simplesmente delícia

30 de dezembro de 2010

  • Nada como uma receita como essa para me fazer voltar à cozinha feliz e contente. E eu não estou parafraseando aleatoriamente alguns dos nomes dos sete anões daquele conto de fadas!  Depois de um final de ano de muito trabalho e de estresse que parece assolar todos ao meu redor- inclusive essa que vos fala-confesso que não andava muito animada com a cozinha.  
  • Eu já havia testado algumas variações de brownies recheados com caramelo mas não estava satisfeita com nenhuma em particular. Não que fossem ruins mas o resultado ainda não estava como eu imaginava que pudesse ficar. Pelo menos ali no fundo da minha mente poluída de visões e imagens hedonisticas de comidas e doces, havia um brownie recheado de caramelo e chocolate absolutamente perfeito: decadente na dose certa, úmido, muito perfumado e cheio de caramelo e texturas interessantes. E depois de brincar com algumas variações de massa e recheio, cheguei aonde queria!  Esse brownie é uma perdição: é exatamente o que eu estava procurando nesse final de ano!
  • Aproveito para desejar a todos que passam por aqui, um ano de 2011 cheio de novas conquistas, sempre olhando para frente com boas lembranças do passado, e nos tornando sempre pessoas melhores. Um beijo grande!
  •  
  •  
  • ingredientes

  • 150 gramas de manteiga sem sal
  • 360 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Garoto 55% Cacau)
  • 1 ½ copos de açúcar (300 gramas)
  • 4 ovos grandes
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • 1 ½ copos de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 copo de nozes picadas (100 gramas)
  • 350 a 400 gramas de balas de caramelo
  • 1/3 copo de creme de leite
  • 180 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Garoto 55% Cacau), picado pequeno
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Pré-aqueça o forno a 180º graus. Quando ele estiver quente, ponha as nozes partidas num tabuleiro e leve-o ao forno por 10 minutos ou quando você começar a sentir o cheiro das nozes tostando. Cuidado para não queimá-las: retire do forno e reserve. Forre um tabuleiro de 33 x 24 cms com folhas duplas de papel alumínio, deixando o papel alumínio maior do que as bordas (para podermos levantar o brownie depois de assado). Unte com manteiga e polvilhe de farinha e reserve;
  • 2. Numa vasilha media, que possa ser pousada em cima de uma panela, ponha a primeira medida de chocolate (360 gramas) e a manteiga. Leve a panela ao fogo com 3 dedos de água e ponha a vasilha em cima, sem deixar o fundo desta tocar na água. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria até o creme estar homogêneo. Não deixe o chocolate muito tempo no banho-maria: quando sobrarem alguns pedacinhos de manteiga, retire do fogo e deixe-os derreterem com o calor residual. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Misture bem e em seguida junte os ovos um por um, a farinha, o sal, e a baunilha. Por fim, acrescente as nozes tostadas.
  • 3. Derrame metade desse creme no tabuleiro preparado. Com uma espátula, espalhe bem o creme por toda a superfície. Leve ao forno por 20 minutos. Depois de 20 minutos, retire o brownie e deixe esfriar por no mínimo 25-30 minutos.
  • 4. Enquanto o bronwie esfria, ponha todos os caramelos numa pequena panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, misturando sem parar até os caramelos derreterem completamente no creme de leite. Quando o brownie estiver resfriado, entorne o caramelo quente (se esfriar e engrossar, leve ao fogo um pouco: o caramelo fica mais fácil de espalhar enquanto está quente) e espalhe por toda a superfície com cuidado. Salpique o chocolate picado (180 gramas) por cima do caramelo. Por fim, com muito cuidado, entorne o resto da massa de brownie, e com uma faca ou espátula, espalhe a massa de brownie por todo o tabuleiro.
  • 5. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Mergulhe a ponta da faca na camada de cima do brownie e teste para ver se ele esta pronto: a faca tem de sair ainda úmida da massa, porem não com pedaços de massa crua.
  • 6. Tire o brownie do forno e deixe-o esfriar por pelo menos 3 horas antes de cortar. Isso é fundamental para o caramelo poder esfriar. Para tirar o brownie da forma, levante o papel alumínio e retire todo o brownie do tabuleiro. Eu gosto de inverter todo ele numa tabua, de cabeça para baixo, retirar o papel alumínio, e usando outra tabua de apoio, virar o bronwie de novo de cabeça para cima. Corte em quadrados. Esse brownie fica fantástico gelado também! Uma recém descoberta….

Outra Boa Idéia: Brownies com Whisky e Passas e Brownie Branco com Chocolate e Amendoins

 

68 comentários

  1. anabela pereira disse

    30 dez 2010, 11:34 pm

    Feliz Ano Novo para si e para a sua família, que 2011 lhe traga tudo de bom. Adorei a receita como sempre eheheh. bjo** anabela

  2. Carol disse

    31 dez 2010, 7:20 am

    Sua criminosa! Hahahahahahahahahahahaha
    Vou engordar minhas amigas com esse brownie!
    Obrigada pelas receitas, pelo carinho conosco e que seu 2011 seja muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bacana!

  3. conceicao disse

    31 dez 2010, 7:59 am

    Deve ser uma delicia.
    Feliz 2011
    Bjs

  4. Isadora disse

    31 dez 2010, 10:35 am

    Jesus!!! Entrei para ver a receita do crumble de ameixas que vou fazer para o reveillon e me deparei comessa delícia… acho que será minha primeira receita em 2011!! Feliz ano novo, Flavia! Você se tornou, em 2010, meu livro de receitas! Meu notebook está cheio de farinha entre as teclas… rsss…

  5. leila disse

    31 dez 2010, 10:45 am

    Que felicidade! Acessei sem muitas esperanças de ver uma receita nova e fiquei feliz ao saber que vc nos postou uma para encerrar docemente o ano.Toda doçura do mundo para vc que alegra nossos sentidos!

  6. Eloisa disse

    31 dez 2010, 1:22 pm

    Querida Flávia, que propõe doçuras para nossas vidas, com delicadeza e humor… certamente o corpo gratificado nos torna mais generosos de alma, como nos ensina a ‘Festa de Babette’.
    Obrigada por compartilhar conosco suas descobertas, que contribuem para lindos encontros com a família e os amigos!
    Um ótimo 2011, com muita saúde, o resto a gente ajeita!
    Com carinho, Eloisa.

  7. gracy disse

    31 dez 2010, 5:28 pm

    Oiiii, seu blog é MARA
    Obrigada por compartilhar conosco essas receitas perfeitas!!
    Vou fazer esse brownie… mas posso tirar as nozes? rs
    Beijosss

  8. flaviapantoja disse

    31 dez 2010, 6:08 pm

    Oi Gracy, pode tirar as nozes sim! Um bj, Flavia

  9. MARI disse

    01 jan 2011, 9:27 am

    Estou com agua na boca. Com certeza farei para esperar meus netinhos que estão voltando de férias.
    Feliz Ano Novo pra você, e obrigada por “ensinar” tanta coisa espetacular. Abraço com carinho MARI

  10. Rose disse

    01 jan 2011, 10:27 am

    Feliz ano novo querida, eu amo brownie, rsrsrs
    muito obrigada por sua dedicação!!!
    abraços

  11. Andreia disse

    03 jan 2011, 9:25 am

    Oi Flávia,

    Acompanho o seu blog há algum tempo e digo-lhe que é fantástico. Adoro.
    Tenho uma dúvida quanto a esta receita visto que sou portuguesa e muitas vezes não damos os mesmos nomes ás mesmas coisas :)
    Gostava de saber o que é o seu creme de Leite? São natas para bater em chantily? É o chamado leite condensado? E já agora o que é a colher de sopa de baunilha? Normalmente em Portugal a baunilha ou vem em essencia ou em vagem….
    desculpe a minha ignorância mas quero fazer esta maravilha e não quero errar nos ingredientes. Obrigada
    Andreia

  12. flaviapantoja disse

    03 jan 2011, 9:46 am

    OI Andreia! O creme de leite são as natas portuguesas e a baunilha, é a essencia mesmo. Aqui no Brasil, é infelizmente dificil de encontrar as favas então quando as uso, especifico sempre. UM beijo e Feliz Ano Novo! Flavia

  13. Liv Baum disse

    03 jan 2011, 9:48 am

    Ai Flávia de Deus que pecaaaaaaado essas balas toffle! Vou fazer, certeza! Um Beijo e um ótimo ano pra vc cheio de delícias! =D

  14. Maria G. disse

    03 jan 2011, 11:13 am

    Graças a minha sobrinha linda que pela idade não dá trégua a marcação da mãe, e ao meu sobrinho lindo sempre sassaricando em bando no prédio onde moram, acabei tendo a sorte de provar este brownie. Não apostei muitas fichas pois o brownie da minha irmã é muito bom e ela adora inovar e eu sou do partido que o que já está muito bom não se muda a receita… Então fui provar com espirito ranzinza e quebrei a cara: esta variação vale cada grama de açucar, chocolate, nozes e caramelo ingerido, pura perdição mesmo!!!

  15. Andreia disse

    03 jan 2011, 12:17 pm

    Muito Obrigada Flávia, agradeço imenso a sua ajuda.
    Um optimo ano para si e para as suas receitas. Bjs Andreia

  16. Helena disse

    03 jan 2011, 10:39 pm

    Olá Flávia
    Já postei alguns recados em seu blog, falava sempre de meu pequeno Ian com apenas 1 ano. Desde então não mais me comuniquei, mas todo o meu ‘recesso’ se deve a uma nova gravidez e a mais um pequeno que chegou em nossas vidas, Tito, agora com 4 meses (e Ian praticamente com 3 anos). O tempo é inexorável… mas gostaria de dizer que em todo este tempo suas receitas, seu humor impecável, sua habilidade na escrita e sua (im)própria tendência em nos engordar com os olhos tem sido um reconfortante oásis para mim. Há muito mais nas mãos de quem prepara um prato de comida do que o papel de cozinhar, há também o de instruir, acalentar, sussurrar ao pé do ouvido cheiros que fazem o coração bater. Você tem feito isso muito bem e desejo que em 2011 nós continuemos a suspirar por suas receitas e a desejar que num próximo clique você já tenha postado seu novo ‘encontro’culinário. Com muitos votos de sucesso e paz, eu, uma anônima conhecida, sinto-me em casa para dizer: feliz tudo!

  17. flaviapantoja disse

    03 jan 2011, 11:47 pm

    Helena, Parabens pelo novo filhote!! Filhos são a melhor coisa do MUNDO!!! E eu adoro um bêbê entao só de ouvir falar em baby e já fico feliz! Obrigada por todo carinho. Esse blog é minha terapia, é o que me dá realmente prazer (fora o obvio: filhos, familia, amigos etc… rsrsrs) e apesar de ter andando um pouco sumida esse ultimo mês (muito trabalho!), espero voltar a postar mais frequentemente.  As vezes me sinto um pouco sozinha aqui no blog, com a sensação de estar falando com as paredes mas tuas palavras  me enchem o coração! Muito obrigada pelo carinho de ter postado essa mensagem! E muita saúde e alegria para tua familia nesse ano de 2011! Um beijo, Flavia

  18. Natalia disse

    04 jan 2011, 11:02 pm

    Nossa mãe, tô babando aqui =)
    Adoro suas receitas e sempre divulgo o blog pra todo mundo!
    Sempre tem uma boa surpresa e novidades pra testar por aqui.
    Feliz 2011 e poste sempre, você tem um monte de fãs!
    Beijão,
    Natalia.

  19. Fernanda disse

    04 jan 2011, 11:48 pm

    Sera q da para fazer essa receita em forma de cupcake?
    Adoro suas receitas mas estou na onda do cupcake!
    Beijooos

  20. flaviapantoja disse

    05 jan 2011, 10:46 am

    Fernanda, massa de cupcake é mais fofa do que essa. Essa massa é compacta demais para cupcakes! Um bj, Flavia

  21. Renata Pitta disse

    05 jan 2011, 1:42 pm

    Se vc trocar as nozes por amêndoa, estou aceitando entregas!!!!!!!!!!!!!!! Balas toffe!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjosssss

  22. Maria Carloto disse

    07 jan 2011, 10:36 pm

    Olá!!
    Mais uma receitinha à qual não vou conseguir resistir ;)
    Aqui em portugal temos 2 tipos d caramelos: uns q são duros tipo rebuçado e outros q são moles quando mastigados…
    Quais devo usar?
    Obrigado

  23. flaviapantoja disse

    08 jan 2011, 8:59 am

    Maria Carloto, use os caramelos mais moles! um bj, Flavia

  24. Cátia Cunha disse

    08 jan 2011, 2:43 pm

    Acho que vou fazer um livro com suas receitas… O pior são as calorias… mas é impossível resistir a essa mistura inusitada. Eu simplesmente amo essas balas.

  25. Isabel disse

    12 jan 2011, 10:08 pm

    Oi Flávia.
    O creme de leite pedido na receita do brownie de caramelo, é fresco ou é o de caixinha(UHT).
    Agradeço pela arenção
    Bel

  26. flaviapantoja disse

    13 jan 2011, 7:39 am

    Isabel, eu só uso creme de leite fresco. Mas nessa receita, se voce tiver creme de leite em caixa, dá para usar. Um bj, Flavia

  27. Giu disse

    15 jan 2011, 4:02 pm

    Flávia,
    eu estava pensando em trocar o recheio de caramelo (que o pessoal aqui de casa não é muito chegado) por Nutella. Não sei se você chegou a testar, mas de qualquer jeito, se puder me ajudar, eu agradeceria.
    Trocando o caramelo pela nutella, o tempo de forno muda?
    E depois de assado, é necessário esperar 3 horas?
    Ah, e sobre as nozes, é essencial que ela vá ao forno primeiro?
    Parabéns pelo site e pelo sucesso.
    Agradeço desde já.
    Um beijo.

  28. flaviapantoja disse

    15 jan 2011, 10:17 pm

    Giu, eu nunca testei com Nutella, porem pela consistencia e composiçao do Nutella, não vai ficar com o mesmo aspecto. O Nutella vai derreter no forno e nao vai aparecer no produto final. O tempo de forno  nao muda pois o forno serve para assar o brownie e não especificmente o caramelo. Não é essencial que voce toste as nozes antes, mas é certamente muito melhor (os sabores sao realçados). Um bj, Flavia

  29. Ana disse

    17 jan 2011, 2:51 pm

    Oiiii!
    Fiz a receita e ficou maravilhosa. Usei balas de caramelo sabor café e deu um gostinho perfeito.. No recheio tb usei chocolate alpino no lugar do meio amargo pq o pessoal aqui de casa prefere e tb ficou muuuuuitop bom! parabéns e super obrigada.
    Beijo, Ana

  30. patricia disse

    24 jan 2011, 10:12 am

    obrigada pela receita , Fiz a receita e ficou maravilhosa !!!. bjusss

  31. gabriela disse

    13 mar 2011, 6:29 pm

    oi flávia, adorei sua receita!
    posso trocar o chocolate meio amargo pelo chocolate ao leite?
    bjoss

  32. flaviapantoja disse

    13 mar 2011, 7:03 pm

     Gabriela, eu nao recomendo voce usar o chocolate ao leite, especialmente na massa. O chocolate ao leite tem uma baixissima percentagem de cacau, consistindo basicamente de gordura e acucar e por isso ele nao derrete e nao da a mesma estrutura a massa. POr ser tao doce, eu tambem nao recomendo voce usar o chocolate ao leite no recheio pois, junto com o caramelo, vai ficar doce demais. Um bj, Flavia

  33. Juliana disse

    02 abr 2011, 1:33 am

    Fiz essa receita hoje e ficou uma delícia!!! A melhor receita de Brownie que testei (e foram várias… rsrsrsrrs)!!!!!
    Obrigada Flávia
    Ps: O Passo a passo e suas dicas ajudam muito.

  34. Juh disse

    25 mai 2011, 3:17 pm

    Flávia, a parte de baixo do bownie assa duas vezes? não fica desigual?

  35. flaviapantoja disse

    25 mai 2011, 3:40 pm

    Juh, sim a parte de baixo assa 20 mns antes de adicionar as outras 2 camadas, senao não dá para por o caramelo. Não esqueça de deixar esfriar o tempo aconselhado antes de prosseguir com a receita. Um bj, Flavia

  36. Renata disse

    03 set 2011, 10:12 pm

    Uau, Flávia!!! Esse brownie é muito bom!!! Sucesso total por aqui!!! Obrigada!!!

  37. Allyson disse

    20 set 2011, 10:59 am

    Flávia,

    Parabéns pela receita…. obrigado por compartilhar essas maravilhas….

    Fiquei com a mesma dúvida da Juh em relação a desigualdade ao assar… porém pelo que pude perceber pelas fotos a parte de cima fica mais “molhada” do que a parte de baixo (que fica mais consistente)… é isso mesmo?

    Obrigado!!!!

  38. flaviapantoja disse

    20 set 2011, 1:17 pm

    Allyson, a diferença é minima. São só 10 minutos de forno a mais na parte de baixo para a massa poder segurar o recheio depois. Um bj, Flavia

  39. Cla disse

    27 out 2011, 11:45 am

    Nossa Flávia, que receita!!!!!!! rs
    Estou querendo fazer para um aniversário, será que fica muito doce se eu colocar ainda uma cobertura de brigadeiro? E em assadeira redonda, vc já testou?
    Muito obrigada!
    Abs

  40. flaviapantoja disse

    27 out 2011, 4:49 pm

    Cla, o brownie já é bem doce, eu não recomendo voce usar o brigadeiro por cima. No maximo um pouco de açucar de confeiteiro polvilhado. Voce pode usar uma forma redonda só precisa adaptar o tamanho. Um bj, Flavia

  41. Lorena disse

    04 abr 2012, 10:46 am

    Testei sua receita já há alguns meses e esqueci de vir agradecer pelo MELHOR DOCE QUE JÁ COMI NA MINHA VIDA! É delicioso de comer quente, morno, gelado… me deliciei!

  42. Micha disse

    11 mai 2012, 2:16 pm

    Flávia do Céu!!!!
    Eu fiz essa maravilha e teve 1000% de aceitação!!!!
    Agora tenho q fazer sempre!
    Na próxima colocarei avelãs!!!
    Beijo

  43. flaviapantoja disse

    11 mai 2012, 2:47 pm

    Micha, sem falsa modestia, não me espanta! Eu perco a cabeça com esse brownie! Gosto mais dele gelado inclusive!! :) Beijos, Flavia

  44. Micha disse

    16 mai 2012, 9:55 am

    Flávia! Pediram bis! Fiz a receita dobrada só q com avelãs…

    Obrigada!!!

  45. Tammy disse

    04 jul 2012, 11:02 am

    oi, tenho uma dúvida …

    a farinha de trigo utilizada é com fermento?

    Grata pela atenção!
    Adoro seu blog! Inspirador!

  46. Marina disse

    13 jul 2012, 1:04 pm

    Flávia, Boa tarde!
    eu AMOO brownie e faço direto! rs, só que estou procurando inovar e achei essa receita MARAVILHOSA!
    Só tenho umas dúvidas..
    Será que poderia trocar as nozes por pedacinhos de chocolate branco?
    E a essência de baunilha? É realmente necessária?
    Amei seu blog, e vou olhar sempre.

    Beijoos

  47. flaviapantoja disse

    13 jul 2012, 1:59 pm

    Sim, Marina, troque as nozes ou omita-as se quiser. Um beijo,Flavia

  48. Luana disse

    18 jul 2012, 10:18 am

    Oi Flavia,

    Estou com uma duvida, sera quepoderia usar assadeira de vidro? Ou poderia queimar o brownie?
    Muito obrigada e boa sorte com esse blog maravilhoso!

  49. flaviapantoja disse

    18 jul 2012, 11:09 am

    Luana, não deveria ter problemas. Provavelmente vai alterar o tempo de cozimento e a textura da crosta, mas acho que de um modo geral, não deveria ter maiores problemas. Um bj, Flavia

  50. stefanie disse

    27 mar 2013, 8:58 am

    vou fazer em casa para ver se é bom mesmo

  51. Genilson disse

    13 set 2013, 10:11 pm

    Oi Flávia,gostaria de saber se realmente pode assar em temperatura muito alta com papel aluminio.Pois sei que a temperatura do forno durante 30min ou mais a temperatura vai para uns 300 graus.

  52. flaviapantoja disse

    14 set 2013, 7:43 am

    Oi Genilson, se eu entendi bem, o teu forno eleva a temperatura a 300 graus depois de 30 mns correto? Bem, esse brownie vai queimar a 300 graus. Mas se o teu forno so esquenta a 300 graus depois de 30 minutos, talvez vc possa assa-lo normalmente e depois apagar o forno e deixar o brownie mais 5 minutos no forno bem quente. Espero que voce consiga! Esse brownie é uma delicia. Um bj, Flavia

  53. Cristina disse

    10 dez 2013, 2:21 pm

    Brownier bem casado

  54. Cristina disse

    15 out 2014, 5:46 pm

    Olá. Sou celíaca. Posso substituir a farinha de trigo pela de amendoas? ou outra farinha?

  55. flaviapantoja disse

    16 out 2014, 1:24 am

    Oi Cristina, eu não conheço bem as outras farinhas mas acho que a farinha de amendoas funcionaria. Provavelmente voce vai ter um brownie mais denso mas a amendoa casa bem aqui! Um bj, Flavia

  56. Carla disse

    30 abr 2015, 11:08 pm

    Olá
    Gostaria de saber se essa medida de copos são referentes a xícaras??
    E se são copos a de requeijão que você usa na medida.
    E que costumo usar por gramas ou por xícara.
    Obrigada estou louca pra fazer.
    Carla

  57. flaviapantoja disse

    01 mai 2015, 11:11 am

    Carla, aqui no Brasil não existe um padrão oficial, nem em volume nem em peso portanto, depois de conversar com professores de gastronomia e chefs, adotei o copo ‘americano’, que tem 250ml, que é o mais usado por profissionais. O copo de requeijão tem 300ml por exemplo. BJs, Flavia

  58. Vicente disse

    16 mai 2015, 5:27 am

    Depois que esse Brownie esfria, os caramelos endurece, voltando a ser com antes de ir ao forno?

  59. flaviapantoja disse

    16 mai 2015, 12:27 pm

    Não, Vicente, ele fica cremoso. Se endurecesse, quebraríamos nossos dentes! :) Flavia

  60. luciana disse

    21 mai 2015, 8:03 pm

    Amei a receita.deve ser deliciosa.

  61. leopoldo antonio disse

    09 jun 2015, 10:26 pm

    essa bala de caramelo seria a butter toffe ne?
    Estou em duvida pela foto se é a classica recheada com chocolate ou a de leite?

  62. flaviapantoja disse

    09 jun 2015, 10:42 pm

    Oi Leopoldo, é a bala de caramelo Butter Toffee ao Leite. Ou qualquer bala de caramelo sem recheio! Um bj, Flavia

  63. Damaris disse

    17 ago 2015, 7:40 pm

    Oi Flavia, desculpa, mas qual é a medida em gramas desse “copo” que você cita na receita? É a mesma de xícara? Quero muito fazer essa receita!!! Obrigada

  64. flaviapantoja disse

    18 ago 2015, 3:12 pm

    Oi Damaris, o copo ou xicara, tem 250 ml. Um bj, Flavia

  65. Samuel Rocha disse

    18 out 2015, 9:45 pm

    Ola Flavia,
    vocë acha que daria para usar brigadeira no lugar do caramelo??
    Obrigado.

  66. flaviapantoja disse

    20 out 2015, 9:23 am

    Samuel, sim, acho que voce pode usar o brigadeiro; o ponto correto do brigadeiro a ser usado pode ser uma questao mas acho que vale a pena experimentar! Um bj, Flavia

  67. Patricia disse

    12 set 2018, 6:32 am

    Oi Flavia!!! Primeiramente obrigada por tantas receitas maravilhosas :)
    sobre esse brownie, você acha que posso fazer meu próprio caramelo, sem usar balas? Caramelo convencional mesmo… Obrigada! Bjo

  68. flaviapantoja disse

    28 set 2018, 11:17 pm

    Oi Patricia. Desculpa não ter respondido antes mas quase não entro mais aqui no blog. Quanto ao caramelo, eu acho que o caramelo caseiro é líquido demais - pelo menos a versão clássica com apenas açúcar e creme de leite. Se você fizer um caramelo com glicose, talvez funcione pois neste caso a glicose ajuda na consistência final. Um beijo, flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem