simplesmente delícia

13 de dezembro de 2010

  • A vida é realmente cheia de surpresas e para mim, bolo de frutas secas é uma das grandes incertezas da vida: nunca sabemos o que vamos encontrar ali. E infelizmente na maioria das vezes, a surpresa não é muito grata. Bolos secos, com pouca frutas, ou frutas ruins, de massa dura, são o que mais vemos por aí.
  • Eu venho fazendo essa receita do Pierre Hermé há uns 2 anos, numa tentativa de mudar um pouco o status quo e servir algo um pouco diferente no Natal (aqui entre nós, gosto tanto desse bolo que Natal não é a única justificativa que eu tenho usado..) . Veja bem, esse não é um bolo de frutas secas, mas sim um bolo de nome delicioso (ChocoNut cake), com uma massa bem perfumada de cacau mas bem úmida pelo uso da pasta de amêndoas, e cheio de coisas boas dentro! Se não quiser usar as cerejas, omita-as sem problemas, ou substitua por pistaches (sem sal) ou um pouco mais de avelãs e amêndoas. E esse bolo, graças à pasta de amêndoas incorporada à massa, fica perfeito por vários dias, embalado em filme plástico.
  •  
  • ingredientes

  • ¾ copo de amêndoas (125 gramas)
  • 4 colheres de sopa de açúcar (50 gramas)
  • 1 colher de sopa + ½ colher de sopa de água
  •  
  • 180 gramas de manteiga derretida, a temperatura ambiente
  • ½ +1/3 de copo de açúcar (165 gramas)
  • 4 ovos
  • 150 ml de leite
  • 1/2 copo raso de cacau em pó (40 gramas)
  • 1 copo +1/4 copo de farinha de trigo (180 gramas)
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • ¾ copo de chocolate meio-amargo, picado
  • ½ copo de avelãs
  • ½ copo de amêndoas
  • ½ copo de cerejas marasquino escorridas e picadas
  • modo de preparo

  • 1. No processador, triture bem a primeira quantidade de amêndoas, até formar uma farinha grossa. Reserve. Ponha o açúcar e água numa panelinha e leve ao fogo. Deixe ferver uns 5 minutos até formar uma calda (se você tiver um termômetro de cozinha, o ideal é a calda atingir 105º graus). Bem devagar, derrame a calda quente na farinha de amêndoas e mexa com um garfo até formar uma pasta. Reserve a pasta de amêndoas.
  • 2. Pré-aqueca o forno a 180º graus. Forre uma forma retangular de 28 cm por 11 cm com papel -manteiga, unte de manteiga e polvilhe de farinha. Reserve. Ponha as amêndoas (segunda quantidade) e as avelãs num tabuleiro e leve ao forno por 8 a 10 minutos. Elas tem de estar levemente tostadas mas cuidado para não deixar queimar. Retire do forno. Ponha as avelãs numa toalha de cozinha, e esfregue bem as avelãs no pano para retirar o maximo das peles das avelãs. Pique avelãs e amêndoas grosseiramente e reserve.
  • 3. Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento em pó e o cacau. Reserve.
  • 4. Na vasilha da batedeira, usando a pá, bata bem o açúcar e a pasta de amêndoas. Adicione os ovos um por um, batendo bem entre cada um. Quando os ovos estiverem todos incorporados, troque a pá da batedeira pelo balão e bata por mais uns 10 minutos. A massa tem que aumentar de volume e ficar bem mais clara.
  • 5. Diminua a velocidade e adicione o leite, bem devagar, até estar totalmente incorporado a massa. Faça o mesmo com a farinha e o cacau até a mistura estar homogênea. Pare a batedeira e adicione com uma espátula as amêndoas, as avelãs, as cerejas picadas e o chocolate picado. Misture com cuidado, levantando a massa de baixo para cima para adicionar os ingredientes sem perder o volume da massa. Adicione por fim a manteiga derretida e misture da mesma forma. Entorne na forma preparada e leve ao forno por 55 a 60 minutos ou até uma faca sair seca do centro do bolo.
  • 6. Deixe esfriar uns 10 a 15 minutos em cima de uma grelha antes de retirar da forma. Esse bolo fica melhor feito de véspera, para os sabores se mesclarem.
  • Outra Boa idéia: Bolo de Amendoas com Cerejas e Mascarpone

 

20 comentários

  1. anabela pereira disse

    14 dez 2010, 8:27 am

    Pela receita que acabei de ler, só pode ser mesmo uma delicia, vou fazer para este Natal, costumo fazer aquele bolo inglês de natal,o Fruit Cake, que se cozinham as frutas em brandy com a manteiga e o açúcar ao lume, mas este deve ser delicioso e leva chocolate que eu adoro.Obrigado pela receita. :-) anabela

  2. adri disse

    14 dez 2010, 10:22 am

    O.M.G.
    vou fazer HOJE!!!!!!!!!!!!!

  3. moranguita disse

    15 dez 2010, 9:14 am

    hum mas e deficil resistir tanto tempo aos bolinhos la em casa
    ainda mais gostosos como este aqui
    beijinhos

  4. Maria G. disse

    15 dez 2010, 10:36 am

    Aha, passei na minha mãe ontém e não é que Flavia tinha deixado um lá?!? Uma delicia com a cara do Natal!

  5. Mariana P. disse

    15 dez 2010, 3:00 pm

    Olá Flávia!

    O seu blog foi a descoberta do mês! Estou adorando ler as receitas especiais que você posta aqui com tanto cuidado. Estou começando na cozinha e adorando cada prato que eu faço em casa. Passo a semana pensando no que vou cozinhar no final de semana…. Como é bom!

    Mas ao ler suas receitas, percebi que preciso comprar um processador urgente!! Inclusive para fazer esse bolo delicioso. Creio que não terei o mesmo sucesso se fizer no liquidificador. rs Vc poderia me dar algumas dicas de bons produtos no mercado?

    Abs.

    Mariana

  6. flaviapantoja disse

    16 dez 2010, 2:04 pm

    Oi Mariana, realmente as funçoes do liquidificador e do processador são muito diferentes. Eu uso muito o meu processador mas poderia viver sem meu liquidificador (eu acho…rsrsrs). Mas eu nao vou poder ter ajudar na escolha do processador pois tenho um importado, que gosto muito, da Cuisinart. O ideal é voce entrar em foruns de consimidores de varias marcas para ler o que eles dizem a respeito. Um beijo e obrigada pelo carinho!!! Flavia PS: Boas Festas!

  7. fernanda mengarda disse

    16 dez 2010, 3:36 pm

    Oi Flavia
    Amei esta receita
    e a cada minuto eu me apaixono mais pelo seu blog
    eu pretendo cursar confeitaria e panificaçao.
    sera que vc tem algumas dicas para me dar?

    ABRAÇOS ♥

  8. SML disse

    17 dez 2010, 3:49 pm

    Adoro o seu site, já o sigo há alguns meses, mas só hoje comentei. Publiquei uma receita sua no meu blog. Muito obrigada pela partilha. Este bolo parece óptimo! (mais um para experimentar.

    Um feliz Natal.
    Sandra

  9. Vanessa disse

    17 dez 2010, 6:38 pm

    Noooooossa! Só não mordi o monitor pq ainda resta um pouco de sanidade, hehehe. Encontrei seu blog hj e devo dizer, parabéns!!! Mto bom :)
    Vou fazer esse bolo pro Natal! Nham!
    Uma dúvida: as amêndoas q são trituradas não são torradas né?

    Boas festas!
    Van

  10. flaviapantoja disse

    17 dez 2010, 7:49 pm

    Vanessa, as amendoas que vão ser trituradas, não precisam ser tostadas. Mas se voce preferir tostar tudo junto , não tem problema. Todas essas nozes, amendoas, castanhas etc. ficam melhores quando levemente tostadas antes. Isso realça os sabores delas! um bj, Flavia

  11. Giana disse

    20 dez 2010, 12:22 pm

    Flávia, a receita é maravilhosa! O bolo é realmente molhadinho, muuuuuito delicioso!
    Fiz o bolo em forminhas menores (rendeu três), substituí as amêndoas por nozes, decorei o bolo com glacê, cerejas e nozes… e foi um ótimo presente de natal para dois casais de amigos!
    Todos adoraram!
    Obrigada pela receita!
    Boas festas!

  12. Giana disse

    20 dez 2010, 12:23 pm

    Ah, não foram as amêndoas que foram substituidas, mas as avelãs!

  13. Vanessa disse

    20 dez 2010, 12:51 pm

    Olá Flávia!
    Gostaria de saber se acha que as cerejas podem ser trocadas por ameixas secas, ou mesmo por nozes.
    Obrigada!

  14. Vanessa disse

    20 dez 2010, 12:57 pm

    E já agora Flávia, poderá indicar-me a quantas gramas correspondem os meios copos dos frutos?
    Vou fazer o bolo neste Natal para a minha sogra e gostaria que fosse um sucesso!
    Mais uma vez obrigada.

  15. Dilma disse

    22 dez 2010, 1:34 pm

    Oi Flávia!

    Gostaria de saber se vai o leite na massa, vi na lista dos ingredientes, mais na hora do preparo ele não aparece.

  16. flaviapantoja disse

    22 dez 2010, 2:34 pm

    Oi Dilma, muito obrigada por me alertar. Eu realmente esqueci de incluir o leite no passo-a-passo. Já corrigi a receita! Feliz Natal e bom ano novo para voce e teus entes queridos, um bj, Flavia

  17. Karina Batista disse

    25 dez 2010, 10:43 pm

    Cara linda de bolo de natal. Pena que, a essa hora, não aguento mais pensar em comer coisa alguma, rs. Beijos e feliz natal.

  18. Vera Munhoz disse

    30 dez 2010, 8:48 pm

    Acabei de conhecer seu blog,adorei,também tenho um fraco por chocolate.

  19. Queta disse

    11 jan 2011, 8:35 pm

    Flavia, esse está imbatível! Preciso muito um spa!!! Depois dos bolos de maçã (meu preferido, já fiz 3 vezes), banana com amendoim, chocolate com calda de amendoim, você é responsável por pelo menos alguns quilinhos! Tudo muito muito muito bommmmm

  20. Ana Lucia disse

    29 dez 2013, 1:50 pm

    Parece bom. Vou tentar fazer para o ano novo. Obrigada.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem