simplesmente delícia

5 de dezembro de 2010

  • O mês de dezembro mal começou mas os mercados já estão cheio de panettones, chocottones e um sem-fim de descendentes desse pão doce italiano. E eu tenho que dizer que adoro panettone. Gosto da versão com frutas, e só dela. Nada de chocolate ou mousse ou outras coisas bizarras que ando vendo por ai. Eu já tinha feito um pudim como este no ano passado mas provavelmente no meio da corrida, alias maratona, que antecede o Natal, não consegui fotografar e postar a receita aqui.
  • O pudim de panettone não é muito doce, é bem úmido e cheio de gotinhas de chocolate que complementam perfeitamente o sabor do panetonne  de frutas. Esse pudim (alias Bread pudding) é perfeito para servir numa mesa de Buffet:  pode ser feito com antecedência e um pouco antes de servir, é só re-aquecer levemente. Sirva com uma bola de sorvete, uma calda de chocolate quente ou um creme chantilly fresco. Ou pensando bem, os 3, afinal, o que é o Natal senão um perfeito motivo para comer como se não houvesse amanhã…??

  • Essa receita pode ser dividida
  • ingredientes

  • 1 panettone de frutas de 1 kg ou 2 panettones de 500 gramas
  • 3 copos de leite
  • 3 copos de creme de leite fresco
  • 5 ovos
  • ¾ copo de açúcar
  • 2 colheres de sopa de baunilha
  • 180 gramas de chocolate meio amargo (eu gosto do chocolate Garoto Cacau 55%)
  • ¼ copo de vinho do Porto (opcional)
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Corte o panettones em fatias de aproximadamente 1 cm, e corte essas fatias em 2. Disponha todas as fatias se sobrepondo um pouco umas nas outras, num pirex grande (24 cm x 35 cm). Regue tudo com metade do vinho do Porto.
  • 2. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e ponha por cima das fatias de panettone. Reserve.
  • 3. Numa panela media, ponha o leite e o creme de leite e leve ao fogo médio. Na vasilha da batedeira (ou a mão, com um fouet), bata os ovos com o açúcar por 2 ou 3 minutos. Adicione um pouco do creme de leite quente para esquentar as gemas e estas não cozinharem na hora que derramar o creme todo. Entorne então todo o creme de leite quente nos ovos. Adicione a baunilha e restante do vinho do Porto.
  • 4. Entorne o creme em cima das fatias de panettone, bem devagar. Aperte levemente com os dedos para encharcar bem as fatias de panettone. Deixe repousar por 30 minutos.
  • 5. Pré-aqueça o forno a 180º C; leve o pirex ao forno por 35-40 minutos. O pudim tem de estar levemente dourado e uma faca sair úmida do centro, porem não molhada. Sirva morno.

Outra Boa Idéia:  Bolo-Pudim de Chocolate

 

13 comentários

  1. Beta disse

    05 dez 2010, 5:35 pm

    Humm parece muito bom! Vou testar, quem sabe não levo no Natal para minha família provar! bjs

  2. Liv Baum disse

    05 dez 2010, 5:53 pm

    Flavia que cara boa!
    Vou fazer!
    Beijos

  3. argas disse

    05 dez 2010, 6:06 pm

    Que bom aspecto!

  4. fernanda disse

    05 dez 2010, 7:40 pm

    hmmm parece ótimo!
    eu tava até pensando essa semana que rabanada de panetone poderia ficar bom, mas esse pudim é ainda melhor, vou experimentar.
    beijos!

  5. Ameixinha disse

    06 dez 2010, 1:05 pm

    Já eu não gosto nada de uvas passas e frutas cristalizadas mas é boa ideia até para fazer com um brioche simples, acho que também deve dar bom resultado :)

  6. Maria Cynthia FDV disse

    07 dez 2010, 4:27 pm

    Céuuuuus, Flavinha, QUE TORTURA!!!! Esse pudim é uma suprema delícia…mousse de chocolate, nem se fala…perdição dos meus irmãos…as saladas…Flavinha, SALADAS QUE EU AMEEEEI!!!! Socoorrooo! Estou entrando em surto pq minha cozinha em casa está em obras…ou melhor, ela AINDA, não existe. Ou seja, estou saindo da Ilha e correndo para a casa da Vovó na Tijuca….vou invadir a cozinha dela! ;) MUITO OBRIGADAAAAA!! Não desiste daqui não…está me fazendo super feliz…ando me sentindo uma verdadeira chef antes mesmo de começar!!! Beijocas Laranjas

  7. Ana Rita disse

    08 dez 2010, 4:23 pm

    Que pudim mais delicioso…

    bjinhos e Feliz Natal,

    Rita

    http://bembons.blogspot.com

  8. moranguita disse

    08 dez 2010, 9:24 pm

    que maximo
    aqui acho que nunca vi panancotta a venda
    tenho que procurar melhor ne?
    beijocas

  9. Benson disse

    23 dez 2010, 3:49 pm

    Eu fiz.

    Troquei o vinho do porto por amaretto.

    Ficou sensacional !

    Feliz Natal !

    Bjo

  10. Maria Loureiro disse

    03 jan 2011, 5:06 pm

    Flavia, adoro suas receitas e já fiz vária delas, todas ficaram maravilhosas. Gostaria de saber se tem o livro nas livrarias, já que, seria ótimo ficar na minha bancada da cozinha.
    As fotos dos pratos são de dar água na boca e incentiva até os menos íntimos do fogão a ficarem com vontade de cozinhar.

    Parabéns pelo site.

  11. flaviapantoja disse

    03 jan 2011, 5:38 pm

    Oi MAria, eu não entendi de que livro voce está falando. Eu não tenho nenhum livro publicado! Mas de qualquer forma, borgada pelo carinho, um beijo, Flavia

  12. Angela Silva disse

    20 dez 2013, 6:08 pm

    Oi Flávia, amo muito sei blog,parabéns.
    Gostaria de saber se posso substituir o leite da receita por leite de soja, pois meu marido é intolerante a lactose. Um ótimo Natal, bjos

  13. flaviapantoja disse

    20 dez 2013, 11:05 pm

    Angela, a receita pede leite e creme de leite . Voce teria que usar algum creme sem lactose (ou creme de soja) tambem mas devo te confessar que nunca cozinhei com este produto e não sei te dizer qual o comportamente do creme sem lactose nessa receita. Mas de qualquer forma, só o leite de soja nao daria certo ( quer dizer, sem o creme de leite). Um beijo, Flavia   PS: conte-nos como ficou se voce testar a receita com os produtos sem lactose! BJs

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem