simplesmente delícia

21 de abril de 2011

  • É claro que depois de tanto tempo ausente eu podia voltar com pelo menos um post com uma foto linda. Mas confesso que não esperava tanto desse molho de camarão e alho, num dia corrido de trabalho, de uma semana comum.  E por isso a única foto foi feita na cozinha a noite sem flash.
  •  
  • Vamos combinar quem não tem nada revolucionário aqui. O único segredo do prato é descobrir a quantidade certa de alho que perfume os camarões sem ofusca-los. Eu não sou muito fã das versões alho e óleo, mas essa massa é leve e muito perfumada. O molho fica cremoso graças à (pouca) farinha mas não leva uma gota se quer de creme de leite o que torna tudo mais ‘caloricamente correto’ . Ok, é verdade que a manteiga no final não ajuda a causa daqueles que só comem em feriados nacionais mas ela garante uma cremosidade ao creme deliciosa.
  •  
  • ingredientes

  • 300 gramas de camarões limpos (aproximadamente 500 gramas de camarão com casca)
  • 3 dentes de alho grandes
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sobremesa de farinha de trigo
  • ¾ a 1 copo de caldo de legumes ou agua quente
  • ½ copo de vinho branco
  • ½ copo de salsa picada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Ponha os camarões limpos numa vasilha. Pique bem finamente 1 dente de alho e junte ao camarão. Adicione 1 colher de sopa de azeite e sal, e deixe os camarões marinarem em temperatura ambiente pelo menos 20 minutos. Se quiser deixar mais tempo, cubra a vasilha e leve a geladeira. Deixe os camarões voltarem à temperatura ambiente antes de prosseguir.
  • 2. Pegue uma frigideira grande e ponha nela 2 colheres de sopa de azeite. Quando o óleo estiver quente, ponha os camarões com sua marinada. Deixe dourar 1 minuto de cada lado. Não deixe cozinhar demais pois o camarão fica farinhento! São 2 minutos, cronometrados no relógio! Retire do fogo e Despeje os camarões e qualquer liquido que tiver acumulado numa vasilha. Reserve.
  • 3. Volte a frigideira ao fogo e junte mais 2 colheres de azeite. Enquanto o azeite esquenta, fatie os 2 dentes de alho restantes. Doure os levemente no azeite. Junte a farinha de trigo, mexa com uma espátula e adicione o vinho branco. Mexa bem com um fouet por 1 minuto antes de juntar ¾ de copo de caldo de camarão ou agua quente.
  • 4. Deixe ferver mexendo sempre por mais 2 minutos. Junte então a salsa bem picada, e mexa por mais 1 minuto. Se necessário, adicione mais ¼ copo de caldo de camarões. Volte o camarão para frigideira, dê uma mexida rápida só para esquenta-los, ajuste o sal e a pimenta,  e retire do fogo.
  • 5. Fora do fogo, junte a manteiga e tempere com sal e pimenta. Sirva imediatamente com massa de sua escolha. Esse molho é muito rápido de fazer e você pode prepara-lo enquanto a massa cozinha.

Outras Boas IdeiasRisoto de Abobora e Camarões e Torta de Alho-Poro e Camarões

 

14 comentários

  1. Dani Corrêa disse

    21 abr 2011, 1:13 pm

    Hmmmmmm, que delícia, meu macarrão preferido é spaghetti! Pero, nem lembro como é o gosto de camarão… Se sua amiga paulista aqui comer… já era, alergia das bravas, HAHAHAHA! Ai que saudaaaaaade de comer camarão, Flaviaa! Receita criativa, parabéns pelo capricho de sempre! Bjs, Dani.
    [não consigo comentar no seu fb]

  2. Barida disse

    21 abr 2011, 9:26 pm

    que delícia essa massinha, eu sou fã de comidas confortáveis e apetitosas! :) beijos e uma boa Páscoa

  3. paula disse

    21 abr 2011, 11:09 pm

    Oi, parabéns pelo site, sempre visito para ver as lindas e receitas e fotos!!! Estou com dúvida quanto ao caldo de camarões que você adiciona. Como você faz?

  4. grazi disse

    22 abr 2011, 11:36 am

    que delícia!!!

  5. Bichinha disse

    22 abr 2011, 5:37 pm

    Perfeita, mesmo como eu gosto :)

  6. flaviapantoja disse

    23 abr 2011, 1:06 pm

    Paula, eu uso as cascas e cabeças dos camaroes, junto 1 cebola e 1 cenoura e deixo ferver por 1 hora. Quando tenho alho-poro, uso tambem. Um bj, Flavia 

  7. Monalisa Cavallaro disse

    23 abr 2011, 5:23 pm

    Flavia eu absolutamente amei essa receita! Eu não sou muito fã de molho de tomate (me faz um pouco mal) e também não posso me entregar aos encantos do molho branco (sou intolerante a lactose). Recentemente fiz uma receita de massa com molho de filé mignon e funghi que também usa a farinha de trigo para dar cremosidade, sem precisar do creme de leite. Estava pensando estes dias em uma variação desse molho e essa receita veio a calhar! Farei com certeza, todos aqui em casa amam camarão e eu sou doida por alho. Mal posso esperar! =) Bjos

  8. Milagres Gourmet disse

    23 abr 2011, 5:30 pm

    Cozinhar é muito bom, comer então melhor ainda…
    Deve ter ficado divino!

  9. Carol disse

    23 abr 2011, 5:48 pm

    Flávinha, que massa heim!! Nossa, adoro camarão na massa, acho que a combinação é perfeita!! Beijinhos

  10. Luana disse

    04 mai 2011, 9:59 pm

    Olá Flávia,

    É a primeira vez que entro aqui e estou apaixonada por você e pelas suas receitas! Obrigada! Meus dias vão ser simplesmente mais deliciosos!

  11. Tânia disse

    05 jun 2011, 12:24 pm

    Já fiz esta receita. Muito gostoso!

  12. edmilson bedin disse

    26 nov 2011, 11:37 am

    bom dia flavia td bem? entrei na sua receita de “spaghetti com molho cremoso de camarões e alho” e lá vc menciona caldo de camarão e como se faz este caldo de camarão , muito prazer obrigado

  13. flaviapantoja disse

    26 nov 2011, 1:43 pm

    Edmilson, eu postei caldos de legumes e frango ( http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1215) mas acabei não postando o caldo de camarão. De qualquer forma, é bem simples. Basta voce por as cabeças de camarão numa panela grande com cebola, cenoura, aipo e talvez uma folha de louro, e deixar cozinhar por 1 hora, em fogo baixo (o caldo não deve ferver, apenas fervilhar). Depois é só peneirar e usar o caldo ou congela-lo. Um bj, Flavia

  14. Raquel Freire disse

    27 mai 2012, 6:19 pm

    Hum, adorei, fiz essa receita e ficou maravilhosa!!!!
    Agora gostaria de inovar e fazer com brócolis (aquele tipo japonês) mas estou na dúvida se ficará bom. Gosto mto tbm de manjericão, mas tbm não sei se combinará com a receita…

    Abraços e parabéns pelo blog, tudo mto bem explicado, passo a passo, receitas incríveis e com fotos! Como gostaria de saber cozinha assim, ainda bem q tem o blog, toda semana faço um prato tirado daqui , digo q é o dia gourmet, marido adora!!! hhihihi

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem