simplesmente delícia

8 de novembro de 2010

  • Sempre que eu faço massa de torta, eu fico impressionada como é fácil e rápido. Basicamente eu ponho tudo no processador e trabalho farinha e manteiga rápido. O único segredo é a velocidade: a manteiga tem que estar gelada e o processo têm que ser bem rápido para ela não derreter na maquina. E a massa congela muito bem. Só não se esqueça de etiquetar com o nome para você não fazer com outras pessoas por aí que acabaram assando torta de cebola em massa doce…
  • Você pode também mudar os ingredientes da torta. Para uma versão vegetariana, use por exemplo cogumelos ou alho poró no lugar da lingüiça. Refogue-os bem antes em um pouco de azeite para secá-los já que contém muito liquido. E se não quiser usar os tomates assados, use tomates secos, no óleo, escorridos e picados.  
  • O mais clássico é servir essa torta quente ou a temperatura ambiente, com uma salada, mas ela fica uma delicia servida como aperitivo, cortada em quadrados, acompanhando uma cerveja gelada, uma caipirinha ou um copo de vinho.
  •  

  • ingredientes

  • 150 gramas de manteiga sem sal, gelada
  • 1 ovo
  • Farinha de trigo (300 gramas)
  • 1 a 2 colheres de sopa de água gelada
  • 1 pitada de sal
  •  
  • 4 ou 5 tomates maduros
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta do reino
  • 200 gramas de lingüiça fina
  • 1 ½ copos de creme de leite fresco
  • ½ copo de leite
  • 6 ovos
  • Noz moscada
  • ¼ a ½ colher de chá de páprica
  • Cibulete ou Cebolinha (um punhado)
  •  
  •  
  •  
  • modo de preparo

  • 1. na vasilha do processador, ponha a farinha e o sal. Processe rápido. Pique a manteiga gelada e ponha no processador espalhando os pedaços por toda a vasilha, junto com o ovo. Processe usando o botão do “pulse”, bem rápido, até formar uns grãos grandes de manteiga+ farinha. Molhe com 1 colher de água e processe mais um pouco até formar uma bola. Se precisar, molhe com mais 1 colher de água. Assim que formar uma bola de massa, pare o processador. Vire tudo em cima de um pedaço de filme plástico, faça um disco e embrulhe; leve a geladeira por no mínimo 1 hora (pode ser feito de véspera). A esse ponto, você pode congelar a massa também.
  • 2. Lave os tomates e seque-os bem. Corte-os em 4, tempere com o azeite e o vinagre. Forre um tabuleiro pequeno com papel manteiga e disponha os tomates partidos, com a pele em contato com o tabuleiro, e leve ao forno pré-aquecido a 150º C graus por 1 horas mais ou menos. (pode ser feito de véspera)
  • 3. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Retire a massa da geladeira e deixa-a a temperatura ambiente uns 20 minutos ou até ela perder o “gelo” e poder ser aberta com um rolo. Numa superfície polvilhada de farinha, abra a massa. Com muito cuidado, levante-a e pose-a na forma ( 24cms, laterais removíveis para facilitar o manuseio ). Aperte a massa na forma delicadamente, com os dedos. Corte a beirada com uma faca para dar um acabamento bonito na massa.
  • 4. Ponha um pedaço de papel alumínio sobre a massa e encha de feijões. Isso serve como um peso, impedindo a massa de levantar no forno, para podermos pré-assa-la; Leve ao forno por uns 25 minutos ou até a massa começar a ficar levemente dourada. Retire do forno, retire o papel alumínio e os feijões. Diminua a temperatura do forno para 180º C. Deixe os feijoes esfriar e guarde-os em uma caixa. Como estão secos e assados, não estão bons para serem consumidos mas use ssempre para assar tortas.
  • 5. Pique a lingüiça. Numa frigideira, frite a lingüiça. Retire do fogo, escorra e deixe-a em cima de papel-cozinha para absorver o excesso de gordura. Pique os tomates assados em pedaços grandes. Numa vasilha misture o creme de leite, o leite, os ovos, uma pitada de noz moscada, a páprica, sal e pimenta.
  • 6. Ponha a lingüiça, os tomates e a cibulete na massa assada. Entorne com cuidado o creme por cima, até a 1 cm da borda. Polvilhe um pouco de páprica na superfície e leve ao forno com cuidado. Asse até ficar bem dourado e uma faca sair seca do centro (seca porem úmida) da torta. Sirva quente ou a temperatura ambiente.

Outras Boas Idéias: Torta de Alho Poró e Camarões e Torta de Brocolis e Gorgonzola

 

22 comentários

  1. eloisa vidal rosas disse

    08 nov 2010, 12:56 pm

    E os feijões, joga fora??!!
    Estou adorando seu site, suas receitas, seu jeito de escrever e apreciar a vida… um abraço, obrigada!

  2. flaviapantoja disse

    08 nov 2010, 12:58 pm

    Eloisa, eu guardo os feijoes numa caixa e os uso só para assar tortas! Como eles estão secos e assados, não estragam. Um bj, Flavia

  3. Vanessa Fontes disse

    08 nov 2010, 1:59 pm

    Nossa, agora eu quero um processador só para não ficar uma semana tirando massinha da unha!

  4. Maria G. disse

    08 nov 2010, 3:28 pm

    Isso sim é torta salgada!!!!!! Bom e tb tem a de camarões com alho poró aqui do site que bate um bolão…
    Já está impressa!
    Beijos

  5. Glau disse

    08 nov 2010, 5:27 pm

    Adoro suas receitas, suas fotos.. sempre lindas e de mto bom gosto!
    Bjo, Glau

  6. Júnior Vieira disse

    08 nov 2010, 9:02 pm

    Flávia, parabéns! Seu blog é “simplesmente delícia”.
    Gostaria que você me explicasse o motivo de se usar manteiga sem sal, sendo que, em quase todas as receitas que pesquiso mandam usá-la e depois mandam colocar uma pitada de sal. O sal da manteiga salgada não faria o mesmo efeito da tal pitada?
    Um beijão!

  7. flaviapantoja disse

    08 nov 2010, 9:23 pm

    Junior, a idéia é controlar a quantidade de sal que voce poe na receita. Se voce usa 100 gramas de manteiga salgada numa receita, nao tem a mesma quantidade de sal do que se voce usa 200 gramas de manteiga salgada numa receita. O uso da manteiga sem sal te permite controlar exatamente quanto sal voce quer. Um beijo, Flavia

  8. conceicao disse

    09 nov 2010, 5:25 am

    Gosto muito de tartes, mas adorei a dica do feijão assim uso sempre os mesmos.
    Bjs

  9. Carol disse

    09 nov 2010, 9:37 am

    Flavia!
    Eu pulo a parte das linguiças… agora tomates são um ponto fraco. AMO! De qualquer jeito! E a idéia de tomates com cogumelos é fantástica! Muito umami nessa vida =)
    Receita linda! Vai ganhar um post-it virtual para ser feita em breve!

    =**********

  10. grazi disse

    09 nov 2010, 11:19 am

    que delícia!!!

  11. Gina disse

    10 nov 2010, 11:02 am

    Flávia,
    Se a torta é fácil, rápida e gostosa é tudo que a gente precisa num dia de pressa.
    Aquele bolo de cookies também me parece muito bom.
    Estou enviando um e-mail com um convite especial.
    Bjs.

  12. moranguita disse

    10 nov 2010, 2:21 pm

    e uam receita muito boa sem sombra de dividas
    apetece provar como ficou
    beijinhos

  13. Fernanda disse

    17 nov 2010, 10:55 am

    Adoro o seu site, sempre acompanho. Mas nesse caso tenho uma dúvida…dá para fazer essa massa no liquidificador?
    beijos

  14. flaviapantoja disse

    17 nov 2010, 5:25 pm

    Fernanda, não dá para fazer essa massa no liquidificador. Se voce nao tiver precessador, faça na mão mesmo: é só trabalhar a massa com 2 garfos, bem rapido, para a manteiga não derreter. Um bj, Flavia

  15. Alice disse

    22 nov 2010, 4:35 pm

    Flávia!

    Ficou deliciosa!!
    Eu fiz com uma linguiça artesanal e coloquei também queijo de cabra, maravilha!
    Acho que já é a quinta ou sexta receita que faço sua, e todas muito boas! Parabéns.

  16. Amanda Cabral disse

    27 ago 2011, 10:07 pm

    flávia fui bater a massa no processador, mas como ele é bem antigo o motor tá fraquinho e n deu conta do recado, acabei amassando na mão mesmo e a manteiga derreteu… será que a massa ainda vai dar certo?
    beijos

  17. flaviapantoja disse

    27 ago 2011, 10:46 pm

    Amanda, provavelmente a textura da massa assada vai ficar diferente mas ainda dá para voce assar a torta. Quando voce nao tiver processador, use dois garfos para amassar (porque os dedos são quentes) ou  se for mesmo usar as maos, use a manteiga bem gelada, movimentos bem rapidos e nao se importe se alguns pedaços pequenos de manteiga permanecerem aparentes. È melhor do que incorporar tudo com as mãos e perder a textura tão boa dessa massa. Um bj, Flavia

  18. Marina Maria disse

    10 out 2011, 4:41 pm

    Oi Flávia… vim parar nesse post porque sempre gosto de consultar seu blog nas minhas “pesquisas culinárias”. Semana passada fui fazer uma massa básica de torta, tipo Pâte Brisée mesmo, e decidi fazer no processador (até então, usava duas facas para misturar).

    Fiz do mesmo jeito que vc orienta aqui, secos primeiro, manteiga bem gelada picada depois até virar uma farofa grossa, depois água aos poucos. Só sei que a massa ficou super esquisita, grudou um pouco no fundo do copo do processador e ficou grudenta. A receita era de 1 e 1/2 xíc.de farinha, 160g de manteiga sem sal, 1 colh. chá de sal e 80 ml de água. Eu sei que é difícil chutar assim no escuro, mas o que você acha que pode ter acontecido?

    Agora achei essa receita de massa sua que parece ótima, mas estou com uma curiosidade: porque algumas dessas massas básicas de torta tem ovos e outras não? Qual a função do ovo nesse caso?

    Abusei demais com as perguntas? rsrsrs

    Obrigada! Beijoca!

  19. flaviapantoja disse

    10 out 2011, 5:56 pm

    Marina Maria, chutando por alto, me parece que tua receita tem muita agua!! Normalmente são apenas poucas colheres de agua, tipo 2 ou 3 A gema faz diferença na textura da massa. Para massas cujo recheio é mais liquido, a gema ajuda a evitar que a massa fique mole; o ovo torna a massa mais crocante. Um bj, Flavia

  20. Marina Maria disse

    10 out 2011, 6:37 pm

    Hum… Suspeitei desde o princípio! Acho que foi água demais mesmo. Bom, vou testar a sua e depois de conto!

    Obrigada pela atenção, Flávia! <3

    Beijos!

  21. Marina Maria disse

    03 nov 2011, 7:56 am

    Oi Flávia! Passei aqui só pra te contar que ontem fiz um chá da tarde e servi uma torta com essa massa. Fez o maior sucesso! Sumiu tão rápido que eu só consegui comer meio pedaço. Obrigada pelas dicas e por compartilhar a receita!

    Beijoca!

  22. Léo Beck disse

    01 jan 2013, 3:17 pm

    Fláviaaaaa!!!
    Que torta DELICIOSA!!! Receita fenomenal e fácil. Obrigado.
    E um ÓTIMO 2013 para vocês todos aí!

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem