simplesmente delícia

9 de fevereiro de 2011

  • E lá vamos nós atrás de mais uma salada de verão que sirva, pelo menos para mim, com um único prato!  Eu realmente não sei explicar como eu ainda não tinha casado o palmito com a batata. É agora tão obvio para mim que esses dois foram feitos para ficar juntos! E também descobri que o cominho faz dessa dupla, um trio irresistível. Já sei que tem gente que não gosta de cominho. Parece que cominho é como coentro: alguns amam, outros odeiam, mas não existe um meio termo. Eu gostaria muito que vocês provassem essa salada com o cominho mas se é uma coisa absolutamente, totalmente impossível, vou fingir que sou muito compreensiava, afinal de contas ninguém é perfeito. Minha própria filha tem absoluto horror a coentro, mas parece que esse pânico pelo menos está embasado na ciência.
  • Se você, como eu, for uma pessoa de coração aberto, que não faz diferença entre as pobres coitadas das ervas, adicione um punhado de folhas de coentro a essa salada e também, um pouquinho das sementes inteiras de cominho (é só tostá-las levemente numa frigideira seca antes). Você não vai se arrepender.
  •  
  • Se voce  nao for usar o cominho, experimente temperar o molho com um pouco de curry para um sabor diferente.
  • Serve 4 a 6 pessoas. Essa receita pode ser facilmente dividida.
  • ingredientes

  • 1 kg de batatinhas
  • 1 pote de palmito, orgânico, de 550 gramas
  • 1 cebola roxa pequena, ou ½ cebola roxa media
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • ½ copo de salsinha picada
  • 1 ou 2 molhos de agrião (eu gosto com 2 molhos)
  • 1 punhado de azeitonas pretas (opcional)
  • ½ copo de maionese (normal ou light)
  • ½ copo de iogurte natural
  • 1 ½ colher de sobremesa de cominho em pó
  • 1 limão (suco)
  • Sal e pimenta
  • Pimenta tipo Tabasco ou Sriracha
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Cozinhe as batatas em bastante água. Tome cuidado para elas não cozinharem demais: queremos elas ainda firmes. Assim que estiverem cozidas, escorra e passe na água fria para interromper o cozimento. Quando puder manuseá-las, parta as batatinhas em dois e ponha tudo numa vasilha grande. As batatas podem ser cozidas de vespera: deixe-as na geladeira.
  • 2. Fatie a cebola roxa em fatias bem finas. Ponha numa vasilha pequena com 2 colheres de vinagre de vinho tinto, com uma boa pitada de sal. Deixe as cebolas assim por pelo menos 10 minutos.
  • 3. Misture o iogurte à maionese. Tempere com o cominho em pó, o suco de limão, sal e umas gotinhas de pimenta vermelha (eu usei Sriracha, mas Tabasco fica excelente também). Reserve.
  • 4. Enquanto isso escorra e pique os palmitos. Lave e seque bem as folhas de agrião. Escorra o vinagre da cebola roxa (não vamos usar o vinagre). Com muito cuidado, misture as batatas, os palmitos picados, a salsinha picada, a cebola roxa, as azeitonas se for usar, com o molho. Adicione o molho aos poucos pois é provável que você não precise de toda a quantidade. Mexa com cuidado com uma espátula. Prove e ajuste o tempero se necessário. Se você for servir a salada só mais tarde, leve- a coberta com filme plástico, à geladeira até a hora de servir. Quando for arrumar numa vasilha, adicione as folhas de agrião limpas e secas. Essa salada fica melhor quando servida à temperatura ambiente ou apenas fresca (retire da geladeira uns 15 minutos antes de servir).

Outra Boa Idéia: Salada de Batata com Bacon e Salada de Beterraba Assada com Grão de Bico

 

16 comentários

  1. Renata Pitta disse

    10 fev 2011, 11:59 am

    Adorei!!!!!!!! Vou fazer, é fato!!!!!!!!!!!! Agora vamos às dúvidas: essa receita rende quantas porções? Não gosto muito de agrião, posso substituir por rúcula?
    Merci!!!!
    Beijossss

  2. flaviapantoja disse

    10 fev 2011, 12:03 pm

    Renata!! Essa receita é grande, serve umas 4 a 6 pessoas. Mas voce pode dividi-la… A salada guarda muito bem na geladeira. E logico que voce pode substituir o agrião por rucula, vai ficar uma delicia! Bjs e saudades!

  3. Maria G. disse

    10 fev 2011, 12:04 pm

    Uau, a combinação parece deliciosa, crocante do palmito e do agrião, a batata macia, o molho cremoso…HUMMMM!!!! Quanto tempo mais ou menos cozinho as batatas pequenas?
    Beijos e obrigada!

  4. flaviapantoja disse

    10 fev 2011, 12:07 pm

    Maria, eu não dei noção de tempo para o cozimento das batatas pois depende muito do tamanho delas e do frescor das mesmas. O lance é ficar vigiando: elas certamente ficaram uns 20 mns na panela! Procura tambem nao espetar (testando o cozimento) demais as batatas para elas nao enxarcarem de agua! Bj!

  5. claudio de almeida magalhães disse

    10 fev 2011, 2:33 pm

    Gostei muito, mesmo do cominho !
    Porque voce poem a cebola roxa no vinho por alguns minutos ?
    Salada gostosa,bonita e muito oportuna pelas temperaturas atuais no Rio de Janeiro !
    Porque não usar as hortaliças e alguns dos mini legumes da Cafundó : são organicos e deliciosos , como os brotos de beterraba, os mini tomates etc… me pegunto se estes mini tomates não cairiam bem numa salada destas ?

  6. flaviapantoja disse

    10 fev 2011, 2:59 pm

    Pai, eu ponho  a cebola no vinagre e no sal para amolecer um pouco a cebola: fica muito mais gostoso! E é claro que voce pode por qualquer hortaliça que quizer, assim como tomates! E vê se dá uma chance ao cominho! Combina muito bem com o palmito!! :)

     

  7. Fernanda disse

    10 fev 2011, 5:41 pm

    Que delicia!!! Com o calor que vem fazendo, deve ficar uma delicia para comer geladinha! So acho que vou colocar um peito de frango desfiado para adicionar uma proteina e ser uma refeicao completa!

  8. Rebecca Américo disse

    14 fev 2011, 4:09 pm

    Oi Flávia! bem que você poderia postar uma receita de macarón né? eu sou apaixonada por essas pequenas delícias, mas eu só sei fazer de chocolate. Você não teria alguma receita de macarón com outros sabores pra dividir com os leitores?! ;)

    Obrigada pela atenção!
    ;**

  9. Adriana disse

    16 fev 2011, 2:31 pm

    Adoro seu site!!!! Meu deus… essas fotos e as receitas sempre me deixam com água na boca!!!!! Está de parabéns!!!

  10. fernanda disse

    19 fev 2011, 8:22 pm

    Flavia, adorei o link sobre o coentro!
    eu não suportava, por anos. sentia exatamente o gosto de sabão de que falam na matéria, mas de repente ano passado percebi que tinha passado a gostar.
    que bom, agora entendi.
    bjs e obrigada!

  11. flaviapantoja disse

    19 fev 2011, 10:19 pm

    Fernanda, eu adoro coentro mas aqui em casa, sou a excessão. Mas te confesso que achava frescura dos que não toleram, então essa materia foi importante porque agora eu pelo menos “entendo” o horror ao coentro!! Um bj e bom domingo! Flavia

  12. Claudia disse

    23 fev 2011, 11:48 am

    Fernanda….

    Que site ótimo! Parabéns pelo trabalho.
    Sou novata na cozinha… então preciso aprender de tudo um pouco. E vejo que aqui no site é bem isto que acontece… tem receitas desde as mais sofisticadas (que tem ingredientes que não sei nem pronunciar o nome) e até as mais simples.
    Sucesso!

    bjO

    ahh sim… vou fazer esta salada!!!

  13. kitchenvoyage disse

    23 fev 2011, 2:07 pm

    I love palmitos, great recipes I will try for sure

    http://kitchenvoyage.blogspot.com/

  14. meire disse

    14 mar 2011, 12:23 pm

    Flavia, essa salada fica muito bem com o cominho. Eu esqueci de adicionar o curry e deve ficar bom demais.Eu não tinha cebola roxa e coloquei a branca. De fato, tem de ser a roxa mesmo, porque falta uma cor mais purple. A minha salada ficou pálida, mas saborosa. Você sabe que acompanha muito bem o makizushi que eu fiz ontem? Eu vou fazer outras receitas do blog… são divinas!

  15. flaviapantoja disse

    14 mar 2011, 7:44 pm

    Oi Meire, que bom que voe gostou da salada! O curry seria para ser usado caso voce não fosse usar o cominho -muita gente infelizmente nao gosta de cominho, o curry entraria como uma substituição. Um bj, Flavia

  16. Paty disse

    28 jun 2011, 8:19 pm

    Flávia, estava sozinha em casa e queria comer algo diferente. Fiz 1/4 da receita. Que delííííííícia!!!! Saborosa e refrescante. Apesar de estar meio friozinho, fiz mesmo assim e não me arrependi. Vale como prato único. Acho que, dá próxima vez vou arriscar a comprar cominho para experimentar, só por vc e seus elogios, pq na verdade eu detesto. rsrsrs… Que salada perfeita. Que molho delicioso! Obrigada.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem