simplesmente delícia

5 de janeiro de 2011

  • Não é surpresa para ninguém que me conhece um pouco que eu não como fast-food ou o que quer que seja aquilo que chamam de comida nessas lanchonetes coloridas que povoam o Mundo. E nem adianta me dizer que a batata frita é boa porque pelo menos para mim, até elas tem gosto de plástico. Mas resolvi abrir duas exceções nesse inicio de 2011: nuggets e fritura. Bem eu me esqueci de dizer que também não como fritura… Eu nunca disse que era uma pessoa fácil!
  • Então, para agradar os filhotes de férias, resolvi abrir essa duas exceções de uma tacada só. Mas estava firme e forte no meu propósito de dar um nome bem bonito e saudável ao prato, algo como “frango empanado com queijo parmesão”. E é obvio que a filha sentou para almoçar olhou e disse: “Nuggets!”
  • E lá se foi o requinte do meu frango! Mas não importa porque ficou mesmo uma delicia! A polenta adicionar um crocante irresistível ao frango e o queijo parmesão um perfume delicioso. E não fica muito gorduroso.  Ideal com uma salada de tomates!
  • PS: Por favor não usem aquele queijo ralado de saquinho!! Aquilo ali nao tem sabor algum do verdadeiro parmesão! Compre um pedaço e rale em casa: prometo que voce vai notar a diferença!
  •  
  •  
  •  
  • ingredientes

  • 500 gramas de peito de frango, sem pele, de preferência orgânico (aprox. 3 peitos)
  • 1/3 copo de farinha de trigo
  •  2 ovos, orgânicos de preferência
  • ½ copo, bem cheio, de queijo parmesão ralado fino
  • 1/3 copo de polenta (Milharina, etc.)
  • ¼ copo de farinha de pão
  • 4 a 5 colheres de óleo de canola ou girassol
  • Sal e pimenta
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Fatie os peitos de frangos em pedaços médios. Tente cortar os pedaços para que fique com tamanhos parecidos e conseqüentemente cozinharem uniformemente.
  • 2. Numa vasilha, ponha a farinha e tempere com sal e pimenta. Em outra vasilha, ponha os 2 ovos e bata ligeiramente com um garfo. Na terceira vasilha, ponha o parmesão, a polenta e a farinha de pão.
  • 3. Pegue um pedaço de frango, ponha primeiro na farinha e envolva-o bem. Retire qualquer excesso, e mergulhe rápido no ovo batido. De novo, retire o excesso de ovo e imediatamente ponha na mistura de queijo. Envolva bem com essa mistura, retire o excesso, e arrume num prato. Faça isso com todos os pedaços de frango. Cubra o prato com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 10 minutos.
  • 4. Ligue o forno a 200ºC. Numa frigideira grande, ponha 3 a 4 colheres de óleo e esquente em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, ponha alguns pedaços de frango empanado na frigideira mas cuidado para não apertar-los muito pois queremos espaço para virar os pedaços . Frite uns 2 minutos de cada lado ou até dourar. Vire os pedaços e frite-os do outro lado. Quando estiverem dourados, retire-os com uma escumadeira e ponha no papel-cozinha para absorver um pouco a gordura. Faça isso com todos os pedaços de frango adicionando mais óleo se necessário.
  • Em seguida, ponha os pedaços de frango num tabuleiro e leve ao forno por uns 6 a 8 minutos para acabar de assar e secá-los um pouco. Retire do forno e sirva quente. Use o forno para re-quenta-los se preciso.

Outra Boa Ideia: Frango Assado com Za’atar e Limão

 

20 comentários

  1. Andrea disse

    05 jan 2011, 2:47 pm

    Flavia, adorei essa versão de nuggets, meus filhos adoram e dessa forma posso alimentá-los de uma forma mais natural. Você acha que depois da etapa da frituta eu posso congelar os nuggets e colocar no forno somente quando eu for usá-los? Obrigada
    Andrea

  2. flaviapantoja disse

    05 jan 2011, 3:04 pm

    Andrea, sim, com certeza! Deixe esfriar, envolva bem em filme plastico e congele. Depois é só assar no forno! Facilita muito no dia-a-dia!!!  um beijo, Flavia

  3. Carol disse

    05 jan 2011, 3:25 pm

    Lá vou eu te perturbar com as perguntas de sempre, Flávia [e ainda bem que vc é sempre e gentil e paciente para responder... =) ]
    Se eu fizer essa receita para alguém intolerante à lactose, posso omitir o queijo?

    =)

  4. Liv Baum disse

    05 jan 2011, 3:25 pm

    Flavia… que surpresa ótima! Desde q descobri do q são feitos esses nuggets industrializados, nunca mais! Você faz muito bem em não comer! Agora fiquei feliz de poder fazer Nuggets de verdade aqui em casa! Obrigada!
    Um beijo

  5. flaviapantoja disse

    05 jan 2011, 3:34 pm

    Carol, pode tirar o queijo sim, mas substitua o montante de queijo por polenta+farelo de pão.  Para dar um pouco mais de sabor, voce pode adicionar 2 colheres de sobremesa de mostarda em pó ou 1 colher de curry. Fica uma delicia! Bj!

  6. pipoka disse

    06 jan 2011, 8:11 am

    Flávia,

    Esta receita vou fazer certamente quer seja com a variação queijo, quer seja com esta sugestão de usar polenta e curry.

    bjs e bom ano

  7. grazi disse

    06 jan 2011, 10:14 am

    muito bom!!!!

  8. grazi disse

    06 jan 2011, 10:33 am

    miamm!!!!!

  9. moranguita disse

    12 jan 2011, 12:16 pm

    ai tao bom.
    eu ia comer sem protestar este almoço
    beijinhos e um bom ano de 2011

  10. Malu Ramos disse

    13 jan 2011, 10:55 am

    certeza que meus filhos vão amar! obrigada por mais esta receita e um bom ano pra você.

  11. aninha disse

    19 jan 2011, 2:22 pm

    Aiii, parece ficar delicioso mesmo. Receita anotada. Estou amando esse espaço.

  12. natalia disse

    02 fev 2011, 5:53 pm

    Oi Flavia, vc acha que daria certo levar ao forno direto, sem passar pela etapa da fritura?

  13. flaviapantoja disse

    02 fev 2011, 6:58 pm

    Natalia, o problema vai ser que a crosta de polenta nao vai ficar crocante nem dourar no forno. Entao acho que o produto final ficaria bem diferente. O que voce pode fazer é testar primeiro com 1 ou 2 pedaçoe e se ficar do teu agrado, fazer o restante. Um bj, Flavia

  14. Valquiria disse

    03 fev 2011, 3:10 pm

    Flávia, parabéns pelo blog, sempre acompanho e já testei algumas boas receitas. Tenho uma dúvida quanto a essa: o sal só entra na farinha? Não é preciso colocá-lo no frango antes?

    obrigada

  15. flaviapantoja disse

    03 fev 2011, 4:03 pm

    Valquiria, não precisa salgar o frango diretamente; basta salgar a farinha. Um bj, Flavia

  16. analisa braga disse

    12 abr 2012, 10:42 am

    Sabe, pensei que só eu e minha irmã,achavamos que a batata frita de fastfood tivesse um sabor horrível(para nós tem gosto de petróleo).Obrigada por + essa receita.

  17. Flavia disse

    17 mar 2013, 7:39 pm

    Excelente!Mas em que momento usamos a farinha de pão???Logo apos passá-lo pelo queijo?
    ” Pegue um pedaço de frango, ponha primeiro na farinha e envolva-o bem. Retire qualquer excesso, e mergulhe rápido no ovo batido. De novo, retire o excesso de ovo e imediatamente ponha na mistura de queijo. Envolva bem com essa mistura, retire o excesso, e arrume num prato. Faça isso com todos os pedaços de frango. Cubra o prato com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 10 minutos.”
    Obrigada!

  18. flaviapantoja disse

    17 mar 2013, 10:05 pm

    Flavia, está especificado no numero 2 da receita! A farinha de pão é misturada na terceira vasilha, com o parmesão e a polenta. Abç, Flavia

  19. Renata disse

    13 ago 2014, 10:47 am

    Amei esta receita. Flávia o que seria este farelo de pão? beijos

  20. flaviapantoja disse

    13 ago 2014, 6:39 pm

    Renata, farinha de pão é o pão triturado. Voce pode usar farinha de rosca mas eu a acho muito fina e não muito boa. Faça torradas com pão, deixe-as secar uns 10 minutos e triture no processador ou liquidificador. Bjs, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem