simplesmente delícia

28 de fevereiro de 2011

  • Muito poucas pessoas definitivamente não gostam de brownie. E eu posso apostar que aquelas que juram que não gostam, só o fazem porque na realidade nunca tiveram a oportunidade de provar um bom exemplar.  É claro que existe vários tipo de brownies: com ou sem nozes, com ou sem passas, mais densos, mais achocolatados, mais parecidos com bolo, mas de uma forma ou de outra, é um doce que se propõe a satisfazer gregos e troianos. Alem do mais, se fica perfeito sozinho, qualquer brownie fica possivelmente melhor ainda com uma bola de sorvete, um creme chantilly, e calda de chocolate, claro. E não nos esquecemos de umas amêndoas laminadas, levemente torradas salpicadas por cima, assim bem casualmente.
  •  
  •  Eu já postei por aqui algumas variações mas nenhuma com fruta: eu nunca escondi que não sou muito fã de combinações de fruta com chocolate. Outro dia comprei um livro de uma patissière maravilhosa e qual não foi minha tristeza quando percebi, que ao contrario de mim, ela pelo visto ama frutas com chocolate. A foto da capa já deveria ter sido uma boa indicação: bolo de chocolate com tangerinas. Não, obrigada, não é para mim.
  • Especialmente as frutas ácidas, ou muito suculentas, que não ajudam a intensificar o perfume do chocolate e da sua textura amanteigada. A fruta se perde no chocolate e o chocolate fica esvaecido. Mas ha exceções e a banana é uma delas. E não fuja das nozes, a menos claro, que tenha algum caso de alergia por perto.  Alem de adicionar um crocante charmoso ao brownie, é um perfume deliciosamente complementar às bananas.
  •  
  • ingredientes

  • 200 de manteiga sem sal
  • 340 gramas de chocolate meio-amargo
  • 4 ovos
  • 1 copo de açúcar
  • 1 ¼ copo de farinha de trigo (200 gramas)
  • 1 copo de nozes picadas
  • 1 ½ copo de banana amassada (aproximadamente 6 bananas-prata)
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com farinha um pirex ou um tabuleiro (de 30 x 20 cms) com manteiga, e polvilhe de farinha. Se você for usar um tabuleiro, é melhor forrar com papel manteiga, untar e polvilhar de farinha. Ponha as nozes num outro tabuleiro e leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até elas começarem a perfumar a cozinha. Cuidado para não queimá-las. Retire do forno e reserve.
  • 2. Ponha o chocolate picado e a manteiga numa vasilha média e pouse-a em cima de uma panela com 3 dedos de água. Leve-a ao fogo e mexa de vez em quando até o chocolate e a manteiga derreterem. Não deixe o fundo da vasilha tocar na água fervente.
  • 3. Quando o chocolate estiver todo derretido, retire do banho Maria e deixe repousar um pouco para o chocolate amornar. Após uns 15 minutos, acrescente os ovos, um por um, mexendo bem. Em seguida, junte o açúcar, e mexa bem. Continue com a farinha e o sal, as bananas amassadas e por fim as nozes.
  • 4. Derrame na vasilha preparada e leve ao forno por uns 45 minutos. A faca deve sair anida um pouco úmida do centro do bronwie. Muito cuidado para não deixar assar demais e nosso brownie virar um bolo! Deixe esfriar antes de partir.
  • Outras Boas Idéias: Brownie de Capuccino  e Brownie com Whisky e Passas

  •  

 

17 comentários

  1. Liv Baum disse

    28 fev 2011, 4:25 pm

    Nham nham, adorei!

  2. Dani Santos disse

    01 mar 2011, 2:31 pm

    Adorei a receita!!Pretendo fazê-la em breve.
    Gostaria também de saber o nome do livro sobre o qual você comentou, pois particularmente gosto da combinação de frutas com chocolatel.
    bjs

  3. flaviapantoja disse

    01 mar 2011, 2:35 pm

    Dani, o livro ‘e Unforgettable Desserts, da Dede Wilson (em ingles), um bj, Flavia

  4. moranguita disse

    01 mar 2011, 3:11 pm

    hum que belo browine.
    eu nuca fiz nem comi por isso nao sei mas acho que ia adorar.
    ainda amis ha la tanta banana em casa ia muito bem :-)
    beijinhos

  5. Simone disse

    01 mar 2011, 6:05 pm

    Oi Flavia!!! Adorei esta ideia! Gostaria de tirar uma dúvida; o bolo de banana,abacaxi e castanha precisa realmente de 1 colher de sobremesa de sal? Por que?
    Obrigada!!!

  6. flaviapantoja disse

    01 mar 2011, 7:18 pm

    Simone, a receita pede 1/2 colher de sobremesa de sal (e não 1 colher de sobremesa), o que é normal para uma forma grande como essa; o sal é um ingrediente importante que ajuda a realçar os sabores, e é usado em muitos doces. Um bj, Flavia

  7. Marmita disse

    02 mar 2011, 8:07 am

    Posso só dizer uma coisa:

    SIMPLESMENTE DELICIA! :)

  8. Barida disse

    02 mar 2011, 10:00 am

    Flavia,
    e’ verdade, eu nao entendo quem diz nao gostar de brownie, entao se for um desses, e’ mesmo impossivel resistir e nao comer! adorei mesmo, entao com uma bola de gelado, hmmm ja estou engordando so de pensar! :) Beijo

  9. Ameixinha disse

    02 mar 2011, 4:46 pm

    Adoro brownie e no fim de semana passado também fiz um com bananas :) A versão foi light, feito com cacau, somente as claras do ovo e aveia. Ficou fenomenal, bem molhadinho como eu gosto. Esta versão com nozes é uma delícia!

  10. Mariana P. disse

    02 mar 2011, 6:34 pm

    Flávia, que delícia!! AMO brownie, assim como você….
    Vou testar esse também depois te conto se deu certo!!
    Bjs!!

    http://www.bematrasdaporta.blogspot.com

  11. Monalisa Cavallaro disse

    04 mar 2011, 7:30 pm

    Flavia, este brownie simplesmente arrasou! Fiquei morrendo de vontade!
    Gostaria de uma opinião sua: se eu substituísse o chocolate meio amargo por chocolate em pó, você acredita que daria certo? Claro que a quantidade deverá ser menor, já que o gosto do cacau é mais forte. O que você acha? Abraços =)

  12. Monalisa Cavallaro disse

    04 mar 2011, 7:31 pm

    Eu iria substituir por cacau em pó e não chocolate como escrevi, ok? Desculpe.

  13. flaviapantoja disse

    04 mar 2011, 7:55 pm

    Monalisa, para dar certo, voce precisa mudar um pouco a forma de preparo. Primeiro bata a manteiga com o acucar e depois adicione os ovos. Em seguida, adicione a farinha misturada a 50gramas de cacau (aproximadamente 8 colheres de sopa), e por fim o resto dos ingredientes. A textua vai ficar um pouco diferente do original, mas vai dar certo dessa forma. Um bj, Flavia

  14. Carol disse

    09 mar 2011, 10:52 pm

    Flávia! Eu fiz, eu fiz!!! Com nozes e tudo! Que perfuuuuuuuuume delicioso que o chocolate e banana deixaram pela casa =)
    Foi sucesso!

    =)

  15. Teresa disse

    08 mar 2013, 11:11 am

    Oi Flávia,

    Sou uma leitora fantasma do seu blogue faz algum tempo. Já experimentei algumas das suas receitas e esta foi mais uma. Partilhei a receita no meu blogue e no facebook e dei-lhe os devidos créditos, espero que não se importe.
    Adorei estes brownies!
    Abraços
    Teresa

  16. Jussara disse

    02 abr 2015, 8:46 pm

    Devo ser doida mesmo…rsrsrs… Desde ano passado tento fazer brownies para vender, porém nunca comi! Toda receita que tento fazer ou não rende ou fica muito doce… Agora com banana!!! Vai eu tentar de novo!… Poderia me passar o tamanho do tabuleiro? Obrigada!…

  17. flaviapantoja disse

    03 abr 2015, 12:56 pm

    Jussara, o tamanho do tabuleiro está especificado na receita. Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem