simplesmente delícia

17 de novembro de 2010

  • Eu hesitei antes de postar essa receita já que não faltam receitas de mousse de chocolate por aí. Porem, para mim, essa mousse é uma novidade. Mais um momento de confissão: eu não sou fã de mousses e pudins: não é uma textura que me atrai. Mas em algum lugar escondido no meu pequeno cérebro, ficava a lembrança das mousses de chocolate que comia sempre na França, na casa da minha tia querida, eximia cozinheira. Eram muito perfumadas, com uma textura quase cremosa, um pouco melada, mas sem perder a leveza da mousse. E era isso que eu estava procurando. Como não gosto de mousses com creme de leite (batido em chantilly) resolvi testar outros ingredientes e depois de alguns ensaios, cheguei à conclusão que a adição da manteiga acrescentava uma textura incrível à mousse.

  • E eu sei que vou parecer um disco arranhado, repetindo e repetindo sempre a mesma coisa, mas por favor, use um bom chocolate meio-amargo! Eu tenho tido ótimos resultados com o chocolate Cacau 55% da Garoto. Mas qualquer outro chocolate meio-amargo com um bom teor de cacau (a partir de 44%) vai servir aqui.  E se você se animar tanto quanto eu, deixe essa mousse no freezer por 1 ou 2 horas e você vai ter o melhor sorvete de chocolate da sua vida. Prometo.
  • ingredientes

  • 400 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Cacau 55% da Garoto)
  • 2 colheres de sopa de café (forte, já preparado- isto é, liquido)
  • 120 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
  • 8 ovos
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • modo de preparo

  • 1. Pique o chocolate e ponha numa vasilha media junto com o café. Leve a vasilha ao banho-maria, sem deixar o fundo da vasilha tocar na água fervente, e derreta o chocolate mexendo de vez em quando com uma espátula. O chocolate não precisa estar todo derretido: quando ele ficar cremoso mas com alguns pedaços, retire do fogo e misture devagar até o creme estar liso e brilhante.
  • 2. Junte a manteiga picada e a temperatura ambiente e continue misturando até a manteiga estar toda incorporada ao chocolate.
  • 3. Separe as gemas das claras. Adicione um pouco do chocolate derretido as gemas e misture (isso serve para as gemas não “cozinharem” no chocolate quente). Adicione o restante das gemas e misture delicadamente até o creme estar uniforme. Reserve.
  • 4. Ponha as claras na vasilha da batedeira (verifique que ela está bem limpa e seca); Ligue a batedeira em velocidade media/alta. Bata até as claras começarem a ficar firmes. Adicione então as 2 colheres de açúcar e bata até o suspiro estar bem firme porem cuidado para não bater demais e o suspiro secar.
  • 5. Quando o suspiro estiver pronto, pare a batedeira e usando uma espátula grande, adicione o chocolate às claras em neve. Faça isso usando movimentos de baixo para cima, o mais rápido possível para não perder volume, porem com muita delicadeza. Entorne numa vasilha, cubra com filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 6 horas antes de servir.

Outra Boa Idéia: Mousse de Chocolate Assada como um Bolo

 

93 comentários

  1. Margarida disse

    18 nov 2010, 6:40 am

    Flávia, isto é provocação!! Eu que ando doidinha para comer chocolates.. : ) Diga-me só uma uma coisa, o café é em pó?
    obrigada. beijinho

  2. flaviapantoja disse

    18 nov 2010, 8:12 am

    Margarida, o cafe e liquido mesmo, ja feito! Um bj!

  3. Gasparzinha disse

    18 nov 2010, 9:36 am

    Eu pertenço ao mesmo clube: tb não sou grande fã de mousses e pudins.
    Mas é exactamente assim a mousse de chocolate da minha mãe, só que com menos manteiga. Sem natas, apenas com o melhor chocolate possível e o aroma do café. Adoro!

    Esta ficou com uma consistência irresistível.

    Beijinhos

  4. .mila. disse

    18 nov 2010, 2:02 pm

    Sabe quando você se apaixona? É como estou desde que descobri o Simplesmente Delicia!
    Deus! Que site lindo, que receitas maravilhosas e fáceis de fazer.
    A escrita é ótima, adoro as histórias que você conta. Sério … olhei o site de cabo a rabo, sem parar!
    Assinei os feeds, me cadastrei e passei pro amigos … rs

    Você é uma inspiração. rs

    *-*

  5. Paula disse

    18 nov 2010, 2:57 pm

    Flavia - que coincidência - tb fiz mousse ontem, a receita é bem parecida! Mousse tb me lembra sobremesa da infância - eu achava tão chic!
    bj

  6. flaviapantoja disse

    18 nov 2010, 4:24 pm

    Mila, obrigada pelo carinho! Que bom que voce esta gostando! Um bjo! Flavia

  7. Lorena Carneiro disse

    18 nov 2010, 5:34 pm

    OI, meu marido ama mousse de chocolate, vou testar essa receita!
    Estou encantada com seu dom, de cozinhar, escrever e fotografar! Parabéns!
    Comecei um blog há pouco tempo, depois dá uma passada lá! Bjos
    http://www.myfacecook.com.br

  8. ISADORA disse

    18 nov 2010, 6:09 pm

    Flavia, fiquei mega emocionada quando vi essa receita. Isso porque eu fazia essa mousse quando era adolescente para vender no colégio. E eu achava que a receita não era tão tcha-nam assim. Como é uma mousse que fica consistente, e boa para transportar, constantemente a preparo quando tenho que levar sobremesa para a casa de alguém. Agora que eu sei que essa receita é chiquérrima, francezérrima… nossa!! Vou fazer toda hora!!! Bjs.

  9. eloisa vidal rosas disse

    18 nov 2010, 8:49 pm

    Olá Flávia,tenho uma pergunta e uma coisa para contar.
    A pergunta: fui eu quem escreveu sobre os feijões, o que se fazia com eles, você me disse para guardar numa caixa. Depois li a receita outra vez e isso estava explicado lá. Você anexou essa informação depois ou já estava e a tonta aqui não leu??!!
    A outra coisa é ótima: fui no final de semana do feriado para minha casa fora do Rio, com amigos, doida para fazer o bolo cookie. Acontece que lá a minha batedeira é bem furreca, comprada há mais de 10 anos na antiga Sendas do Leblon… daquelas de mão.Quando coloquei a manteiga já percebi que não ia prestar… imagina com o ovo e os pedaços de chocolate… mas o meu lema é “tudo se ajeita”. Então tirei o grude todo das pás, misturei com uma grande colher de pau e arrumei na assadeira, até amassando com os dedos para ajudar… ficou m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!! Lindo e delicioso, um sucesso total!
    Um beijo, agora vou experimentar a mousse no próximo final de semana!
    Eloisa

  10. flaviapantoja disse

    18 nov 2010, 9:02 pm

    Eloisa, eu acrescentei a explicação dos feijoes depois da tua pergunta, pois achei otimo voce questionar! E que bom que tudo se ajeitou  com a batedeira! Essa receita é bem adaptavel mesmo ja que a massa nao precisa de volume. Que bom que voce gostou: eu tambem adoro e tenho que me policiar ainda mais quando faço aqui em casa!! Um beijo! Flavia

  11. moranguita disse

    19 nov 2010, 8:14 pm

    eu sou uam fa de mousse de chocolate
    caseira ou nao marcha sempr
    venha ela
    beijinhos e bom fim de semana

  12. Ana Rita disse

    21 nov 2010, 6:58 am

    Também não sou fan de Mousse de Chocolate, mas o marido e filha adoooorrrraaaammmmm. Vou experimentar e dar a provar e depois comunico a decisão!

    Bjinhos,

    Rita

    http://bembons.blogspot.com

  13. Roberta Macedo disse

    21 nov 2010, 7:14 pm

    que loucura Flávia…
    assim nao dá!
    Esta receita pulou pra primeira posiçao na wishin’list!
    Vou fazer e depois te conto!
    bjs!

  14. Isadora B. disse

    04 dez 2010, 4:56 pm

    Olá Flávia, adorei a mousse! Gostaria de saber se posso fazer 1/2 receita obtendo o mesmo resultado de textura e sabor. Como aqui em casa somos apenas dois, seriam menos calorias para cada,rsrsrs.
    BJs e bom final de semana.

  15. flaviapantoja disse

    04 dez 2010, 6:09 pm

    Isadora, sim, claro que pode! Essa receita é facilmente divisivel! Um bj Flavia

  16. Isadora B. disse

    04 dez 2010, 6:46 pm

    Ótimo! Obrigada mais uma vez.
    bjs

  17. Isadora B. disse

    05 dez 2010, 4:16 pm

    Fiz meia receita! Deu super certo :)

  18. Carol disse

    28 dez 2010, 4:38 pm

    Flávia!
    Nossa… tanta correria que nem tenho comentado aqui, né?
    Enfim… os meus queridos convivas [hahahahahahaha... que palavrinha mais retrô] não gostam de café em sobremesa [dá para entender uma coisa dessas?]. Será que posso substituir por outro líquido? O que você sugere?

    Beijos e um ótimo 2011 para ti!

    =)

  19. flaviapantoja disse

    28 dez 2010, 4:45 pm

    Oi Querida! O café não fica com gosto pronunciado aqui não , mas se voce não gostar pode substituir por agua ou suco de laranja, ou omitir o liquido totalmente. Um beijo! Flavia

  20. Nathália disse

    19 jan 2011, 11:27 am

    Olá Flávia…adorei a receita….vc sabe se eu vender…quanto tempo essa mousse pode durar??? em potinhos fechados…..e outra a gema posso tirar elas da receita? Beijos

  21. flaviapantoja disse

    19 jan 2011, 12:21 pm

    nathalia, eu não sei te dizer ao certo quanto tempo a mousse dura. Na geladeira, bem guardada, com certeza uns 3 dias. Quanto as gemas, voce não pode tirar as gemas sem compromenter o resultado final. Um bj, Flavia

  22. andrea disse

    23 jan 2011, 5:18 pm

    que lindas fotos hacen que uno quiera comerse la pantalla. voy a preparar su receta. gracias.

  23. FERNANDA CATIA DE CASTRO BARRETO disse

    04 mar 2011, 6:45 pm

    Não acredito que encontrei uma receita de mousse de chocolate, que parece ser exatamente o que eu tanto procurava…. Sou filha de português, tive uma infância muito boa, de boas comidas, muitos frutos do mar, enfim…. Fui acostumada a comer bem, com os melhores ingredientes, hoje em dia minha realidade é outra, a vida está mais difícil, mas sempre que dá, gosto de elaborar coisinhas gostosas, sempre pensava, nossa que saudades da mousse de chocolate da duomo, da kopenhagen, enfim…. Trufas então, ao meu ver são aquelas bolinhas meio desenformes e com chocolate em pó por cima, hoje em dia a cada esquina encontramos pessoas vendendo bombons dizendo serem trufas… Vou experimentar fazer a mousse, acredito ser exatamente o que tanto procurava…

  24. luis disse

    13 abr 2011, 10:39 pm

    Flávia, parabéns pelo site e pelas fotografias (são mto boas… palavra de um fotógrafo viu rs)

    Estou com uma dúvida urgentíssima… sempre tive vontade de fazer uma mousse e só fui enrolando… domingo vou fazer uma e pretendo q seja a sua… essa receita rende para quantas pessoas?

    Abraços e sucesso!

  25. flaviapantoja disse

    14 abr 2011, 11:59 am

    Oi Luis, eu adoro fotografia e esse blog foi uma forma de juntar tudo: comida, foto, texto. Que bom que voce gostou, fico muito lisonjeada!  O chocolate Cacau 55% (ou outro com teor elevado de cacau, a partir de 55%) faz dessa mousse um doce bem ‘forte’: acho que servem 6 pessoas tranquilamente. Um bj, Flavia

  26. Marina Maria disse

    03 mai 2011, 3:00 pm

    Ei Flávia! Vim aqui procurar uma receita que pode ser feita “de véspera” para um evento amanhã. Eu nunca fiz a mousse clássica com ovos, então desculpa a pergunta: o resultado final não fica com um gostinho de ovo não?

    E só mais uma coisa: qual a diferença (de gosto e textura) da mousse com manteiga e a com creme de leite?

    beijos!

  27. flaviapantoja disse

    03 mai 2011, 4:04 pm

    Marina, eu não gosto de creme de leite em mousse de chocolate: acho que o sabor do chocolate fica diluido e insípido, mas esse é o meu paladar. E eu não sei realmente te dizer em relação ao “gosto de ovo”. Um bom ovo, organico e/ou caipira, é uma coisa maravilhosa, que me dá muito prazer! Acho que o melhor é voce experimentar a receita e descobrir por voce mesma qual a tua preferencia. Um bj, Flavia

  28. Marina Maria disse

    03 mai 2011, 9:16 pm

    Ai, Flávia, você sempre tão atenciosa… Obrigada pela resposta! Aprendo demais com seu blog, sabia! Estou indo para a cozinha agora testar a mousse!

    um beijo!

  29. Marina Maria disse

    05 mai 2011, 2:32 pm

    Flávia, a mousse ficou deliciosa! Perfeita! E meus amigos já até me perguntaram se foi no seu blog que encontrei a receita, eles já sabem que as coisas que dão mais certo vem daqui! hehe

    beijos e obrigada de novo!

  30. flaviapantoja disse

    05 mai 2011, 4:38 pm

    Marina, que bom que voce gostou! Fico muito feliz (me sinto sempre responsavel quando as pessoas nao gostam….rsrsrrs) !!! Um bj, Flavia

  31. Mariana kz disse

    09 mai 2011, 7:15 pm

    Eu fiz o mousse ontem, dia das mães, fiz pra minha, mas, na verdade, sou eu a fanática por mousse de chocolate.

    Ficou incrível, é verdade, mas tive dúvida logo no início. Fiquei olhando pro pó de café um tempo, tentando descobrir de era pó ou café liquido que a gente coloca. Aí fui pelo café líquido mesmo mas, meu, o chocolate virou uma pasta horrível! Não derreteu… Eu quase desisti, a sorte foi que minha irmã estava perto e ela me fez continuar, aí com a manteiga tudo voltou ao normal. De toda forma, da próxima vez vou colocar o café só depois da manteiga.

    No mais, delícia de receita!

  32. Priscilla Malta disse

    13 jun 2011, 9:09 pm

    Oi Flávia,

    meu Deus do céu! Que mousse mais gostosa! Meu namorado e eu fizemos de sobremesa pro nosso jantarzinho de dia dos namorados, quando comi a primeira colherada nem acreditei! O sabor: PERFEITO, a textura: PERFEITA!! Estamos apaixonados! Claro que no dia seguinte minha mãe e minha irmã atacaram a travessa, não sobrou nadinha!!! Ah, e quando começamos a fazer a mousse, a manteiga estava gelada, como a receita pede manteiga na temperatura ambiente aquecemos a barra com um secador!!! Pode parecer inacreditável, mas deu super certo! A manteiga não derreteu como eu imaginei que aconteceria! =]

    Obrigada por compartilhar suas receitas deliciosas conosco!

    Abraços,

    Priscilla

  33. ESEMRALDA disse

    28 set 2011, 12:48 pm

    amei parabens pelo suite

  34. fatima disse

    04 out 2011, 5:51 pm

    Boa tarde amiga, esse mousse pode rechear bolo? ele fica firme? não derrete fácil?
    Preciso de algo do tipo para colocar em um bolo folhado. obrigada.

  35. flaviapantoja disse

    04 out 2011, 5:56 pm

    Fatima, essa mousse não serve para rechear bolo. Experimente esse recheio de bolo de chocolate: http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1018 Um abraço, Flavia

  36. valkia disse

    09 nov 2011, 4:37 pm

    olà querida, vc é demais!!!! uma receita dessas ninguém ver dando sopa por aí. uma porção tipo colher de sopa equivale 6 reais nas melhores cookies. já comprei todos os ingredientes para fazer. mais a questão que eu antes de chegar em casa passei pela casa da sogra e me aconteceu um desastre!!! deixei o material dentro do carro e quando fui abrir o carro a manteiga tinha derretida praticamente toda. mais nisso não vai me tirar o gostinho e o saber da sua famosa mousse. só tenho uma dúvida . possa encrementar como incorporar pedaços de bombom como sonho de valsa e por cima cobrir com raspas de chocolate?

  37. flaviapantoja disse

    09 nov 2011, 5:36 pm

    Oi Valkia, sim, claro! Encremente como te der mais prazer! Um bj, Flavia

  38. Marcelo disse

    11 dez 2011, 12:09 pm

    Oi Flávia!!!!
    Só queria te contar que a mousse ficou deliciosa!!! Detalhe: foi a primeira vez na minha vida que quebrei um ovo!! hehehehe! Sério! Nunca tinha feito nada de cozinha na vida e adorei! Obrigado por disponibilizar seus conhecimentos nesse site e por explicar de forma tão didática que até quem nunca mexeu com cozinha antes consegue fazer!! Abração!!

  39. Vanessa disse

    19 dez 2011, 1:57 pm

    Olá Flávia, estava procurando por uma receita de mousse de chocolate bem interessante e quando vi a foto do seu mousse, não resisti… Com certeza deve ser uma maravilha! Depois vou testar, mas tenho uma dúvida, gostaria de saber se o açúcar de confeiteiro pode ser substituído por açúcar comum? Obrigada!

  40. flaviapantoja disse

    19 dez 2011, 2:49 pm

    Vanessa, voce pode usar o açucar comum mas vai perder um pouco da textura delicada dessa mousse. Bjs, Flavia

  41. eduardo disse

    21 dez 2011, 9:25 am

    Teu site e tua escrita são muito delicados, com zelo pelos detalhes. Adorei tua receita e a colocarei em prática para o natal.

  42. CECILIA.DE CARVALHO disse

    21 dez 2011, 3:30 pm

    O CAFE É SOLUVEL OU O PÓ DE CAFÉ NORMAL. OBRIGADA

  43. flaviapantoja disse

    21 dez 2011, 4:18 pm

    Cecilia, se trata do café feito já, liquido. Não dá para usar o soluvel (em grãos) ou o pó somente. Um bj, Flavia

  44. Taynã Davla disse

    22 dez 2011, 9:45 am

    Bom diA, Flávia!

    Adorei a receita, e quero fazer para o natal, porem tenho duas duvidas. A primeira é bem simples, gostaria de saber se posso colocar a mousse em potinhos pequenos, prontos pra servir, como em restaurantes sabe? Acho que nao tem necessidade de colocar em um recipiente grande pra receita dar certo né?
    E a outra duvida é a seguinte, quantos potes daria pra essa receita?

    Bjos e obrigada!

  45. flaviapantoja disse

    22 dez 2011, 9:53 am

    Taynã, claro que voce pode servir nos potinhos! Porem eu não sei te dizer quantas unidades daria pois vai depender do tamanho do potinho que voce usar. Um bj e Feliz Natal! Flavia

  46. Taynã Davla disse

    22 dez 2011, 10:05 am

    Entendi, Flávia!!
    Só mais uma duvida, rs…..no caso eu preciso cubrir com filme plástico todos os potinhos?

    Obrigada pela atenção, e Feliz Natal pra você também :)
    Beijos

  47. flaviapantoja disse

    22 dez 2011, 10:07 am

    Sim, Tainã, melhor cobrir para a Mousse não absorver os ‘odores’ da geladeira ( e não estou chamando tua geladeira de suja!!) mas é sempre melhor cobrir… Bjss

  48. Taynã Davla disse

    22 dez 2011, 10:10 am

    hahahahaha magina, fique tranquila, sei bem como é!
    Beijos e obrigada x]

  49. Priscilla disse

    22 dez 2011, 9:24 pm

    Boa noite Flávia,
    Nossa fiquei louca por esse mousse mas queria saber se não fica muito gorduroso por conta da quantidade de manteiga.

    Bjs

  50. flaviapantoja disse

    22 dez 2011, 9:56 pm

    Priscilla, eu não acho! É a minha receita de Mousse preferida! Um bj, Flavia

  51. Leilamar disse

    23 dez 2011, 2:34 pm

    Eu só não entendi o porque de musse assada.

  52. Leilamar disse

    23 dez 2011, 2:35 pm

    Por quê musse ASSADA?

  53. Beatriz disse

    23 dez 2011, 10:47 pm

    O café é em pó ?!

  54. Marcela V. disse

    26 dez 2011, 12:38 am

    Olá! Tenho 16 anos e neste Natal quis surpreender minha família com uma Mousse de Chocolate. Essa é sem dúvida a melhor receita que já fiz! Rendeu muitos elogios, muito obrigada! :)

  55. flaviapantoja disse

    26 dez 2011, 7:16 am

    Marcela, que legal! Adoro saber que tenho jovens interessados em aprender a cozinhar! Continue se aventurando na cozinha e qualquer duvida, é só mandar uma mensagem aqui que procuro responder todas as questões! Um bj, Flavia

  56. Taynã Davla disse

    26 dez 2011, 4:31 pm

    Boa tarde, Flávia!
    Fiz a mousse de chocolate para o natal, e todos adoraram! É uma delicia essa receita, a concistencia fica maravilhosa, e o mais legal, é que é bem simples e facil de fazer!

    Obrigada, e até a proxima receita x]
    Beijoss

  57. Andrea Inigo disse

    27 dez 2011, 1:08 pm

    Flavia fiz a mousse para o Natal e foi sucesso garantido!!! Mas achei que ficou mais gostoso quando se come um dia depois de pronta!! Bjus

  58. Larissa disse

    29 dez 2011, 8:24 am

    Gente, amei a receita e vou fazer amanha pro ano novo…eu amo, meu marido ama,mas eu nunca tive saco de fazer e os que comi por ai, não gostei …mais parecem cremes do que musse…

    Sobre o gostinho de ovo que comnetaram, acho que foi a Marina..uma boa dica é passar os ovos numa peneira para retirar a pelicula que proteje a gema..que é justamente o que deixa o cheiro e gosto nos doces…faço isso com meus quindins e não fica cheiro de ovo…

    vou fazer a musse e volto pra dizer o que o maridão achou pq ele é bem critico em relação a musses…

    bjos e Feliz 2012

  59. Natasha disse

    12 fev 2012, 4:01 pm

    Amei o mousse de chocolate, ficou delicioso , muito bom mesmo ! Sabe eu fiz ele é deixei por um dia na geladeira , ficou muito bom do jeito que eu gosto, e eu que amo chocolate , haha’ , bem amei o site http://www.simplesmentedelicia.com esse site é muito bom !
    Obrigado pela receita, vou pegar sempre desse site !
    Valeu mesmo !
    Beijos&MeLiga ! s22s2′
    Felicidades para quem feiz essa receita !

  60. Nathaly disse

    15 fev 2012, 2:49 pm

    Oi Flavia, se eu fizer com chocolate blend da garoto também fica bom?

    Posso derreter no microondas ao invés de em banho maria?

  61. flaviapantoja disse

    15 fev 2012, 6:53 pm

    Nathaly, eu nao recomendo o uso de chocolates blend e de coberturq para a mousse. Sao chocolates diferentes dos chocolates em barra e de qualidade inferior. Voce pode derreter os chocolates em<banho maria sem problema. Um bj, Flavia

  62. Nathaly disse

    21 fev 2012, 11:32 pm

    Obrigada pela receita, fiz e ficou divinoooo…

    Queria saber se dá para fazer a mesma receita com chocolate branco?

    Bjs e Obrigada.

  63. flaviapantoja disse

    23 fev 2012, 3:05 pm

    Nathaly, o chocolate branco naopode ser usado nessa receita. Ele requer outras adaptacoes. Um bj, Flavia

  64. esther disse

    05 mar 2012, 2:18 am

    flavia obrigada pela receita ,amei…
    e ja escrevi..

  65. roselene disse

    10 mar 2012, 10:44 am

    Amei,fiz para a visita e todos adoraram,Flavia parabens pela receita,e´simplesmente divina uma delicia.Gostei tanto que vou fazer para rechear o bolo de aniversario da minha filha no dia 13-03-2012.Abraços,Roselene.

  66. flaviapantoja disse

    10 mar 2012, 10:51 am

    Roselene, que bom que voce gostou! Se voce for usar para recheio, tem que manter o bolo na geladeira! Um bj, Flavia

  67. mercedes disse

    07 abr 2012, 12:41 pm

    fiz esta receita ontem e foi o maior sucesso adoramos
    obrigada
    bjs Mercedes

  68. taynara disse

    21 abr 2012, 7:24 pm

    agora de ate fome!

  69. Taiana disse

    03 mai 2012, 3:44 pm

    Flávia que tentação!!!!kkk… quantas porções rende?? Obrigada

  70. carla furlanetto disse

    13 mai 2012, 9:31 pm

    Já tinha provado (e aprovado) essa receita diversas vezes, mas para o dia das mães resolvi inovar, e agora compartilhar com vocês:
    Fiz a receita tal qual a do site, coloquei na geladeira…e enquanto isso fiz um “brigadeiro branco” (1 barra de chocolate branco e leite condesando -até dar ponto de brigadeiro- e no final acrescentei 1 lata de creme de leite) e despejei esse brigadeiro por cima do mousse, fazendo com que ele afundasse no meio do mousse…
    O resultado foi um mousse delicioso e aerado com uma pitada de “cremosidade”!!!
    Experimentem.

  71. eliane disse

    20 mai 2012, 4:53 pm

    Oi Flavia. Aprendi essa receita quando morei na Inglaterra e ela é de longe a melhor receita de mousse que já experimentei.
    No entanto parei de fazê-la por causa do ovo cru e do perigo de contaminação por salmonela. Gostaria de voltar a fazê-la. Você tem alguma novidade sobre esse assunto?
    No mais, achei muito legal seu site.

  72. Lis disse

    21 mai 2012, 10:34 am

    Oi, Flávia, tudo bem? Sua receita parece realmente deliciosa! Não conhecia seu site, encontrei por conta da receita, vou experimentar! Me diz uma coisa por favor: Eu fiz uma calda de chocolate para colocar sobre uma torta alemã e sobrou um monte. Queria saber se posso aproveitá-la para fazer a mousse, será que funciona? Está mais encorpada agora e coloquei na geladeira para conservar. Ela tem chocolate meio-amargo em barra derretido, chocolate em pó, manteiga sem sal e creme de leite. Se puder me ajudar, agradeço muito! =)

  73. Lis disse

    21 mai 2012, 10:39 am

    Observação: O chocolate que usei foi cacau mesmo, tá? Vi, em outra receita, uma observação sua, então, estou corrigindo antes de receber bronca! rs

  74. flaviapantoja disse

    21 mai 2012, 1:11 pm

    Oi Lis! Sim, a tua calda pode ser usada como base para uma mousse. Eu não sei a quantidade de calda que voce ainda tem portanto voce vai ter que adaptar as quantidades, mas tire a calda da geladeira, deixe ela voltar a temperatura ambiente, e prossiga a receita a partir do #3 da minha receita de Mousse de Chocolate. Isto quer dizer, basta voce incorporar os ovos… Depois me conta como ficou. Um bj, Flavia 

  75. Lis Braga disse

    22 mai 2012, 6:39 pm

    Pronto, Flavinha (santa intimidade!), acabei de fazer a mousse, vou confessar uma coisa (que acho que você não vai se chatear): misturei sua receita com a do Olivier Anquier, porque adoro aqueles toques exóticos das receitas dele - A diferença foi a presença de canela (que coloquei para ferver junto com a água do café) e uma pitadinha de sal na clara em neve. Como eu estava em dúvida com relação à quantidade de calda, coloquei mais 140g de chocolate em barra derretido com manteiga (mas aqui só rola banho-Alfredo, que é o nome do meu microondas, viu? rs) e incorporei à receita. Coloquei somente 4 ovos, achei que fosse o suficiente. Menina, vou te dizer: o café faz toda a diferença! Dá um sabor fan-tás-ti-co!! Vou experimentar sua receita original em breve, porque a de hoje eu tenho certeza absoluta que vai fazer um super sucesso como sobremesa do jantar que estou preparando para um casal de amigos! =)))
    Muitíssimo obrigada, você é muito atenciosa e seu site é tudo de bom!

  76. Millena disse

    12 jun 2012, 1:42 pm

    Oi flávia, me tira uma dúvida…

    Se eu fizer com açúcar comum dá certo?

    Estou grávida e não posso sair de casa…queria usar os ingredientes que tenho aqui…

    E essa manteiga pode ser margarina?

  77. flaviapantoja disse

    13 jun 2012, 8:52 am

    Milena, o açucar comum não dá a mesma textura mas dá para voce usar. Porem, não dá para usar margarina…Um beijo, Flavia 

  78. Ana Paula disse

    26 ago 2012, 12:11 pm

    Oi Flavia!!!
    Achei essa receita muito pratica.Gostaria de saber se posso usa-la sobre a massa de bolacha (aquela base para tortas ), para fazer a torta mousse. Será que dá para cortar?
    Obrigada!

  79. flaviapantoja disse

    26 ago 2012, 1:26 pm

    Ana páula, é uma receita deliciosa mas ela nao fica firme o suficiente para cortar. Um beijo,Flavia

  80. Juliana disse

    01 set 2012, 12:21 pm

    Ola!!! Essa receitinha dá pra rechear um bolo e colocar uns morangos misturados??? Bjao

  81. flaviapantoja disse

    01 set 2012, 12:57 pm

    Juliana, essa receita não serve para recheio. Um bj, Flavia

  82. maihara letícia vedrone dos reis disse

    26 out 2012, 8:55 am

    Flavia bom dia ,Parabens …Amei seu musse de chocolate,faço bolo decorado e gostaria de saber se pode adicionar gelatina sem sabor,e quanto eu coloco,pois quero rechear um bolo de casamento…obrigada,SUCESSOS MIL!!!

  83. Mariana kz disse

    21 dez 2012, 11:06 am

    Só pra constar de novo:

    Eu S2 essa receita :D

    :D

  84. Sylvia disse

    29 abr 2013, 6:55 pm

    Ai, seu site é ótimo, faço os cookies de chocolate todo mês!
    Mas, hein, essa receita de musse serve quantas pessoas, mais ou menos?
    beijo!

  85. flaviapantoja disse

    29 abr 2013, 6:56 pm

    Sylvia, essa receita provavelmente serve umas 6 pessoas. Bjs, Flavia

  86. Patrícia disse

    10 out 2013, 12:32 pm

    Gostaria de saber se posso rechear um bolo com essa mousse?

  87. flaviapantoja disse

    10 out 2013, 5:33 pm

    Patricia, essa mousse não é tipica de recheio. Ela nao vai manter a estrutura pois nao tem nenhuma gelatina adicionada. Um bj, Flavia

  88. decicleia disse

    09 nov 2013, 7:24 pm

    oi querida sou de sena madureira acre;tenho uma sorveteria e amo fazer mousse;vou fazer sua receita;com certeza os clientes vaõ amar. parbéns

  89. nivea disse

    16 jan 2014, 8:38 pm

    Boa noite.
    Sou a Nivea e tenho 11 anos hj fiz ima mousse q meu pai disse q era muito melhor do q nos restaurantes q ele já comeu

  90. flaviapantoja disse

    16 jan 2014, 8:43 pm

    Oi Nivea, que bom que voce e teu pai gostaram! Volte sempre! Bj, Flavia

  91. Fernanda disse

    24 jan 2014, 7:26 pm

    Olá Flávia!! Depois de muito tempo procurando a “receita perfeita” de Mousse de Chocolate, achei seu blog e fiz a mousse, e olha, me surpreendi. Simplesmente a melhor mousse que já comi, toda minha família adorou. Parabéns!! Adorei seu blog e vou testar várias outras receitas! Muito obrigada por compartilhar tantas delícias! Beijos :)

  92. Vitória disse

    20 abr 2014, 5:03 pm

    Olá Flavia!

    Fiquei encanta por teu blog assim que encontrei.Estava procurando uma mousse de chocolate rsrsrs. Fiz ontem esta mousse e ficou maravilhosa….muito…muito boa mesmo, bem diferente das outras receitas.
    Parabéns por este blog maravilhoso e ter deixado estas receitas deliciosas pra gente curtir.

    Felicidades e muito sucesso!!!

    Abraços….Vitória

  93. flaviapantoja disse

    20 abr 2014, 8:11 pm

    Oi Vitoria, que bom que voce gostou! Fico feliz! Um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem