudo de bom no seu blog, eis que vc aparece com uma novidade. Nossa!!! Esta receita parece maravilhosa. Vou fazê-la rapidinho. Obrigada pela sua generosidade em dividir conosco. Beijos, Patrícia.

  3. Liv Baum disse

    09 mai 2011, 7:43 pm

    Nossa Flavia deu água na boca. Farei a versão com atum- adoro! A cara tá ótima! Servirei no próximo encontrinho que tiver! =D
    Beijos

  4. Marmita disse

    10 mai 2011, 8:48 am

    Que ideia genial.. adorei mesmo, apresentação 5 *****. parabéns!

  5. Cristina disse

    10 mai 2011, 10:05 pm

    Adorei a ideia! farei com certeza!!
    Linda apresentação!!

  6. Clarice disse

    10 mai 2011, 11:28 pm

    Uau!
    Que delícia de descoberta virtual: seu blog!
    Flávia, simplesmente estou maravilhada com tantas delícias, com as imagens, com os textos e com a maneira como você se expressa, uma energia legal, um bom humor!
    Curti demais o blog.
    Eu sou caloura na área e não tenho dúvidas de que o seu blog vai me ajudar e muito na minha nova relação de amizade com a cozinha!
    Obrigada por compartilhar conosco essas delícias.
    Um abraço, Clarice

  7. eliana scaramal disse

    11 mai 2011, 1:29 pm

    Taí uma ótima sugestão para um fim de dia , para um lanche entre amigas - sensacional.

    http://www.saboresdalica.blogspot.com

  8. Andrea disse

    11 mai 2011, 6:19 pm

    Adoro suas receitas, esse sanduiche, deu até agua na boca, ai, fui olhar no indice de receitas e, vi q não tem um arquivo só de sanduiches :-/

  9. Juliana disse

    12 mai 2011, 7:37 pm

    oi Flavia, descobri seu site hoje e já fiquei com água na boca… peguei várias diquinhas de receitas e livros… mas me responde uma coisa… onde vc normalmente compra os temperos aqui no RJ??? E maple syrup?? Tem algum lugar por aqui que vende? :) thanks

  10. flaviapantoja disse

    12 mai 2011, 9:02 pm

    Juliana, Maple Syrup tem no supermercado Zona Sul e outros como WalMart, Pão de Açucar, etc; eu procuro não usar nada no blog que não se ache facilmente portanto entre o Zona Sul, o Hortifruti, o Pão de Açucar, eu estou bem servida! De vez em quando vou as Casas Pedro tambem (Copacabana, Centro, etc). Um bj, Flavia

  11. Claudia disse

    14 mai 2011, 10:44 pm

    Olá, conheci há pouco tempo seu site e já coloquei em meus Favoritos!
    Adorei as receitas, de verdade! Sou estudantes e nas horas vagas (raras) do fds adoro cozinhar algo diferente, vc me deu várias ideias!
    Parabéns pelo site, sucesso!

  12. Vanessa Fontes disse

    17 mai 2011, 12:27 pm

    Nossa, a parte da salsinha e do gergelim fizeram toda a diferença na decoração. Parece que é algo muuuuuuuuuuuuuuito mais sofisticados, tipo os que são servidos em festas da alta sociedade. hehehehe

  13. Susana disse

    18 mai 2011, 12:34 pm

    Adoro as coisas deliciosas que publicas aqui, parabéns.
    ;)

  14. Elisa disse

    18 mai 2011, 6:29 pm

    Mudei a maionese por requeijão light. Economizei calorias e ficou divino!!!!

  15. Grace disse

    06 jun 2011, 10:20 am

    Recebi uns amigos para um brunch nesse domingo e incluí essa receita no menu! Sucesso total!
    Minha única alteração foi que troquei as sementes de gergelim por sementes de linhaça!
    Parabéns pelas receitas inspiradoras!
    :-)

  16. Ana Paula disse

    02 jan 2012, 5:05 pm

    Parabéns pelo blog, suas receitas são bem praticas.
    Taí uma ótima sugestão para cofee break.

  17. Hanna Litwinski disse

    07 fev 2015, 4:04 pm

    Eu gosto muito.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem